Segunda-feira, chego em casa e deparo no meu e-mail com o texto que hoje publico. Como nossa agenda estava programada e – caprichosamente – o conteúdo me pegou de surpresa, reservei para postar na véspera do meu derradeiro desabafo. Galo da Mata, parceiro lá dos primeiros tempos do espaço, ao lado do Paulo Silva e Roberto Caldeira (que menciona no post), foram fundamentais na sobrevivência deste blog, assim como Ricardo Galuppo, Paulo Peixoto, Max Pereira e – especialmente – os leitores que fizeram nossos corações Atleticanos pulsarem por quase oito anos. Curtam o Zé Roberto e amanhã a gente volta. Na foto, pela ordem, a turma do primeiro momento de trazer opiniões diferentes ao debate. Roberto Caldeira, Paulo Silva, José Roberto Rodrigues, Nathalia Mazzieiro e este sujeito que se aventurou a contracenar de blogüeiro.
Contar uma coisa procês
José Roberto Rodrigues, Galo da Mata
Por volta de 2009 nas viagens diárias que o mundo moderno nos permite desfrutar sem sair de casa em qualquer tempo e lugar, fui parar na página do ge/globoesporte onde estavam hospedados vários blogs de torcedores. E lá estava o Terreirão do GALO assinado na época pelo Christian Munaier. Naquela ocasião, antes também, era difícil garimpar notícias do GALO que não fosse através das mídias convencionais, e confesso, para mim elas sempre foram um porre, mas era o que se tinha de momento e isto me bastava.
Lembrando que o nível de anseio vem do nível do que se conhece e o Terreirão era a mais pura Alma Atleticana, ali todos tinham o CAM tatuado no coração. Não vou me alongar, até por que não é o assunto o qual quero abordar. Por motivos profissionais o Munaier teve de se afastar do Terreirão, mas ele não acabou, o bastão foi para as mãos de outro baita Atleticano, o Fred Kong que antes contribuía com as artes do espaço e tudo seguia sua normalidade até que inventaram de criar conta no facebook para resenhar com as/os Atleticanas/as que faziam o blog pulsar, não obstante a isto meteram a bronca de limitação de caracteres, com isso as réplicas e tréplicas perderam o sentido e o que era doce se acabou, perdeu a graça.
Depois o Kong saiu e o Bruno Tostes levou até quando resolveram encerrar de vez com os blogs dos torcedores. Como sou curioso de natureza, um belo dia acessei a página do Superesportes/MG e dei de cara com a foto de um “Papai Noel” e abaixo da foto estava escrito blog do torcedor, a seu lado tinha o de dois times menores, nem liguei, acessei o link e lá estava Canto do GALO e a descrição do perfil que o acompanha até hoje.
Disse a mim mesmo: é aqui que eu aporto! A letra do “Papai Noel” era tal qual é hoje, Atleticanidade purinha contida nela e poucos – salvo melhor juízo comentários – postei o meu lá, vi que não tinha aquela bobagem de restrição de caracteres e a partir daí parti fazer propaganda e lembro do Barros, Viana, Galo Roberto, JbhGalo, se esqueci de mais alguém me perdoem, lá do Terreirão.
Adquiri o hábito de acessar o Canto diariamente, pois a cada post eu gostava mais. Aquele Papai Noel se ajoelhava com o coração nas mãos ao declarar seu amor pelo GALO, era como se preparasse para uma refrega medieval Alvinegra em defesa das cores do nosso Escudo Sagrado. Aos poucos compreendi que o Eduardo de Ávila havia incorporado a administração do Canto como sua missão além-terra.
Transformou o transcendental em uma cruzada realista, palpável ao alcance do torcedor e ao mesmo tempo sempre zeloso, cuidadoso, mantendo o espírito do Canto dentro de um princípio ético, verdadeiro e coerente com suas posições e informações. Sem jamais se descuidar do zelo, e talvez por isso tenha tomado a decisão de encerrar este espaço, em evitar provocações alucinadas e inconsequentes, todavia, sem se furtar de quando necessário, dar umas esporadas na jugular dos desavisados, já que afinal ninguém tem sangue branco, muito menos o Atleticano.
Tive a honra, concedido pelo Dudu, lógico, de junto com o Roberto Caldeira, Paulo Silva com edição da Nathalia, de por um período fazer parte do time de colunistas deste espaço e isto me enche de orgulho. Está é a pequena homenagem que posso fazer ao mentor do Canto do GALO que hoje posso dizer sem dúvidas que é mais um grande amigo que o GALO me deu.
Parabéns meu amigo temporão! A Nação Atleticana agradece. E tenha certeza, sentirá muita falta deste espaço Atleticano até o talo, mas compreende a vossa decisão. Vida longa ao Dudu e que um dia quem sabe, o Canto volte a ser a voz do Atleticano.
*imagens: arquivo pessoal
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…
View Comments
Testando...
GALOoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooô!
Boa noite MASSA!
GURU, vai ter espaço para o Viana postar a última dele. Rsrsrsrsrs.....
Boa tarde, Ávila, Galo da Mata e Massa,
Excelente texto que só mostra o quão rico e atleticano é o Canto do Galo.
Quando comecei a acompanhar o blog fiquei impressionado como Ávila defendia o Galo, mandando aqueles ratos que sempre nos assaltaram pro inferno. Pensava: "Putz! Esse camarada é Galo demais, sô!" Mas Sempre com muita educação.
Peço desculpas por escrever a tarde, pois o dia é muito corrido, mas sempre leio o texto cedo e os comentários de todos os amiGalos a medida que o dia vai passando.
Obrigado, Ávila por tolerar essa turma todos os dias. Foi uma honra aprender com todos deste espaço. Um grande abraço. Quem sabe um dia esse Galo de fogo não ressurja das cinzas.
"Feliz é aquele que tem o Galo no coração."
Boa tarde Eduardo e massa e Galo Da Mata. Lembro bem do Blog do Munaier e Fred Kong frequentado também no blog. Ai apareceu o Eduardo com o maior blog de minas e do Brasil. Infelizmente está no fim mas quero agradecer por me atulerar estes anos todos. Agradeço também todos amigalos que frequetam o Blog e feliz natal e prospero ano novo a todos com saúde e paz. Vou sentir muita falta foi uma família virtual que conhece estes anos. Aff. Vou lhe dizer vá Galoooooooooooooooo sempreeeeeeeee.
Boa tarde MASSA!
GURU, uma pena o fim do blog, mas é compreensível. Muito obri9ALO pelo prazo que durou.
Não sei qdo foi que comecei a acompanhar o blog, só sei que nunca havia feito algo assim. As vezes, muito as vezes mesmo, entrava em um ou outro, mas no final eram sempre a mesma coisa. Até que em algum momento deparei com o Canto do 9ALO (desculpe a forma de escrever, mas meu teclado tem esse vício e não consigo alterar), estando aqui até hoje.
Boas resenhas se passaram aqui. Histórias memoráveis e outras estórias nem tanto. A lembrança eterna do que os sacanas da direção do futebol fez com nós, foi ponto chave, inclusive com as análises do soprador-de-latinha que iria apitar o jogo. Apesar de alguns entrarem para rebater a "canseira" desses comentários, pra mim foi e sempre será pauta principal de qq resenha nossa. Motivo: bando de ladrões, vagabundos, malandros, e mais um monte de TNC seus FDP.
Gostaria de parabenizá-lo pelo belo trabalho que foi esse blog. Desejo a vc e todos que aqui passaram a eterna Atleticanidade, que sigamos firmes e fortes, contra o vento, contra tudo e contra todos que possam querer nos prejudicar.
A vc, Nobre Guru, e demais, desejo um Feliz 9ALO Natal e Ano Novo de sucessos!
Que em 2024 possamos nos encontrar em algum momento na via Atleticana a caminho da MECA DO 9ALO.
BBBOOOOORRRAAAAAAA 999999AAAAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!
PS.: Caso haja algum outro blog interessante, por favor disponibilize o link de acesso.
Caríssimo, Galo da Mata!
Obrigado por me citar. Não tive o privilégio de conhece lo pessoalmente, mas confesso que bebi com prazer cada letra sua que pude ler nesses anos todos. Por isso me tornei seu fã.
Vai ser difícil pra mim, acordar e não mais me deparar com o Canto do Galo, mas com certeza levarei nas lembranças o grande Eduardo Ávila e os queridos amiGalos que conheci nesse espaço.
Caro JBHGALO, outro dia citei alguns nomes frequentadores desse blog e não citei o seu. Perdoa minha memória sessentona. Você também é o cara , com certeza!
Abraço a todos e um feliz Natal!
Ah...duvido que existam atleticanos mais atleticanos que nós que frequentamos o Canto do Galo!
Meu amigalo não esquenta não.
O importante é que desfrutamos juntos deste espaço sempre com muito respeito.
Abraços e Boas Festas
Olhando a Fotografia desse TIMAÇO, o AMIGALOS, pressinto a ATLETICANIDADE até no ar que pisa na área da copa da casa, Alvinegra com certeza!!!
Show, Show, Show!!!
Turma boa de prosa . Cada um com seu jeito de ser Galo, deixou sua marca aqui.
Às vezes acontecia umas caneladas doloridas, mas nada que tirasse os amigos para fora do campo da prosa.
Foram bons momentos esses anos de Canto do Galo.
Abraços
Muito legal ver essa foto.
Obviamente não conheço nenhum dos cinco pessoalmente,mas tenho um carinho enorme por todos e especialmente pelo "DILETANTE" Paulo Silva, que nos brincava com seus inteligentes comentários e sempre falava da Estela ou Corona ( sua loira gelada preferida).
Abraços!
Bom dia xará e amigalos!
Obrigado ao xará gurú Eduardo de Ávila pelo "espaço diário de terapia dos atleticanos apaixonados". Foi um bate papo riquíssimo e saudável para todo nós com excelentes textos. A prosa sobre nosso GALO querido continuará de outra forma nos bares e no Terreirão do GALO DOIDO. Um Natal e final de ano abençoado para todos!!!!!!!!!!!!!!!!! TUDO PASSA MAS NOSSO GALO É ETERNO!!!!!!!!!!!!!!!!