Categories: blogueiros

Com o fim do sonho, agora é olhar para frente

Imagem: UAI

Impressionante a resignação do Atleticano com o resultado do jogo do Flamengo. Até acho que a maioria, cada um à sua maneira, desejou o título para os cariocas, de olho – evidentemente – na possibilidade de ir pela sexta vez consecutiva na Copa Libertadores. O sonho, na verdade, não esbarrou no resultado da Copa Sul-Americana, mas, sim, na incompetência do time e nos erros da direção Atleticana na temporada de 2017.

Depois de ganhar o Mineiro, coisa de rotina em Minas Gerais, o time começou mal o Brasileiro, até que o treinador Roger Machado não resistiu e foi demitido. Em decorrência disso, seguramente o maior erro entre vários da ainda atual diretoria, a contratação do inexperiente Rogério Micale. A trajetória deste treinador sempre foi nas divisões de base, e em que pese a inédita medalha de ouro nas Olimpíadas, quem acompanhou sabe que houve uma intervenção na equipe após a segunda partida.

Se Roger Machado foi dispensado depois da quarta derrota em casa, em oito jogos, seu sucessor – Rogério Micale – teve desempenho pífio, bem abaixo do anterior, e ainda acumulou as eliminações das Copas Libertadores e do Brasil. O time sob o seu comando decidiu a sorte na temporada. Sem seguir nas duas competições, começou a rondar até mesmo a zona de rebaixamento.

Insatisfeitos, diretoria e – especialmente – Torcedores optaram por outra mudança no comando técnico. Oswaldo de Oliveira foi o terceiro treinador no ano e o sexto na atual gestão do Galo. Nem estou contando situações de interinidade, ocupada por Diego Giacomini, agora dispensado pela diretoria eleita.

Imagem: UAI

Pois bem, tudo isso – com destaque para a falta de comando da sede de Lourdes – não poderia trazer um final de ano diferente para a Massa. Deprimente! Imagina ficar dependendo, não disse torcendo, de resultado do Flamengo para alcançar classificação numa pré-Libertadores. Ainda assim, considerando que o G-6, virou G-7, depois G-8. Nem assim o Galo conseguiu atingir o objetivo. E o presidente num determinado momento, talvez o único que tenha batido na mesa, disse que “Libertadores é obrigação”!

Diante de tudo isso, ao que senti nas ruas ontem, o Atleticano não está lamentando o final da Sul-Americana. Ao contrário, muitos até defendem que é o momento – com um calendário menos apertado – de rever conceitos, reavaliar contratações e quem sabe “dar a volta por cima”. Os novos mandatários terão muito trabalho, além de acertar nas contratações, mas principalmente de fazer o Torcedor acreditar depois do vexame desta temporada.

Dois nomes estão confirmados. Arouca, que apesar dos 31 anos, na contramão do desejo manifesto da Torcida, promete “suor e sangue” neste “novo ciclo de sua carreira profissional”. Tomara! A maioria vê com desconfiança sua contratação. Ronaldinho também chegou e deixou o Atleticano em suspense, mas acabou sendo marcante na nossa história.

Outro confirmado é Erik, que a exemplo de Arouca, vem do Palmeiras para o Galo. O jovem atacante teve seu melhor momento no Goiás e chegou, na ocasião, a avançar negociação com o Galo. Não esqueço que desdenhou essa possibilidade e preferiu permanecer em Goiânia. É um bom velocista que atua pelos lados do campo, mas que depois que se transferiu para o time paulista, não voltou a ser o mesmo jogador que chegou até mesmo à Seleção Brasileira de base. Outro dado é que era bastante indisciplinado, talvez pela idade e imaturidade daquela época.

Além deles, confirmados, seguem especulações sobre zagueiros, um argentino e outro colombiano; meio campista brasileiro que atua na Alemanha e possibilidade de renovação com Robinho. Seguramente, esta é a mais polêmica e gera um grande antagonismo entre os Torcedores. Seu desempenho na temporada dividiu o Atleticano. Percebo que a maioria, especialmente pelo alto salário, prefere abrir mão do Pedalada. Alguns outros nomes começam a descer da barca. São os casos de Marlone e Rafael Moura. Seguramente outros ainda deverão seguir o mesmo caminho.

Blogueiro

View Comments

  • boa tarde Eduardo e massa,ate agora 3 barcas já voaram,mais falta no mínimo 8 peladeiros para voarem,a nova contratação do galo Samuel xavier,foi demitido do sport e serve para o galo,rsrs,sou mais o mediano Carlos cesar,ate agora 2 contratações que não me agradou,espero que eu esteja errado,vai galooooooooooooooooooooooooooo.

  • Engraçado..o cara ta la ha mais de 20 anos segundo ele disse, era homem de confiança do kalil e e do Nepo...e nunca falou nada sobre a Base?

  • Eu pergunto, porque essa campanha colocando aqui link de reportagem do UOL sobre o Robinho? se não gosta dele como jogador ok, mas o cara foi condenado na Itália em Primeira Instância. Tá muito perigoso atualmente esses casos de pessoas públicas sendo acusadas de assédio, estrupo etc.etc.etc tem até pessoas se suicidando e jurando inocência. É muito fácil hoje acusar uma pessoa de estrupo, outro dia vi no GLOBO uma mulher acusando outra de estrupo. E outra não vi nehuma feminista ir atrás dessas mulheres. Aí vai pra outro time arrebenta e vem os chorões que só sabem criticar e reclamar falar que no GALO não jogava dessa forma. Tem muita gente querendo e torcendo pra ele sair do GALO aí eu quero ver. Saudações Alvinegras.

    • Lugalo, concordo integralmente. Hoje qualquer denuncia ou acusação já é tratada como caso de demissão, mas queria ver se esses justiceiros de internet teriam a mesma pressa em condenar se estivessem sendo acusados injustamente. Estou dizendo que Robinho é inocente? Claro que não, e se ficar provado que sim, da minha parte, desejo não somente sua demissão, mas que pague por seu crime com prisão e indenização proporcional à vítima. Porém, mesmo num país indolente com o crime como o nosso, condenação em primeira instância tá longe de ser algo definitivo (somente irá "preso" se for condenado na segunda instância, onde mais de um juiz decidirá sobre as provas e depoimentos apresentados). Tem muita precipitação nessas estórias de assedio e estupro, o melhor é aguardar uma decisão definitiva. Ademais, Erazo também foi acusado de agressão a sua mulher, e não vi nenhuma campanha contra ele por causa disso, o que revela "dois pesos e duas medidas". Pedir a cabeça de Robinho (jogador muito mais famoso) dá mais destaque ao "tribunal da inquisição" que se instalou na mídia, para atender determinadas "pautas" e "causas".

      Até acho que Robinho deve sair do GALO (pelo alto salário e baixo rendimento, mas não por esse motivo ainda não definitivamente decidido), pois o caso ainda está em tramitação e em julgamento. Quem garante que ele é que tá mentindo? Menos galera, muito menos....

      • Concordo com ambos. Mera acusação não é culpa, e decisão de primeira instância também não implica em culpa, conforme, aliás, preconiza a própria Constituição, em seu artigo 5o. inciso LVII. É preciso aguardar o desenrolar do julgamento em sua inteireza antes de sair condenando, ainda mais nos tempos em que vivemos, de fartas denúncias que depois se revelam falsas.

  • Concordo. Mas em ambos os campeonatos mencionados tínhamos Donizete (todos), Pierre (LA e Recopa), Rever (Libert. e Recopa), Jemerson (C.Brasil), Bernard, Luan e até Carlos (Marcando a saída de bola), além de Dátolo (meia que marcava). E agora, com esse time????? Ninguém marca, ninguém tem garra. Pierre, Donizete, Dátolo, Pratto, etc, todos que davam sangue saíram. Essa turma que está aí vai queimar o Marcos Rocha e depois não encontraremos lateral com a qualidade dele. O problema não é o Rocha! É o elenco descompromissado.

  • Além disso, como já ventilaram os atleticanos aqui antes, renovar com Robinho por dois anos, com uma consequente condenação na Itália seria pagar R$400 mil num jogador que não poderia viajar para os jogos da Libertadores ou Sulamericana, sob pena de prisão nos países visitados e uma futura extradição para Itália através desses países...

  • Hora de renovar o elenco com bons jogadores jovens, raçudos e com espírito do Galo! Boas medidas já foram tomadas. Parece que o "esquema" das categorias de base foi desmantelado com a demissão do Figueiredo e seus pupilos. Só acho que o Marques, embora parece-me muito honesto, precisaria de experiência na área de revelação de jogadores (que não é simples). Outras medidas entretanto....Arouca não se encaixa no novo perfil renovatório. Nem Robinho. Agora a surpresa: Samuel Xavier!!!!!!! Aí não dá né! Refazer o elenco com refugos criticados pelas torcidas no ano anterior (Arouca e S.Xavier) e novas conversas com Robinho apenas vão adiar o sonho de vermos um time competitivo. Ou vocês acham que um time com Leo Silva, Fábio Santos, Fred, Robinho, Elias e Arouca vai conseguir marcar alguém. E o lateral, vai ser o Samuel Xavier??? (lateral que marca mal como o Marcos Rocha e não tem sequer 20% da habilidade desse?). E o lateral esquerdo reserva? Vai ser o Mansur??? E o Erazo, vai permanecer no time? Essas perguntas que o torcedor quer ver solucionadas! Esse será o elenco? tem que mudar, sob pena de um 2018 idêntico ao de 2017, ou seja, mais um ano sem títulos e na fila do brasileirão....

  • Caro,
    Parabéns ao presidente 7 por identificar uma solução rápida na base alvinegra. Se aquela estrutura ñ revela algo está mais q errado, tem cheiro fedorento de maracutaia, e tem q MUDAR. Base é proClube, é prá revelar, lançar prás feras e faturar. Lembram dos JABAZEIROS conformados enchendo o saco do presidente vacilo exigindo participação dos afundadores da base no principal? Pois é. E chamavam aquilo PLANEJAMENTO. Ótimo começo...O q eu gostei tb foi q o 7 na entrevista já deixou sincero q era PARAQUEDISTA e q agora é pés no chão. Eu concordo e se fosse ele já fixava teto salarial no Clube. Absurdo pagar essas quantias aí prá jogador MALANDRO no péssimo sentido, sem gana, sem disposição e sem bola. Se for pagar, fala pro malandro, "os caras ganham menos e vão correr, mas vc, carioca, tem pelo menos q JOGAR". Simples. E Sete, os contratados q vão chegar tem q ser orientados na mentalidade VENCEDORA, tem q mostrar o AQUI É GALO verdadeiro, e ñ essas falcatruas q passarelaram no Br17. Devem ser mantidos a distância dos PANELEIROS e do DM do melhor Spa do Br. Juntos com a MASSA, q vai fortalecer no merecimento, devem saber q vieram prá jogar e levantar o caneco do Br18.
    QUEREMOS O BR18!
    Fora os JABAZEIROS e patricKs danilo da vida...
    GALO SEMPRE!!!

    • Você disse uma VERDADE. Havia algo de podre no reino da Dinamarca desde os tempos de Bernard. A história já foi contada. Mudança de filosofia demanda reestruturação. Da BASE ao TOPO. O Clube deve evitar servir de trampolim político e jamais permitir ser terreiro de jabá. Quem deve MANDAR no clube é o presidente, com apoio da diretoria. Lásaro, você está lendo isso aqui, não está? Então, meu caro, mantenha a porta fechada para a gentalha e abra para os dignos entrarem. Uma maçã podre é suficiente para contaminar o cesto. Se vocês conseguirem montar uma equipe que pensa em uníssono o que interessa ao Galo, vocês irão longe na batalha e voltarão com os títulos. Se deixarem passar um usurpador, arruína todo o projeto. Faço votos de que sejam inflexíveis quanto a isso. Com persistência e muito trabalho sairão da crise. O técnico OO, na minha ótica, pegou o trem desgovernado e o colocou nos trilhos de novo. Chegou atrasado à estação, mas conseguiu parar em segurança o trem. Estatisticamente, fez mais que qualquer outro desde Levir. Está nas mãos de vocês. Apoio vocês têm, competência sobra.

  • A meta para 2018 é bicar o Brasileirão.
    Mas, com Arouca, Erick, Léo Silva, Robinho e Fred cone 9 os garantidos até agora), vai ser difícil.

  • Boa tarde amigos do Galo. Tenho certeza que o novo diretor de futebol do Galo, o Alexandre Gallo, não tem pleno conhecimento do que significa renovar o contrato com o Robinho. Além da questão de salário, idade e retorno em campo, a nova diretoria há de pensar neste momento na marca CAM . Qual é a imagem que os senhores diretores querem passar do nosso Clube, afinal de contas este jogador foi condenado, será que alguém do Jurídico do CAM já teve acesso ao processo ? Porque o Santos não voltou a manifestar interesse?
    http://espnfc.espn.uol.com.br/santos/eu-vim-de-santos/17373-robinho-nenhum-passado-pode-superar-nossa-honra

    • O cara foi condenado na Itália, vem o Atlético faz uma proposta de 400 mil por 2 anos! Claro que ele vai aceitar! ESTAMOS FERRADOS.

Recent Posts

Pelo Brasileiro pensando na Libertadores

Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…

26 segundos ago

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

1 dia ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!