Categories: blogueirosfutebol

Com a missão cumprida agora é hora de ampla reformulação

Estou seguro que já passei por todas as fases da Atleticanidade, tenho tempo de arquibancada suficiente para afirmar que já vivi tudo que essa paixão pelo Galo proporciona ao Torcedor.

Talvez possa faltar uma ou outra coisinha, mas é insignificante e os tempos que ainda tenho de vida – espero chegar longe – ainda me permitirão realizar outros sonhos.

Agora, descartada a possibilidade e refeito do medo de repetir o rebaixamento, pouco tenho a dizer sobre o jogo de ontem.

Tivemos um primeiro tempo com mais intensidade, longe de ser um bom jogo, mas a segunda etapa – a mim – pareceu “pelada” de fim de ano no interior.

O que importa é que vencemos e, somados os três pontos, não tem qualquer risco de sermos ultrapassados por cinco equipes da linha de baixo. Vale dizer, série A em 2020.

Entretanto, convenhamos, chegar aos 45 pontos depois de 36 rodadas é muito pouco para nossa história.

Teve quem comemorasse, como eu mesmo festejei em 2004, naquela partida frente ao São Caetano. Ano seguinte, sem reformulação, fomos rebaixados.

Agora, embora ainda exista a disputa por vaga para a Sul-Americana (creio na classificação), minha ponderação é no sentido de já pensar numa ampla mudança no Galo.

Até queria que ela começasse lá na sede de Lourdes, desde presidência, diretores e alguns assessores, mas não me iludo.

Ninguém quer largar esse “sacrifício pessoal” (oh! dó! Dá até pena. De nós), então que seja no comando técnico e elenco.

Mancini, entre altos e baixos (mais baixos), cumpriu a missão de evitar o rebaixamento. Delirou em alguns momentos, querendo sugerir e motivar o Torcedor com relação a Libertadores. Essa possibilidade já havia ido pelo ralo quando a diretoria insistiu com Rodrigo Santana.

A propósito, Mano Menezes foi demitido ontem no Palmeiras. Ouvi alguns Atleticanos falando no nome desse “mala”. Por amor, esse sujeito nunca.

Se um dia, em qualquer momento, o Galo trazer isso pra cá, tiro licença e me afasto. Esse treinador é ruim, incompetente e desagregador.

Seleção, Flamengo, aqui em Minas e agora no Palmeiras comprova essa minha opinião. Mano, nunca! O seu “parça”, também demitido, seria objeto de avaliação. Em princípio também não me agrada.

Seja com qual nome o Galo iniciar a temporada de 2020, no comando técnico (Mancini era para essa interinidade), fato é que uma ampla e profunda reformulação precisa ser feita no elenco.

Entre os que jogaram ontem, muitos poderiam ajudar e buscar alternativas para seguir suas carreiras.

Entre eles, alguns até mesmo solicitar aposentadoria. Duro é que a reforma será através de “escambos”, conforme adiantou Sette. Vejamos:

Wilson pode voltar para o Coritiba. Patric, com sua invejável raça, precisa de novos ares. Guga, que vá para o seu time do coração ou para o raio que o parta.

Rever, Leo, Fábio Santos, Elias e Ricardo Oliveira, com nossos agradecimentos, podem requerer aposentadoria no INSS. Antes que as regras também os alcance.

Além deles, com direito a acordo entre as partes, seguem: Uilson, Hernández, Hulk, Otero, Zé Welison (urgente, Pierre não marcava gol, mas agradava ao Torcedor), Vinicius, Terans, Geuvânio, Maicon e Di Santo.

Esse último, que até defendi aqui algumas vezes, justificou pelo risco de escalar Ricardo Oliveira. Entre os demais, existem nomes discutíveis, que possivelmente mereçam melhor (re)avaliação.

Ficaria, fosse eu dirigente, apenas com Cleiton, Victor (ainda pode ser útil), Fernando, Michael, Vitor Mendes, Igor Rabello (apesar de ainda estar em débito), Cazares (desde que comprometa a jogar sempre como ontem), Jair, Blanco, Bruninho, Marquinhos e Luan.

Além deles, os que não mencionei – como disse – para fazer um exame de recuperação. E os meninos da base como Guilherme, Bruno, Neto e outros.

Dois pitacos:

– 1) Juizinho muito fraco esse de ontem, Paulo Roberto Alves Júnior. Terceira partida, conforme apurou Zé Roberto Galo da Mata, que ele trabalha – sempre no Horto – em jogos do Galo.

Em todas elas, Flamengo, Ceará e Corinthians, deixou o Atleticano inseguro quanto ao seu desempenho e intenção.

Árbitro de perfil série C, não pode apitar partidas dessa grandeza. Foi ele, por exemplo, que marcou pênalti para o Ceará – lance fora da área – contra o Galo.

Com o time carioca e também com o paulista, comprovou que a camisa do eixo pesa na CBF.

– 2) O patrulhamento e a ação truculenta, que tenta coibir protestos do Torcedor contra a diretoria, ontem fez algo que “seria cômico, não fosse trágico”.

O garoto Augusto Andrade, de nove anos, preparou em casa uma cartolina com os dizeres: “Hoje tem gol do menino maluquinho. Luan – 27”. Foi impedido de levar aquele ameaçador e perigoso objeto de papel para as arquibancadas. Ê Galo!

Você, digo, sua diretoria não merece a Torcida que tem. Parece mesmo que querem matar nossa Atleticanidade.

Enfim, salvos!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Não adianta falar em ampla reformulação, contratos longínquos e caros, que jogador vai querer perder essa mamata... tem jogador que prefere ficar no banco recebendo suas centenas de milhares de reais do que ser titular em outro time... ainda mais os velhos sem mercado nos grandes clubes... Esqueçam! Ano que vem é lutar pra não cair!

    Alguém reparou que foi só o Otero sair do time que começou a jogar bola... paramos de perder todas as jogadas de ataque nos pés desse enganador...

    Temos que nos livrar dos velhos e trocar Chará e Otero em uns 5 jogadores bons e não tão caros...

  • Saudações alvinegras, amiGalos.

    É, 45 pontos, demorou mas veio. Eu tinha escolhido não mais comentar por aqui até que o time se salvasse do rebaixamento para poder fazê-lo com consciência e alma livres desse fantasma. Quanto ao jogo de ontem, concordo em número, gênero e grau com o blogueiro, poderia ter sido um jogo mais tranquilo e resolvido logo mas como nada no Galo tem sido assim, foi o que foi. Como disse, os 45 pontos chegaram e a primeira missão dessa difícil caminhada foi cumprida. Creio e torço pela classificação para a Sulamericana por conta do dinheiro e exposição de imagem envolvidos e a chance de classificação para a próxima Libertadores, além, é claro, de mais um título para nossa história, mas que isso não sirva de justificativa e base para manterem esse time e comissão técnica que temos hoje pois, para um time do tamanho do Galo, foi uma mera migalha. Enfim, bola para frente.

    Infelizmente também preciso concordar com o blogueiro em não me iludir com mudanças na diretoria e administrativo do clube. Infelizmente teremos que aguentar mais um ano desse engodo na presidência do nosso Galo e, pelo que vimos até então, é difícil projetar grandes coisas para o próximo ano. Espero que seja de fato o último ano dele e que deixe para a próxima gestão a "casa organizada" e um último trabalho feito com dignidade e que vá ser feliz no automobilismo.

    Quanto a comissão técnica e time, reformulação já. Mancini, obrigado por nos salvar do rebaixamento mas não dá para continuar, um treinador que não comanda time para brigar na parte de cima da tabela não pode continuar no comando de um time como o Galo. Nesse ponto em específico, por mais que doa dizer por conta da rivalidade, o Jorge Jesus veio e com seu trabalho mostrou o que muita gente já sabia: o Brasil não tem hoje técnicos capacitados que pratiquem um futebol vistoso e moderno; todos, sem exceção, carregam as mesmas manias desse futebol feio e retranqueiro do Brasil, é até difícil fazer pedidos para a comissão técnica do próximo ano, então, se for para ser um técnico daqui, que não seja mais um mosca morta do futebol nacional, que seja alguém que pelo menos chegue e mude completamente a cara do time e esse estilo "meio a zero é goleada" que o Galo adotou. Já em relação ao time, mereceria uma resenha a parte tamanha deveria ser a lista de dispensas do próximo ano, um time completo de dispensas é pouco se quisermos algo maior em 2020. Nesse ponto, pelo menos uma pedida: que deixem os garotos da base brilharem e que contratações pontuais e efetivas sejam feitas para de fato justificar o discurso de "austeridade financeira" que essa diretoria tanto pregou mas que pouco aplicou de fato.

    Enfim, que o Galo leve os próximos 6 pontos para o fim de ano ser um pouquinho melhor para o atleticano e que 2020 traga surpresas boas para esse time voltar às glórias que merece.

  • Ah, esqueci do Chará. Ele tem que ficar também.

    Time pro ano que vem:

    Cleiton, lateral, Rabelo , Victor Mendes( rever reserva), outro lateral, Jair, Blanco, Cazares, Marquinhos, Chará( jogar em função ofensiva, e não servente de lateral), Atacante( Di Santo reserva).

    E vejo com bons olhos a volta do Gabriel. Pode disputar posição na zaga, e pode ser uma opção para volante( seria mil vezes melhor que Elias e Zé ruelisson)

    • Pelo amor de Deus : Di Santo nããão
      Esse camarada é o péssimo dos péssimos........
      E Gabriel também nããão...ele é um Igor Rabelo um pouco piorado.

  • Jogadores pra 2020:
    Goleiros: Cleiton, Victor( apesar do salário altíssimo), e os outros que subiram da base( se forem bons, não sei se são).
    Laterais: nenhum.
    Zagueiros: Rabelo, rever e os que subiram da base.
    Volantes: Jair, blanco e Martinez( ainda não consigo julgar se é bom ou ruim )
    Meias: cazares( melhor do time disparado), nathan, luan( caso não haja uma boa oportunidade de venda ou troca. Jogador esforçado, com salário absurdo. (Eterna boa opção pro banco) . E os que subiram da base.
    Atacantes: Di Santo e jogadores da base.

    E um técnico de verdade, por mim pode ser o Cuca, Renato Gaúcho ou, de preferência um estrangeiro BOM. Não adianta vir com
    Aguirres da vida, que escalam Patric de ponta direita e outras bizarrices.

    Obs: ótimo comentário sobre o fraquíssimo e eterno reserva do Patric, Guga.
    Também daria como opção o quinto dos infernos.

    • Concordo contigo, amiGalo Pedro, mas faço algumas ressalvas.

      Manter Victor no Galo apenas se for para ser reserva imediato e para ajudar na transição de novos goleiros da base, além, é claro, de uma redução salarial. Somos eternamente gratos por tudo que nos proporcionou, que não foi pouco, mas ele precisa entender que o momento dele passou, carreira está chegando ao fim e tem garoto com carreira brilhante pela frente pedindo passagem e em melhores condições, seu lugar na história do Galo está garantido mas é hora de passar esse bastão. Di Santo também apenas como reserva e que tragam um atacante bom para fazer uma mesclagem entre ele e os da base, quem estiver bem vai subindo a "minutagem". Creio que especialmente no ataque não podemos contar 100% com a base, não por falta de qualidade, mas hoje é uma posição de extrema carência no nosso elenco e jogar a responsabilidade dos gols da equipe em garotos recém subidos de lá pode queimar carreiras promissoras ou gerar descontentamento, vide Alerrando. Não precisamos e nem podemos mais perder talentos por instasifação e ingerência. Uma boa opção seria o Everaldo, recém rebaixado com a Chape, que creio não custar tanto ao clube e tem o perfil que precisamos. De resto, é bom esse Rui Costa mostrar serviço e se movimentar bem no mercado, acho que a chance de ele justificar a propagando que foi feita em cima dele quando de sua contratação é agora.

  • Boa tarde Eduardo e amigos atleticanos!

    Tenho uma sugestão de treinador que muitos podem até não gostar, mas gostaria de vê-lo no Atlético. Trata-se de Juan Carlos Osório, que treinou o Atlético Nacional da Colômbia, teve uma rápida passagem pelo São Paulo, a seleção do México na Copa do Mundo e mais recentemente a seleção do Paraguai, e agora está novamente no Atlético Nacional. É um treinador moderno, molda o sistema tático do time conforme o adversário (vide a partida realizada pela seleção do México contra a Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo, em que ele deu um nó tático no Joaquim Lõw), sabe e consegue mexer no sistema durante o jogo (palavras de Levir Culpi quando teve a oportunidade de enfrentá-lo). É um excelente treinador para desenvolver um trabalho de longo prazo (no mínimo de 2 a 3 anos); gosta de trabalhar com jogadores jovens, de trabalhar com a base do clube e formar seus times em casa (ideal para times com poucos recursos financeiros, o que é o caso do Galo); técnico disciplinador (lembra muito Telê Santana) e começou a carreira no Manchester City, da Inglaterra. Foi três vezes seguidas campeão colombiano com o Atlético Nacional, e campeão da Copa da Liga da Colômbia no mesmo ano. Montou o time do Atlético Nacional que, após sua saída para o São Paulo, seria campeão da Libertadores com Reinaldo Rueda. O Galo chegou a procurá-lo por meio do diretor Rui Costa, durante a parada para a Copa do Mundo, mas ele tinha uma proposta da Seleção Paraguaia e, naquele momento, não pôde aceitar o convite. Ele não vive um bom momento no Atlético Nacional (que passa por uma seria crise financeira, atrasando salários dos jogadores), e já disse que pretende sair por estar insatisfeito com a diretoria do clube. Não acham que seria um bom nome para o Galo? não custava nada o Rui tentar uma nova investida, pois agora ele está meio por baixo, fora do foco da mídia e seria mais barato para o Galo trazê-lo para realizar um trabalho de longo prazo, que com certeza, daria bons frutos ao clube.
    Saudações Atleticanas.

    Mário

  • Artilheiro do Atlético, líder em assistências, reconhecidamente por todos o jogador de melhor técnica, desafogo do time: Cazares. Se livrar dele porque? Precisa de apoio profissional e psicológico. Tem que ser tratado como o ídolo que é. Comportamento extracampo? Então vamos colocar Patric e Pastor no time, olha que beleza. São ótimos extracampo, mas futebol não se aprende assim.
    O time do ano que vem para mim já está desenhado:
    Cleiton (Victor reserva até o fim do contrato)
    LE, Rever ou Gabriel e Igor Rabello - acertar posicionamento da zaga e ensinar o Igor a parar com chutões, não é roça, LD,
    Blanco e Jair;
    Luan, Cazares, Marquinhos;
    Centroavante rápido.
    Por mim trocar o Pastor no LE (ex-Ceará) do Santos que perdemos para eles. Buscar reforços no Mequinha, usando o Bruninho como moeda de troca. Ele não se encaixa no time titular, talvez como centroavante no Mineiro.

  • Boa tarde amigos do Galo. Embora eu não acredite mais em uma mudança de rumo com a atual diretoria, seria muito bom se tivéssemos no comando técnico do NOSSO GALO um técnico a nível de Sampaoli, Jorge Jesus, Daniel Garnero e outros que joguem para vencer, que participem do jogo a beira do campo, chega de interinos, estagiários e aposentados.
    O dinheiro para pagar o salario? Viria da economia feita com a dispensa de Elias, Ricardo Oliveira e Fabio Santos, aliás, registrem aí, ontem mais um gol nas costas do finge que marca.

  • Boa tarde amigos do Galo. Tardelli faz parte do passado do NOSSO GALO, além de estar no pior momento de sua carreira tem um alto custo salarial . NOSSO GALO tem que valorizar a base e contratar jogadores que se destacaram da serie B .

  • Parto difícil essa saída da zona da degola. Mas acho que devemos ser gratos ao Mancini, sim. Como disse o Eduardo, ele cumpriu bem o seu papel. É só olhar para o lado obscuro da lagoa para ver o quão afortunados fomos nessa escolha do Mancini. Creio que ele aceitou de bom grado esse mini-contrato por respeito ao Galo e à sua grandeza. Obviamente, ninguém trabalha de graça e há a questão profissional, mas é bom lembrar que fomos ESNOBADOS por Rogério Ceni, Cuca, Felipão, Tiago Nunes e outros por aí. Mancini aceitou de coração aberto aquilo que poderia ter recusado como esses "outros". Além disso, mostrou ser um homem de coragem assumindo o risco de pegar um time bagunçado, desanimado e desestruturado como estava poucos meses atrás. Mancini pôs a cara a tapa, arriscou seu nome, mas conseguiu. Pode não ser o nome esperado para 2020, mas ele tem meu respeito e minha gratidão pelo que fez. Os jogadores, os técnicos e a torcida, este ano, não foram arrogantes (como aconteceu e acontece no lado obscuro da lagoa até hoje e vai continuar enquanto tiverem maçãs podres naquele cesto - o problema está longe de acabar, como disse um jornalista da cobertura policial). Só a diretoria do Galo agiu com arrogância este ano. Essa do cartaz do menino foi uma lástima. Coisa de comandante do Quartel Swampy. Coisa de Recruta Zero. Se me perguntarem "só pode escolher um: o presidente ou Mancini", respondo "Mancini" sem pensar.

    Quando o Galo estava voando alto no ano passado, foi Alexandre Matos que decidiu vender Roger Guedes para frustrar nossos planos. Talvez tenha até subido a proposta para não comprarmos e vendido por valor inferior já que Guedes era um ilustre desconhecido. Fica a advertência: merece estar aqui? Nao será mais um Maricone em nosso caminho?

    A propósito, gostaria que alguém me dissesse porque Jorge Jesus veio aqui assistir nossos jogos e decidiu pelo Flamengo. O que ele percebeu aqui que não o agradou?

    • Pelo que lembro Jorge Jesus veio assistir exatamente Galo e Framengo.
      Quanto ao Mancini, não foi bem, não fez o time jogar, não teve bom aproveitamento, perdeu jogos imperdíveis, mas cumpriu com o maior objetivo. Como técnico, está no time errado.

    • Desculpe discordar de vc meu caro Alfredo. Mancini aceitou o desafio porque ele estava desempregado e sem perspectiva nenhuma de conseguir emprego na série A. Além disto com o currículo de 5 rebaixamentos, se tivesse mais na carreira um ninguém iria encher o saco dele.
      Quanto aos esnobamento dos outros técnicos concordo literalmente com vc, e ainda tem gente defendendo a contratação de Rogério Ceni.

    • Jorge Jesus ganha 1 milhão e meio por mês no urubu. A proposta do Atlético era bem abaixo, menos da metade. Pode ter certeza que a única percepção dele foi que lá o dinheiro sobrava e aqui estava escasso.
      Com relação ao Mancini, muito obrigado e até nunca mais.
      Que venha um técnico de ponta, motivado e atualizado pra comandar nosso Galo em 2020.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

15 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!