Categories: blogueirosfutebol

CHEGUEI AOS 83 ANOS: UM ATLETICANO QUE DEU CERTO!

Serei curto, para o leitor se deliciar com o texto do bom e presente Ângelo, comentarista diário deste nosso espaço. Ele, um entre os responsáveis pelo folêgo que o blogueiro encontrou para tentar seguir neste blog compartilhado com os Atleticanos. Um exemplo de vitalidade, auto estima e Atleticanidade. Abraços e até sábado.

Ângelo Lages

No dia de hoje, 27 de janeiro de 2024, completei 83 anos de vida! A vida tem a cor preta e branca e os sonhos são possíveis. A esperança jamais deverá ser abandonada e no coração, na alma e no pensamento deste Atleticano, ficarão armazenados os feitos do glorioso CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, de ontem, de hoje e dos amanhãs.

Cheguei aos 83 anos superando todas as dificuldades quando compreendi quem sou e para o que estou, sem temer as minas sob meus pés e suas explosões. Com ousadia e vontade de viver fui levando em frente, empurrando para o abismo dos fracos as pedras encontradas nos meus caminhos e o exercício de empurrá-las, tornou-me forte física e mentalmente.

Assim como o GALO, tropecei e cai muitas vezes por meus erros, mas sempre me levantei acrescentando tempo na minha vida. Me abati, apenas, quando o Galo perdeu ou quando pessoas amadas partiram para outras dimensões, não com raiva ou medo do acontecido que é natural, mas pela angústia do momento. As saudades me abalam.

Dizia Simone de Beauvoir: A velhice é a paródia da vida” e “que a velhice tem uma dimensão existencial: modifica a relação do indivíduo com o tempo e, portanto, sua relação com o mundo e com a sua própria história”.

Um dia você olha no espelho e percebe que o tempo passou. O corpo e a pele já não são os mesmos, a disposição vai dando espaço ao cansaço e a insegurança das primeiras experiências se transforma em sabedoria.

Na velhice, a decadência e a finitude são características percebidas mais pelos outros que convivem com a gente do que por nós mesmos. A velhice apenas nos acena com pequenos traços que não formam um quadro tangível. Como um quadro, a velhice depende mais do seu pintor, da escolha das tintas, do desenho a ser construído por um olhar que nos escapa.

Com o passar dos anos ficamos mais vulneráveis, e como toda máquina, vamos perdendo as nossas reservas que voltam a ser realimentadas com o afeto e carinho dos familiares e dos amigos que conquistei ao longo da minha trajetória, entre os quais destaco os frequentadores deste blog CANTO DO GALO, criado pelo amigo ÁVILA, que mantém a minha autoestima em alta.

A velhice pode ser entendida como um processo de amadurecimento que pode transformar em frutas maduras, tenras e doces, ou, em algo amargo e difícil de digerir, e quem envelhece mal, só encontra o que há de ruim nesse processo, e a escolha é nossa.

Alguns teimam em aceitar que a idade chegou! Sentem a sensação de inutilidade e buscam amparo na solidão e tristeza e se tornam inertes perante a família e os amigos. Aceitam o isolamento como válvula de escape porque se criou uma ideia falsa de que a velhice é ruim.

Estar velho não é um problema que pode representar o começo do fim, como muitos pensam. Podemos não conseguir ir a campo de futebol com a frequência desejada, mas podemos manter a nossa Atleticanidade assistindo aos jogos pela televisão e descobrir que o prazer maior é assistir o Galo jogando, seja em que condição for.

Ocupar a cabeça e o tempo com atividades prazerosas é o que nos torna mais vivos e assim, mente e corpo entram em harmonia sem sofrimento e frustrações. Ser idoso significa acumular experiências e não deixar de vivê-las.

Aceitar e aproveitar cada etapa da vida, com certeza, é a chave para tornar leve e feliz a passagem do tempo. Encarar a vida de forma menos estressante e, recusar a ideia de se aposentar de si mesmo, é a melhor forma de se viver.

Que os jovens atleticanos de hoje usufruam o futuro construído pelos jovens Atleticanos de ontem! Olhar para a frente sem deixar de reverenciar o passado.

É ASSIM QUE PENSO DA VIDA!

ÂNGELO, um jovem Atleticano ainda em atividade onde o trabalho é, apenas, um detalhe!!!

*fotos: arquivo pessoal do autor

Blogueiro

View Comments

  • Parabéns, Angelo, por tudo, por você, pelo texto. Uma aula de vida. Atleticano da melhor qualidade.
    Um abraço.

  • No CLUBE ATLÉTICO MINEIRO NUNCA houve essa história de classificar torcedor por categoria .

    O ATLETICANO , simplesmente , o É , desde SEMPRE .

    Cobrar ou deixar de cobrar dirigente e/ou jogador não diminui EM NADA o fato se SER ATLETICANO .

    Esses novos tempos ... crendeuspai !

    É PRACABÁ !

  • Embora um pouco mais novo e diferenciado do amiGalo Ângelo, desde os anos 70, não perdia um só jogo do Galo em todos os certames. Ia, às vezes, levando meu filho mais velho, mas, quando ele não ia, sempre com mais dois magistrados meus saudosos companheiros que já se foram. Era o máximo, quando um deles, juiz, se levantava e gritava "juiz ladrão", ao ver que o nosso Galo estava sendo garfado... Os que sabiam ser ele juiz, morriam de rir. Claro, que numa partida de futebol, principalmente com o nosso Galo sendo prejudicado às escâncaras como já foi e é, vale tudo para quem é galo "na veia", tal e qual meu filho mais novo, também magistrado noutro Estado, é "doente", talvez mais que eu, porque morando fora, é sócio, coleciona camisas, tendo inclusive várias ainda no seu quarto em minha casa, para ir aos jogos quando está aqui e coincide do Galo jogar. Viaja de carro, por 200 km, de SC até Curitiba, prá ver o nosso Galo jogar quando a partida é contra algum time de lá. Hoje, infelizmente, não vou tanto aos jogos, mas fica na minha agenda, com antecedência de meses, as datas que o Galo vai jogar, para que eu não faça nenhum outro compromisso naqueles dias de jogo, para não deixar de assistir o nosso Galão da massa. E isso, enquanto vivo, será ATÉ MORRER!

  • Prezado Eduardo como é ótimo acompanhar esta resenha. Cada dia uma manifestação genial.

    Parabéns para o Ângelo que nos seu 83 anos de vida e Atleticanidade nos proporcionou um belo texto, com muita sabedoria e incentivos para continuarmos a vida de Atleticano. Desejo muita saúde, paz, alegrias com as bênçãos de Deus.

    Um abraço a todos.

  • Boa Noite! Invertendo a ordem, sempre pelo Galo, hoje comento e não assino a postagem.
    Caro Ângelo, sua presença no nosso espaço Atleticano é motivo de orgulho ao eventual blogueiro do Galo. Você foi dos grandes e valiosos amiGalos, que esse estar blogueiro, me presenteou. Nunca nos encontramos, ainda, mas fazemos parte dessa confraria Atleticana. Falamos sempre por aqui, mensagens ou telefone, e sinto você integrante do rol dos meus caros amigos.
    Sua saga, apreciada por muitos, ensina o que é ser Atleticano raiz. Amar e reclamar, sem nunca perder a ternura.
    Ver e apontar defeitos, sem nunca se valer disso para desancar sobre o elenco e/ou dirigentes.
    Isso que nos distingue, Atleticanos de torcedores, afinal jamais contribuímos ou investimos para baixar o astral do time e da Massa.

    Que venham outros 83 e juntos vamos comemorar nossa paixão pelo nosso time do coração.
    Assim seja!

  • Boa Noite,

    Antes de começar chego dando os Parabéns ao Atleticano Ângelo que ao invés de ganhar uns presentes pelo aniversário fez exatamente ao contrário, nos presenteou com um belo texto.
    Parabéns, muita saúde ´para poder continuar a se alimentar desse Galo que é parte da nossa vida, alegrias e felicidade sempre.
    Quanto ao nosso Galo continuo com as expectativas em alta , principalmente agora depois de ver os toques na bola e lançamentos que o Scarpa deu no ultimo jogo, fico daqui pensando..... quando esse trio estiver sincronizado ninguém vai parar.

  • Boa tarde xará e amigalos!
    Parabéns ao amigalo Ângelo pelos 83 anos e pelo belíssimo texto! Muito bem escrito, profundo e que nos traz reflexão. VAMOS QUE VAMOS MEU GALO QUERIDO!!!!!!!!!!!!!!!!

  • O ÂNGELO colocou de si para si mesmo uma frase que cabe como sabedoria estóica e de vida…

    “... com ousadia e vontade de viver fui levando em frente, empurrando para o abismo dos fracos as pedras encontradas nos meus caminhos e o exercício de empurrá-las tornou-me forte física e mentalmente…”.

    A história de vida do ÂNGELO é bem parecida com a história do nosso CLUBE ATLÉTICO MINEIRO…

    Altos e baixos na vida fazem parte desta existência. Mas a alma é sempre jovem, forte, feliz e eterna…

    O ÂNGELO é exemplo de vida e de Atleticanidade viva…

    Parabéns, ÂNGELO!!!

    E Viva o GALO!!!

Recent Posts

Que saudade do Galo

Ficar uma semana sem ver o Galo jogando é difícil, imaginar que ainda vamos ter…

15 horas ago

A grande razão de me permitir sonhar

Já contei em algumas oportunidades aqui no Canto do Galo sobre minha infância em Araxá…

2 dias ago

O fantasma das convocações

Ontem, no meio da nossa prosa, relatei o sentimento meu e de muitos sobre o…

3 dias ago

Tempo de cornetar e sonhar

Com a data Fifa e jogos pelas eliminatórias da Copado Mundo, depois de duas vitórias…

4 dias ago

Sem jogos sobram resenhas

Apesar de o Galo ainda dever dois jogos adiados, nosso próximo jogo será apenas dia…

5 dias ago

O recado de uma vitória improvável

Por mais que o Galo seja o time da virada, nem os mais otimistas –…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!