Chegou a hora de mesclar raça com experiência

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Chegou o momento de os “experientes” mostrarem serviço. Como bem disse Richarlyson, naquele vídeo que postei na página do Blog no Facebook, ninguém desaprende a jogar futebol. É igual a andar de bicicleta, comparou o campeão da Copa Libertadores de 2013. Então, que Fábio Santos, Rafael Carioca, Elias, Fred e Robinho, todos com passagem pela Seleção Brasileira e alguns até tendo disputado Copa do Mundo, mostrem o que já foram capazes no passado.

Poderia e deveria mencionar outros nomes, mas os que estão acima vêm sendo os mais cobrados pela Torcida, tanto aqui no nosso espaço quanto em conversas pelas ruas de nossa Belo Horizonte. Os demais, também,  tiveram uma considerável folga no final de semana, sob a justificativa – até plausível – de preservação para esta partida de hoje à noite no Independência.

O Botafogo, num curto espaço de tempo, foi uma pedrinha no sapato do Galo. Coisa rápida e transitória, onde contaram, inclusive, com aqueles manjadíssimos “erros” da arbitragem brasileira. Foi em cima deles que ganhamos o primeiro título da história do Campeonato Brasileiro de clubes. Sim, afinal, os outros “reconhecidos” posteriormente pela CBF foram por acordos que cheiram maracutaias. Somos e continuaremos sendo os primeiros campeões brasileiros.

Convém lembrar de alguns fatos. Naquela Copa do Brasil, quando o Simon fez aquela lambança, o primeiro jogo em Belo Horizonte foi apitado por um paranaense de nome Evandro Rogério Roman. Ele segurou o jogo e garantiu o bom empate para os cariocas. O árbitro de hoje será o paraense Dewson Freitas (como me lembra o amiGalo Zé Roberto GalodaMata), que apitou a primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro, igualmente empatada por zero a zero. De olho no apito!

O Atleticano irá lotar a Catedral do Horto, como sempre, levando seu apoio e incentivo incondicional ao time em campo. Caberá aos jogadores responder com uma atuação que dignifique vestir a camisa Atleticana. Raça sempre foi o outro nome do time do Galo. O Torcedor nunca pediu nada, além disso, do “time todo”, até para jogadores nem tão qualificados quanto os atuais em épocas passadas. Comprometimento!

Como a Massa vem reiterando, a partida de hoje será fundamental às pretensões da temporada. Vencer e sem tomar gols em casa, fazendo saldo para o segundo confronto que a “bolinha” da CBF – como sempre – cai em desfavor do Galo. Sinto que o Torcedor está apostando em um bom resultado, com todos que conversei o sentimento é uníssono. Basta apenas que os experientes e rodados jogadores titulares, com bagagens de grandes conquistas no currículo, tenham a mesma determinação dos jovens da base sub-20 na recente conquista. Unindo isso, seguramente o Galo tem tudo para conquistar a Copa do Brasil, a Copa Libertadores e reagir no Campeonato Brasileiro. A resposta tem que vir de dentro do campo.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Paralelo a tudo isso, ontem três assuntos pipocaram nas redes sociais Atleticanas. A reviravolta no caso da contratação do jovem volante Gustavo Blanco. Se concretizar, que seja bem vindo, mas a exemplo do Elias, que o seu pai converse menos e o jogador – como vem acontecendo com o outro – jogue muito. Os pais de ambos descartaram a possibilidade do Galo, depois as coisas mudaram. Elias tem justificado o investimento, apesar de alguns altos e baixos. E se Blanco for confirmado, que siga o exemplo do experiente meio campista com passagens pelo Rio, São Paulo e Europa.

Outro que virou notícia ontem foi Erazo. Sinceramente, confesso que tive muita expectativa com o equatoriano, enxergando nele até a possibilidade de se tornar uma opção para a contestada lateral esquerda. Ocorre que, os recentes acontecimentos (falhas em lances cruciais, penalidade desnecessária, abandono de treinamento, questão familiar e doméstica – nem entraria nessa – , mas soma-se ao histórico de lesões) me sugerem que seja descartado. Quantos pontos jogados no ralo, por responsabilidade dele, irrecuperáveis.

Por fim, o último pitaco. Novamente para favorecer ao River Plate, a Conmebol, além de aumentar a troca de três para seis jogadores na lista para a próxima fase da Libertadores, estendeu o prazo até 48 horas antes do jogo de volta das oitavas. Evidente que isso vem acontecendo para ajudar aos argentinos. Então, que o Galo saiba se valer da situação, corrigindo eventuais equívocos no planejamento. Queria goleiro, zagueiros, lateral direito, volante e velocista quando terminamos a fase de grupos.

Com a possível ascensão do Cleiton, vejo grande potencial, desde que corrigidos pequenos problemas pela inexperiência; com Roger Bernardo e Adilson podendo assumir a titularidade; acreditando que Luan vá estabilizar e Valdívia pegar ritmo; quero e espero que a diretoria resolva a situação da lateral direita (até o retorno de Rocha) e ainda de zagueiros que não deixem o Atleticano perder o sono antes e depois das partidas. A Massa pede e espera deferimento!

Blogueiro

View Comments

  • Vitória sofrida como sempre. Mas valeu pelas circunstâncias do jogo. Péssima arbitragem; faltou critérios, sempre prejudicando o Galo.
    Gostei de ver a vontade dos jogadores; esse é o espírito que a Torcida gosta.
    Ganhamos com um resultado magro, mas o importante foi não levar gols.
    Mais uma vez, o Fred pisou na bola. Levou dois cartões infantis e por pouco complica a vitória.

  • Ufa! Acabou. É duro assistir um jogo em que o narrador, os comentaristas e o juiz estão torcendo para o inimigo. O Galo não foi o Galo que eu queria, mas, foi um bom Galo. Como eu pedi anularam o meio campo do Botafogo e com isso jogaram contra a metade do time deles por isso deviam ter pressionado aquela defesa horrorosa e tenho certeza que fariam mais gols. Mas, com o Fred em campo está ficando cada vez mais difícil ver gols. Não entendi foi o centro avante ser expulso e o meio campo e a defesa se desarticularem. Se recompuseram a tempo e valeu pelo esforço. Parabéns Galo! estamos vivos e ativos na CB.

  • Estamos no intervalo. Até aqui tá indo. Não é aquele Galo que eu gostaria de estar vendo. Excesso de passes errados. Ansiedade e pouca objetividade. Está salvando o fato de não estarem deixando espaço para o meio campo do Botafogo. Camilo e Pimpão não jogaram. Roger anulado. Vamos ver o resto do jogo. Começou.

  • Hoje os comentários foram poucos. A galera está concentrada desde cedo, alguns já estão bêbados e ninguém consegue raciocinar direito a não ser em função do jogo. Como eu tenho que selecionar com muito cuidado os jogos que posso assistir no campo e este evidentemente não é um deles, cheguei cedo, programei a TV na Fox e fiquei ouvindo aqueles babacas do Expediente Futebol dizendo que o Botafogo é favorito porque cresce nos grandes jogos, e blá, blá blá. Por isso é que tenho nojo desses caras. Hoje não terá cerveja. Está muito frio. Vou fazer um quentão maneiro pegar meu terço e desligar do mundo. A partir de agora sou só Galo. Saudações e um forte abraço a todos os amiblogs e que venha a vitória.

  • Se o Botafogo é nosso carrasco, FRED é carrasco do Botafogo. FRED sempre deixa a sua marca e hoje não será diferente.
    Galo na cabeça.

  • Hoje é o Galo usar da mesma tática que usou contra o Cruzeiro do Mano, porque este time do Botafogo é caricatura exata do time do Mano. Se apertar entrega!

  • Acabei de ler o discurso de Fred Paiva na entrega do galo de prata a Adelia Prado. Lindo e emocionante. É de arrepiar. Hoje vamos ganhar galo do botafogo - vencer, vencer, vencer

  • Vencer, Vencer, Vencer esse é o nosso ideal. A partir de agora mais que nunca. Tô botando fé, Vai GALÃO faz essa massa FELIZ.

  • Obrigado, Claudio Castro, pelas palavras... É o Galo comandando a gente...
    Somos todos movidos por este amor incondicional. Saudações, AmiGalo!

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

12 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!