O empate surpreendente com a Chapecoense, ao que sinto no meio da Massa, não tirou a motivação do Torcedor com o time em busca de reação na temporada. Evidente que, entre nós, existem aqueles mais céticos. Absolutamente normal num grupo de pessoas que confessam e assumem a bipolaridade. Some-se a isso, os primeiros jogos do ano, dirigido por aquele arremedo de treinador, que por pouco leva o Atleticano a uma epidemia de depressão.
Para nossa felicidade, o sujeito que – aparentemente – demonstrava serenidade, perdeu a compostura e o cargo depois daquela terrível partida no Acre. Salve, Gomide! Isso é passado, pois na sequência foi lançado Thiago Larghi à fogueira e vem, ainda que com alguns tropeços, dando conta de corrigir a rota. Nessa turbulência, tivemos três situações que servem de exemplo à instabilidade emocional do Atleticano. Decorrente, claro, do que assistimos no gramado.
Após vencer o rival na primeira partida da decisão do Mineiro, entregamos o título com uma atuação deprimente no segundo jogo. A infantil expulsão de Otero, determinante para o resultado, justifica a afirmação. Nesta semana, depois de uma bela partida e vitória sobre o Corinthians, vacilou com a Chape ao não conseguir marcar um único gol que garantisse vantagem no jogo de volta pela Copa do Brasil.
Entre as duas partidas e também pela mesma Copa do Brasil, tivemos a decisão com o Ferroviário do Ceará. Vencemos bem aqui e abrimos a vantagem para a segunda partida. Aí, outro susto. No Ceará, Larghi optou por escalar dez reservas – com exceção do goleiro Victor – e foi outro pavor. Não fossem as substituições do intervalo, a partida, que estava em dois gols de desvantagem para nós, poderia ter sido ainda mais trágica. Ao final, chegamos ao empate e asseguramos a vaga.
Para hoje, até quando fechava este texto, prevalecia a intenção de poupar titulares. Espero que treinador, Departamento Médico, fisiologia e toda a direção tenham mais juízo no jogo de hoje no Morumbi. O São Paulo não está bem, reconhecemos. Entretanto, é um time forte e poderoso. Já tivemos inúmeras decisões com os paulistas e – mais que isso – precisamos pontuar no Brasileiro. Não cabem partidas como aquela com o Vasco no Rio de Janeiro. Lá, ficaram no ralo três preciosos pontos. Inconcebível qualquer vacilo. Será a quarta rodada do campeonato, quem “sai na frente, bebe água limpa”, diz o ditado.
Paralelo a isso, tomamos conhecimento oficial sobre os valores da transferência de Marco Túlio para o Sporting. Poxa, cá entre nós, 900 mil euros por 70% do passe da promessa é um valor irrisório. Como se não bastasse, ao que parece, quita parte da dívida que ainda permanece da compra do passe do descartável Elias. Para piorar (os dados são de nota oficial do clube português), o jogador assinou com multa contratual estipulada em 60 milhões de euros. E mais, se o Sporting optar, pagará ao Galo mais dois milhões de euros pelos 30% remanescentes. Piada de português, só que na contramão.
Se entendi bem, passamos 70% do jogador para o Sporting e continuamos devendo. Peraí. 70% valeram 900 mil euros e 30% valem dois milhões de euros? Mais, a multa rescisória é de 60 milhões. Pirei! Matemática nunca foi o meu forte mesmo, mas essa operação nem eu aceitaria. Junte ainda aquela transação com o Palmeiras. Marcos Rocha foi com passe fixado e Roger Guedes veio sem essa cláusula. Quero negociar com o responsável pelas transações, mas não representando o Atlético. Quero de seu patrimônio pessoal, vou sair milionário da mesa de negociação. Vai ser bom para a parte contrária assim lá na China, no caso, em Portugal.
Para aliviar. Será realizada no próximo dia 16 de junho a terceira caminhada etílica do Galo. Sairá às 13h13 do Devotos Butiquin, na Avenida Getúlio Vargas. Desta vez, farão parte do cortejo Atleticano campeões do Primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol, em 1971. Dário e Spencer estão confirmados. Outros, como Humberto Ramos e Renato (o goleiro da defesa do título) deverão confirmar presença. A marcha, ao som de boa música, vai se encerrar no Assacabrasa da Rua Paraíba, na Savassi. As reservas, ao valor de R$ 99,00 podem ser feitas pelo site: www.sympla.com.br/caminhadadogalo.
Por fim, caríssimas e caros, uma nota triste. Perdemos ontem, eu e os leitores, o grande parceiro invisível deste blog. Ronaldo Lenoir, amigo estimado, foi dos maiores incentivadores deste meu projeto. Por quase um ano, editou as postagens daqui, depois seguiu como meu fiel escudeiro e conselheiro do Canto do Galo e do Mirante, que está dando seus primeiros passos. Parceiro de quase todos os jogos do Galo, despedimos – na porta da sua casa – logo após o jogo com a Chape e marcamos uma resenha para ontem à tarde, com a intenção de avaliar os dois projetos que ele era o padrinho oculto.
Este espaço está em luto pela perda daquele que era mais que um amigo. Lenoir foi das gratas amizades que conquistei em Belo Horizonte. Conselheiro, crítico sem perder a ternura, foi importante nos projetos em andamento e na contenção de meus ímpetos e arroubos. Sua cativante sensibilidade com fatos dos dias atuais, também com pequenas coisas, vinha sendo um aprendizado para a minha resistente rebeldia. Saudades, amigo!
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Volto a dizer, o time melhorou muito sob a batuta de TL, mas o cara demora demais pra enxergar as coisas. Quando é que ele vai enxergar que não dá mais pra Patric nem Elias?
1) 2 pontos na conta do Patrick. Ele é esforçado mas é limitado, tem que ser humilde de saber que nao sabe sair jogando na entrada da area, faltando 15 min para acabar o jogo e ganhando.
2) TL tira o Blanco nem que seja aos 48 do segundo tempo, que birra !
3) Eduardo, por favor, vamos colocar holofote no assunto "barreira andando". Sei que o spray nao pode ser usado por questões de direitos autorais e etc... mas desde que pararam de usar, a barreira anda muito, o juiz finge nao ver e o futebol retrocede 10 anos, e o pior: NÃO VEJO NINGUEM FALANDO NADA ! Temos ótimos cobradores, os melhores do Brasil, precisamos fazer barulho no assunto.
Boa sugestão.
Sério,cadê o lateral Emerson?Desculpem,Boa Noite primeiro,né?
Patrick acabou de entregar o jogo. Parabéns diretoria que na oportunidade de livrarmos dele, renova e aumenta o salário. Enquanto o TL ficar colocando o Elias, vamos ficar com um a menos. Jogador sem vontade nitidamente. Deixamos cinco pontos no ralo. Hoje e contra o Vasco. Não pode perder pontos assim se quiser algo mais no campeonato.
Meus pêsames Eduardo . Cheguei no meu limite . O que adianta contratarmos zagueiros se o pior jogador em nosso elenco continua como titular . Este Gabriel deve ter um empresario muito bom . Nao devemos esquecer que nos últimos jogos em casa o Galo pressionou , e defesa foi pouco exigida . Podem me cobrar depois do jogo com o Sao Paulo . Se nos pressionarem ele vai falhar como tem feito ha muito tempo
Concordo com o comentário do Zegalo-Uberaba e é o que tenho dito aqui, desde o ano passado, no tocante à horrorosa "gestão". Exemplo: esta semana, pelo que assisti ontem no Linha de Passe, o Datafolha divulgou pesquisa, dando conta de que houve um acréscimo no número de descrentes com o futebol brasileiro como um todo, ou seja, de 31% em 2010 para 41% atualmente. Os estádios estão vazios, fato inegável. Mesmo assim, a anterior e atual gestão vende um patrimônio dos mais valiosos prá construir estádio... Se já temos dois que dificilmente lotam, prá que mais? E não adianta dizer que foi o Conselho que, por maioria esmagadora, aprovou tudo, uma vez que foi totalmente induzido, até por forte propaganda midiática, dizendo que o conselheiro notório "a", "b" ou "z" estava apoiando. Foi, a meu ver e respeitando quem pensa o contrário, uma vergonha. Agora, time que é bom e, principalmente, o tão almejado "bi", pelo menos, no brasileirão talvez só seja possível para minha netinha de quatro meses e que já ostenta roupinhas do Galo... Já meus dois filhos estão sofrendo comigo!
Meu caro, eu sofri nos anos 90 ate 2011 em raros momentos de alegria e posso dizer de cadeira hoje estamos num mar de rosas. Saúdacoes Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.
Boa tarde aos Verdadeiros Atleticanos. Todo mundo critica a Diretoria, Renan Oliveira, Renato, Reinaldinho e mais antigo Cairo citado como craque e todos sabem oque aconteceu com todos. Todo mundo sabe que transferência entre Europeus sempre e mais caro entre eles, vem aqui pagam em dolares e vendem em Euros logico que os valores sao exorbitantes. Torco pra que o Marco Tulio arrebente la e seja vendido por 60 milhoes de euros ai o GALO teria 18 milhoes de euros livres. Quanto ao jogo de hj confiante se manter a postura das ultimas partidas da pra ganhar, falta ao Thiago Larghi enxergar melhor o jogo acertando isso nas substituições com certeza sera um grande tecnico pro GALO. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.
Ah esqueci de outro cracaco Ramon lembram dele? Era craque e devia valer 100 milhoes de euros ne?
Porque o Paulinho do Vasco, colega de seleção sub 20 do Marco Tulio foi vendido por 100.000.000,00 ? Já sabemos que o ex presidente fez péssimos negócios para o NOSSO GALO, mas isto não justifica a continuida, tragam alguém que saiba negociar ou a coisa vai de mal a pior.
Procure se informar sobre essa negociacao do Vasco, na realidade la ninguem sabe na realidade qual o valor.
Complemento
Eles venderam 70% do M Túlio por 900 mil euros!.... Transação Brasil\Portugal, Foi isso.
Na cabeça dos caras, do galo, numa futura venda, em se tratando de transação em nível de Europa, primeiro mundo, os 30% restantes, valeriam 2 milhões de euros, ou seja, mais que a transação Brasil\Portugal!.......
Só um detalhe, galo teria que ter estipulado os 30% restantes, em cima do valor da possível venda dos portugueses, que foi estipulada em 60 milhões de euros, então, o galo receberia não 2, mas, 18 milhões de euros, numa futura venda!
Olá amigos da bola!
No galo, praticamente quase todas as decisões são equivocadas! Impressionante como trabalham mal.
Esse grupo de advogados, "renomados", à frente do galo, é mesmo bãaaaao de serviço? Ou é conto de fadas? Fico com a segunda opção!.......Vai trabalhar mal assim lá na China!..... 60 milhões de euros, o valor do M Túlio, para qualquer pretendente, que queira tirar nossa ex promessa de Portugal, e os 30% que cabem ao galo, fixos em dois milhões de euros??? KKKKK, essa conta tá errada. Se tivessem mínimo de inteligência, os 30% a receber, estariam estipulados, em relação ao valor da venda futura, ou seja, numa negociação do Sporting, com outro clube, o galo receberia mais 18 milhões de euros! Ou 3 X 6, não são mais 18?????? Do contrário, como foi feito, como foi efetivado o negócio, o galo teria que ter recebido todo o montante da venda, de uma só vez. 2 milhões e 900 mil euros!.........Ou tem algum, por debaixo do pano??????
E a venda do melhor lateral direito no Brasil, para o porco mais esperto do mundo??? Ou alguém em sã consciência, duvida que o Palmeiras vai exercer a compra??? KKKKK, os caras lá, devem estar rindo de nossas caras!........
FUTEBOL
Olha, eu já havia dito em postagens anteriores, até mesmo fim do ano passado, que esse 2018, tinha tudo para dar galo no brasileirão. Nossos principais concorrentes, disputam e priorizam a Libertadores, o que teoricamente, fica mais fácil, principalmente nas primeiras rodadas, mas, o que fazem nossos "gênios"? Querem poupar???? Meu, me permita amigalo, usar uma frase do seu texto de hoje!....., "Quem larga na frente, bebe água limpa", que o diga o "timão"!......
Se o galo poupar hoje, em detrimento da Sul-Americana, será mais um erro gravíssimo!..... Na minha visão, o brasileirão vem em primeiro lugar, outra coisa, não tem que poupar em momento algum, como disse, se os "inteligentes" do galo decidirem poupar no início de temporada, meu Deus!....Fica difícil.
Os alvos para poupar seriam: Leonardo Silva, Fábio Santos, Adilson, Luan, Ricardo Oliveira e Patrik para testar o Emerson. Bremer hoje está no mesmo padrão do capitã, não seria problema. Fábio Santos fica dificil, pois Lucas Candido não demonstra confiança e sequer temos outro lateral relacionado. Cadê o tal do Kelvin? Adilson poderia dar lugar a Yago, diferente do que muitos colocam, acho que ele consegue assumir. Só entrou no final dos jogos, com poucos minutos o time já cansado e querendo se defender e ele ainda afoito, querendo mostrar tudo em 10 minutos. Os outros seria o natural Alerrando e Cazares. No segundo tempo e para garantir teríamos Adilson, Luan e Ricardo OLIVEIRA. O Galo já provou que não aguenta dois jogos do pegados seguidos. Se os caras que estão no elenco, tem que mostrar porquê. Preciso de ritimo forte em todos os jogos. Bora galooo!
Desculpa, mas inacreditável proporem poupar jogador.
Estamos a 1pt da liderança da competição mais importante do ano. Q por sinal nos dá vaga a uma mais importante ainda.
Isso é Coisa de Américas da Vida.
É essa a mentalidade da diretoria e da torcida?