De volta pra casa, depois de uma noitada especial no bairro Califórnia – dentro da nossa casa -, pude dormir bem e renovar as energias alimentando meus (nossos) sonhos de um final de ano melhor que era imaginado. Confesso que desde a manhã de ontem intuía por boa parte daquilo tudo que aconteceu no dia de todos os santos. Interessante que lá chegando, no início da noite, me emocionei com a homenagem que prestaram aos Atleticanos Ausentes. “A saudade é o amor que fica” reverenciando pessoas que nos conduziram à essa nossa Atleticanidade. Anunciava o que estava por acontecer.
Que partidaça do Galo! Todos que entraram no gramado honraram a tradição de luta, raça e amor que caracterizam a nossa história. Falar de Hulk, Paulinho, Arana, Éverson (tanto questionado) e Zaracho é dispensável. São diferenciados. Mas, além deles destacaria Alan Franco, Saravia, Rubens e o contestado (inclusive pelo blogueiro) Jemerson. Grande partida deles, ao lado também do Lemos e Otávio. Separei em blocos propositalmente, com a intenção de provocar uma boa resenha.
As citações, posso prever, serão de elogios e variando as escolhas de cada um. Ainda entraram, por pouco tempo, Edenilson, Pavón, Igor Gomes, Pedrinho e Cadu. Deposito muita confiança nesse garoto da base, assim como em tempos não muito distantes, mencionava aqui sobre Savinho. Teve quem criticasse minha aposta no jovem que acabou sendo negociado. Hoje é destaque no campeonato espanhol, cobiçado pelo Barcelona, comandando a surpreendente campanha do desconhecido Girona. Segundo colocado na tabela de classificação, é superado pelo Real Madrid pelo saldo de gols, estando à frente do Barcelona e Atlético de Madrid. O Galo ainda tem uma beiradinha do passe do ex-jogador.
Voltando ao ambiente interno nosso. Vencemos bem uma equipe muito bem organizada em campo, que no último final de semana decidiu (perdeu) a Copa Sul-americana. O Fortaleza, apesar de derrotado, é uma das principais equipes do futebol nacional na atualidade. E o time Atleticano já começou a partida agredindo e, por pouco, saia na frente antes do primeiro minuto de jogo. Foi um cruzamento perfeito de Rubens que passou próxima a cabeça de Zaracho. Noutro cruzamento do mesmo Rubens, Paulinho levou a Massa ao delírio na casa Atleticana.
Uma fatalidade, num erro de Zaracho, levou o jogo para o intervalo em igualdade inesperada. Podíamos ter feito mais um ou dois gols, mas os cearenses empataram, ainda no final do primeiro tempo. Diferente de atuações anteriores, o Galo voltou para a segunda etapa decidido a buscar a vitória. E numa jogadaça do Hulk, chegou ao desempate, com outro gol do Paulinho. Agora o bom de bola e bom de cuca, é vice artilheiro do Brasileirão, um mísero tento atrás de Tiquinho, que perdeu uma penalidade ontem decretando nova derrota do Botafogo. E o ídolo Hulk, diferente, converteu pênalti que fechou o placar e assegurou os três fundamentais pontos aos nossos sonhos.
Já temos debatido aqui, insistentemente, que o projeto do Galo é a vaga direta na Libertadores. Pois que, agora distante sete pontos do líder – que está em impressionante declínio -, quatro do vice-líder e apenas um do terceiro colocado, creio que podemos sim sonhar com isso e aquilo. O Bragantino, que tem a mesma pontuação nossa, ainda joga hoje com o desesperado Goiás. Estamos no G4, se os goianos vencerem, a colocação será mantida. Qualquer outro resultado atira o Galo para a quinta colocação.
Para quem, durante um período longo de instabilidade, chegou a ocupar a 13ª colocação, diria que esse segundo turno – temos a melhor campanha entre todos – tem sido de total recuperação. Ainda que pese sobre nossas cabeças as três derrotas nessa segunda metade da competição. Todas inexplicáveis e para times que disputam a parte de baixo da tabela e com riscos de rebaixamento. O que passou não tem retorno, agora é olhar pra frente, acreditar e apoiar. Ainda faltam sete jogos, num total de 21 pontos em disputa, se o nosso time atuar como ontem, é possível atingir esse milagre. Milagre? Não, como diria João Guilherme, não é milagre é Atlético Mineiro.
Usei partidaça e jogadaça, que me fizeram lembrar do classificadaço. Contrataram um treinador de grife, mas os resultados do Flamídia não são os esperados. O que dirá o tal do Penidaço! Time protegido e sempre beneficiado pela cbf/tv.
Nossos sonhos são possíveis, sim senhor! Libertadores, ainda que tardia!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Só não enxerga quem não quer. Esse goleiro não passa de um frangueiro travestido de habilidoso. A imprensa exalta as defesas só não divulga os frangos. As grandes defesas na verdade são feitas no susto quando a bola vem em sua direção. Quando precisa de reflexos ou de braços, aparecem os “bracinhos de jacaré” outra coisa que enche o saco é a cera que ele faz. Quando darão chances ao garoto? Será que nessa nova saf não tem treinador de goleiros. Vai gostar de frangueiro assim na China sô….
GALO NORDESTINO
Concordo plenamente com você!
Caro Eduardo
Conforme comentei na sexta passada, os jogos com Fluminense e Fortaleza não configurariam uma ZEBRA qualquer que fosse o resultado. Jogos equilibrados que poderiam dar qualquer coisa.
A questão que vem assombrando o GALO são as ZEBRAS. Seja para o bem, seja para o mal.
Vejamos.
Vitórias sobre Palmeiras e Red Bull. ZEBRAS do bem. Mas, ZEBRAS.
Derrotas para Coritiba e Marias Invejosas. ZEBRAS do mal.
Sábado frente ao Melequinha, derrota na certa ! ZEBRA !
Enquanto isso tem gente "dando um green", "profetizando na BET", "fazendo um BET aí" e outras babaquices assemelhadas.
Volto a alertar, abram o olho !! Tem coisa aí ! Vamos observar, pênaltis, cartões vermelhos e outras lambanças,
"Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!"
Yo no creo en astucias, pero que las hay, las hay
A derrota do flamerd@, salvou momentaneamente o futuro desse campeonato.
Não dá para entender como adiaram o jogo contra o bragantino e jogaram 3 dias depois em Brasília.
Pensando bem, dá pra entender sim.
Bom dia e ótimo feriado! Feliz com a vitória,mas não posso deixar de fazer uma reclamação, depois de ver o Endrick com 17 anos arrebentar no jogo de ontem pelo Palmeiras, como pode o Izepe com a mesma idade não ser relacionado nem para o banco? Técnico e dirigentes do Galo vivem em que mundo?
É nessas horas que se vê que há potencial no time. Quando tem pênalti, é bom sinal, o ataque está invadindo a área adversária. O único que não viu isso foi um apresentador chatinho do SportTV que começou com a lamúria que o Galo teve muitos pênaltis em 2021. Se teve, é porque entrava na área. E estamos conversados. Enfim, há talento, o time sabe jogar organizado e há efetividade. Ainda não é perfeito, tem coisas para arrumar. Mas parece que Scolari conhece o grupo, sabe onde está o potencial e sabe por onde conduzir esse potencial. O problema parece ser ainda a estranha apatia que toma conta do time quando pega adversários em jogos que "acham" que podem jogar de qualquer jeito. Como no jogo contra as marias. Com todo o respeito pelo técnico delas, não acredito que ele tenha dado nó tático em Scolari. Apenas comemorou a sorte que tiveram.
Realmente deu gosto de ver o jogo ontem, será que o time resolveu peitar o 7x1 e jogar para cima dos adversários? Tomara seja isso. Vamo que vamo, mantendo esse ritmo, coisas boas nos esperam. Abs
Ri demais aqui agora de uma publicação .
"SARAVIA é meio craque , meio bagre".
Ninguém sabe o que pode acontecer em suas jogadas .
Nem ELE mesmo" .
O futebol ainda respira ...
Um pouquinho , mas respira .
Bom dia xará e amigalos! É Gurú, parece que Felipão finalmente encontrou o time titular do GALO. A equipe não se destaca pela predominante posse de bola mas consegue pressionar o adversário tanto pelo lado esquerdo quanto pelo direito. Rubens(pedido exaustivamente pela torcida) potencializou o lado esquerdo juntamente com Arana e Alan Franco vem se formando a cada partida. Saravia já deixou de ser chamado de Saraiva e tem se destacado. Lá na frente dois incansáveis artilheiros. Falta só um tiquinho de gol pra Paulinho superar o botafoguense na artilharia. E Hulk é o Hulk. Quando o time vai bem ele toma conta do jogo. Vale sonhar? Parece que sim. Enquanto isso o CSA-MG virou porteiro da ZONA.
Concordo com tudo que diz o blogueiro democrático, acrescentando apenas que o meu sonho de ontem - se ganharmos do América poderíamos, embora dificílimo, chegar à vice-liderança -, não mais será possível. Mas a terceira colocação sim, ainda é possível! Vamos continuar torcendo, e muito, para garantir a libertadores do ano que vem, já no G-4. Se não der, penso que poderá sacudir os 4rs, no sentido de que entendam que as coisas mudaram no brasileirão, nos dois últimos anos, à exceção do Palmeiras que, convenhamos, joga demais e já demonstramos que temos condições de superá-lo, com algumas contratações para reforçar este bom elenco. E,por justiça, também convenhamos, o Botafogo merece ser campeão, pelo que fez durante praticamente todo o certame.
Foi bom o jogo. Cruzamento de almanaque do Rubens e a ferradura indefensável do Paulinho...Fortaleza tem um técnico que dota sua equipe de uma transição rápida e queria se despir dos últimos trapos de decepção pela perda da Sula. Daí que quando empatou, ainda no primeiro tempo, a pulga se agitou detrás da orelha...até que a força verde bruta arrancou pela direita, como se tivesse 10 anos a menos e não 36, se esquivando e se desembaraçando do cerceamento e do bafo do Tite ou do Benevenuto sei-lá-qual-zagueiro, conectando o passe por entre floresta de canelas para o PaulinhoTáLigado...empenho foi consenso...Franco, Otávio e Zaracho ( vacilou) pelejando...Rubens e Saravia caindo entrega das mochilas...bora!