Atleticanos pelo mundo – 16

Crédito: Galo D’Angola

A sério sobre os Consulados do Galo prova algo que já sabemos: o Galo vem invadindo e tomando conta de todo o planeta. Hoje, vamos até Angola, local de pessoas apaixonadas pelo nosso time. Os Torcedores fizeram o Clube Atlético Mineiro conhecido no continente africano. O fuso horário não intimida. Nosso amiGalo Fred Barros, em 2013, comemorou sozinho nossa maior conquista, pelo computador e com muita interferência. Quatro anos depois, muitos estão ao seu lado nas partidas em que o Galo entra em campo. O texto é de Frederico, responsável por contar as aventuras e peregrinações tão longes da capital mineira.

Crédito: Galo D’Angola

Galo D’Angola

Por Frederico Barros

Junho de 2013. Dias antes da semifinal contra o Newell’s Old Boys, da Argentina. Me mudo para Angola, novamente, e encontro Luanda, uma província bonita e organizada. Fiquei na cidade de Kilamba Kiaxe. Numa matéria da CNN de Londres, a denominavam ghost town devido à sua estrutura gigantesca e praticamente inabitada. Nesse local, no município fantasma, acompanhei sozinho a semifinal e a final da Libertadores 2013. No grande dia, agilizei o retorno para casa, com grande ansiedade. Devido ao fuso horário, o jogo seria somente às 2 da madrugada. Era mesmo uma noite longa!

Jogo tenso, de muitas Cucas na cabeça. No gol de cabeça de Leonardo Silva, a internet travou. Nunca senti tanta agonia. Não ouvia e não via nada. Três minutos se transformaram numa eternidade. De repente, as coisas ficam normais e consigo identificar os comentários do narrador e o som de uma torcida insana de alegria. Paralisado frente ao computador, conferi o placar. 2 a 0. Senti falta dos amigos Atleticanos para dividir a emoção.

Acabou o jogo e não tive dúvidas. Fui até a cozinha para buscar a penúltima Cuca estupidamente gelada, voltei e li todos os noticiários sobre nosso título. Recebia mensagens, no celular, de amigos comemorando na capital mineira. Mais uma vez, o sentimento ruim. Eu estava sozinho no momento de maior alegria como Torcedor. As coisas não poderiam ficar assim.

Crédito: Galo D’Angola

Dias se passaram e comecei a procurar Atleticanos em Angola. Oportunamente, nas conversas sobre esporte, eu me apresentava e não desistia de encontrar meus pares. Nós estamos em todos os lugares. No Mundial, em dezembro, reunimos todos os Torcedores do Galo. Identificamos um local e fomos praticar a atleticanidade. Excelente. O resultado não foi o esperado, mas criamos, a partir dali, um grupo de amigos com para, juntos, torcer e vibrar nos jogos do Galo.

Os encontros começaram a ser mais frequentes, com vários registros de 2014. Conheci o Christiano França, outro Atleticano fanático disposto a ceder suas madrugadas para assistir aos jogos do Galo. E ganhamos mais força juntos. Acompanhamos 80% dos jogos da temporada 2014 e 2015. Vimos, em Angola, o mais importante clássico mineiro da história, a final da Copa do Brasil. Assistimos às viradas heroicas.

Nasceu, assim, o Galo D’Angola. Viramos referência para aqueles que gostam de futebol e da boa resenha, claro! A divergência de horários já não preocupava. Acreditem, encontrar e reunir Torcedores do Atlético ameniza a saudade. À época, não era muito difícil andar pelas ruas de Luanda e se deparar com um morador local usando o manto alvinegro. Nós, Atleticanos, sempre que íamos ao Brasil, no retorno para o trabalho, presenteávamos os amigos com camisas. A semente foi plantada!

Hoje, temos o Edgar Santos que aceitou o desafio de manter o suporte e apoio aos Atleticanos abnegados em Angola. Caso tenha a oportunidade de conhecer nossa casa longe de casa, suas belezas naturais, seu povo alegre e hospitaleiro, não deixe de contatar os amigos que constituem o Consulado do Atlético Galo D’Angola. Sempre bom praticar encontrar quem sente o mesmo que a gente. Visite-nos no Facebook (aqui) e no Twitter (aqui)

 

Blogueiro

View Comments

  • Parabéns aos amigos Galo D'Angola!!!

    Para o jogo de amanhã se o Galo continuar com esta preleção de que "quando tá valendo, tá valendo"..... Tô nem aí para o Palmeiras... Quero é vencer o Paraná... ir para as "quartas".... E domingo comer carne de "porco" lá na arena verde....
    Tô achando que este resto de semana o Galão da massa vai dar a volta por cima.... e até o Cuca não vai aguentar....

    Gaaallllooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • AmiGalo Jandir, obriGalo!
    É nós, querendo ter voz ativa, na roda do Galo mandar... Vamos lotar amanhã a Catedral. Apenas dez mil compraram até agora por os outros dez mil passaram o dia 30 de maio em penitência e oração ao Santo protetor da Nação, São Vítor do Horto...
    AmiGalo Eduardo, apenas para que eu me situe bem, onde fica exatamente este Baleião ao qual você se referiu?
    Saudações Atleticanas

    • Próximo ao Hospital da Baleia. Gramado perfeito. No amador é o preferido. Confortável para jogadores e torcida. Pequeno, claro. Mas ir a 7Lagoas ver sub20 e Galo B é duro. No Baleião iria a todos.

  • Voltei aqui para dar uma sugestão mal humorada, agravada/confirmada pelo que estou vendo do primeiro jogo das semifinais da CB sub 20, o Galo perdendo pro Vasco por 2x1 neste momento...
    O Atlético não devia nem pensar em pisar de novo na Arena do Jacaré, o Atlético não é de Sete Lagoas, a Arena do Jacaré traz péssimas recordações para quem tem vergonha na cara... Arena do Jacaré serve com alternativa para o Cruzeiro. Não para nós. Se o Cruzeiro tivesse caído pra Segunda Divisão em 2011, eles não iriam querer falar nem pensar em Arena do Jacaré... Simples assim. E o Atlético, eu tão entusiasmado com o Campeonato Mineiro Modulo II do ano que vem, marca seus jogos como mandante para Sete Lagoas!... Tá lá: estádio vazio, uma vergonha... Acabei de desligar minha televisão. A Cidade do Galo tem uns quatrocentos campos. Pra quê? Pra gente num jogo deste (o Vasco vai jogar a volta em São Januário, claro) ir pra Sete Lagoas... Nada contra Sete Lagoas. Nada contra o Democrata. Mas se eu fosse cruzeirense e o meu time tivesse caído pra segundona em 2011 eu detestaria a Arena do Jacaré... Eu fui claro, AmiGalos? Eu tinha vontade de ser presidente do Atlético só pra estas questões pequenas, de implicância... Eu não pisaria nunca na Arena do Jacaré! E se o estádio estivesse lotado, vocês pode3riam dizer que eu sou doido... Mas o Galinho está jogando para as arquibancadas... Que fique (não sai da minha cabeça que nós do blog temos alguma importância na ordem das coisas) esta advertência: ainda há tempo para alterar o mando de campo do Atlético B... Vergonha na cara é uma coisa que não falta ao Atleticano, ouviu bem, Atlético?
    Um abraço fraterno aos AmiGalos GalodaMata, Pablo e Paulo pelos votos de pronto restabelecimento... Além da boa pinga, Paulo, nenhuma gripe resiste bem a uma boa raiva como esta que o Atlético está me passando (e imagino que a todos nós) com a tal mania de Arena do Jacaré...
    Saudações

    • Legal, Bispo. Se fizermos a tal reunião ao vivo. Acho que uma das boas coisas para mim será conversar com você. Você me lembra o meu avô que era libanês e quase morria de ódio quando alguém o chamava de turco. Era uma explosão de impropérios e ninguém entendia nada do que ele dizia de tão possesso ele ficava. Leio algumas coisas que você escreve e penso nele. Também vi o jogo dos meninos do Galo e fiquei triste de ver que não vamos aproveitar nada dali. Um abração. E não se esqueça que a pinga tem que estar quente.

    • Concordo integralmente com você. Além dos motivos mencionados, se os jogos do sub20 e Galo B fossem no campo no Baleião, íamos lotar todos.

  • Caro Bispo, arriba amiGALO.
    Realmente a Massa está com o pé atrás. Apenas 10 mil ingressos vendidos até o momento.
    Para uma decisão é muito pouco. Este é o momento para apoiar.
    Espero que até a hora do jogo, esse público dobre.

  • Parabens ao Galo D'Angola!! Vida longa ao Galo e que se espalhe cada vez mais, pois nao se trata de uma torcida, mas de uma nacao, o Galo e como se fosse uma nacao alvinegra!! Galo Sempre!!!

  • "Vencer, vencer, vencer...." o Paraná de goleada, isto é o que temos que fazer amanhã, não aceito outro resultado.

  • boa tarde Eduardo e massa atleticana,parabéns ao galo d,angola,eo galo Portugal sai quando,rsrs.amanha teremos um guerra pela frente contra o parana,roger que você tem coragem de por quem não esta jogando nada,todos nos sabemos quem,vai galooooooooooooooooooooo.

  • Atenção galera atleticana! Hoje por volta da meia noite estará completando quatro anos que o Victor foi canonizado pela massa. Galo 1x1 Tijuana. O tempo voa.

    • Salve Paulo, saudações. Nesta mesma data 30/05/1929, o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO inaugurava seu estádio na Av Antônio Carlos e aplicava um 4×2 nos gambás de parque são jorge. Ainda não eram de itaquera ...GALO 4 ×2 curintcha... abraço ???GALO

      • Temos que transformar este dia em Dia Santo. Estádio Antônio Carlos, quanta saudade. Joguei futebol lá várias vezes e depois que foi vendido para a Prefeitura joguei peteca.

  • Bom Dia Ávila e Massa Atleticana,
    Meu amigalo Eduardo e demais amigalos e amigalas desta nossa "blogosfera" galista, desejo sucesso ao consulado Galo D'Angola, vamos dominar o planeta e cada vez mais, fazer ecoar o grito e o berro mais famoso do mundo, o Gaaaaalllllllooooooô!. Vamos Gaaaaalllllllooooooô!. #HonramosonomedeMinasnocenárioesportivoMundial!.

  • Enquanto uns "babam ovo" de maria trëmë trëmë p/ sair do esquecimento,outros são lembrados por estarem imortalizado na memória do povo Atleticano. Quatro anos que o coração do Atleticano foi colocado à prova e parou por alguns segundos que mais pareceram uma eternidade. Celebremos o dia do #MilagredoHorto... ?GALO
    ✓ps: estatísticas apontam que daqueles segundos até hj o n° de meninos com o nome de Victor aumentou 45% isso é que é ser ido ,o resto é "grorioso" . TFD cerezo, lambe bolas de maria...

Recent Posts

Cumprindo tabela no BR e com ausências

A opção pelas Copas, que até questionei – sem criticar -, está cada dia mais…

12 horas ago

A sobriedade da Massa Atleticana

Conforme planejado, executei fielmente minha programação para a quinta, pós vitória e classificação dignas de…

1 dia ago

Na raça e no grito do “eu acredito”

Uma partida gigante, frente ao último campeão da Libertadores. Assim, como na Copa do Brasil…

3 dias ago

Motivação da Massa em alta

Tem tempos que não sentia uma atmosfera tão interessante para o Galo como para esse…

3 dias ago

A voz da massa é a voz da sensatez

Tudo bem, é verdade que somos milhões de técnicos, mas a decisão é do treinador…

4 dias ago

Vitória para engatar melhor sequência

O bom resultado e a boa apresentação da equipe, tem tudo para sinalizar uma mudança…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!