Categories: blogueiros

Atleticano desdenha provocação e segue seu caminho

 

Imagem: redes sociais

O que sobra no Atleticano seguramente falta em outras torcidas mineiras. A fé e a paixão, condições inigualáveis que nos diferem – tanto interna quanto externamente – daquelas torcidas de menor número em Minas Gerais e até mesmo daquelas que estão noutras unidades da Federação, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Não é por acaso que somos os maiores fora deste eixo e que contam com o apoio explícito da CBF e da emissora de televisão oficial do futebol. Especialmente, no caso, Flamengo e Corinthians.

Se for assim, em que pese os descaminhos recentes do nosso time, o Atleticano não abandona e continua apoiando. Isso, ao que sinto, irrita alguns adversários. Essa gente, coitada, não admite ver o Atleticano – na condição que entendo ser de estado de espírito – seguir acreditando e mantendo sua condição de Torcedor. Ao contrário de nós, essa gente, quando a maré vai à direção contrária, se esconde e assume a condição de simpatizante.

Pois, neste momento de transição que passamos, com mais um novo treinador – numa média de um a cada seis meses, o que é um desastre – seguimos confiantes e seguros de dias melhores logo ali na frente. Sem, evidentemente, nos ocupar com assuntos que não nos dizem respeito.

Os mais antigos hão de se lembrar dos primeiros anos do Mineirão. A definição de localização das torcidas no estádio nos colocou na região central das arquibancadas, exatamente onde o sol castigava nas tardes de domingo. No estilo bem humorado, que falta àqueles que atiram pedra na delegação visitante e quebram loja do Galo ao invés de comemorar, o Atleticano colocava uma faixa na arquibancada em todos os jogos. “A Torcida do Galo fica no sol, mas é fiel como a sombra”. Esse posicionamento na arquibancada sempre facilitou nos clássicos mineiros. Se fosse frente ao América, que ocupava o lado esquerdo das cabines de rádio, ficávamos com o meio até o outro lado, onde seria do outro time de Belo Horizonte. Sendo com este, igualmente, no sentido contrário. Só assim mesmo para abrigar a maior Torcida de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Dois terços do espaço em cada clássico.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

E será assim que vamos comportar com o novo treinador, agora sob a responsabilidade de Oswaldo de Oliveira. Ele chegou cheio de desconfiança, não diria uma rejeição, mas quase perto dessa condição. Nos dois primeiros dias, sinto que o Atleticano começa a assimilar e perceber uma porta de recuperação da equipe. Ao contrário dos dois anteriores, Oliveira tem muito mais rodagem e já conquistou dois títulos brasileiros. De Campeonato Nacional, não de Copa. É com ele que vamos até o final desta temporada e, quem sabe, em 2018 à beira do gramado ou no comando do futebol. Diante disso, o Torcedor supera aquele momento de desconfiança e começa a dar crédito ao carioca.

Ontem terminei nossa prosa com a frase que reproduzo, “nem todos os dias serão bons, mas em todos os momentos seremos sempre Gaaalooo!!!”, extraída de amiGalos nas redes sociais. Acrescentaria dizendo que nada muda o nosso jeito Atleticano de ser, diferente da mesmice de não Atleticanos. Ao invés de comemorar o título, como fazemos, optaram – como disse acima – por apedrejar pessoas e espaços públicos e privados.

Estamos fechando um ciclo, na expectativa de iniciar outro vitorioso, como foram os tempos recentes. Ainda somos o último brasileiro a conquistar uma Copa Libertadores, diga-se, neste milênio. Afinal, se o título nacional nosso é dito pela minoria como antigo, o precedente dessa gente sugere que esta conquista do lado de lá, igualmente estaria prescrita.

Então, ainda estamos sob a égide de tempos recentes. O Atleticano festeja e comemora, varando a madrugada até o dia seguinte. Já o não Atleticano provoca. Até acho compreensível. Afinal, embora a maior conquista do Galo neste 2017 não conte como título, é incontestável. Refiro à construção da nossa casa própria, admirada e que vem causando inveja a quem deveria se limitar a comemorar a recente conquista. Mas a dor de cotovelo atrapalha. A admiração à maquete não tem camisa, está exposta a ser observada por todos os mineiros, como foi recentemente a nova fachada da sede de Lourdes.

Mesmo assim, Atleticanos – como no caso do blogueiro – não se iludem. Queremos raça e time comprometido. Que a “gestão” de Oswaldo de Oliveira comece imediatamente, a salvar a indigestão provocada pelo atual e eventual mandato que vai terminar ainda este ano.

Em tempo: se servir para os infelizes entenderem, têm três bocós que se ocupam desde dias atrás em enviar memes ao blogueiro – via WhatsApp. Mas são tão refratários que ainda não entenderam que estão sendo deletados automaticamente. Ainda não perceberam e insistem nesta perda de tempo.

Blogueiro

View Comments

  • AS CAUSAS DOS REPETIDOS INSUCESSOS DO NOSSO GALÃO DA MASSA:
    1. DIRETORIAS INCOMPETENTES.

    O PRESIDENTE TEM QUE INTERVIR, COMO QUALQUER PRESIDENTE DE QUALQUER EMPRESA, TEM QUE ACOMPANHAR O RENDIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS, A PRODUÇÃO E PROMOVER OS AJUSTES DE TEMPO EM TEMPO.
    O PRESIDENTE NÃO PODE FICAR DELEGANDO PODER COMPLETO, DAR CARTA BRANCA AO TÉCNICO DE FUTEBOL.
    O PRESIDENTE TEM QUE FICAR POR PERTO SEMPRE, COBRAR RESULTADOS E FICAR ATENTO ÀS OPORTUNIDADES DE MERCADO.
    POR EXEMPLO NÃO PODERIA TER DESPERDIÇADO A CHANCE DE CONTRATAR O CÍCERO!

    JÁ TEM CINCO ANOS QUE MANDO MENSAGENS, EM TODO FINAL DE ANO, SUGERINDO A CONTRATAÇÃO DELE. O CÍCERO É UM EXCELENTE MEIO DE CAMPO E ATACANTE.

  • Atenção, LuGalo, EduGalo e Jorge19!
    VOCÊS GOSTARIAM DE SEREM CHAMADOS DE "MARIAS"?
    Esta é a maior ofensa que um atleticano pode receber ou sofrer.
    só porque outros atleticanos sofridos, cheios de experiências, mesmo que só tenham opiniões diferentes de vocês, não quer dizer que eles sejam marienses, sejam raposetes.
    Seria muito bom que houvesse respeito entre a própria torcida do Galo. Dá-lhe, GALO!

  • Parabéns, Eduardo, pelo espaço, pela chance da Massa se manifestar, parabéns pelo texto, mas também discordo do seu ponto de vista...
    Atenção, LuGalo, EduGalo e Jorge19!
    "QUEM PENSA COMO CARANGUEJO, NÃO SAI DA LAMA!"

  • Calma torcedor Fernando, perder e ganhar faz parte das nossas vidas. Nenhum time ganha títulos todos os anos, com exceções raríssimas. As Marias faturaram mais uma CB após 14 anos em jejum e isto faz parte do futebol. São mais de 60 clubes disputando e só um ganha. Nosso Galo não vai ganhar títulos todos os anos não, assim como outros times. Eu também estou indignado, mas só um irá ganhar. Ganhamos uma libertadores há 04 anos e as Marias tem 20 que não ganham e ha 03 anos ganhamos a CB e somente agora depois de 14 anos voltaram a ganhar. Futebol é assim e dias melhores virão.

    • Bom dia AmiGalos!!!
      Concordo com o Jairo, o Corinthians ficou 80 anos sem ganhar nem um título de expressão, só tinha o campeonato Paulista, 80 anos galera...
      E o divisor de águas foi o Brasileiro de 1990 de lá para cá já são 14 títulos de expressão incluindo 2 mundiais.
      Com o Galo é a mesma coisa nosso divisor de águas foi a Libertadores de 2013 é um caminho sem volta, não dá para ganhar todo ano mas com certeza em breve vamos ganhar mais um título de expressão.
      Nosso dever é apoiar comparecer aos jogos e empurrar o time para as vitórias!!
      Suadações!!

  • Na verdade somos um time mediocre e que nao ganha nada! E não me falem que não sou atleticano. Apenas parei de me enganar. Amor? Paixão? Eu quero é título! Chega dessa palhaçada! A gente não ganha bosta nenhuma!

  • De repente torcedores começam a discutir se é mais ou menos apaixonado. Vitória de rival deixa a gente puto mesmo, quem fala que ignora tá é disfarçando. Roberto Drummond tinha uma crônica sobre um atleticano que rasgou sua carteirinha de atleticano depois de um vexame do Galo e no outro dia é encontrado no local procurando os pedaçosda carteira. Time FDP, bando de frouxos, time desgraçado, nunca mais volto no campo... Já escutei de tudo um pouco sobre o Galo vindo de atleticanos putos e indignados, mas no outro dia é só cair um copo no chão que o neguin tá lá soltando o grito: Gaaaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllllllllloooooooooooooo...

  • Marias, não podem cair pra série B, vão a falência, torcedores de momento, galo é paixão, temos menos títulos brasileiro. Mais isso incomoda elas demais, aqui é Heliópolis!!!

  • Amigos do blog, amigo Eduardo D’Avila, integrante fiel da saudosa Gargalo 13, todos somos atleticanos, tudo que li na coluna, daqueles que falaram com o coração,, tem muita verdade contida, somos apaixonados, não aceitamos a derrota, queremos todos os títulos, não aceitamos passe errado, nem jogador cansado, ou seja, vestiu a camisa do Galo tem que se transformar, tem que ser o melhor.
    Não vivo o dia a dia do Galo para fazer um juízo de valor, mas é inegável que algo não está indo bem. Planejamento errado, decisões e contratações equivocadas, não posso afirmar, mas, coincidência ou não, o angu começou a desandar com a doença do Maluf e encaroçou de vez depois da sua partida.
    Falta um substituto à altura para lidar com o plantel. Pelo que acompanhei pela imprensa nosso presidente tentou, mas não deu muito certo.
    O atleticano sempre foi movido pela fé, independente das facilidades ou dificuldades. Já que não podemos contratar, treinar, escalar e nem tomar o lugar dos jogadores, só nos resta cobrar, gritar, vibrar, xingar, suar frio, passar aperto, fechar o olho, torcer e rezar. Somos diferenciados, nossa alma entra em campo junto com o time.
    O destino da nossa paixão, o Galo, sempre esteve nas mãos dos dirigentes. Da era Kalil para cá novos ventos, ventos promissores, começaram a soprar, falava-se equipe de trabalho, sucessão planejada, etc. Não sei se ao assumir a prefeitura, o Kalil levou consigo pessoas chaves dessa equipe. O fato é que o Galo sentiu.
    Estamos a dois meses do final da temporada, o que fazer?
    Nós torcedores, como sempre, faremos a nossa parte, nossa alma entrará em campo junto com o time.
    Pergunto agora para vocês, o que nossos dirigentes podem fazer por nós? Não sei quem está no lugar do Maluf, mas se foi dele a ideia de trazer o Micale, na minha opinião, ele não serve para continuar no posto.
    Precisamos de uma força tarefa para 60 dias, dirigentes se movam, montem uma equipe competente para dar suporte ao técnico e ao plantel. Precisamos de gente que entenda nossa alma, que tenha sabedoria, que saiba discernir, que tenha fé, que reze. Porque se não for de oração, só domínio de teoria não será suficiente para chegarmos de forma honrosa ao final da temporada.
    Daniel Nepobuceno, conheci seu pai, tenha fé, acredito em você, o fruto não cai longe do pé.
    Osvaldo de Oliveira, um recado, menos sorrisos, menos palavras bonitas, mais comprometimento, seriedade e trabalho.
    Que Deus nos ajude, é trabalho e fé, não tem outro jeito.

    • Nilcio uma boa noite, saudações!
      _ isto tudo q vc colocou passa pela cabeça do Atleticano, a preocupação,a cobrança,o apoio,a paixão pelo nosso GALO é e sempre será alta,pelo bem e para o mal. Fica claro q houveram derrapadas no âmbito do futebol q nos levaram aos fracassos até o momento_ eu acredito q vamos p nossa sexta LA seguida,são 39 pts ainda a serem disputados e este time já mostrou q pode mais e irá mostrar novamente_ muito em função do Daniel_não sou defensor dele pelo contrário,acho-o administrativamente falando, um bom gestor e só_ ter se metido onde não devia,justamente o futebol do Clube.Não é assunto p o pres. se meter,ele tem de dar o respaldo necessário p o futebol dar o resultado esperado, seu erro maior foi não ter ao seu lado um cara que entendesse do assunto,um diretor de futebol, pecou nisto, e o penalizado foi o CAM. Os erros estão aí, e um dos maiores é o tal do "ego inflado",não ter humildade p reconhecer que errou e com isto errar de novo,a bola pune, e se hj estamos passando este perrengue momentanio,foi exatamente por não dar o braço a torcer,bater no peito e pedir ajuda a quem entendesse do riscado. Não vou estender muito,mas é duro ler nego desmerecer o CAM como vem acontecendo ultimamente,vou deixar um link de um ranking da pontuação dos Clubes da cbf que contradiz quem parece não conhecer a história do Clube que torce,se é que torce mesmo ... somos o sexto com 13.224 pts, em número de títulos temos 136 conquistados,quinto colocado no geral_este não consegui colar aqui,depois o faço_. Era para termos muitos mais , mas os deuses ladrões do futebol que compõem o "establishment", na mão grande ,nos tomaram um monte deles ... https://www.foxsports.com.br/photos/12185/4-cbf-divulga-ranking-dos-clubes-brasileiros ... Para passar as páginas no lado direito na parte externa das figuras tem um seta quase q imperceptível q as avança ...Duro ver "atreticano" desmerecer nossa Instituição,a Torcida do GALO forjada nas arquibancadas sempre cobrou do time,sempre ! mas sempre foi justa tbm ,NUNCA FALOU MAL, DENEGRIU A IMAGEM, Ou o ESCUDO DA INSTITUIÇÃO, nem entre nós , cobrávamos/cobramos bons desempenhos,raça,sangue e suor,cobrávamos time,presidente_tiramos um de lá na marra_ jogadores, o escambau; repito,mas NUNCA denegrimos nossa PAIXÃO maior, igual tem uns "atreticanos" fazendo por aí...abs??? GALO
      PS: anote aí ,vamos p nossa sexta LA seguida e prá vencê-la quem viver verá e quem duvida tbm...!!!!

    • Caro, você me causou alegria em dose dupla. Reencontrar e lembrar da nossa Gargalo 13. E a melhor, seu texto foi perfeito, assim como daqueles leitores AmiGalos - que mesmo divergindo - procuram o melhor para o nosso time.

  • Lendo materia do GALO hoje vi" No segundo dia de trabalho, uma “maratona”. Foram quase duas horas de treino na Cidade do Galo, com os titulares já disponíveis. O principal enfoque foi a troca de passes. As principais equipes de Oswaldo se notabilizaram pelo DNA ofensivo". Tá explicado a campanha mediocre do nosso GALO, se em meados de Outubro e o time um horror acham uma maratona treinar por eternas 2 horas, hehehehehheheheheh...resumindo da a entender que nunca treinavam... Heranças do eterno Pardal RM... Só de treinar já foi um avanço monumental para este time...Vamos ver se domingo dará algum resultado...GALOÉPAIXÃOQUENÃOSECURA!

  • Caro João, eu também quero títulos, mas o estádio é muito mais importante para o futebol do Galo alavancar e ganhar títulos. É muito mais vantajoso ter um estádio + meio shopping, do que ter apenas o shopping, que não tá atrelado ao futebol. 1 e 1/2 é maior que 1. Não estamos perdendo patrimônio e sim ganhando outro. Atleticano autêntico não é contra o estádio. Põe na sua cabeça, que com a torcida que temos, vamos dar um salto muito grande em termos financeiros, como também em conquistas. Governo nao doa nada de graça não, pois o Mineirão é patrimônio público.

    • Jairo essa conversa de Mineirão foi uma cortina de fumaça do velhaco, a Minas Arena ja falou que vai cumprir todo seu contrato com o Governo ou seja 35 longos anos. MARIAS tem que cumprir 25 anos e mesmo se a Minas Arena não quiser mais continuar no Mineirão o GOVERNO tem que abrir uma licitação onde ganha quem ofertar o melhor preço. Simples assim. Se fosse assim o Maracanã ja seria do Flamerda, como as meninas são iludidas. Ah e paguem os alugueis atrasados.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

24 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!