Categories: blogueiros

Assim foi o VIII Encontro dos ex-jogadores do Galo

Arquibancada com participantes.

A condição de Atleticano reserva momentos inesquecíveis. Seja, especialmente, de vitórias e conquistas ou aqueles que seriam de natureza individual. Entretanto, neste caso, de coração, cabe dividir com o amiGalo leitor e que comenta neste nosso espaço, uma vez que este cantinho pertence à Torcida Atleticana.

Convidado a participar do VIII Encontro Anual da Associação de Ex-atletas do Clube Atlético Mineiro (AEXCAM), não imaginava a surpresa desenhada pelos seus dirigentes. Eugênio Salomão, o Baiano, Savaget, Duca Badaró, e a diretoria. Enquanto acompanhava as homenagens, sou surpreendido com o anúncio de meu nome, entre tantas ilustres figuras da nossa história. Agradeço e divido com cada Atleticano que frequenta este espaço o troféu que está na sala da minha casa, ao lado de tantos adereços Atleticanos.

Pois bem, entre histórias, estórias e casos ontem na Vila Olímpica, alguns dados merecem registro. A AEXCAM firmou convênio com 130 estabelecimentos comerciais em Belo Horizonte, com descontos que variam de 5% até 80% para os ex-jogadores do Galo. Duas clínicas também são conveniadas. Uma de odontologia e outra para recuperação de dependentes químicos.

Em meio à emoção do encontro, que para os ex-jogadores era um reencontro, anotei vários nomes que já gritamos muito na arquibancada. Entre os treinadores: Vicente Lage, o 109; José Maria Pena e Procópio Cardoso Neto. Os dois últimos também foram ex-atletas. Some-se a eles: Reinaldo (o maior de todos os tempos), Grapete, Getúlio, Marcos Vínicos, Paulo Martins, Geraldo, Buião, Careca, Fernando Roberto, Alfredo e Ronaldo.

Ainda: Ziza (ponta esquerda), Jorge Valença, Warley, Alves, Pedrilho, Osmar Barão, Tita e tantos outros. Um especial: Gastão. Seguramente, este meio campista hoje com 87 anos, é o que dispõe de mais tempo de Atleticanidade entre todos os presentes. Simpático e afável, contava sobre o penta de 52 a 56, que só não participou do último título, tendo se transferido para Portugal.

Entre os profissionais de imprensa, do presente e do passado, destacaria José Calazans, que trabalhou nas Rádios Inconfidência e Guarani, e Walter Luiz. O primeiro narrou o gol do título de 1971, com direito a “balançou a roseira” e ainda “vai buscar lá dentro”, levando os presentes a um momento de grande emoção. Agradeço aos amiGalos Salomão, Savaget, e Duca Badaró por este momento mágico na minha vida Atleticana.

As fotos que seguem do evento são da Stéphany Badaró, filha do último deles, que são – pai e filha –, além dos outros dois, os grandes responsáveis pelo sucesso e comunicação deste encontro tradicional da família Atleticana, que contou ainda com a Charanga e o mascote do Galo.

Detalhe da arquibancada: blogueiro e Gastão, encoberto pelo braço do Rei.
Ziza e Procópio.
109 e Baiano.
Buião e Reinaldo.
Blogueiro e Alves.
Careca.
Getúlio (à esquerda) e Fernando Roberto (à direita) ladeando ex-jogadores.
Getúlio.
Valência, Procópio e Baiano.
Procópio e Buião.
Ambiente.

 

Blogueiro com troféu de homenagem.
Blogueiro

View Comments

  • Caro Eduardo! Prazer foi nosso ter a sua presença na nossa confraternização. A AEXCAM agradece a sua presença. Abração

  • Parabéns, Eduardo! Muito bem reconhecida essa homenagem a vc. Eu me esnti bem com essa homenagem, assim como muitos aqui desse espaço tb devem ter sentido. Afinal, vc é nós. É isso que a diretoria do 9ALO precisa fazer com mais frequência, valorizar nossos ídolos. Foram esses jogadores que fizeram do 9ALO o que ele é hoje. Parabéns ao pessoal que organiza a AEXCAM. Muito bom saber que há um encontro anual dos ex-jogadores do 9ALÃO DA MASSA. Para os próximos encontros poderiam sortear um número X de entrada para o torcedor ir lá conhecer o pessoal, só uma ideia. Ou isso já existe? VAAAMMMÚUUUU 999AALLÔOOOOOOOO!!!!!!!

  • Porque esses nossos ex-craques e ídolos do passado não são chamados para formarem um "conselho de futebol"? Tenho cegrteza que juntos, poderiam participar ativamente de tudo que envolve o departamento de futebol do Galo. Sendo uma força crítica e sugestiva auxiliar.

  • Porque esses nossos ex-craques e ídolos do passado não são chamados para formarem um "conselho de futebol"? Tenho certeza que juntos, poderiam participar ativamente de tudo que envolve o departamento de futebol do Galo. Sendo uma força crítica e sugestiva auxiliar.

  • Grandes jogadores que passaram pelo Galo. Eduardo, poste mais fotos para matarmos a saudade de tantos atletas que nos deram muitas alegrias.
    Parabéns.

    • Caro, estou aguardando o link da fan page da AEXCAM. Vou deitar no rodapé daqui nos próximos dias. Foi demais.

  • Que bom rever o Alves e o Fernando Roberto. Faltou aí o Danival, Modesto, Serginho, Paulo Isidoro, Marcelo, Heleno,Marcio Gugu e tantos outros. Um abraço.

  • Eduardo e amigos Atleticanos: nosso passado é grandioso e incontestável, porém, nem o presente ou futuro nos geram expectativas positivas. Depois de tantas glórias nosso clube não consegue formar jogadores na base; o time B toma goleadas vergonhosas de clubes desconhecidos, e o time A, nos envergonha a cada semana. Acho que vale a pensar no assunto. Um time com estádio e sem status de grande clube! Acho que merece ser por sua grandiosa torcida.

  • Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Bacana demais. Deve ser emocionante participar de um evento como este, recheado de nossos ídolos do passado, mas ainda vivos em nossa mente e em nosso coração.
    Engraçado, era uma época que praticamente não ganhávamos nada de expressão, mas o amor e a paixão pelo Clube extrapolavam todos os meus sentimentos.
    A gente discutia, brigava, chorava e jamais admitiamos ser inferiores
    Naquela época se via em cada jogador o amor pela camisa e a raça em campo superava a técnica.
    Era diferente torcer pelo Galo.
    As décadas de 60 e 70 deixaram marcas em minha vida.
    Uma curiosidade: no bate papo que você teve com eles, alguém mostrou um caminho para sairmos dessa turbulência de momento?
    Bom domingo a todos.

Recent Posts

Empate justo e injusto

O título contraditório foi proposital. Injusto ao Galo que abriu dois a zero e tomou…

13 horas ago

Pelo Brasileiro pensando na Libertadores

Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…

2 dias ago

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

3 dias ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

4 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

5 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!