Por Betinho Marques
Confesso-lhes não ser uma tarefa fácil vasculhar, “garimpar” e esmiuçar o processo de licenciamento para o início das obras da Arena MRV. Antes, porém, deixo como tarefa a leitura do dossiê que divulguei em 29/05 pelo portal Camisa Doze no link: https://camisadoze.net/dossie-arena-mrv/
Em diálogos recentes com os principais atores envolvidos, um deles, o diretor da MRV, Rafael Menin manteve a previsão: “Está mantida a previsão de início das obras para o terceiro trimestre.”
Em atualização recente, a Prefeitura deferiu o pedido para respostas ao Relatório de Pendências de 24/04/2018, concedendo prazo de 90 dias contados a partir de 24/05/2018. O prazo foi estendido então para meados de agosto.
Em entrevista, com o ex-presidente, Daniel Nepomuceno, que provavelmente será um dos gestores do processo ele ponderou: “Estamos solucionando alternativas. O processo caminha bem, mas para o bom andamento, informar sobre a forma de obter o licenciamento agora pode nos prejudicar. Entendo a ansiedade de todos, mas precisam acreditar”.
O empreendedor buscou junto ao município de Belo Horizonte orientação para Licenciamento de Empreendimento de Impacto – OLEI de no0842A-2014, que possui validade até 8 de fevereiro de 2019.
Sendo assim, devido à burocracia e os tempos de retorno, os responsáveis estão buscando caminhos legais diferentes do inicial para aprovar o licenciamento sem a necessidade de passar pela Câmara dos Vereadores, já que a OUS (Operação Urbana Simplificada) não respondeu ao empreendedor em tempo hábil e não se podia esperar.
Para finalizar uma pendência “espinhosa”: “Deverá ser realizada a outorga junto ao Instituto Mineiro das Águas – IGAM, nos termos da Lei Estadual no 13.199/99 e Deliberação Normativa CERH-MG no07/02 para avaliação da proposta de canalização de córrego prevista para o empreendimento. Além do exposto acima, o processo carece de um laudo de desembargo do IBAMA e da jurisprudência que defina o novo parcelamento do solo que está em APP (Área de Preservação Permanente) e analisado pela DIRETORIA DE LICENCIAMENTO DE ALTA COMPLEXIDADE.
Para a torcida, duas certezas:
A Racional está contratando e planejando a execução. Se o licenciamento não sair, o Galo não perderá o Shopping e tudo voltará ao que era. No mais, afirmo: que comece a obra quando ela não puder parar e quando iniciarem será edificado o LEGO mais lindo do MUNDO!
Galo, som, sol e sal é fundamental!
Acompanhem pelo @rmarques13 e vamos atualizando!
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Santos contratando o Sanchez.
Eu queria ele no Galo, ainda mais agora que perdeu Blanco e Adilson machucados.
APP é área difícil de construir.
Será por isso que a MRV cedeu o terreno?
A canalização do córrego já estava incluída nos custos iniciais do projeto?
Quanto de dinheiro da venda de parte do shopping já rendeu?
Não era melhor ter esperado mais tempo para vender com maior poder de barganha perto do tempo de término do contrato?
EU ACREDUTO NO ESTADIO
Boa tarde, sei que importante para todo atleticano sonhar com a arena do GALO, mais um time desta grandeza, com uma massa apaixonada como a nossa, precisa de um estimulo, um presente, que parecia perto, que é o BRASILEIRO DE 2018, que está ficando cada dia mais dificil, com as perdas de jogadores, falo perda, nao so pelas vendas de OTERO, BREMER E ROGER GUEDES, mais também pelas contusões de BLANCO E ADILSON, ADILSON que a diretoria está demorando para renovar o seu contrato, uma dificuldade para renovar com um jogador ja identificado com o clube e com a torcida, em vez de aumentar o prazo de contrato para facilitar, oferecem só ate dez.2019, muito pouco para um jogador de 31 anos, enquanto isto faz contratos longos com apostas, fico sem entender isto. uma situação que está virando novela é esta do CAZARES, se for pra vender , emprestar, que vá logo, como vc fica com um funcionário em uma empresas que não tem um substituto a altura dele e o deixa praticamente de ferias remuneradas, empresa nenhuma no mundo faz isto , só no GALO mesmo. E o que a maioria da torcida do GALO cobra hoje são as reposições, se não tivesse saído ninguém do GALO, com certeza com estas contratações que foram feitas , teríamos grandes chances de soltar este grito que está preso na garganta, de é CAMPEÃO, É CAMPEÃO. ESTE COM CERTEZA É O MAIOR SONHO DE TODOS OS ATLETICANOS COMO EU, QUE MESMO QUERENDO O ESTADIO, COM CERTEZA PREFEREM O TITULO DE CAMPEÃO , POIS O GALO NÃO FICA SEM JOGAR, POIS TEM O INDEPENDÊNCIA E O MINEIRÃO, AGORA TITULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO É APENAS SONHO.
EDUARDO, vc sempre será ouvido pelos torcedores e com certeza por esta diretoria, faça uma visita e fala para a diretoria do sonho de nós ATLETICANOS, espalhados por este mundão de DEUS, que é ser CAMPEÃO BRASILEIRO 2018, e este sonho nao está distante, mais está ficando, pois precisamos de poucos reforços, um bom ZAGUEIRO, UM ARMADOR, MAIS QUE CHEGUEM PARA SER TITULARES e nao para composição de grupo E UM LATERAL ESQUERDO, para reserva de FABIO SANTOS. ai sim podemos para de sonhar e acreditar que podemos ser CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2018.
Li e reli a matéria e senti que a Arena Anelca não sai. Nepomuceno à frente, então esquece. Não falaram que ele estava fora do projeto. Agora, com eleição chegando, ele reaparece.
Como diria Dona Milú, "...mistérioooooooo...".
Em todo o caso, se um dia a arena sair, coisa que eu não acredito, eu mando cortar as duas orelhas.
No campo de jogo, temos duas partidas fora até domingo que vão selar a sorte do Galão da Massa no BR18. Se trouxer ao menos dois pontos, há chances de disputa em cima. Se perder as duas, babau.
Que venha logo o nosso estádio. Apenas para exemplificar o que representa ter um estádio próprio, vejam o que ocorre com o Palmeiras, que tem o melhor contrato de construção de estádio próprio. E sem esquecer que tem um sócio (W Torre) que leva todo o faturamento de Shows, Naming Rights, Comércio de cadeiras, Camarotes, Locação do Estádio, Contratos de Publicidade (95% de tudo isso).
No caso de nosso estádio tudo será do GALO. Não tem sócio e pelo planejamento sem tirar recurso do que tem hoje de receita.
O Palmeiras faturou líquido em 3 anos (nov/2014 a nov/2017) 200 milhões em bilheteria (sem 18 milhões de jogos da Libertadores) e a W Torre faturou líquido outros 200 milhões. Se o GALO faturar a metade deste total (418 milhões) terá um faturamento líquido anual de 70 milhões, que é mais do que a cota de televisão (maior fonte de receitas dos clubes).
Penso que a atual diretoria está pensando em um time para 3 a 5 anos, com as contratações que tem feito de jogadores com idade entre 19 e 23 anos. O mais velho contratado foi o Chará que tem 27.
Olha, nem ligo pra este assunto (Arena) sabendo quem gerenciará a obra... Se a letargia contamina, estádio só daqui a muitos anos.
Quanto ao time, amanhã é jogo para o Galo mostrar porque este será o ano do triunfo. Aliás, os dois próximos jogos. Imagine o cenário com 2 vitórias sobre Grêmio e Palmeiras FORA, e, logo após, receber o Paraná. Vamos Galo!!!!!!!!!!!!
Boa tarde Antônio Carlos Mata e amigos do Galo. Muitas vezes os "entraves burocráticos ambientais" decorrem da relutância das empreiteiras em atender a legislação principalmente por questão de custos. Intendo que independentemente de licenças ambientais em qualquer esfera, a obra tem que ter DATA DE INICIO E DE TÉRMINO, com multa e rescisão em caso de descumprimento. Acredito que o Jurídico do NOSSO GALO pensa desta forma.
Boa tarde AmiGalos! Fico vendo algumas opiniões e questionamentos, todos plausíveis......mas às vezes eu me pergunto: será que o pessoal não acompanha o que rola no futebol no mundo todo não? a importância de se ter um estádio próprio, sem dividir com ninguém...sem envolver estado no meio.....com um baita potencial de arrecadação, em todas as formas possíveis de uma Arena moderna?Qual time poderoso no Mundo, os tops mesmo de verdade não possuem estádio próprio?Agora, é claro que o assunto não anda nem sempre na velocidade que as pessoas querem, é óbvio que existe uma complexidade no assunto e muitos interesses de terceiros para que não vá pra frente, teremos a nossa linda casa sim, e será muito importante para o fortalecimento do nosso amado Galo......a Copa acabou de mostrar, isso é no mundo todo, não tem nada no mundo do entretenimento que paga cifras igual ao futebol, é uma paixão mundial e globalizada.............nada como vc ser dono do seu nariz, e poder negociar as publicidades envolvidas, camarotes, precificação, bares e etc....etc...etc.....Acredita Galo, vamos em busca desse Brasileiro!
Pessoal....Se eles sabiam dos "entraves" burocraticos...pq ficaram anunciando data. Não poderiam fazer isso sabendo que dependem dos outras esferas. Outra coisa...não tem essa de "trabalhar calado" pra conseguir por outros meios. Isso chama-se IMORALIDADE. Todos os assuntos da Câmara de Veradores, IBAMA, IGAM e etc são ORGÃOS PUBLICOS. Não podem ajudar um em detrimento do maior que é a população. Ta cheirando rolo. E mais, quem se dispuser a olhar o balanco anual verá que o $$ do shopping JA ENTROU nos cofres...15 dias depois de aprovado pelo Conselho. Assim, não tem volta. Se não fizer...não tem devolução.