Em meio a muitas dúvidas e indefinições, o elenco Atleticano se apresenta amanhã para dar início à pré-temporada de 2018. O torcedor continua aguardando novos nomes para a maratona do ano, notadamente para lateral direita, miolo da zaga e cabeça de área. Sem esquecer de outras necessidades. No geral, ao que sinto, o Atleticano vem depositando confiança na diretoria que iniciou seus trabalhos.
Sérgio Sette Câmara e Lásaro Cândido assumem em meio a uma enorme frustração pelos últimos tempos. Afinal, depois de cinco anos consecutivos, o Galo ficou fora da Copa Libertadores. Por total e exclusiva incompetência dos responsáveis pelo time: diretoria, comissão técnica e jogadores. A parte intermediária, do comando à beira do gramado, pode ser a única a merecer algum tipo de álibi. Afinal, apenas no ano passado, foram três treinadores.
Sendo assim, em que colocar a responsabilidade? Roger Machado, depois de conquistar o Mineiro, não conseguiu fazer um time cheio de “talentos” renderem o que era esperado. Rogério Micale, seguramente o mais frágil dos últimos tempos, tem menos culpa do que quem apostou no seu trabalho. Já Oswaldo de Oliveira, cujo rendimento foi de time competitivo, pegou o bonde andando e não conseguiu o remendo necessário para salvar o ano.
Então, restam diretoria e jogadores. Nem vou repisar sobre o que penso, mas também não posso omitir meu pitaco. Seis treinadores em um mandato de três anos, sendo que três deles somente numa única temporada, responde mais e explica a indignação do Torcedor. Faltou comando e determinação. Jogadores, daqueles considerados medalhões e com relativo histórico no futebol brasileiro, mas que – talvez pelo erro acima – não renderam absolutamente nada. Faltou compromisso de muitos deles. Felizmente, a maioria já tomou outros rumos.
Pois bem, agora livres desse tipo de situação, o elenco se apresenta amanhã. Nos primeiros dias, exames médicos e de laboratório de rotina, com a presença dos cinco novos contratados. Os que chegarem posteriormente terão de correr atrás para nivelar à preparação que vai se iniciar. Deveria estar tudo definido e o planejamento em execução. Mas, melhor não reclamar e aguardar os próximos passos.
De imediato, aquela famigerada Flórida Cup, onde novamente o Galo segue com time alternativo, a exemplo do ano passado. Melhor, pois em 2015 foi com os principais jogadores e brilhou, causando a impressão de uma bela temporada. Frustração! Seguem para essa disputa uma mescla de jogadores novos e outros sem oportunidade no time principal.
Até aí, tudo bem. O que me preocupa, na verdade, é que após os jogos nos Estados Unidos, o Galo retorna e tem estreia no Campeonato Mineiro quatro dias após (18 de janeiro), lá em Varginha. Ao que andei apurando, além desta partida com o Boa, outros três jogos devem acontecer ainda neste primeiro mês do ano. Serão dia 21, com o Democrata de Valadares, em BH; dia 24, em Nova Lima, frente ao Villa Nova e ainda dia 27 enfrentando a Patrocinense, de novo na capital. Para tanto, a intenção é utilizar esse time alternativo e dar mais tempo à preparação dos titulares.
Ora, se a competição regional será jogada a segundo plano – até sempre brinco que o Mineiro não vale nada, mas não pode perder –, qual é a intenção da diretoria e da comissão técnica? Será que acreditam na punição do Flamengo pela Conmebol? Não consigo admitir, embora, se ocorresse, explicaria este zelo. Tudo bem que o Mineiro vem com aquela fórmula idiota neste ano em que se classificam oito em doze equipes para o mata-mata decisivo, mas convém lembrar que a vantagem nestes jogos é de quem teve melhor colocação. De qualquer maneira, vamos esperar o que será anunciado, tanto sobre calendário, quanto e – principalmente – os novos reforços.
Em tempo: A situação do Cazares merecia uma posição da diretoria ou da comissão técnica. Ao final do ano, pelas redes sociais, postou algo em tom de despedida. Nada aconteceu, nada foi dito, ele deve se reapresentar. Será que com mais responsabilidade que demonstrou nestes dois anos de Galo?
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
O meu receio é que tenhamos uma versão de 2017 piorada. Nos meus 66 anos já não suporto mais ver tantos erros administrativos no futebol do Galo
VAMOS QUE VAMOS
NÃO ACREDITO! Depois de torcermos para a maria ficar entre os cinco e flamengo ganhar a sulamericana, agora querem torcer pra comebol tirar o carioca da libertadores para alçar a presença do Galo na competição. Francamente! Sem títulos até vamos vivendo, mas sem vergonha na cara, fica difícil.
Fale por quem criou esse factoide. Chance zero. Prefiro 2018 como esta pro GALÃO.
Bom Dia!Pelos comentários estamos divididos: 50% acham que teremos um ano ruim e os outros acham que devemos esperar o time jogar e ai sim,ter esperanças ou não.quanto ao técnico eu também tenho desconfiança nele pois para mim ele não fez este trabalho tão bom que muitos viram.insistiu com jogadores que não estavam jogado nada.a forma de jogar continuou a mesma.acho que não fica até o meio do ano mas concordo com o Werneck,o cuca nos fez passar as maiores vergonhas que nos assombram até hoje e são munição para gozações de adversários.Até hoje acho que aquele jogo contra as marias foi ele que arrumou um jeito de enfraquecer o time e beneficiar o outro lado.quanto ás contratações,porque não dispensam uns cinco ou seis malas-elias em primeiro-e com o dinheiro economizado compram o Conti que é sim um zagueiro que vai dar certo.mas como todo Atleticano estou torcendo sempre a favor de que teremos um bom ano.Saudações Alvinegras!
Prezados, daqui a pouco essa diretoria vai atras sabe de quem? Do Cristian. Esse cara é o maior pé quente. em 2017 ele fez 5 jogos este ano, mas foi campeão paulista e brasileiro pelo Curintia e da Libertadores pelo Grêmio. é mais vitorioso que o Arouca, Erick e o Guedes!!
Concordo. E tem muitas viúvas do Roger que não queriam que ele saísse. Cara começa a pré temporada , pede os jogadores que quer e nada. O time tinha um DNA ofensivo, não importa se tomava muitos gols. Sou da opinião que é melhor ganhar de 4x3 q perder de 1x0
Ótemo seu raçosinio. Tumbém prifiro ganhá de 1X0 que perdê di 4X3.
Alex.
Já ouvi sim a tal liberdade de expressão tanto que expôs a minha. Quando a frequentar blogs esportivos também acho que vai de cada um e esse eu frequento a tempo. Mais minha intenção não é causar mal estar não. Não estou satisfeito com as contratações mais consigo ser realista principalmente nas cobranças. Não podemos nos iludir achar que a nova diretoria vai contratar jogadores a peso de ouro como na gestão passada até mesmo porque isso não colou no ano passado. Infelizmente esse vai ser um ano de aposta e é isso que eles estão fazendo. Apostando. Pelo menos não teremos come e dorme sugando a grana do Atlético como no passado. Não gosto do trabalho do O.O mais isso não vai mudar a forma da diretoria pensar. O que me resta e torcer pelo sucesso dele. Quando expôs meu pensamento foi nesse sentido. Que infelizmente por mais que a maioria esteja contra as contratações é o que restou para esse ano. Então precisamos sim incentivar o time e apoiar e nos desenrolar dos jogos pontuar nossas insatisfações. Agora e novidade para todo mundo, temos ideia do que pode ocorrer mais certeza no futebol jamais teremos. Vai que da certo????
Peço desculpa pela expressão acima, apesar que realmente as vezes considero sim parte da torcida chata, e me incluo no meio...
...VC tem todo direito de emitir sua opinião márcio, isso é salutar....mas não te indignes com os que cobram, como bem disseram aí pra cima, isso é um ATO DE SUMA IMPORTÂNCIA....desculpas aceitas , envio o meu pedido de desculpas também e segue o jogo.....e voi apoiar sim, mas cobrarei demais também....o Sette sabia o que estava assumindo, não pode se encostar nas desculpas....Kalil pegou a terra muito mais arrasada....
Põe o Leonardo Silva de Líbero!!! (BARESI), jogue com três zagueiros...
Luiz, o Leonardo Silva, como centroavante, poderia ser um novo DARIO!
Caros,
Basta a emprensa zeira soltar o mote q a nossa organizada Jabá repercute com tudo. O time do curica e a forma deles jogar ñ é exemplo. A fórmula nossa é Galo Doido, assinatura própria. No curica o q deve ser observado é o turismo frequente q os cartolas paulistas fazem na Rua da Alfândega e a influência a partir dali nos jogos do poder e dentro de campo. Se ñ jogar o jogo dos ratos ñ leva...7, tamos juntos, ocupa a Alfândega. Ninguém é inocente. Acredito pra levantar o caneco do Br18 no trabalho sério de bastidor. Paralelamente nós, os verdadeiros alvinegros, vamos tentando trazer junto os acomodados, e fortalecer a ideia da conquista do Br18. Já o JABAZEIRO ñ tem jeito, é uma praga. O autêntico JABAZEIRO é um crente sem vergonha. Ele crê q Patrick, Danilo e Cia Conceição, pernas de pau autênticos, são patrimônio (é sério?) e como tal e só por isso devem ser incorporados. São barca e ponto. E em linguagem franca e simples, contra essa de apoio incondicional e bobagens como basta vestir camisa, além de frases de efeito da geração coca-cola do tipo "se...o atleticano torce contra o vento". Estamos no apoio e cobramos a montagem de um time à altura do GALO FORTE E VINGADOR!
DISPOSIÇÃO E GARRA! QUEREMOS O BR18! GALO SEMPRE!
Obs.: 7, ñ tenha receio da barca, tem cabra aí q ñ vai acrescentar. E cuidado q tem JABAZEIRO querendo ocupar na barca vaga de muito perna de pau 17...Jabazeiro é acomodado e preguiçoso, se ele pegar vaga na barca ñ sobra prá ninguém.
Obs.: de olho 00. Queremos trabalho e ñ desculpas...
Tá difícil contratar um zagueiro top sem grana.
Muitos torcedores querem uma reformulação grande trazendo grandes nomes como Otamendi, Tardelli, Bernard etc...
Esse é o sonho de todo Atleticano mas a torcida tem que ser REALISTA não tem grana, e a diretoria tem de ser criativa.
Com relação aos zagueiros hoje temos:
Leonardo Silva, que vai completar 39 anos esse ano e não pode ser titular em todos os jogos.
Gabriel ok
Felipe Santana, está treinando nas férias e ode surpreender.
Matheus Mancine, tem qualidade.
Erazo deve ser dispensado ou emprestado.
Bremer muito verde, eu emprestaria ele.
Como está difícil contratar um zagueiro Argentino de qualidade, eu apostaria em uma solução caseira:
Contrataria a zaga titular do mequinha Rafael Lima e Messias e tentaria colocar na negociação Erazo e Bremer indo para o mequinha.
Sei que vou ser criticado pois a torcida tá iludida esperando um Otamendi, um Miranda, Thiago Silva, Marquinhos etc.
Sou realista e tanto o Messias quanto o capitão Rafael Lima jogaram muito bem em 2017, o Rafael Lima entrou na seleção da serie B e o Messias tem qualidade e é novo 23 anos.
Ficaria com:
Leonardo Silva
Gabriel
Felipe Santana
Matheus Mancine
Rafael Lima
Messias
Contrataria sem medo o Rafael Lima e o Messias e solucionaria o problema da zaga.
Saudações!
Bom dia.Entendo o pessimismo de alguns em relação a montagem da equipe pra 2018,mas vejo que a diretoria está agindo dentro das possibilidades financeiras e em uma linha de raciocínio de padrão para a equipe.Vejamos:
Dispensou o Robinho que não rendeu o que se esperava dele pelo custo/benefício e pouco poder de decisão.Fred maricone tbm,até fez gols mas nas horas decisivas não correspondeu.Dos 3 técnicos de 2017 o Osvaldo até teve um bom aproveitamento,pegando o bonde andando.Vai iniciar um trabalho e se ele tem convicção que os jogadores que ele está apostando vão corresponder,vamos esperar pra ver.Os atletas que estão vindo,alguns mais que os outros,são de qualidade.Roger Guedes,a cara do GALO,raçudo e bom de bola.Erik é bom e rápido.Ricardo O. é bem condicionado fisicamente e artilheiro.Tenho CERTEZA que com o estilo de jogadores que estão vindo,os que já estavam aqui,vão render muito mais,Cazares,Otero etc...NÃO precisarão CORRER pra fred/robinho que não decidiam NADA.Portanto tem o campeonato mineiro pra encaixar o time e sentir quem corresponde bem e pode ter a HONRA de vestir a camisa do GALO.Quem não estiver a altura disto,RUA.Vamos Galodoido,faturar o Brasileiro.