O vexame do maracanã, como está sendo chamada com justa razão pelo torcedor atleticano a humilhante e ridícula derrota atleticana para o Fluminense por 5 x 3, foi mais uma demonstração inequívoca e cabal de que as coisas nos interiores alvinegros estão de mal a pior.
Aliás, este diagnóstico tem sido o mote da maioria absoluta dos meus artigos publicados neste espaço e em minha coluna Preto no Branco no fala Galo nesses primeiros meses de 2022. Salta aos olhos até do mais incauto dos observadores que a maionese atleticana vinha desandando e que, se o comando alvinegro não buscar fazer um diagnóstico profundo e preciso das causas desse debacle, o clube certamente entrará em um caminho sem volta.
A posição do treinador Antônio Mohamed à frente do elenco atleticano está ficando cada vez mais indefensável. Não, não sou daqueles que está levantando nas redes sociais a hasteg #ForaTurco. Já escrevi mais de uma vez que a simples substituição do técnico por outro sem que o clube vá à raiz dos problemas e os ataque com efetividade, não seria suficiente para colocar a máquina atleticana nos trilhos. No máximo, iludiria os ingênuos e adiaria a bancarrota que as atuações do time estão anunciando. Nunca é demais repetir que o pior cego é aquele que não quer ver.
É preciso sacudir o futebol atleticano. É preciso fazer comandantes e comandados, sem exceção, passarem por um choque de realidade. O Turco sozinho não conseguirá grandes resultados. A atuação abaixo da critica do time atleticano diante do tricolor carioca escancarou sem nenhum disfarce que o Atlético chegou a uma encruzilhada perigosa. Ou o clube, doa a quem doer, busque detectar honesta e seriamente o que está por trás dessas atuações nada convincentes e desse torpor mental e emocional que vem envolvendo o time, tirando vários jogadores do foco e os levando a jogar muito abaixo do que podem jogar e lavar internamente a roupa suja, de modo a resgatar a resiliência e o vigor perdidos, ou o desastre será tão certo quanto dois mais dois é igual a quatro.
Ah! Mas o Fluminense não teve méritos e não justificou a sua vitória e o placar acachapante que impôs ao Galo mineiro? Claro que teve méritos e que a vitória do time carioca foi justa. E, vou além: o tricolor das Laranjeiras poderia ter infligido ao Atlético uma derrota ainda mais dolorosa e humilhante. Mas, time nenhum e, principalmente do nível da equipe atleticana, sofre 5 gols em um jogo, três deles apenas no primeiro tempo, exclusivamente em razão de uma jornada feliz e dos merecimentos de seu adversário.
Aliás, uma análise superficial dos 5 gols sofridos pelo Atlético não deixam dúvidas de que o time atleticano está “doente”. E é essa doença que tem que ser diagnosticada e tratada. Melhor, erradicada dos intestinos alvinegros. E, analogamente a uma doença que, por ventura, esteja devastando a saúde de alguém, não é suficiente atacar os sintomas. Detectar as causas, a origem, é fundamental e essencial para se obter a cura completa.
Claro que os gols de pelada que o veloz e aplicado Fluminense marcou naquela noite negra para o mundo atleticano sinalizam desajustes táticos defensivos graves do time atleticano. E, se uma defesa que no jogo anterior, contra um adversário claramente mais qualificado que este Fluzão, se comportou de forma absoluta e surpreendentemente sóbria e coesa, o que dizer ou como explicar este comportamento esquizofrênico? Pauta para o diagnóstico que se faz necessário e que o bom senso indica como uma medida urgente e inadiável.
E não foram apenas os gols sofridos que escancararam os problemas atleticanos. O nervosismo e o conjunto de escolhas e ações erradas de vários jogadores e os incidentes que se registraram no intervalo envolvendo o treinador atleticano, espanaram qualquer dúvida a respeito.
Se de um lado Mohamed tem que ser cobrado sim, de outro é preciso que o clube vá muito além disso. Ou seja, é essencial que o Atlético dê ao treinador condições mínimas de trabalho e ambiente para que os jogadores possam absorver as ideias de jogo de seu comandante e este possa fazer os ajustes necessários. O tempo está ficando curto, muito curto. A cada minuto que passa a posição de Antônio Mohamed no comando do time atleticano vai ficando cada vez mais insustentável e a sua queda poderá trazer um dano ainda maior.
Ainda não é terra arrasada, mas…
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
O ATLÉTICO TÁ MUITO MAL TREINADO E APRESENTADO UM PÉSSIMO FUTEBOL.
UMA VERGONHA.
DOMINGOS SÁVIO ,
Então : o técnico mais vencedor da história do Atlético menosprezou aquele que seria o grande nome dos títulos em 21 ( palavras do próprio Hulk ) .
E em 13 , ele tinha tanta importância na motivação do elenco que o Ronaldinho , no pênalti do Tijuana , não sabia o que poderia acontecer se eles marcassem ( palavras do Tardelli ) .
Ou seja , o treineiro não comandava porcaria nenhuma , sendo tudo obra e graça da rapaziada em campo , nos dois anos consagradores .
Por isso eu sou fã do Levir Culpi , que teve a honestidade de dizer que não teve NADA a ver com as duas viradas mais espetaculares que o futebol brasileiro possa ter proporcionado .
Segundo ele próprio , crédito total dos jogadores .
Daí , a alcunha " O MANSO " está mais que bem usada para definir o treinador mais vencedor da história : ficou na dele , no banco , roendo unhas e dedos , enquanto nossos caras faziam acontecer em campo .
E a imprensa cuidou da biografia dele !!!
p.s.
Desculpe , mas adoro uma resenha.
Prezado Barata, com a devida venía, discordo pelas seguíntes razoes:
1. O Sampaoli tinha desistido do Zaracho. Com o Cuca jogou muito;
2. O Cuca colocou o Nascho no banco. Jogou o Zaracho que tava melhor;
3. O Cuca fez uma defesa que tinha o goleiro que a torcida e eu também execrava, o Mariano e o Natan Silva ser a menos vazada do Brasileiro;
4. Quando nao teve o Natan Silva na zaga, na copa do Brasil, o Cuca escalou o Igor Rabelo que foi muito bem nas partidas.
5. Embora tenha insistido , no inicio, com a escalacao do tche tche, o Cuca nao morreu abraçado com ele.
6. O Cuca vibrava com o time. Sua postura no banco nao era de passividade e em muitas partidas fazia substituicoes que mudava o time no intervalo.
7. O cara ganhou a copa do Brasil, o Brasileiro e foi as semifinais da Libertadores, de onde saiu pq o Hulck perdeu um pênalti , o Natan falhou na marcação e o Vargas perdeu um gol feito.
Concordo na íntegra.
De vez em quando, o PASSADOR DE PANO master, que disse tempos atrás que estávamos rumo ao topo, vêm aqui cornetar os corneteiros... será porque que ele sumiu???
Volta amigalo, vêm defender o TURCO, ele tá precisando de sua ajuda!!!
Nem vou dizer que o Turco seja um técnico ruim ou que não entenda nada de futebol, mas o fato é que ele não funciona no Galo. Ele começou no início da temporada e o time só piora. Essa vergonhosa goleada sofrida no Maracanã foi só a concretização do que estava previsto desde o início da temporada.
E os jogadores. Desde que Nacho assumiu a titularidade nosso meio campo virou um lixo. Ninguém ali joga mais nada. E os escanteios...que desânimo! Na época de Éder e Nelinho, um escanteio era quase um pênalti.
E as faltas. O Hulk corre pra bola e a gente tem a certeza que ele vai acertar a barreira. Vai ser ruim pra cobrar uma falta assim lá na pqp!!
E o DM. Parece que o Dodô vai aposentar lá. É muita incompetência desse departamento!
Não temos que cobrar o Turco, temos que cobrar é a saída dele.
Quanto mais ele ficar maior vai ser o estrago, tá mais perdido que cego em tiroteio, vive de lampejos dos jogadores.
Não da para aceitar um clube do tamanho do Galo viver de lampejos precisamos de um técnico de verdade, o Cuca de volta seria o ideal.
Boa tarde.
Na minha opinião já é terra arrasada sim.
O semblante do Turco durante a partida com o Fluminense já diz tudo, parecia mais perdido do que cachorro quando cai de um caminhão de mudança.
Outra coisa, técnico que durante a entrevista, não sabe explicar porque perdeu, nunca vai saber como armar o seu time para ganhar.
Até uma criança saberia explicar os erros cometidos pelo time, principalmente contra o Fluminense.
Na minha opinião a "era" Turco já acabou a muito tempo.
Ele é tão ruim, mas tão fraco, que o Hulk foi pego pelas câmaras explicando para o "professor" que o meio de campo não estava marcando e por isso a defesa estava sobrecarregada Aí o que o sujeito que alguns acham que deve permanecer pq não tem outro no mercado (vai pra pqp) faz? NADA, p... nenhuma! Tanto que voltou com o mesmo time do intervalo, o mesmo que sofreu 3 gols em 4 ataques praticamente! Aí vem a sorte do time conseguir o empate e ele continua com aquela cara de tonto que ele tem, sentadinho no banco e só foi mexer depois de tomar outros dois gols! Se tivéssemos diretor como o saudoso Maluf e presidente como o Kalil (não gosto dele como político, mas presidente do Galo foi um dos melhores) tinha ido pra Buenos Aires na quinta! Mas tá aí a espera de um milagre ou de outros vexames....
Bom dia amigos do Galo. Sinceramente não adianta tampar o sol com a peneira, infelizmente o Mohamend não tem cacife para ser técnico do NOSSO GALO, pode dar certo em outro time, por aqui já está mais que evidente que ele não vai nos levar a lugar algum. Utilizar dados do Campeonato Mineiro, para avaliar o trabalho de qualquer técnico é enganoso e só serve para mascaras o desempenho pífio do time em campo.
Acho que não devemos desgastar o elenco com criticas, pois comprovadamente o elenco do NOSSO GALO é muito bom, é time para ser campeão de tudo outra vez, mas o comando técnico é muito fraco e já começa a queimar alguns jogadores perante a torcida.
Não adianta a diretoria de futebol ignorar as críticas dos torcedores aos trabalho do El Turco, agora as críticas veem também da mídia esportiva (Band, SBT,Globolixo etc), que diariamente comentam os erros cometidos por este técnico durante os jogos. Se continuar assim vai ter que ouvir a voz das arquibancadas.
Bom dia !
Qual a melhor escolha para o lugar do Turco? Acho que deveria ser um técnico que tenha conhecimento do futebol brasileiro, do nosso campeonato, das nossas rivalidades.
Se vier um estrangeiro, tem que ser alguém que já passou por aqui.
A lista de técnicos brasileiros ociosos é grande- Renato Gaúcho, Vanderlei Luxemburgo, Celso Roth , Tiago Nunes, Zé Ricardo, Carrile, Silvinho, Enderson Moreira, Lisca, esses os mais conhecidos.
Quem trazer?
Caro Paulo trocar de técnico no meio de temporada sempre é complicado, também acho que o novo técnico tem que ter conhecimento do elenco e dos campeonatos que disputados, por isso temos praticamente uma opção Cuca, é sentar com o Cuca e aceitar suas condições.
Uma boa conversa com o Cuca pode resolver nosso problema, tirando o Cuca a diretoria vai ter que trabalhar melhor, pois a escolha do Turco não deu certo.
Pablo, não coloquei o Cuca na lista porque acho que ele não voltaria nesse momento, por tudo que ele falou sobre dar um tempo, descansar e desenvolver outros projetos. No futebol tudo pode acontecer, quem sabe ele não volta. Seria o melhor nome.
Esses outros da lista devem ficar doidos por um convite.
Boa tarde.
Amigo,
Qualquer um desses que você citou é melhor do que ele...
Um abraço!
É essa mentalidade do segundo comentário aÍ de cima, pensamento conformista, que fez o Galo ficar 50 anos sem conquistar o Brasileiro e se não mudar, vai levar outros 50 para ganhar mais um.... Todo time desse mundo que o técnico não traz resultado e principalmente o futebol despenca é demitido. No Galo, a desculpa pra continuidade da maldita mediocridade é de que não tem técnico melhor, vamos continuar com o Fulano mesmo. E aí só depois que o cara perde tudo e o Galo é eliminado de tudo ou corre risco de cair ou quando a torcida tá tão puta que o técnico começa a correr risco de violência aí é que é demitido! AMADORISMO É O NOME DISTO!
Caro amigalo Paulo Soares
Depois que li sua lista de técnicos disponíveis, entendi o porquê da diretoria manter El Turco.
Para mim já é terra arrasada
Com Turco já era.
-Elenco de salto alto
-Time espaçado
-Ademir
-Time parece nao conhecer os adversarios
Fora turco. Caso contrario, vamos ser DESTRUIDOS pelo Flamengo e Emelec
Os milhões de Atleticanos não têm acesso a Cidade do Galo, portanto, não sabem o que se passa lá dentro, então, essa torcida só pode comentar o que ela vê dentro de campo quando o time joga, daí tira as mínimas conclusões possíveis sobre o conjunto da obra.
Está escancarado pra todo mundo ver que o treinador Atleticano está mais perdido que cego em tiroteio pois ele mostra claramente que sua capacidade técnica é fraca para um time que têm tantos bons jogadores, isso é um fato e o futebol apresentado dentro de campo mostra isso claramente com o time vivendo de lâmpejos.
Infelizmente esse ano do jeito que caminha já está perdido, seja com os jogadores totalmente fora de foco ou seja mesmo o treinador que é fraco
e não consegue fazer o time evoluir e como no mundo do futebol não se manda um time inteiro embora, deu a hora de chamar o Treinador e dar o ultimato, ou vence o Santos e respira ou vai pra rua, simples assim.
Quem é muito bem pago como Diretor de Futebol, que dê seu jeito de refazer o que foi mal feito e planejado e mude a rota do nosso CAM o quanto antes pra tentar salvar o ano.