Saudade de 2021, mesmo de 2013/14, nessas duas últimas temporadas nem assinava esse blog. Dos anos 70/80 já morando na capital e em especial o distante 1971, ainda adolescente lá no Araxá e conhecendo o Galo tão e apenas pelas ondas das rádios Inconfidência e Guarani. Ah! E no “Bola na Area”, da TV Itacolomi (sempre na liderança, canal 4, Belo Horizonte, Minas Gerais) do querido amigo Ronan Ramos e os saudosos Luiz Carlos Alves, Sasso e Kafunga.
Pincelei os meus melhores tempos de Atleticanidade, sem intenção de comparar ou confrontar, mas mostrar que os tempos sendo outros as atenções também passam a ser diferentes. As regras de campo mudaram, assim como a legislação no futebol também. A lei Pelé enfraqueceu os clubes e coincidiu com a disparada nos salários dos jogadores. Não me lembro de times tão endividados, nem me refiro ao nosso caso, como atualmente. Promessas e que vingaram como Reinaldo e outros da sua geração não tinham Curys pelo caminho.
Sim, me refiro a dois Curys. Paulo, (ex-presidente e já falecido) e André (empresário). Na gestão Paulo Cury, ao meu sentimento, foi onde as contas dispararam e desandaram. Não só de responsabilidade dele, que sucedeu a outros, fato é que o endividamento teve grande salto. Depois, igualmente, seguiu e ainda continua. Mesmo depois do advento saf. E o agente de carreiras de jogador, que em momentos diferentes pressionava e ainda levou o Galo na Justiça e nos brindou com Fábio Gomes. E esse Isaac, que voltou devolvido de empréstimo, quando obrigou o Galo por fazer um contrato acima da racionalidade, ameaçando tirar o jogador ainda na base. Foi dado um aumento extraordinário ao jogador. Esses dois atletas do empresário não deram retorno técnico e tampouco financeiro ao Galo.
Pois hoje, lemos e ouvimos mais noticiário sobre a situação financeira combalida do CAM – seja associação ou saf – que sobre o futebol e elenco do time. Já disse inúmeras vezes que a base daqueles tempos antigos rendia jogadores excepcionais, que vestiam e honravam a camisa do Galo, situação hoje que é rara entre os profissionais. Hulk, Arana, Lyanco (apesar de gente sua contestar), Alonso, Éverson, Rubens (se despedindo) e talvez um ou outro que minha memória não sinalizou. A maioria, sem questionamento, ao estilo Vampeta. Refiro ao pagamento e rendimento no gramado.
Já, entre esses, no caso do Galo vejo o Fausto Vera como o argentino mais sem alma e descompromissado que já presenciei com a camisa do Galo. Prato, Otamendi, Dátolo e outros deixaram um legado de argentino com a camisa Atleticana diferente do volante – caríssimo – que foi bancado pelo então treinador Milito. Recebendo como todos, ainda que em atraso, sem qualquer produtividade. Tudo começou naquela partida frente ao Internacional que pediu para ficar fora por suposta negociação. Nem quero falar sobre a saída do Rubens, vou esperar para saber os números. Venda do Savinho justifica minha tensão.
Fato é que a lista de jogadores para os jogos frente ao Bucaramanga e Palmeiras assustou a todos. Três goleiros, quatro laterais, seis zagueiros, cinco meio campistas e cinco atacantes. Vejamos, em 23 relacionados, nenhum volante. Ah! O Franco tem feito a função e até com brilhantismo, embora não apareça tanto para o Torcedor! Além dele, Menino e Igor Gomes podem ser deslocados para a função. Mas nenhum é de origem. O Vera, que é, tá na sombra e água fresca. Lista de viagem para jogos passou a ser objeto de preocupação prévia.
E finalmente, vamos tentar falar de aporte financeiro. Ontem, para alívio parcial, compromissos salariais foram quitados. Ainda que em atraso. Ao que li e ouvi, o Menin Filho deve fazer essa contribuição financeira para a causa Atleticana, conforme vem sendo sinalizada. Dias atrás, alguém lá de dentro me disse textualmente. “Acredito nos donos da saf, eles devem apresentar a solução em breve”. Essa confiável afirmação, associada com o que nos trouxe o bem informado Frossard, me fazem crer em alguma notícia alvissareira prestes a acontecer. Que seja! E, se ocorrer, der a volta por cima e recolocar o Galo no caminho das vitórias e títulos, longe desse inferno financeiro serão dignos de – novamente – serem louvados. Só que doravante como investidores e não benfeitores. Mecenas não foi por aqui. Sigamos!
*imagens: 1) redes sociais; 2) arquivo do blog; 3) site do Galo
“Pergunte ao João”! “O Galo mora no meu barracão”! “Vou festejar, vou festejar”! E dezenas…
Não só a preocupação de quem vem para ocupar o comando do Galo para a…
Considerando só os jogos da atual temporada, desprezando a campanha pífia sob o mando…
E lá vou (vamos) eu (nós) pela imensidão do mar – digo – da esperança…
Que a arbitragem brasileira, notadamente a mineira, são horríveis é fato. A cbf anunciou que…
View Comments
Contra fatos não a argumentos!! Infelizmente a gestão do futebol dessa SAF é péssima!!
Elenco caríssimo e totalmente desequilibrado, jogadores caros e medianos contratações caras e inúteis como pode pagar 50 milhões no Júnior Santos jogador de 30 anos?? como pode pagar 1 milhão por mês para Dudu e Bernard?? como pode contratar o péssimo Caio paulista?? como pode pagar 30 milhões no Fausto vera?? como pode pagar mais de 1 milhão de salário para o mediano Rony? Enfim muito erro de gestão somado ao juros altíssimo da dívida afinal a selic tá 15%, mas quem aumentou a dívida?? eles mesmo com esses erros de gestão bizonhos e isso estou olhando só 2025 os erros vem desde 2022.
Quem prometeu a Arena por 430 milhões e entregou toda endividada por mais de 1 bilhão???
Quem prometeu a Arena como máquina de fazer dinheiro??? nem shows tá tendo direito.
ENFIM É MUITO ERRO QUE DESANIMA O TORCEDOR!!
O torcedor Atleticano, cabisbaixo e muito desconfiado, só vai acreditar nessa SAF quando as dívidas realmente forem equacionadas e os valores caírem consideravelmente.
No começo, o torcedor até que se colocou muito otimista em função de todas as falas do maior investidor mas o tempo passou e hoje em dia, a moral do Menin Pai é baixa e do Filho então, zero a esquerda.
Torcedor é muito mais paixão do que razão e dito isso, ele finge não se ligar tanto no administrativo e foca mais no futebol do time mas não têm como fugir pois sem uma SAF sólida e bem administrada financeiramente, o time perde qualidade de elenco e daí, participa das competições mas não em condições reais de conquistas.
Triste momento de Adequação Financeira, como disse ontem o amigalo Domingos Sávio e tomara que essa fase passe rápido pois já estamos no meio do ano e as dívidas continuam aumentando.
Para muitos, inclusive eu, falta qualidade profissional (CEO), falta administração competente (Diretoria) e falta planejamento adequado (Dep. de Futebol).
Para outros o que falta mesmo é dinheiro e um novo aporte gigante se faz necessário para equacionar as dívidas.
Em breve veremos o que estão fazendo lá dentro para resolver essa bronca, caso contrário, dá até medo do futuro próximo.
E nessa toada de incertezas, vamos ver até onde o nosso GALO vai chegar ainda nesse ano de 2025 com toda essa crise financeira... Oxalá venha uma das Copas para a nossa alegria e dos investidores com a premiação.
Para sorte do Atlético a maioria dos torcedores, ou melhor, a grande maioria dos torcedores, não é do tipo que só acredita depois que os problemas estejam resolvidos. Se assim fosse o Atlético já teria desaparecido há muito tempo.
Bom dia Ávila e Atleticanos, diante de suas palavras , surge uma pequena dose de otimismo, sentimento que anda afastado do Atleticano há tempos. Saudações
Bom dia.
E de novo temos no elenco, o Cuello machucado, o Sênior Santos gripado e o Patrick fraturado por stress.
Vai vendo...
Se o GALO classificar nos playoffs, fatura 500 mil dólares , fora a arrecadação do jogo na arena MRV.
Abraço.
Bom dia a todos. O resumo de tudo que o caro blogueiro democrático diz, e traz a lista do que temos, é um só: não temos elenco para os três maiores certames que disputamos. Contudo, como atleticano de alma e mesmo frente à nossa realidade, ainda ACREDITO!
Estava almoçando no restaurante Bem Mineiro no Prado, na segunda feira, aí o dono me cumprimentou e perguntou tudo bem? Eu respondi: tirando a raiva que o Galo me fez no jogo contra o Bahia, melhor do que eu mereço. Um garotinho de uns seis anos que almoçava com os pais, virou para mim e falou com um voz tenra; eu também fico triste quando o Galo perde. Ontem fui tomar um café com meu filho ( os dois são atleticanos), o mais velho foi na final.na Argentina ( DE ÔNIBUS) e ele meio desanimado com o Galo e eu defendendo o time. O Teobaldo tem sido aqui no Blog um esteio contra o pessimismo do Ernest Soares que fica ruminando que o Galo vai falar, que vai disputar para não cair, que os Menins não sabem administrar empresas, que Arena é a sepultura do Galo , para ao final bradar: DEVOLVAM MEU GALO! Rogério Peres, grande jornalista diria: Menos gente, menos gente! O Galo nunca foi nosso e o clube está passando por um freio de arrumação. A minha expectativa para 2025: Conquista da Sul-americana e G6 do Brasileiro, mesmo se eventualmente perder para o Palmeiras e Flamengo. O Campeonato é longo. Se Eliminar o Flamengo na Copa do Brasil e bater no Cruzeiro no segundo turno, aí vira festa.!
Bom dia Domingos Savio!! Minha expectativa bem otimista para o Galo 2025 é a mesma sua, única chance de título Sul Americana, sendo bem otimista no Brasileiro G6, se bater Flamengo e Cruzeiro vale como título também kkkkkkkkk
Devolvam meu Galo Forte e Vingador!!
RUBENS
Padre Torga, quando procurado por alguém que lhe pedia um aconselhamento sobre fechamento de acordos, dizia que existirão três segredos: o primeiro seria “negócio bão tem que ser bão pra todo mundo”; o segundo, “um acordo ruim é sempre pior do que não ter acordo algum” ; e o terceiro, “num acordo esteja ciente de combinar com os russos”…
Pois bem…
O ZENIT da Rússia pagou à vista a multa de 25 milhões de euros (R$ 160 milhões) para levar GERSON do FLA…
A notícia traz duas informações muito relevantes na arte torguiana de negociar: o valor de 25 milhões de euros (169 milhões de reais) e com pagamento à vista ao FLA. Um negoção!!!
E a venda do RUBENS?!!
Seguindo a sabedoria de Torga, seria importante saber:
Quanto será o valor da multa do Rubens?!! Somente 12 milhões de euros?!!
Os russos vão pagar à vista ou picado a perder de vista?!!
Não daria pra combinar com os russos a venda, se inevitável, com liberação do jogador no final da temporada 24?!!
A priori entendemos que o valor de Rubens está baixo…
No valor de Rubens deveria ser considerado que ele valerá por três jogadores, um lateral esquerdo, um segundo-volante e um meia-esquerda…
De mais a mais, a saída do Rubens exatamente agora irá desfalcar muito a Equipe que tem sabidamente um Elenco enxuto e desqualificado…
Por tudo isso fica claro que a venda de Rubens, como está sendo anunciada, será um péssimo negócio desportivamente observando…
Eis o meu entendimento, o que não tem a menor importância, lembrará o perspicaz TEOBALDO…
O perpicaz aqui também o lembra que a Temporada 2024 já acabou.... Rsssss!
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Para jogar com o Bucaramanga, em caso de necessidade, podem jogar de volante: Lianco, Saraiva e Ivan Ronam. Agora esse jogo com o Palmeiras, dois dias após o jogo na Colômbia, preocupa. Passando pelo Bucaramanga, o Galo pega o Godoy Cruz e aí se passar já estará nas quartas de finais, ou seja, faltando cinco jogos para ganhar a Sul-americana e garantir vaga na Libertadores 2026, além da disputa da recopa contra o campeão da Libertadores. Caso consumada a venda do Rubens e o aporte, o Paulo Bracks, o Ciga precisam de conseguir fazer as seguintes movimentações na janela: 01 lateral esquerdo, 02 meio campistas. E vender, emprestar( ainda que pagando parte dos salários): Bernard, Fausto Veta , Kadu, Isaac. O caio Paulista tem de ser devolvido para o Palmeiras. Eles estão querendo comprar o Bruno Fucks. Oferece um desconto de 10% no preço do passe fixado, caso eles concordem em aceitar a devolução antecipada do Caio Paulista. O Galo fica livre de pagar salários a esse peso morto e o Palmeiras pode doa-lo para a Ponte Preta. A direção de futebol do Galo precisa mostrar serviço: O Bernard não pode ficar ganhando um milhão e cem entre luvas e salários sem produzir NADA. ISTO É DESPERDÍCIO. TEM DE EMPRESTAR ESSE CARA, AINDA QUE PAGANDO 60% DO SALARIO. Finalizando, argentino com sangue de Renan Oliveira, teve outro por aqui viu Ávila, um tal de Escudeiro! E um tal de Thomaz Andrade tbem, completa a Trindade dos argentinos meia-bocas de jogadores que passaram pelo Galo. COUDETh, Turco e Milito é outra trindade de argentinos que também não deixaram saudades.
Caro Domingos e todos, bom dia! Concordo plenamente com suas colocações, menos uma: CIGA? Esse troço aí não trouxe ninguém que presta. Trazer nomes consagrados, e que certamente jogarão bem, não precisa de CIGA. Este sistema, trouxe Fausto Vera, Caio Paulista, Igor Gomes, Dylan Borrero, Ivan Roman, e por aí vai. Deveria buscar jogadores desconhecidos e que dessem o mínimo de retorno. Pelo contrário só dão despesa e dor de cabeça. Sigamos....