E não me refiro exclusivamente a essa contabilidade, onde elenco e estádio estão – a meu juízo – hipervalorizados. A conta que reclamo é essa e mais outras que estão sendo debitadas na credibilidade que a Massa deu aos investidores que se tornaram donos do Clube Atlético Mineiro. Com a SAF, é nítido e claro, que quem manda são os donos do dinheiro. A Associação, minoritária na Sociedade Anônima do Futebol alterou a estrutura e gestão dos clubes.
Se antes era associação civil sem fins lucrativos, com a SAF se tornou empresarial e – isso vale para todos que aderirem ao modelo – quem manda é quem tem capital financeiro na sua composição. Diante disso, por questão de racionalidade e respeito, ao presidente Sérgio Coelho nada disso deve ser cobrado. Sim dos donos, pela ordem de participação na composição societária. Nem venda de jogadores, condição que o Galo vem se notabilizando nessa virada de temporada, pode ser cobrado ou debitado ao representante minoritário da Associação.
Pois bem, quando digo que a conta não fecha e imediatamente faço a ressalva acima, quero dizer que muito do que estamos acompanhando segue sem explicação convincente. Não acompanho os demais clubes brasileiros no campo de futebol, menos ainda o desempenho nesse novo modelo de gestão. Não se sabe quem é presidente do campeoníssimo Botafogo e tampouco de outro clube de Minas. Só se fala de Textor e Supermercado, comprovando que efetivamente são esses donos que decidem compra, venda, treinador, contrato e tudo relacionado aos times de futebol.
Quanto ao nosso Galo, sendo chato e repetitivo, esses investidores – por mais que reconheça o valor deles nos títulos de 2021 – não adquiriram minha (nossa) paixão voluntária pelo time do nosso coração. Até porque, desde quando essa investida deles na gestão – antes da promulgação da lei da SAF -, não me sugeria admitir que fariam esse papel que estamos assistindo nos tempos atuais. Milito em questões de interesse coletivo, desde a adolescência, o que me educou a saber ouvir a voz das ruas. Fundamental para formar opinião e decisão a serem tomadas.
E o que vimos, assistimos, ouvimos e nos foi transmitido é que o Galo estava aderindo à SAF – nas mãos de Atleticanos abnegados -, que por sua vez em meio a euforia dos títulos prometeram o que não estão entregando. Concomitante a isso, inegável, a frustração do final da temporada passada contaminou a Massa numa moléstia de profunda decepção. Elenco caro, folha de pagamento altíssima, com jogadores que disputaram aquelas duas finais como se tivesse jogando uma pelada entre solteiros e casados da empresa ou familiar. Vale dizer, descompromissados. E isso, ao que a vida me ensinou, vem de cima para baixo. Ou seja, alguma coisa interna desmotivou o plantel milionário do Galo.
Como se não bastasse, as saídas dos principais jogadores – parecendo fim de feira – aguçam, endossam e evidenciam que algo preocupante possa estar ocorrendo internamente. Foi visível o distanciamento do terceiro R (Guimarães) ano passado. O quarto deles (Salvador) nem conto, pois já disse foi e é figurante nessa estória (sim, com e) dos quatro Rs. Os dois majoritários, pai e filho, ao que o sentimento Atleticano sugere é que tem voto decisivo. O mais moço bateu de frente, tipo “sou dono e não devo satisfação”, se esquecendo que o público alvo é o Torcedor. Fred, Marra, Betinho e Frossard foram admoestados. A conta não fecha. Shopping, dívidas, equilíbrio financeiro, balanço. Ainda Zaracho, Paulinho, até Bataglia sendo especulado para saída. Nesse último caso, parece que se esqueceram o jogo duro do Boca na época do Pavón! E o Atleticano que se ph…!
Aonde querem e vamos chegar?
*imagens: 1) Atlético; 2) blog
Desde a noite de terça-feira, logo ao final de mais uma vergonhosa atuação da selecinha,…
Já a partir de sábado, estreando fora de casa pelo Brasileiro e frente ao Grêmio,…
No meu caso são exatos 50 anos nossa diferença, tempo suficiente para que quando eu…
É uma discussão que jamais irá terminar e tampouco alguém admitir que o outro é…
Ficar sem futebol não é fácil, para nós Atleticanos passar duas semanas sem o Galo…
Tem momentos que temos de dar conta de separar a pessoa pública da privada. Cuca,…
View Comments
O dinheiro que o Hulk gastou no casamento dava pra comprar o Zaracho e o Battaglia juntos. Sem mais para o momento...
Infelizmente a conta chegou!! prometeram uma Arena de 470 milhões e entregaram uma Arena ao custo de mais de 1 Bilhão fora os gastos com gramado sintético e acústica que vai ser feito agora.
Prometeram 4 Hulks e entregaram Vargas, Kardec, Deiverson uma hora a conta chega.
Meu irmão 150 milhões só de juros por ano é um ROMBO GIGANTESCO que não sei como vão ter que RESOLVER!!!
Preferiram construir a Arena do que liquidar a dívida, nossa dívida era 700 milhões daria para ZERAR A DÍVIDA para DEPOIS pensar em construir a Arena mas um ERRO GIGANTESCO DE PLANEJAMENTO.
ARENA TA AÍ LINDA!! MAS COM 150 DE JUROS A PAGAR NÃO CONSEGUE MANTER TIME FORTE, TEM QUE LIQUIDAR ESSA DÍVIDA BANCARIA 400 MILHÕES DA ARENA E 500 MILHÕES DA SAF, MAS COMO???? NÃO SEI ELES SE ENFIARAM NESSE BURACO QUE METAM A MÃO NO BOLSO PARA TIRAR!!
Ainda bem que tá tudo no nome deles estão segura essa p@@@@!!
Boa tarde MASSA!
O grande problema é que estão achando que o 9ALO é igual a canteiro de obra.
Já já vão entender por bem que a MASSA é diferente da massa que eles estão acostumados a enrolar.
Abre o olho SAF! Abre "us zóio" Associação!
Vcs estão achando que a torcida é boba. Algumas manifestações estão começando. As ditas "organizadas" estão caladas, quietas, sem nenhum movimento. Sinal de que estão compradas.
Esses talvez sejam são fáceis de comprar, de silenciar, mas a MASSA vcs não conseguem.
O canto está começando, daqui a pouco será uma barulheira só.
Acorda 4rs!
VAAAMMMÚUUU MAAASSAAAAAAAAAA!!!!!!!!!
Até o Hulk está cobrando os reforços à diretoria.
Mas a sorte destes caras é que eles compraram a organizada, pois caso contrário uma hora destas o bicho estaria pegando.
Mais jogadores saindo e Só falta colocar uma faixa lá na cidade do Galo com os dizeres, lembrando uma propaganda antiga de uma loja:
Grande liquidação de verão, quer pagar quanto?
O que sobrou??
Goleiros Everson e Delfim Lateral direito Saraiva e Natanael Zagueiros Lyanco, Alonso, Fuchs, Romulo lateral esquerdo Arana só tem ele camisa 5 Otavio e Patrick camisa 8 Gabriel menino e Fausto vera, meias camisa 10 Scarpa e Igor gomes Camisa 11 Rubens e Bernard Atacantes camisa 9 Deiverson velocistas Alisson e Palacios é o que temos hoje + a base.
Eu ofereceria o Igor Rabelo + uma grana pelo Solteldo
Allan Franco + 01 a sair para o México
Redução da folha com as saídas mais de 6 milhões
Meu time ttular 1- Everson 2-Saraiva 3- Lyanco 4- Alonso 5-Otavio 6-Arana 7-Hulk 8-Grabriel Menino 9-Deiverson 10-Scarpa 11-Bernard ou Rubens ACREDITEM SE QUISER MESMO COM TANTAS SAÍDAS AINDA TEMOS UM BOM TIME TIULAR!!
Bom dia xará e amigalos. A conta não fecha assim como o elenco de 2025. Tomara que Cuca consiga tirar leite de pedra e nosso GALO não seja saco de pancadas de Mirassol, Novohorizontino, Ceará, Sport, Flamengo, Palmeiras, Botafogo, CSA-MG e tantos outros....Digo isso porque iremos de Igor Rabello, Lyanco e Bruno Fuks junto com Alonso. Imagina se o Alonso estiver suspenso ou contundido. E estão querendo liberar o Battaglia. 2025 será de muitas emoções para nós torcedores. Volto a dizer que o Brasileirão não perdoa. Se vacilar cai.
AmiGalos, há anos venho dizendo e cobrando aqui sobre a situação econômico-financeira do Galo, mais precisamente: não há a menor TRANSPARÊNCIA, que pode ser levada ARITMÉTICAMENTE à grande massa que construiu a grande marca CLUBE ATLÉTICO MINEIRO. Desde a venda do Diamond (que fui contra e debati muito aqui neste espaço democrático), TUDO ficou nublado, NADA verdadeiramente esclarecedor, ninguém sabe o que o Clube possui, se os DONOS MAJORITÁRIOS compraram TUDO, quanto deve ainda, como e quando será pago, o que sobrará para o CAM, em síntese, alguém aqui acredita em Papai Noel, Duende ou na Mãe Dinah?
Salve Massa e Guru
Para se ter uma ideia da moral que estes caras da SAF estão com a torcida, basta ler nos comentários aqui e nas redes sociais, como estão sendo tratados: OS 4 RATOS.
A pior coisa para o ser humana é a perda de respeito e hoje, estes que até tempos atrás gozavam de prestígio por serem grandes empresários, são mais conhecidos como grandes trapaceiros.
E motivos para isto não faltam: falta de transparência, falsas promessas, falta de respeito com o torcedor, manutenção de pessoas com capacidade duvidosa no clube, bloqueio daqueles que os criticam, são apenas algumas barbaridades no currículo dos donos do clube.
Esquecem os dissimulados, que o brinquedinho deles têm 9 milhões de adeptos e apaixonados, esquecem que o brinquedinho vai fazer 117 anos de existência, esquecem que o brinquedinho deles é um dos maiores clubes da América Latina.
Então, a nossa esperança de dias melhores com a venda do clube para "atleticanos", tonou-se na realidade nossa maior frustração e uma verdadeira punhalada pelas costas.
Mas o Clube Atlético Mineiro é maior do que estes caras e eles passarão, assim como outros que um dia tentaram ferrar com o clube.
A Massa não vai deixar meus caros!!!!
O Galo conseguiu um 2024 fantástico em termos de arrecadação com as duas finais disputadas. Demos muita sorte de não termos enfrentado Flamengo, Botafogo e Palmeiras nos mata-matas pois seriamos eliminados como nos últimos anos. Mesmo com esta arrecadação alta, que dificilmente vamos conseguir repetir, a situação financeira piorou. E piorou muito, pois a dívida da construção da Arena está tendo que ser negociada conforme notícia de hoje. A única solução viável para o Galo é uma injeção grande de capital, grande mesmo. A conjugação de alta dos juros, incompetência na construção de um estádio que não era necessário, briguinha política que inflou os custos de contrapartidas vai cobrar um custo altíssimo. Uma dívida bancário/financeira de mais de 900 milhões´(com estádio) como está sendo anunciada é impagável na atual situação. Isto vai refletir no investimento no time. A conversa de abrir capital em bolsa já é um indicativo que os 4R estão procurando algum tipo de investimento que não saia do próprio bolso. Mas isto tudo já era previsto há algum tempo pelo torcedores modinhas, marias, que entendem algo de contas e finanças. Agora é torcer e rezar para que o Cuca consiga tirar água de pedra do que vão lhe oferecer e talvez aparecer algum grande investidor que queira fazer um aporte financeiro grande na SAF, diminuindo o percentual dos atuais controladores e tomando as rédeas do negócio. Quem sabe o Pedrinho.
Bom dia! Sendo prático e pragmático, dado esse cenário de crescimento de dívida mesmo tendo recorde de arrecadação, o correto seria fazer o que o Famerda fez lá atrás, ficou uns 3/4 anos na berlinda, com um time ruim e barato, equacionar as dívidas e depois ter fôlego para investir. O problema é que a torcida não aguenta isso. O erro foi ter vendido a ilusão de time grande em 5 anos, eles sabiam que isso não era verdade, lembre-se da era 7Camara, jogadores baratos e que não produziam nada, aquele era o cenario para equacionar as dívidas. Não tem milagre, ninguém vai colocar grana do bolso para pagar dívida e ter retorno só daqui a muitos anos. O time do lado de lá na lagoa está indo pro mesmo enrosco, daqui 2 anos ou menos estarão o mesmo limbo do Galo agora.
É a realidade, nua e crua!!!
Esta indo????? O CSA foi a falência, encontra-se em RJ. A segunda fase do CSA esta indo para o mesmo caminho. Estão gastando mais do que arrecadam, isto não se sustenta.
Falando do que interessa, o grande Problema do GALO é a falta de transparência, os 4Ratos, precisam vir e deixar claro os números e principalmente informar qual foi o destino dos valores referente a venda da 2 etapa do Shopping, devem vir e esclarecer a escolha de não usar a RJ, o que foi feito por outras SAFś para reduzir o passivo, na verdade temos esta resposta, mas estes Ratos tem que deixar isto claro. Todavia considerando o que foi informado nossa maior preocupação é as dividas bancarias R$ 507MM, onde o maior credor é o BTG (emprestimos bancários). Esta sim precisa ser equacionada rápidamente, pois é a que come o caixa.
https://investalk.bb.com.br/noticias/mercado/vem-ai-o-ipo-do-galo-presidente-diz-que-clube-considera-abrir-capital-no-futurov
Acho que não entraram em RJ porque pensam em colocar a SAF na bolsa de valores. Se isso acontecer, os torcedores podem comprar ações e serem, também, donos do clube