Categories: blogueiros

Resignação, indignação e orgulho Atleticano

Minha condição de mais de meio século acompanhando o Galo, me permite – melhor, credencia-me – avaliar este nosso sentimento. Comecei a acompanhar o Galo, ainda novinho, lá na minha Araxá e com o Ganso disputando o Campeonato Mineiro, numa época em que o América perdia a condição de segundo time mineiro e passava essa condição ao emergente time comandado pelo Felício Brandi. Diga-se que ele, Felício, investia do próprio bolso para a consolidação daquela equipe.

Hoje, muito diferente dos anos 60, dirigentes se tornam milionários e até assumem cargos eletivos, tendo ou não votos para alcançar seus objetivos. Naquela ocasião, conforme pesquisa publicada em jornal de circulação nacional, o Galo detinha mais de 80% dos Torcedores de Belo Horizonte. O avanço da comunicação acabou provocando um reequilíbrio, mas continuamos sendo a maior de Belo Horizonte e de Minas Gerais, apesar de novos números.

Pois bem, durante esse período pude experimentar as mais diferentes situações. Campeão brasileiro, Copa do Brasil, inúmeros mineiros (a maior sequência dos tempos modernos – hexa – insuperável), internacionais como a Conmebol (duas vezes), Libertadores e Recopa. De 2012 pra cá, sempre nas primeiras colocações. Pude testemunhar que, entre quatro presidentes, três renunciarem, sendo que o último deles foi seguido por seus quatro vices. O time quase ficou acéfalo.

Vivi talvez o mais duro golpe que o Atleticano já passou. O rebaixamento. Algo incomum para a grandeza do Galo, mas depois de anos namorando a queda – o que geralmente leva a essa condição – voltamos no campo – e não por ato administrativo – à serie A. O América, diferentemente, é como aquele convidado que, de dez e dez anos, vai a um banquete. Não sabe se comportar e acaba voltando à condição natural de “barrados no baile”.

Imagem interna: O Globo, de 1969 – capa: Tânia Mara – CarioGalo

Durante todo esse tempo, o que mais me incomodou e ainda continua incomodando são os inúmeros algozes da arbitragem. No apito dessa gente, perdemos títulos nacionais, Libertadores. Atuaram e atuam como “prestadores de serviço” à CBF que, por seu lado, também sempre sacaneou o Galo. São vários casos de atos administrativos e decisões do STJD que têm uma única justificativa. Ferrar o Galo. Não vou repetir isso.

Mas, em meio a tanto infortúnio, celebro os bons momentos. Acompanho o Galo, aqui em Belo Horizonte, em todos os jogos. Eventualmente, vou também a partidas fora do nosso mando. Em que pese toda “sacanagem oficial”, numa semana recheada dessa desavergonhada situação, o Galo também contribuiu para o êxito dessa armação.

Pontos foram jogados no ralo e, como vem ocorrendo nos jogos fora de nosso domínio, continuam sendo desperdiçados. Tenho amigos que ainda acreditam na temporada. Confesso que a cada nova rodada, percebo a situação mais complicada. Ainda assim, não abandono o barco. Vou até o final, tendo ou não alguma possibilidade. A meu juízo, deveríamos agora investir na Copa do Brasil. É o que penso, mas quem decide são a diretoria, a comissão técnica e os jogadores. Apenas penso. Alguns entendem que tem de entrar com pegada em todos os jogos, acreditando ainda no quase impossível. Até porque, com absoluta convicção, se o Galo ameaçar colocam juiz para fazer o que muitos fizeram e continuam fazendo. “Errando” sempre contra o Galo.

Com tudo isso – sacanagens, maracutaias e vacilos nosso – e apesar de perder noite de sono, nada abala a minha condição de Atleticano. Digo que torcer pelo Galo é um verdadeiro estado de espírito. Quem é Atleticano entende, quem não é fica com cara de besta, assistindo à massa comemorar desde defesa de penalidade até gols decisivos, em penalidades ou com a bola em jogo.

Aqui é Galo!

Blogueiro

View Comments

  • Caro Eduardo,
    parabéns pelos belíssimos textos publicados. Seu blog é viciante, acompanho diariamente. ObriGalo por dividir conosco suas opiniões e principalmente sua paixão pelo Galo! Conversar com você e compartilhar este sentimento, é sempre um grande privilégio para mim. Me tornei sua fã de carteirinha!
    O resultado do jogo não foi bom (prefiro nem lembrar das "maracutaias"- muita raiva), mas a festa da massa como sempre foi um espetáculo. É sensacional esta integração da massa com um só propósito, apoiar o Clube Atlético Mineiro. E não há  "tramóia" neste mundo que arranque dos nossos corações esta paixão pelo Galo!
    O campeonato não acabou, somos atleticanos e acreditamos até o fim.
    A Cariogalo agradece a homenagem e aguarda sua ilustre visita.
    Um forte abraço atleticano!

    • Querida Tânia Mara, vocês da CarioGalo são show. No seu caso, especialmente para esta mineirinha cujo pai é um exemplo para a nova geração, o blog tem um carinho muito especial. Logo irei ao Rio me encontrar com vc, Keila, Todynho, André e tanta gente boa. Um beijo carinhoso.

  • Eduardo, você é muito mais astuto que isso. Não há a necessidade de disputar eleições ou manter mandato para ter pretenções políticas. Porque defendê-lo?

  • Eduardo, obrigada pela singela homenagem a nós torcedores apaixonados com o Galo e erradicados na cidade maravilhosa. Quando nos dará a honra da sua ilustre visita? Ontem mais uma vez a Cariogalo esteve em peso no campo, espalhando com bem diz nosso presida Custódio, espalhando a atleticanidade. Pena foi nos depararmos mais uma vez com a injustiça de uma péssima atuação da arbitragem, mas como bons atleticanos que somos, não desistimos nunca é continuamos a acreditar.

    • Grande Keilla, eu sou atleticano de coração e moro no Rio . Eu gostaria de saber como eu faço para entrar para a Cariogalo ?
      Um beijo para você , apar toda a turma e meus parabéns pelo trabalho . É Galo sempre !

      • Paulo Henrique, apareça, só isto. Nos reunimos no bar do Augusto na Mem de Sá próximo aos arcos da Lapa em todos os jogos do Galo. No facebook, procure a Cariogalo para ficar a par das novidades. Abraço

        • Muito obrigado pela atenção, grande Renato. Eu vou com a minha esposa assistir os jogos com vocês . Um forte abraço e ,quando possível, vamos fazer um belo almoço coma nossa imbatível culinária mineira..

  • Pois é. Vida de atleticano e assim mesmo; por isso é que digo que torcer para o Galo dá trabalho cuja paixão não permite torcer e nem dividir a atenção sequer com a seleção. Não gosto e nem vejo qualquer outro time ou seleção do país, salvo nos jogos do Galo. Para não dizer que nunca vi a seleção brasileira jogar, vi duas vezes no Mineirão: numa era o Galo com a camisa da seleção e na outra o Galo contra a seleção brasileira, ganhamos as duas.

  • Que o cara do outro blog, o tal "Bomba do..." é cruzeirense, todo mundo sabe. Mas eu acho que ele tem alguma razão quando fala em "INCOMPETÊNCIA". Realmente, em qualquer situação da vida, se tentarmos algo durante 45 anos, 45 vezes, sem sucesso, é porque estamos sendo incompetentes. E precisamos fazer uma autocrítica. Agora mesmo, com toda essa sacanagem que fizeram contra o Galo, ontem, tudo o que ouvimos o nosso Presidente dizer é que vai protestar contra o árbitro. O nosso presidente é advogado; o presidente do Conselho Deliberativo é advogado; o diretor jurídico é advogado. Será que ninguém pensa em pedir a ANULAÇÃO DA PARTIDA? Ficamos todos, torcedores, como "Marias Choronas", vítimas da sacanagem que fazem contra o Galo. Mas os nossos dirigentes são puros, gente-boa, educada, bons moços. Incapazes de "chutar o pau da barraca" como faria um EURICO MIRANDA, ou um VICENTE MATHEUS, no seu tempo. Acho que temos de nos preparar para a luta e usar as armas dos inimigos. Ou então seremos eternamente derrotados, mas éticos, vítimas da zombaria nacional. Até do outro lado da Lagoa os caras sabem que tem de se agir assim. Que o diga um tal de "B...n..y". Que purismo é esse que faz com que nossos dirigentes ajam como sacristãos? Eu quero vencer, ser campeão. Olhos lacrimejados do nosso Presidente na TV para mim é pouco. Se o jogo foi NULO, porque não brigar pela ANULAÇÃO?

  • Eduardo, olha isso:

    Árbitro vai se mudar para RJ:
    http://globoesporte.globo.com/mt/noticia/2016/05/reway-confirma-despedida-do-quadro-de-arbitros-de-mt-na-final-do-estadual.html

    Histórico:
    - Flamengo 3x0 Coritiba
    http://www.foxsports.com.br/blogs/view/169642-em-noite-infeliz-do-arbitro-wagner-reway-flamengo-avanca-na-copa-do-brasil

    - Sport 1x0 Palmeiras
    O gol de Nunes saiu após cobrança de escanteio inexistente, mas assinalado pelo matogrossense. E a bola ainda bateu na mão do jogador do Sport.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/06/com-arbitro-fifa-pela-primeira-vez-palmeiras-pede-qualidade-no-apito.html

    José Carlos Santiago, vice-presidente da comissão de arbitragem da Ferj, confirmou o pedido de mudança de filiação de Reway. O árbitro já está morando no Rio de Janeiro por conta de seu trabalho e o de sua esposa. Além disso, ele acredita que terá mais chances de se tornar árbitro Fifa, já que é aspirante desde 2004.
    Fonte: http://www.ochute.com.br/noticias/6089-atletico-mg-quer-investigacao-contra-o-arbitro-wagner-reway

  • VAMOS DEIXAR O CORAÇÃO DE LADO E VAMOS REFLETIR COM A RAZÃO.
    QUANDO EM UM POST ANTIGO FALEI QUE O PROBLEMA DO CAZARES ERA MULHERES E DROGAS,ME AMEAÇARAM DE LEVAR A JUSTIÇA.
    TENHO CASA NO MESMO CONDOMÍNIO QUE ELE MORA,É SÓ PERGUNTAR NA PORTARIA.
    MARCELO OLIVEIRA NÃO TEM COMANDO.
    O ATLÉTICO QUITOU DOIS MESES DE SALÁRIOS ATRAZADOS NA SEMANA PASSADA.
    A FORNECEDORA DE MATERIAL ESTÁ QUEBRADA E NÃO REPASSA O PROMETIDO AO GALO.
    LUCAS PRATTO É ÓTIMO JOGADOR ,MAIS NUNCA FOI ARTILHEIRO.
    E POR ULTIMO TIME QUE TEM UMA FOLHA SALARIAL DE 11 MILHÕES MENSAIS NÃO PODE PERDER PARA OS TIMES QUE O GALO PERDEU.

    • Paulo Pereira, contra fatos não há argumento e fica muito difícil combater os seus .
      A sensação que fica é que toda a organização do Atlético parece mesmo mera realidade conjuntural . Parece que vamos continuara ser a mesma zona que os clubes brasileiros são . Mas o problema é que ,a té mesmo nela , é necessária um pouco mais de organização para se chegar a algum lugar .

  • Boa tarde!
    Galera na boa, vamos parar de SEMPRE colocar a culpa no juiz. Errar ele errou, mas não são eles (juízes) que estão tirando o título do Galo e sim os jogadores e o técnico. Vamos parar de inventar desculpas esfarrapas. Temos é que melhorar o time. Se ficarmos sempre colocando a culpa no juiz nunca vamos resolver o problema do Galo. Chega de jogadores medíocres (Cleyton, Yuri entre outros) o técnico nem se fala. Sempre entrando com o Cleyton.....!!!! Marcelo não deu "liga" no Galo. Resumo: Temos que melhorar é o time e não ficar SEMPRE culpando o juiz.

  • É uma situação difícil a do Galo. Também não acredito mais no título do Brasileiro, embora entenda que o time não pode dar mole e perder, na pior das hipóteses, a 3ª colocação, que nos garante a participação na fase de grupos da Libertadores. Por outro lado, se quisermos ainda salvar o ano (dado os custos e a qualidade do plantel que montamos este ano), temos que entrar com tudo na Copa do Brasil para levar mais um caneco desses para casa. Agora, quando à arbitragem, o que se pode esperar de uma comissão criada pela CBF para tratar deste assunto, na qual um dos integrantes é José Roberto Wright?

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

14 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!