DESPEDIDA DE UM GRANDE PILOTO!
SÃO PAULO – Felipe Massa se despede da Fórmula-1, no Brasil, na corrida deste domingo. Para mim, ele é o grande campeão da temporada 2008, marcada por irregularidades, falcatruas, principalmente no Grande Prêmio de Cingapura, e malandragens. Perdeu o título, em Interlagos, quando foi o vencedor da prova, mas o alemão, Glock, deixou Hamilton passar, e este fez um ponto a mais que Massa, sagrando-se campeão de fato e de direito. Para mim, Massa é o campeão de fato.
Um piloto que ficou dez anos na Ferrari, e que conquistou vitórias incríveis. Isso não é para qualquer um. Lembro-me de uma conversa com Sandro Rossel, ex-presidente do Barcelona, quando esse me disse que a gente não sabia torcer, pois tínhamos Rubinho Barrichello, há quase duas décadas na Fórmula-1, e não o valorizávamos. Ele dizia que a Espanha ainda não tinha um campeão, mas que Alonso era um ídolo. Pouco tempo depois, Alonso sagrou-se campeão mundial.
É isso mesmo. Massa não foi campeão do mundo, mas pelo que fez na Fórmula-1, é sim um grande campeão. Temos que aprender a conviver com vitórias e derrotas. Massa nos deu muito orgulho, é um cara do bem, um garoto maravilhoso, família, acima de tudo. Percorreu milhares de quilômetros como um grande Ás do volante. Contornou curvas, acelerou nas retas, e fez nossas manhãs de domingo bem mais incríveis. Eu vou agradecer a ele, tudo o que fez pelo esporte mundial e por nós, brasileiros. Vou lamentar sua aposentadoria, precoce, mas vou respeitar sua decisão.
Felipe, fique com Deus. Sei que você vai acelerar em outra categoria, pois tem paixão pela velocidade. Parabéns por tudo o que fez, pelas alegrias que nos deu, por ter sido esse cara tão bacana e tão feliz. Quem sabe seu filho, Felipinho, também seguirá seus passos? Obrigado, obrigado e obrigado. Voc~e honrou o nome do Brasil nas pistas e circuitos pelo mundo!
Terei a honra de estar no jantar, em sua casa, esta noite, convidado por você e pelo irmão, Galvão Bueno. Será uma honra e um privilégio participar de momento tão especial em sua vida. Muito obrigado.
LIMA
O Brasil segue para Lima, esta noite, em voo fretado, para enfrentar o Peru, na madrugada de terça para quarta-feira. Uma vitória já põe o Brasil na Rússia. Não há dúvida de que estaremos lá. Tite recolocou o Brasil no caminho das vitórias e respeitado, novamente. Aposto que os peruanos estão se borrando de medo de nos enfrentar, pois a ordem voltou ao normal.
Com Neymar mais maduro e encorpado, jogando para oi coletivo, e Phillippe Coutinho, jogando o fino da bola, Tite achou a dupla ideal para pensar e criar para o nosso time. Ainda há muito o que fazer até o Mundial, mas Tite já achou o caminho certo, e vai seguir nele, com sua competência, honestidade e qualidade. Estarei em Lima, acompanhando tudo, de pertinho, tanto para este Blog, quanto para o Estado de Minas, com minhas colunas.