Skip to main content
 -
Jornalista, formado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1983. Colunista do Jornal Estado de Minas e Rádio Tupi. Cobre a Seleção Brasileira há 32 anos, com 73 países visitados, e 265 coberturas internacionais. Vencedor dos Prêmios Imprensa Embratel e Ayrton Senna de Jornalismo, com a Matéria, Meninos do Brasil.

A UMA VITÓRIA DA CONFIRMAÇÃO

JAECI CARVALHO

LIMA – A Seleção Brasileira está a uma vitória da classificação para o Mundial da Rússia. Vencendo o Peru, aqui em Lima, na madrugada desta quarta-feira no horário brasileiro, 21h15, horário daqui, chegará aos 27 pontos, e garantirá, na pior das hipóteses, o quarto lugar. O time vem de cinco vitórias seguidas, com Tite, a maior delas os 3 a 0 sobre a Argentina em BH, e quer fechar o ano com outra grande vitória.

Hoje, dá gosto de ver o time brasileiro jogar. É sólido em todos os setores, tem esquema tático e padrão. Tem cara. A cara de Tite, que, aos poucos, vai impondo seu ritmo de jogo e seus conceitos. Na partida contra os peruanos, Fillippi Luís será o lateral-esquerdo na vaga do suspenso, Marcelo. Mas ele está no mesmo nível do titular, e o acho até melhor. Para mim, seria o titular. Sinal dos bons tempos da Seleção Brasileira, que está muito bem servida.

O Peru encostou nos demais concorrentes e com uma vitória entrará definitivamente na briga por uma das vagas. Por isso, a partida será dificílima. Não acredito que os peruanos vão se arriscar e partir para cima. Correrão o risco de sofrer goleada, semelhante a Argentina. Será um jogo de estudos, dos dois lados, e de muita dificuldade. Cuevas e Guerreiro são muito bons e deverão dar trabalho à defesa brasileira.

O importante, porém, é saber que o time brasileiro voltou a impor respeito e que nossa camisa tem peso, novamente. Nosso futebol voltou aos seus melares dias, mesmo sabendo que ainda falta muita coisa. Mas Tite tem essa consciência. Para ganhar o Mundial, vai precisar ajustar essa equipe ainda mais, para que chegue forte na Rússia, em 2018.

Tite provou que Felipão e Dunga são dois ultrapassados e medíocres. Sua equipe tem corpo, alma, e acima de tudo, bom futebol. Recuperou jogadores como Fernandinho e Paulinho, embora eu não goste de nenhum dos dois. Porém, respeito Tite e sua forma de jogar. Que façamos um grande jogo aqui em Lima e que possamos conseguir a sexta vitória com Tite, manter o 100% de aproveitamento, para fecharmos o ano com a classificação para o Mundial da Rússia, garantida.

FESTA DE MASSA

Estive na festa de despedida de Felipe Massa, domingo, na casa de seu sogro, no Morumbi. Fiquei honrado com o convite feito por ele e por meu irmão, Galvão Bueno. Felipe gravou um vídeo para meu instagram, onde agradeceu á torcida brasileira. Queiram ou não, ele está entre os cinco melhores pilotos brasileiros de todos os tempos. Bati longo papo com seu pai, Titônio, que me disse que era mesmo hora de ele parar. Felipe Massa deve correr na Europa, em competições importante, e, a cada mês, deverá disputar uma prova em um país importante. A Fórmula Indy foi cogitada. Porém, ele está muito rico e não vai querer arriscar a vida em circuitos ovais, correndo perto dos perigosos muros americanos.

Na festa encontrei amigos como Reginaldo leme, Mariana Becker e seu marido Jaime. Gente que corre o mundo atrás do circo da Fórmula-1. Foi uma festa muito prestigiada. Felipe Nasr também estiva lá e tive a oportunidade de conhece-lo. Ele conseguiu dois pontos no GP Brasil, que significam U$ 40 milhões para sua equipe. Isso pode ser uma chance para que ele seja mantido na Sauber, na próxima temporada. seria ótimo, pois não podemos ficar sem piloto na Fórmula-1.

SETTE CAMARA

Com todos os especialistas que conversei, perguntei sobre nosso piloto, Sérgio Sette Camara. Todos acham bem possível que ele chegue à Fórmula-1, pois veem nele talento jamais visto em pilotos de sua idade. O problema é a grana e o patrocínio, pois a cada ano a Fórmula-1 vai ficando mais e mais comercial. Tem gente que paga, e paga caro, para correr. Porém, acredito e tenho fé em Serginho. É realmente um piloto diferenciado, arrojado e competente.