Categories: Sem categoria

Sinto-me sozinha, sem amigos e ninguém se interessa por mim. O que fazer?

“Olá Dr. Douglas Amorim.  Tenho 28 anos, acabei de me formar na faculdade e moro com minha mãe e irmão. Desde ontem, estou sentindo uma tristeza profunda. Não consigo comer e sinto uma forte dor no peito. Tudo isso, porque estou tendo pensamentos muitos negativos. Como disse, tenho 28 anos e não tenho nenhum amigo. Na verdade, até tenho, mas, a maioria deles está casada ou vivendo suas próprias vidas e, provavelmente, não têm tempo para mim. Para piorar, sou muito tímida e sinto que não consigo fazer nenhum novo amigo. Estou tendo esses pensamentos de que nunca ninguém vai se interessar por mim. Até semana passada estava tudo bem. Eu tinha planos e esperanças de que conheceria novas pessoas, que iria começar a academia e cuidar do meu corpo, mas tudo mudou. Fiquei sabendo que um primo meu se suicidou e tenho medo de que isso aconteça comigo. Sinto que ninguém nunca vai ter tempo para mim e que as pessoas não vão se importar comigo. Quero voltar a ter esperanças e não sentir mais essa dor”.

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, quanto desânimo! Você é uma mulher jovem, acabou de se formar e tem toda a vida pela frente! De acordo com seu relato, seus pensamentos negativos são originados pela insatisfação que anda tendo com sua vida social. Foi mencionado ainda, que seus amigos estão cuidando das suas próprias vidas e que não têm tempo pra você. De fato, com o passar do tempo, as prioridades na vida das pessoas vão se transformando. Começa-se a trabalhar, às vezes trabalhar e estudar ao mesmo tempo, por vezes casa-se e nascem os filhos. Com isso, o tempo que tínhamos para nos dedicar às amizades, passa a ser muito menor, se formos compará-lo à época em que éramos adolescentes ou universitários. Entretanto, mesmo que tenhamos menos contato e encontros, não quer dizer que não tenhamos mais, amigos. Agora, se você quiser que eles se portem da mesma forma dos anos anteriores, aí sim, teremos um problema.

Outros dois pontos que você colocou precisam ser discutidos. O primeiro é em relação a ter pensamentos de que ninguém nunca irá se interessar por você. Você chegou a essa conclusão baseando-se em quê? Será que você é um monstro tanto por fora, quanto por dentro, que ninguém, absolutamente ninguém gostará de você, seja pra iniciar uma amizade ou pra um possível relacionamento? Nenhuma pessoa é tão horrível assim, a não ser que ela queira acreditar nessa premissa. Se isso ocorrer, não há o que fazer. Portanto, é preciso olhar para o espelho e enxergar a realidade que, obviamente, não é a que você está enxergando. Todos nós temos encantos e virtudes que farão sermos admirados e bem quistos por muita gente. Você não é diferente. Saiba disso.

O segundo ponto diz respeito à timidez. Geralmente, as pessoas tímidas têm autoestima baixa e acabam não se expondo pelo medo da reprovação do outro. É quase como se tivessem a certeza de que não serão aprovados nos mais variados sentidos: estéticos, emocionais, financeiros, profissionais, intelectuais etc. Sendo assim, acabam vivendo de forma excessivamente discreta, por vezes até isolada. Acontece que o tímido, uma vez tendo a certeza de que não agradará aos outros, acaba projetando essa certeza em toda a sociedade. Seria algo mais ou menos assim: “se eu não me considero interessante, os outros também irão achar o mesmo. Logo, é melhor eu não me expor”. O resultado dessa lógica são indivíduos tristes, solitários, descrentes de si mesmos e que não enxergam possibilidade de mudança de vida. Com o passar do tempo, podem, até mesmo, vir a desenvolver quadros depressivos.

Dicas pra você: para não sentir mais essa dor, inicialmente é preciso entender que as pessoas têm as suas vidas e que, apesar de estarmos vivendo numa era muito egoísta, os amigos de verdade, gostam da gente e se importam conosco. Infelizmente, são pessoas cada vez mais raras, porém, ainda existem. Além disso, é preciso que você modifique o conceito de amizade em sua mente. O tempo passa, as pessoas tornam-se adultas e acabam precisando dividir seu tempo entre estudo, família, trabalho, amigos, lazer, atividades físicas e muito outras coisas. Não espere amizades no mesmo formato da adolescência porque elas não ocorrerão mais.

Continue seus planos de cuidar do seu corpo e conhecer novas pessoas, ora. Tudo isso vale muito a pena. A partir do momento em que você se cuidar melhor, se valorizar e achar que pode ser feliz, tudo mudará. Podemos conhecer gente em tudo quanto é lugar, mas, pra isso, temos de estar abertos e disponíveis pra coisa acontecer. Não fique com medo, achando que todo mundo irá te reprovar. Isso acontecerá com algumas pessoas e é assim com todos nós. Pra muitos, seremos aprovados, pra outros reprovados e pra alguns indivíduos, seremos, simplesmente, indiferentes. É preciso que saibamos conviver com essa realidade de forma natural. Sinto muito pelo seu primo. Esse, definitivamente, não é o melhor caminho pra ninguém. Reflita sobre as coisas que lhe disse aqui e mãos à obra. Está na hora de você fazer a sua vida ficar mais feliz. Eu aposto no seu sucesso. E você?

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

 

Douglas Amorim

View Comments

  • Bom dia,

    Eu tenho 49 anos, tenho 02 filhos, me separei a mais de 15 anos devido a uma traição, tive 2 relacionamentos muito rapidos que não deu em nada e me sinto muito sozinha.
    Estou estudando autoconhecimento pois sempre entendi que só podemos ser felizes qdo temos alguem e infelizmente parece que sou invísivel e isso dói muito ás vezes.
    Faço faculdade, trabalho, faço academia, tenho minha casa para cuidar e minhas gatas, mas mesma assim as vezes me sinto muito só.
    Indo ao mercado nos fins de semana vejo os casais e isso dói pq falo pq eu não rsrs,
    Já não sou mais adolescente, sei que a vida não é um conto de fadas, mas sinto falta de um amor verdadeiro como vejo com alguns casais.
    Hoje estou me desafiando a sair mais sozinha é um passo de cada vez para não ficar dependente de companhia, sou muito introspectiva e isso atrapalha um pouco, mas vejo muitos videos de mochileiros que viajam sozinhos e mulheres tambem e estou me libertando aos poucos.
    Estou aprendendo a desconstruir o que a sociedade prega que a felicidade é ter familia, filhos marido, pq hj tenho meus filhos mas eles vivem a vida deles e eu geralmente fico sozinha não quero atrapalhar eles, pois tive a oportunidade de viver minha vida mas não deu muito certo rsrs
    Mas continuo, vou voltar a fazer a terapia para me conhecer melhor e entender meus limites, meus medos e seguir.
    Desculpem o desabafo, mas aqui encontrei relatos muito parecidos de solidão é de uma certa forma é bom saber que não estou sozinha.

  • Boa noite não vou expor meu nome, mais vou fazer agora 27 anos, eu me casei, e tinha algumas amizades , hoje já não tenhima nenhuma e quando digo nenhuma , é nenhuma mesmo! E não se afastaram só por causa do tempo, uma se afastou por ciúmes, a outra se afastou pq não falei o que ela quis ouvir no momento, e um casal de amigo se afastaram por um desentendimento e depois disso me excluíram do círculo de amizades, meu esposo é tímido e não tem muitos amigos, já eu sou o oposto, porém não temos amigos, não é que amizade seja tudo, porém é difícil não ter alguém pra desabafar, hoje a noite por exemplo me bateu uma solidão tão grande e me sentir tão sozinha, meu esposo trabalha um dia sim e um dia não, então tem noites que fico sozinha dentro de casa, é horrível , me sinto muito solitária, no momento estou desempregada ,gostaria de fazer amizades novas mais não saio muito e minha mãe , meu pai todos se mudaram foram embora pra Portugal, e não mantém muito contato comigo, sinceramente preciso de ajuda e de um conselho, sinto que não estou bem...

  • Eu estou 3 anos separada e estava me sentindo ótima sozinha. Mas apareceu um ex do passado e se aproximou de mim, gerou muitas expectativas, me fez sentir especial e depois sumiu só mandando uma mensagem que eu não merecia um indivíduo doente como ele. Não entendi nada, só sei que estou me sentindo péssima, como nunca havia me sentindo. É uma sensação de tristeza que não passa, uma vontade enorme de deixar essa vida e olha que nunca me senti uma dependente emocional

  • Olá estou precisando de amizades. Vi que várias pessoas estão tbm sozinhas. Gostaria de notícias de todos vocês não estou conseguindo dormir. Quem quiser fazer amizade ,47 997429192

  • Raridade não encontrar solidão onde não há responsabilidade afetiva,. Nos deparamos com um mundo de aparências e muitas opções fáceis e sem envolvimento real.
    A internet produzindo vida paralela, ilusória e vazia de pessoas felizes, realizadas e dentro dos padrões de beleza e consumo. Ditando regras e conceitos falsos de liberdade e satisfação pessoal.
    E aí vc pára observa os posts e pensa:.Todo mundo se divertindo, passeios e viagens legais... casais perfeitos ... relacionamentos felizes... Só eu que estou aqui em casa esquecida, sem sair, sem viajar, sem namorado, sem amigos...
    Frustrante não conhecer ninguém interessante, não ter companhia para sair, não ter opções como antes.
    Procuro pensar que nem tudo que as pessoas postam são realidade. Não há tanta felicidade assim fora dos Stories e que na verdade o vazio é bem maior do que parece.
    Ainda assim, sou perseverante e creio que há muitas pessoas legais e que alguém ainda se interesse por mim e possamos ter um relacionamento verdadeiro e saudável.
    "Fundamental é mesmo o amor é impossível ser feliz sozinho" .
    Essa música maravilhosa me faz pensar no amor em todas as possibilidades reais ( família, amigos e relacionamento). Porque realmente o amor é fundamental para a vida, principalmente o amor próprio.
    Tentando me acostumar com a solidão, fazendo terapia, aprendendo a curtir minha companhia e esperando dias melhores.

  • Bom dia doutor, estou vivendo um momento terrível fui casada 5 anos ele era o homem perfeito o amor da minha vida. Então ele faleceu aí começou todo meu sofrimento, já pensei várias vezes de tirar minha vida
    O que não me deixa eu fazer isso é que tenho uma filha e ela só tem eu nesse mundo. Mais tá difícil recomeçar meu Deus. Me sinto perdida em vários sentidos.

  • Olá,,, boa tarde a todos....eu fico imaginando como as vezes uma pessoa pode realmente se sentir só,...as vezes é bom estar só, pensar sobre si, poder olhar ao redor, mas é legal tb conversar com pessoas bacanas, não buscando um relacionamento, mas apenas conversar, deixa fluir, se tiver de acontecer algo mais, ou apenas uma amizade, um encontro, ou qualquer coisa que se mostre naturalmente....ia ser bom......

Recent Posts

Saí do emprego e do mestrado por questões emocionais. Como retomá-los?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

2 semanas ago

Sinto-me um inútil na vida e um total fracassado. Meu caso tem solução?

  ***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****  …

3 semanas ago

Meu marido disse que não quer ter filhos porque não quer ter mais problemas. E agora? O que devo fazer?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

1 mês ago

Meu quarto tornou-se uma bolha de proteção. Se vou para a rua, fico angustiada. O que fazer?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

1 mês ago

Meu amante quis me assumir, eu não quis e me arrependi. O que faço agora?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

2 meses ago

Meu namorado parece ser dependente químico. O que pode acontecer com ele?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

2 meses ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!