“Olá, Dr. Douglas Amorim. Tenho 24 anos e acabei de passar por uma grande perda. Minha mãe faleceu há 04 meses e éramos muito próximos. Eu sempre tive dificuldades em fazer amizades. Desde a escola eu tive muito poucos amigos de verdade mas, agora, não tenho mais ninguém. Estou muito só e tenho sentido uma profunda tristeza. Faço terapia mas sinto que não está me ajudando, pois, a cada dia que passa, estou me sentindo pior. Às vezes penso se realmente eu deveria estar vivo. Queria dormir e não acordar mais. Isso está me fazendo muito mal e tenho ficado doente por causa disso tudo. O que eu devo fazer para me sentir um pouco melhor?”
Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com Não identificamos os autores das perguntas
Instagram: @douglasamorimpsicologo
Inscreva-se no nosso canal do youtube:
youtube.com/douglasamorimpergunteaopsicologo
Resposta no link logo abaixo:
Um abraço do
Douglas Amorim
Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade
Instagram:@douglasamorimpsicologo
Consultório: (31)3234-3244
www.douglasamorim.com.br
Basta clicar para visualizar a resposta!
Tb perdi minha mãe..faz duas semanas q ela se foi..tem dias q estou bem,outros não..parece q a ficha não caiu..sinto um soco no estômago toda vez que lembro q ela partiu. .tento não me deprimir pois sei que ela ficaria muito triste em me ver assim..penso q ela era muito boa e está num lugar muito melhor q aqui..isso me conforta ..
Tenho medo do meu futuro..como será sem ela..mas tento não pensar.. é aquela velha frase..um dia após o outro..
Se derrame pra Deus..dobre seus joelhos diga o q sente..ele vai confortar seu coração!
É muito importante se agarrar à alguma religião ou espiritualismo. Ajuda bastante e te dá força. E como você disse que tem dificuldade para se relacionar com as pessoas tente procurar grupos religiosos em alguma igreja próxima de sua casa. Pergunte ao padre se há algum grupo de jovens e nisso tente se relacionar com as pessoas do grupo, pois a maioria está de coração aberto e não está lá para julgar seu comportamento e sim para seguir os ensinamentos divinos de amar o próximo como Ele nos amou! Há também diversos grupos que seguem o mesmo estilo do AA (alcoólicos anônimos) onde cada um dá seu depoimento e escuta o depoimento dos outros e assim cresce como pessoa. Dentro das próprias igrejas são oferecidos pela paróquia que participem dessas reuniões os que precisam.
Linda mensagem, Carlos. Eu tbm perdi minha mãe e minha postura é a mesma. Só Deus é capaz de nos erguer e sustentar diante da perda. Força Nele e sempre Nele.
Passei pela mesma experiência há muitos anos atrás. Minha mãe faleceu quando eu tinha 23 anos. Vivi um luto muito pesado por uns oito anos. Ainda hoje, a falta que ela me faz é enorme. Muitas vezes levamos quase uma vida inteira para descobrir que estávamos recebendo um amor tão puro que jamais será ,superado por nenhum outro. O caminho que me levou a ter um certo equilíbrio foi a espiritualização. Me agarrei nas mãos de Deus e assim consegui aos poucos ir me descolando do passado e aprendendo a visualizar o futuro, o reencontro que sinto se dará um dia. Assista este vídeo, pois acho que pode te ajudar.
BOA TARDE
EU TENHO 3 ANOS QUE PERDI MINHA MÃE ÉRAMOS MUITO LIGADOS UM COM OUTRO ATÉ HOJE SINTO MUITO SUA FALTA PARECE QUE ESTA FALTANDO UM PEDAÇO DE MIM . DEPOIS QUE ELA MORREU EU TAMBÉM NÃO SINTO MUITA VONTADE DE VIVER MAS FAÇO TERAPIA E COMO VC DISSE AMIGO PARECE QUE NÃO ESTÁ ADIANTANDO PARECE QUE COM PASSAR DO TEMPO A DOR VAI AUMENTANDO . MAS COMO SE DIZ DEMOS QUE TOCAR O BARCO FORÇA AMIGO .
Eu sinto o mesmo.Gostaria de dormir e nunca mais acordar.Me sinto muito sozinha.Espero que você se recupere da sua perda,porque eu não consegui.FORÇA!!!