“Bom dia, Dr.Douglas. Me identifiquei muito com o assunto da pessoa que se sente fracassada. Sinto-me na mesma situação. Também morei no exterior, sou formado em curso superior, com duas pós-graduações, porém, não consegui me construir socialmente, religiosamente, financeiramente, familiarmente etc. Considero que fui irresponsável na vida, sobretudo pelo esforços de meus pais em me ajudar na faculdade e eu não ter dado o retorno merecido.Tenho um filho mas sem muita ligação afetiva. Nunca fui casado, mas morei com uma pessoa fantástica durante vários anos e nos separamos. Apesar disso, mantemos uma boa amizade. Hoje estou com 62 anos, desempregado, totalmente inseguro, sem nenhuma motivação e sem alegria. Não consigo mais sorrir e nem chorar. Os pensamentos maléficos rondam minha cabeça e só ainda não fiz besteira, devido à minha família, que é o meu porto seguro. Confesso que tenho medo de alguma reação minha. Sou muito emotivo, rígido, duro, arrogante e, atualmente, extremamente triste. Não tenho amizades e não gosto de expor as minhas emoções. Considero-me totalmente falso, pois aparento que tudo está bom. Só que, na verdade, internamente estou péssimo. Sou introvertido e estou cada vez pior. Olhar para uma paisagem deslumbrante ou uma parede é a mesma coisa Não sinto nenhum tipo de emoção. Ou seja, estou atualmente com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar.”
Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com Não identificamos os autores das perguntas
Instagram: @douglasamorimpsicologo
Inscreva-se no nosso canal do Youtube:
Youtube.com/douglasamorimpergunteaopsicologo
Resposta no link logo abaixo:
Um abraço do
Douglas Amorim
Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade
Instagram:@douglasamorimpsicologo
Consultório: (31)3234-3244
www.douglasamorim.com.br
Basta clicar para visualizar a resposta!
a forma mais garantida de se obter isso, caso vc nao tenha uma vida profissional bem estabelecida, é planejar uma mudança de país, Portugal é uma boa dica.
Obrigado colega… Eu tenho 29 anos e já passei poucas e boas em minha vida, mas acredito que a vida é uma dádiva e errar faz parte, geralmente erramos pois estamos tentando ser feliz… a vida passa rápido e tenho pressa de corrigir meu erros e continuar a luta… Um abraço que Deus te abençoe!
Muito obrigada Carlos! O intuito é realmente acrescentar… Um abraço!
Tenho 34 anos e tenho muito medo de me decepcionar comigo mesmo no futuro , tenho 2 filhos um casal e meu maior medo e de estar na situação do nosso colega do último relato , como fazer com que isto não me aconteça ?
amigo, quando as portas se fecham e vc se sente sozinho como nunca esteve, essa é a hora do seu retorno ao que realmente importa nessa experiência que chamamos de vida: “Reintegração com Deus”. Busque a verdade, pois ela te libertará e abandone os rótulos: fracasso e sucesso são perspectivas mundanas e totalmente ilusórias. O verdadeiro valor da vida não está no rótulo e exige sinceridade de espírito para ser tocado. Busque com sinceridade e encontrarás!
Adorei seu comentário, Laura. Demonstra que vc encara a vida com otimismo e bom humor. Quanto ao cidadão em questão, somente uma mudança de rumos poderá devolver a alegria de viver. Aprender a dançar e praticar alguma atividade física seriam atitudes interessantes para acelerar o recomeço !!!
Laura, comentários como o seu enriquecem ainda mais esse espaço.
Bom dia! Incrível o retorno do Dr. Douglas, infelizmente ou felizmente vivemos de escolhas, e logicamente tentamos acertar em todas elas. O senhor em questão está com o umbigo grudado no passado e por isso não consegue visualizar um futuro promissor. Passado a gente não muda, mas mudamos o futuro, com mudanças de atitudes no presente.
Tem pessoas que nomeiam essa situação de depressão, mas não acredito que ele está nessa condição.
Precisa mudar o foco, pois com essa conduta ele quer se autodestruir…
Tem pessoas que escolhem fazer isso pois é mais fácil viver assim… Encara os problemas de frente é difícil, requer trabalho e dedicação.
Meu caro, procure estreitar os laços com seu filho, se desligar do seu passado, que apesar de falhas que você cometeu, conseguiu se formar e ter suas conquistas. Se perdoe pelos seus erros. Se permita expressar as emoções. Procure orar a Deus, e pedir ele direcionamento pq você tem 62 anos mas tem muito o que viver. Se dê uma nova chance. Você se expressa muito bem… A vida passa rápida demais meu caro, e é única. Frequente festas, reencontre os amigos, encontre um novo amor (tenho uma amiga de 55 anos independente e muito bonita, se quiser te apresento kkkkk) A vida é cheia de surpresas…Vá se feliz!! Um abraço que Deus te abençõe!