A cinebiografia de Marilyn Monroe criou uma boa expectativa devido ao talento dos envolvidos e ao fato de ser baseada no livro supostamente revelador de Joyce Carol Oates. No entanto, o filme revelou-se uma tortura cansativa e interminável, que mostra a atriz num eterno sofrimento, sendo ferida e abandonada por todos que a cercaram.

Ao invés da visão feminista esperada, o roteiro do também diretor Andrew Dominik (de O Homem da Máfia, 2012) sexualiza Marilyn e aumenta o fetiche em torno do mito. Muitas informações tratadas como fatos não têm embasamento histórico e vão sendo colocadas em sequência. Longo e episódico, o filme vai saltando no tempo para cobrir as passagens tidas como necessárias e não deixa as coisas claras cronologicamente.

Mesmo não parecendo muito fisicamente, Ana de Armas (de 007 – Sem Tempo Para Morrer, 2021) faz um ótimo trabalho, captando os maneirismos e expressões de Marilyn. Ela é um dos únicos pontos a serem ressaltados em Blonde, que também conta com uma bela fotografia. Destacam-se também, no elenco, Bobby Cannavale e Adrien Brody, que vivem dois ex-maridos da atriz, Joe DiMaggio e Arthur Miller.

A recriação visual no longa é muito boa

Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é mestre em Design na UEMG com uma pesquisa sobre a criação de Gotham City nos filmes do Batman. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.

Recent Posts

Personagem menor da Marvel ganha série simpática

Wonder Man, ou Magnum, no Brasil, traz um ator buscando uma oportunidade e escondendo seus…

7 dias ago

Pluribus traz de volta criador de Breaking Bad e debate a felicidade

A Apple TV traz a nova série original do criador de Breaking Bad, Vince Gilligan,…

3 semanas ago

Prime Video joga a culpa nas mulheres

Nova série do Prime Video faz suspense em torno do desaparecimento de um menino, mas…

1 mês ago

Os Melhores de 2025

Agora que o ano realmente acabou, confira a lista de melhores filmes de 2025 para…

1 mês ago

Repescagem 2025: Pacote de Filmes

O Pipoqueiro traz comentários sobre cinco filmes de 2025 que não ganharam crítica à época…

1 mês ago

Repescagem 2025: Homem com H

Cinebiografia de Ney Matogrosso, disponível na Netflix, mostra de frente os fatos mais escandalosos da…

1 mês ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!