Tendo estreado recentemente, Armadilha (Trap, 2024) volta a chamar atenção para seu diretor, M. Night Shyamalan. Chamado pela revista Rolling Stone de “o cara que cria os filmes assustadores com uma virada”, Manoj Nelliyattu “M. Night” Shyamalan fez sua fama com o surpreendente O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999), que de fato tem uma virada marcante em sua história. E assim acontece com alguns de seus outros trabalhos, mas não é o caso de Armadilha, produção mais convencional que depende de criar suspense para segurar o espectador. E faz isso muito bem!
Já não é de hoje que Shyamalan mostra ser um diretor afiado, sabendo exatamente como construir seus filmes e uma atmosfera de tensão. E é por isso que volta e meia ele consegue mascarar a fragilidade de seus roteiros, que insiste em escrever.
Armadilha, felizmente, é um ponto positivo numa carreira de altos e baixos, tão promissora no início. Estrelado por Josh Hartnett (de Esquema de Risco: Operação Fortune, 2023) e a jovem Ariel Donoghue, o longa acompanha um pai que leva a filha adolescente para realizar um sonho: ver de perto sua ídola, a cantora Lady Raven (Saleka Shyamalan, filha do diretor). Cooper, no entanto, começa a reparar no policiamento reforçado do show e acaba ouvindo de um membro da equipe que se trata de uma armadilha para pegarem “O Açougueiro”, um serial killer que anda aterrorizando a cidade.
Hartnett compõe um personagem muito interessante e se torna fascinante reparar em suas expressões e reações. Donoghue vive uma adolescente realista, como muitas “swifties” (fãs da cantora Taylor Swift) são, e os demais personagens agem de forma crível. Saleka é convincente como cantora, o que de fato é, mas nem tanto como atriz. Algumas situações que parecem furos de roteiro acabam sendo mencionadas à frente, e logo são esclarecidas.
Um garotinho de dez anos perde o avô e empreende uma busca por Deus para saber se o avô ficou bem. Algumas questões existenciais são levantadas, deixando clara a preocupação do diretor com o divino, e já revelando a simpatia dele por personagens muito jovens. O garotinho Joseph Cross é bem expressivo e torna a jornada agradável, com um final bonitinho e previsível. Nada apontava que Shyamalan ficaria famoso no gênero suspense.
3- O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999)
Ainda imbatível na carreira do diretor, o longa surpreendeu muita gente e definiu a fama de Shyamalan, associando-o para sempre às viradas de roteiro (ou plot twists). Um garotinho (Halley Joel Osment) tem problemas de comportamento na escola e, ao se consultar com um psicólogo, revela a verdade estarrecedora: ele vê gente morta! Um dos maiores papéis de Bruce Willis, num elenco que ainda conta com a ótima Toni Collete.
4- Corpo Fechado (Unbreakable, 2000)
5- Sinais (Signs, 2002)
6- A Vila (The Village, 2004)
No próximo post, os 10 filmes seguintes do diretor.
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