The Outfit traz história enxuta de máfia

No estilo clássico dos mestres do noir americano, o escritor (de livros e roteiros) Graham Moore criou uma história centrada em um alfaiate, alguém que aparentemente não oferece risco e que certamente não seria o primeiro escolhido para ser o protagonista de uma história policial. Este é o ponto de partida de The Outfit, longa que marca a estreia de Moore na direção com uma história aparentemente simples, mas muito bem contada.

Vencedor do Oscar pelo roteiro de O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014), Moore parte para a direção com um filme que funcionaria bem também no teatro. Um cenário apenas, poucos personagens e uma trama que envolve gângsteres e a desconfiança sempre presente entre eles. O figurino deixa claro se tratar dos anos 50, numa Chicago marcada pelo crime onde o “Inglês” Leonard escolhe para morar. Ele monta uma alfaiataria e trabalha de maneira bem disciplinada, com apenas uma ajudante recebendo os clientes que, em sua maioria, são criminosos.

Além do suspense bem construído (co-escrito por Johnathan McClain), ajuda muito ter bons atores duelando com diálogos afiados. No papel principal, Mark Rylance, vencedor do Oscar e do Bafta como ator coadjuvante por Ponte de Espiões (Bridge of Spies, 2015), nos oferece uma interpretação meticulosa como o alfaiate, ou cortador, como prefere ser chamado. Ele de fato acompanhou profissionais da famosa rua Savile Row e aprendeu bem o ofício. Ao menos em teoria.

Outro destaque do elenco é Johnny Flynn, que faz bonito quando não tenta ser David Bowie (em Stardust, 2022). Ele tem um personagem interessante, o braço direito do chefe da família que disputa espaço com o filho legítimo. A tentação de virar um tipo caricato está logo ali, mas Flynn consegue evitá-la. Completam o elenco principal Zoey Deutch (de Zumbilândia 2, 2019), como a secretária do alfaiate, e Dylan O’Brien (da trilogia Maze Runner), como o filho impetuoso do mafioso. Todos muito bem encaixados.

Mesmo com um pequeno exagero ao final, The Outfit se sai muito bem e não deve decepcionar ninguém. E ainda dá vontade de buscar mais obras que tragam Rylance, como Os 7 de Chicago (2020) e Não Olhe Para Cima (2021), tamanha é a competência do sujeito. Após a estreia no Festival de Berlim, em fevereiro, o longa foi distribuído pela Focus Features, faturando nos EUA e Canadá US$1,5 milhão – com um orçamento de US$4 milhões. Não deve demorar a se pagar, garantindo o sinal verde para próximos projetos de Moore.

Mark Rylance faz um ótimo trabalho em The Outfit

Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é mestre em Design na UEMG com uma pesquisa sobre a criação de Gotham City nos filmes do Batman. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.

Recent Posts

Michael Keaton faz dose dupla de pais ausentes

Em um curto intervalo, Michael Keaton curiosamente estrelou dois longas sobre pais ausentes: Pacto de…

4 dias ago

Conheça a carreira do talentoso Ripley no Cinema

Muita gente que viu a série Ripley não conhecia bem o personagem e O Pipoqueiro…

1 semana ago

Oscar 2025 – Indicados e Previsões

Como acontece todos os anos, há mais de uma década, O Pipoqueiro traz os indicados…

2 semanas ago

Oscar 2025 – Um Completo Desconhecido

Outro indicado ao Oscar 2025, Um Completo Desconhecido apresenta um curto momento da vida de…

3 semanas ago

Oscar 2025 – O Brutalista

Com dez indicações ao Oscar 2025, O Brutalista é um dos destaques da temporada de…

3 semanas ago

Admirável Mundo Novo estreia outro Capitão América

Admirável Mundo Novo é a primeira aventura de Sam Wilson como o novo Capitão América…

4 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!