por Marcelo Seabra
Elencar os clichês de certos gêneros é fácil, basta ser um pouco observador. A série Pânico (Scream) propôs avacalhar longas de suspense e terror e é assinada por um dos pais do filão, Wes Craven, além do roteirista então em ascensão Kevin Williamson. O resultado foi muito dinheiro em caixa e uma franquia de quatro filmes – que já perderam o fôlego há muito tempo, diga-se de passagem. O estreante Eli Craig foi mais longe por entender que, para parodiar, é preciso escrachar logo e não se levar a sério. Os protagonistas, Alan “Tucker” Tudyk (de Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, de 2011) e Tyler “Dale” Labine (de Planeta dos Macacos: A Origem, de 2011), se encaixam muito bem no tipo necessário, o caipira inocente e trapalhão, e tornam as coisas muito divertidas.
É comum, independente do enfoque, ver no cinema lutas de classes e entre grupos com interesses diferentes. Casos extremos podem ser vistos em Amargo Pesadelo (Deliverance, 1972) e Sob o Domínio do Mal (Straw Dogs, 1971), ambos sobre moradores de cidades grandes em embates com locais em uma cidadezinha. Para filmes de terror, esse cenário é um prato cheio, apesar do preconceito que dissemina e da tendência a clichês e exageros, como no clássico O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974) e na horrorosa refilmagem Doce Vingança (I Spit on Your Grave, 2010). Tucker e Dale passam por esse problema, mas não são os caipiras usuais que partem para a ignorância. Ao contrário, eles são as vítimas.
A inversão de papéis no criativo roteiro de Craig, que também assina a direção, é o grande diferencial de Tucker e Dale Contra o Mal. Os lugares-comuns de um filme de terror vão aparecer, não da forma esperada, inclusive com muito sangue, mas a violência é exagerada e tratada com humor. Assim, pessoas mais sensíveis não se sentirão mal nas cenas grotescas, pelo contrário: vão dar risadas.
O Pipoqueiro preparou um pacote de filmes de terror ou suspense para este Halloween e…
Confira o resultado de uma hipotética disputa entre DC e Marvel, já que ambas as…
Confira a segunda parte do especial do Pipoqueiro para M. Night Shyamalan, com um punhado…
Armadilha, mais recente longa de M. Night Shyamalan, chegou aos cinemas há pouco e O…
Brats é um documentário escrito e dirigido por Andrew McCarthy, ator destaque nos anos 80…
O Pipoqueiro traz comentários rápidos sobre cinco arrasa-quarteirões que chegaram aos cinemas recentemente, ressaltando o…