por Marcelo Seabra
Em 3 de fevereiro de 2003, o corpo de uma atriz foi encontrado na casa de Spector. Lana Clarkson tinha dentes quebrados e um ferimento de bala na boca. Um escândalo dessa grandeza logo faz mais pessoas contarem o que sabem e outras mulheres revelaram que haviam sido coagidas por Spector com armas, que ele colecionava. Em 2007, o julgamento começou e, depois de ser representado por outros advogados, ele passou a contar com a experiente Linda Kenney Baden. Assim como aconteceu com A Garota (The Girl, 2012), também da HBO, a obra atraiu críticas de todos os lados. A família de Clarkson alega que a teoria de suicídio defendida por Spector ganha muita confiança, enquanto a esposa dele alega que o marido é mostrado como um monstro megalomaníaco.
Para evitar problemas, a produção já começa exibindo aqueles avisos de tratar-se de ficção. Ou tem passagens cruéis que teriam sua veracidade contestadas, ou muito foi realmente invenção. Conhecemos mesmo os fatos básicos, que cercam a chegada da advogada ao caso e o desenrolar do julgamento. Mas as conversas entre eles são cortesia do sr. Mamet, que permitem a Pacino e Mirren brilhar nos papéis principais. O personagem permite a Pacino seus exageros característicos, já que Spector é mostrado como um milionário, digamos assim, excêntrico. Ele se vê como perfeitamente normal, e sabe que há muita gente estranha e que se deixa levar pela fama e poder, mas não é o caso dele.
Phil Spector (o filme) mostra sim uma certa tendência a defender as teses de seu protagonista, mas isso simplesmente se deve ao fato de acompanharmos tudo pelos olhos da advogada. Não há o outro lado. Ao contrário de outra produção da HBO, o excepcional Virada no Jogo (Game Change, 2012), o longa não dá muitas informações sobre os retratados. O centro é o curto relacionamento profissional entre eles, e só. Para quem espera ver mais sobre a fascinante vida de Spector, desista. Mas são 90 minutos estrelados por Pacino e Mirren, o que vale – e muito – a sessão.
O Disney+ lançou Music by John Williams, documentário que O Pipoqueiro já conferiu e comenta…
O Pipoqueiro preparou um pacote de filmes de terror ou suspense para este Halloween e…
Confira o resultado de uma hipotética disputa entre DC e Marvel, já que ambas as…
Confira a segunda parte do especial do Pipoqueiro para M. Night Shyamalan, com um punhado…
Armadilha, mais recente longa de M. Night Shyamalan, chegou aos cinemas há pouco e O…
Brats é um documentário escrito e dirigido por Andrew McCarthy, ator destaque nos anos 80…