por Marcelo Seabra
E a primeira piada da noite é sobre a falta da indicação a Melhor Diretor de Ben Affleck, disparada por Seth MacFarlane. Ele entrou às 22:30 no Dolby Theater com tiradas tão sem graça que foi necessária uma aparição do Capitão Kirk (William Shatner), direto do futuro, para melhorar as coisas. Um musical sobre as atrizes que mostraram os seios no Cinema começa o sem número de apresentações da noite, que é seguido por uma dança ao som de Sinatra. Isso já garante uma melhora a MacFarlane, que deixa de ser o pior apresentador da história do Oscar para ser apenas medíocre. Uma paródia de O Voo com fantoches e vamos a outro número musical curto. Outro esquete, dessa vez com MacFarlane de Noviça Voadora conversando com Sally Field, dá lugar a outro número musical e, agora sim, MacFarlane ganha uma nota melhor.
Reese Witherspoon anuncia clipes de quatro filmes indicados e Os Vingadores (mais Sam Jackson) chamam a Melhor Fotografia: o chileno Cláudio Miranda (o Gandalf mais novo) ganha, por As Aventuras de Pi. Em seguida, Melhores Efeitos Visuais, e Pi leva mais um. Jennifer Aniston e Channing Tatum anunciam Melhor Figurino, que é Anna Karenina, belo longa de Joe Wright. Os Miseráveis leva o seu primeiro prêmio, de Melhor Maquiagem.
Jamie Foxx e Kerry Washington sobem ao palco para chamar o Melhor Curta, e vence Curfew, do diretor Shawn Christensen. O Melhor Documentário – Curta vem a seguir, e o prêmio é para Inocente. MacFarlane aborta uma piada sobre o poderoso Harvey Weinstein e Liam Neeson chama mais clipes dos melhores filmes do ano. Ben Affleck, que tinha acabado de ser alvo de algumas piadas, entra para anunciar o Melhor Documentário em Longa Metragem, que é Searching for Sugar Man.
As belas Jessica Chastain e Jennifer Garner celebram a diversidade da categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira, que era a grande barbada da noite: Amor, de Michael Haneke. John Travolta apresenta uma homenagem a musicais e, depois da montagem de Chicago, entra Catherine Zeta-Jones com All That Jazz. A gritaria começa com Jennifer Hudson: hora de colocar a TV no mute. Hugh Jackman segue, com música de Os Miseráveis, e é acompanhado pelo elenco inteiro. O que é totalmente dispensável. Uns 15 minutos gastos à toa.
Coincidentemente, a primeira premiação pós-cantoria foi para Os Miseráveis: Melhor
Sandra Bullock dá um Oscar para Argo, para o editor William Goldenberg. Adele, com seu vestido brilhante que se confunde com o fundo, entra e dá um show cantando Skyfall, do último 007. Outra leva de clipes de Melhor Filme, chamados por Nicole Kidman, e logo entram Kristen Stewart e Daniel Radcliffe. Premiam Lincoln, na categoria Melhor Design de Produção. Nesse momento, são divulgados os prêmios honorários entregues no Governor’s Ball, e os quatro agraciados recebem as palmas do público.
George Clooney, o novo Jack Nicholson (alvo das mesmas piadas), introduz a homenagem aos falecidos no ano passado. Grandes nomes não faltaram, como o escritor Ray Bradbury, os compositores Hal David, Adam Yauch e Marvin Hamlisch, os diretores Tony Scott, Nora Ephron e Frank Pierson,
Enquanto não está fazendo piadinhas bestas, MacFarlane é bem eficiente como anfitrião, mas ele não para de tentar. Charlize Theron e Dustin Hoffman anunciam o Melhor Roteiro Adaptado. Fica com Argo, de Chris Terrio, baseado no livro do próprio personagem, Tony Mendez. E o Melhor Roteiro Original é de Quentin Tarantino: não foi indicado como diretor, mas levou como roteirista. Os premiados Michael Douglas e Jane Fonda se encarregam do Melhor Diretor. Não foi o que se esperava (Spielberg), mas foi feita justiça com Ang Lee, de Pi. Apesar de que justiça mesmo teria sido premiar Kathryn Bigelow, de A Hora Mais Escura, que nem indicada foi. O alvo do humor de MacFarlane vai melhorando, ele já brinca com a longa duração do evento.
Por algum motivo, depois de horas de enrolação, MacFarlane e Kristin Chenoweth ainda têm um número musical. Os créditos aparecem enquanto eles cantam para os perdedores, reforçando algo que há muito a Academia evitava: a ideia de que os outros quatro indicados tenham perdido. A música, Here’s to the Losers, teve a letra adaptada para a ocasião. MacFarlane consegue terminar com uma imagem boa, mas a plateia toda deve ter ido antes do número acabar. Boa noite!
PS: como curiosidade, acertei 20 das 24 categorias da noite. Os palpites foram publicados ontem e podem ser vistos no post anterior. Confira!
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