Para marcar a estreia do aguardado O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, O Pipoqueiro ataca logo com duas críticas sobre o longa. Em alguns momentos, elas apontam pontos similares, mas são em seu cerne bem diferentes. Confira as duas abaixo.
O Hobbit ganha adaptação fiel e divertida
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada é o primeiro filme da nova trilogia do diretor/roteirista Peter Jackson (O Senhor dos Anéis, King Kong) a revisitar a obra do escritor sul-africano J. R. R. Tolkien. Desde que fora anunciada, a adaptação causou uma dose quase equivalente de frisson e apreensão entre os fãs do livro. Inicialmente, o projeto seria um filme único, produzido por Jackson e dirigido por Guilhermo Del Toro (“Hellboy”). Devido a uma série de problemas, Del Toro acabou abandonando a empreitada e Jackson não só resolveu acumular as funções de roteirista, produtor e diretor como também chegou à conclusão de que, assim como “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” deveria ser uma trilogia.
Nesse ponto, veio a apreensão dos fãs do material original, já que O Hobbit é um livro curto – menos de 300 páginas – e com uma escrita muito menos elaborada do que qualquer uma das partes de O Senhor dos Anéis, de forma que caberia tranquilamente em apenas um longa-metragem. Mesmo após Jackson ter anunciado que usaria materiais extras, especialmente os encontrados nos apêndices de O Senhor dos Anéis, para contar sua história, a desconfiança permaneceu. Assim sendo, é bom que fique claro que O Hobbit é uma adaptação muito mais livre em relação ao material original do que Jackson fez com a trilogia do anel. A essência do livro, claro, está lá, mas a história foi bastante esticada para que preenchesse os 166 minutos da película. Algo que também será feito nos filmes seguintes, com toda a certeza.
Essa é, essencialmente, a história de O Hobbit. Para que seu filme durasse mais, Peter Jackson adicionou passagens retiradas de outras fontes, especialmente dos apêndices de O Senhor dos Anéis, como dito no primeiro parágrafo deste texto, para justificar a duração do filme que, apesar de longo, não é cansativo. Um desses enxertos é a trama paralela que mostra a rivalidade entre o orc Azog (Manu Bennett) e Thorin, sobre a qual não discorrerei para evitar possíveis spoilers (Azog aparece no Apêndice A de O Senhor dos Anéis).
No fim das contas, O Hobbit é, como seu subtítulo diz, uma jornada inesperada. Tecnicamente impecável – a versão resenhada é a convencional, de 24 frames por segundo e em duas dimensões –, ele fica abaixo das expectativas criadas graças ao trabalho de Peter Jackson em O Senhor dos Anéis. No entanto, não deixa de ser um filme divertido, que traz aos fãs de longa data um sentimento de “volta pra casa” já que, ainda que apresente um bom número de novos personagens, outros – como Saruman (Christopher Lee), Galadriel (Cate Blanchet), Elrond (Hugo Weaving), Gollum (Andy Serkis) – fazem aparições, assim como são revisitados locais como Moria e Valfenda. Há interessantes sequências de ação e algumas boas ideias que, esperamos, sejam bem desenvolvidas em suas duas continuações. Vale dizer que, ainda que seja uma adaptação bem livre da obra original, assim como em O Senhor dos Anéis, há diversas sequências que levam às telas de maneira quase literal o que se vê no livro de Tolkien, o que se torna um atrativo a mais para os fãs do escritor.
Peter Jackson cansa com o longo Hobbit
Mesmo para quem não era exatamente um fã de Tolkien, a trilogia Senhor dos Anéis no cinema foi um feito admirável. Por isso, o mundo aguardava ansioso o desenrolar do drama da adaptação de O Hobbit, livro de Tolkien que conta uma história pré saga dos anéis. A produção passou alguns perrengues e todos ficaram satisfeitos com a notícia de que Peter Jackson voltaria àquele universo, novamente na cadeira do diretor, e traria muitos de seus colaboradores habituais. Um bom elenco foi reunido, com vários rostos que já freqüentaram a Terra Média, e tudo seguia um ótimo caminho.
Com relação ao time reunido por Jackson, incluindo-se aí os atores, tudo funciona muito bem tecnicamente. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey, 2012) chega aos cinemas essa semana inclusive com inovações tecnológicas, já que foi filmado a 48 fps (o dobro de frames que se usa em um filme) e ainda em 3D. Esse aspecto não poderá ser comentado aqui porque a sessão para a imprensa foi em 2D convencional, com os 24 fps de sempre. A trilha sonora é mais uma vez de Howard Shore, oscarizado pelo primeiro e pelo último episódios da trilogia anterior, e ele acerta nas composições, que trazem um espírito de aventura adequado. O diretor de fotografia Andrew Lesnie, também premiado pela Academia por A Sociedade do Anel (2001), volta à função e é responsável por cenas fantásticas, aproveitando ao máximo os lindos cenários criados pela turma da WETA. Alguns closes eram desnecessários, mas isso empalidece no todo.
Outro fator irritante é a fartura de coincidências, ou se poderia dizer que o timing dos personagens é sempre ótimo. Todo mundo aparece no momento em que é necessário à trama, de gente a outras espécies que não tinham sido apresentadas – e nunca fica claro suas funções, além de magicamente resolver impasses e ajudar a turma a se aproximar do destino almejado. A palavra conveniência define o filme, já que do início ao fim muitas atitudes contrárias ao que era sinalizado não são justificadas. “Ele apenas mudou de ideia”, é o que se deve pensar, na falta de uma saída melhor.
Ao final de quase três intermináveis horas de exibição, fica a sensação de que um filme apenas teria sido mais do que o suficiente para uma adaptação decente de O Hobbit, e poderia ser até mais curto. Cortaria-se alguns personagens e seus núcleos, chegaria-se logo aos finalmentes e não terminaria com aquela mesma sensação de incompletude que pairou ao final de A Sociedade do Anel. Só faltou aparecer o “Continua”, tão usado na TV. Vamos torcer para que Jackson repita seu feito e faça sempre filmes melhores do que seus antecessores, como foi com As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003).
O Disney+ lançou Music by John Williams, documentário que O Pipoqueiro já conferiu e comenta…
O Pipoqueiro preparou um pacote de filmes de terror ou suspense para este Halloween e…
Confira o resultado de uma hipotética disputa entre DC e Marvel, já que ambas as…
Confira a segunda parte do especial do Pipoqueiro para M. Night Shyamalan, com um punhado…
Armadilha, mais recente longa de M. Night Shyamalan, chegou aos cinemas há pouco e O…
Brats é um documentário escrito e dirigido por Andrew McCarthy, ator destaque nos anos 80…
View Comments
Bacana! Gostei do contraste entre os textos. Só não sei se vou gostar do contraste que aparentemente me espera no filme, que eu aguardava como fã de Tolkien e de O Senhor dos Anéis, mas já temendo o desmembramento em trilogia... rsrs.. ¬¬
Parece que estamos diante de um filme controverso, já que, das últimas críticas que li, sendo ou não feitas por pessoas que já conheciam a obra homônima nos livros ou tiveram um vislumbre nas telas de cinema dez anos trás, há uma constante que ressalta os efeitos especiais, as performances de Martin Freeman, Andy Serkis e Ian Mckellen, o retorno à Terra-Média e, em contrapartida, a duração do filme (e seus excessos na trama), as "conveniências" e a interprenetração de outras histórias aqui plasmadas na trama de Bilbo e os anões, fora a incapacidade do diretor e da equipe de roteiristas em comover o espectador com uma história sem um "final" apropriado. Admito que este filme apresenta problemas que poderiam ser resolvidos se algumas cenas fossem deixadas na sala de edição ou fossem realocadas em uma edição estendida, de que não há uma maneira de especificar quem são os anões por suas personalidades e de que as participações e as inserções além de O Hobbit inflam o filme e colocam muitas tramas que não se resolvem ao final da película (postergando-a para os próximos filmes). Por outro lado, é uma boa diversão e as cenas retiradas das páginas do livro já valem o ingresso e o retorno ao Condado. Se Peter Jackson estiver atento ao que se tem falado sobre este primeiro filme, esperamos que ele consiga contornar e resolver os principais problemas nos filmes seguintes. Até dezembro, então.