por Marcelo Seabra
Depois do dia dos namorados em 2010 (Idas e Vindas do Amor) e do dia de ano novo em 2011 (ou melhor, Noite de Ano Novo), parece que faltou dia comemorativo para servir de desculpa para juntar um bando de gente inocente, que acredita em certos projetos pavorosos. Por isso, mesmo sem a presença de Garry Marshall, a ideia aqui é a mesma: O que Esperar Quando Se Está Esperando (What to Expect When You’re Expecting, 2012) usa mulheres grávidas como desculpa para ter cinco fiapos narrativos, não desenvolver bem nenhum personagem e não ter graça ou drama algum. Tudo “culpa” de Simplesmente Amor (Love Actually, 2003), e é pena que nenhum dos citados chegue aos pés dele.
O longa tenta alternar momentos dramáticos e engraçados, mas não sai do enfadonho. As cinco mulheres que vão ser mães (planejando ou não) podem se encontrar em algum momento (o mesmo vale para os maridos bananas), e cada uma exemplifica uma situação diferente. Se, em Solteiros com Filhos (Friends with Kids, 2011), tínhamos um casal “grávido” em uma situação fora do comum, aqui temos cinco situações banais que mal mal caberiam numa sitcom. A estética é a mesma, mas não teria passado do piloto se fosse na televisão.
Jennifer Lopez quer ter um filho, não é fértil e tem um marido (Rodrigo Santoro) inseguro quanto à paternidade; Elizabeth Banks é especialista em gravidez, não consegue engravidar e, para piorar, tem um sogro (Dennis Quaid) metido a garotão casado com uma supermodelo novíssima (Brooklyn Decker) que insiste em chamar o enteado mais velho que ela (Ben Falcone) de filho; Anna Kendrick tem um caso rápido com um antigo interesse (Chace Crawford) e se descobre grávida; e temos Cameron Diaz como uma apresentadora de televisão que participa de um tipo de Dança dos Famosos e engravida do professor de dança (Matthew Morrison). Junte aí mais uns coadjuvantes, como os pais que se encontram no parque, e pronto! Vários atores e personagens que não destoam entre si, e são prejudicados igualmente pelo roteiro babaca.
Levando-se em consideração que Kirk Jones fez sua estreia na direção com o simpaticíssimo A Fortuna de Ned (Waking Ned, 1998), era de se esperar mais desse O que Esperar. Um bando de clichês, músicas sentimentais, atores famosos e personagens rasos feito tábua são reunidos para tentar fazer o público rir e chorar num espaço de 100 minutos. Aposto que tédio e raiva não estavam entre os sentimentos que essa trupe esperava causar em seu público.
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