por Sônia Seabra & Marcelo Seabra
Dando continuidade aos longas de teor espírita, o chamado cinema transcendental, já pode ser conferido nas telas O Filme dos Espíritos (2011). Uma realização da Mundo Maior Filmes, produtora ligada ao Centro Espírita Nosso Lar e às Casas André Luiz, a obra chegou a 144 salas no Brasil. O número é quase um terço das salas que exibiram Chico Xavier (2010), o que já indica tratar-se de um filme voltado a um segmento mais específico do público.
Os vários personagens apresentados, entre flashbacks e cenas no presente, vivem diversas subtramas que nem sempre se justificam, mas geralmente trazem novos elementos ao centro do filme, mostrando que o passado pode trazer muitas respostas. Se a vida após a morte existe, as almas que estão do outro lado podem ter influência sobre os vivos. Além de trazer várias destas ideias, presentes no livro, o longa chega a mostrar frases curtas extraídas diretamente das páginas, reforçando sua ligação com o livro inspirador.
O Livro dos Espíritos foi publicado em 18 de abril de 1857 e difundido pela Europa durante o século XIX. Allan Kardec, pseudônimo do educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, estudou fenômenos de origem mediúnica e reuniu todas as suas observações e conclusões em quatro livros, compondo a obra que seria a base de toda uma doutrina religiosa. Proibidos em vários países, os livros acabaram se popularizando no Brasil à época da Segunda Guerra Mundial.
Algumas críticas disponíveis na internet já trataram de desancar O Filme dos Espíritos, tachando-o de confuso e mal editado. E os problemas existem, sim, como efeitos sonoros fora de propósito, a trilha sonora dramática e exagerada e alguns personagens mal desenvolvidos. Mas, além de belas paisagens, o filme traz o que mais importa a seu público-alvo: uma mensagem de esperança, de redenção.
O Disney+ lançou Music by John Williams, documentário que O Pipoqueiro já conferiu e comenta…
O Pipoqueiro preparou um pacote de filmes de terror ou suspense para este Halloween e…
Confira o resultado de uma hipotética disputa entre DC e Marvel, já que ambas as…
Confira a segunda parte do especial do Pipoqueiro para M. Night Shyamalan, com um punhado…
Armadilha, mais recente longa de M. Night Shyamalan, chegou aos cinemas há pouco e O…
Brats é um documentário escrito e dirigido por Andrew McCarthy, ator destaque nos anos 80…