O carnaval da Gaviões não terminou. A Escola deverá desfilar, agora, nos corredores da Justiça, com o veredito não de carnavalescos, mas de um Juiz Togado
O polêmico desfile da escola de samba da Gaviões da Fiel, com a lamentável cena de um Diabo atacando pessoa representada por Jesus Cristo, trouxe consigo indignação, revolta e repúdio da maioria da população cristã.
As cenas dantescas representavam Satanás subjugando, massacrando e humilhando Jesus, em uma luta descomunal, terminando com o Diabo cravando seu tridente sobre o corpo de Cristo arrastando-o pela pista do sambódromo paulista.
Segundo o coreógrafo da escola, Edgar Junior, o foco era chocar, mexer com a polêmica de Jesus e o Diabo. Se este era o seu verdadeiro intento, deve-se dizer que conseguiu, porém de forma ilícita e desrespeitosa com os cristãos mais fervorosos.
As pessoas estavam reunidas para ver desfiles de escola de samba e não agressividade contra quaisquer tipos de fé, religião ou credo.
Acaso o coreógrafo quisesse trazer uma reflexão entre o bem e o mau, com as escusas da arte, que o fizesse numa peça teatral, em recinto restrito, onde os espectadores estariam cientes do tipo de espetáculo que iriam assistir.
A cenas levam à seguinte reflexão: até onde a arte aberta ao público, com a cobertura de toda a imprensa, pode ser considerada sinônimo da liberdade de expressão artística protegida pela Constituição Federal em seu Artigo 5, inciso IX? O direito à liberdade de expressão é absoluto e ilimitável? Permite-se uma exposição pública, em ambiente aberto a todo o tipo de público, escondido por detrás do véu da manifestação artística?
Por óbvio que não. Não existe direito absoluto e ilimitado. O próprio direito à vida, bem maior, não é absoluto, estando previsto a exceção XLVII do artigo 5, da CF/88, que, expressamente, diz: “Não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada”.
Não se defende a censura prévia da liberdade de expressão ou da manifestação artística, que seria um retrocesso em nosso ordenamento jurídico, mas defende-se que haja consequências para atos praticados de forma abusiva e ilícita.
Apenas no campo das hipóteses, seria aceitável um desfile de uma escola de samba, sob o véu da manifestação artística, onde o coreógrafo, querendo demonstrar a discriminação contra os homossexuais, criasse cenas de heterossexuais atacando, com pedras, porretes ou tridentes, a comunidade de homossexuais, transexuais e afins?
Evidente que não. Da mesma sorte, não poder-se-ia aceitar “cenas artísticas” que incentivassem o racismo ou fizessem apologia ao crime; é curial.
O direito de se expressar, seja individual ou através de manifestação artística, deve obedecer a todo o ordenamento jurídico, não podendo o princípio da liberdade ser examinado de forma isolada e ilimitada. Se assim não fosse, não teríamos condutas tipificadas como calúnia, injúria, crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião etc…
A bancada evangélica do Congresso Nacional já manifestou que o ato praticado pela escola de samba não pode ser considerado arte, mas crime, prometendo tomar as medidas cabíveis contra a Gaviões da Fiel.
Por: Bady Curi Neto. Advogado, professor, ex-juiz eleitoral do TRE-MG, sócio-fundador do escritório de advocacia empresarial que leva o seu nome
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Professor Balde, ja te informo a jurisdição: o pastor que chutou nossa senhora de aparecida foi preso? E ja te emendo outra: caixa2 é crime?
Roubar bilhões de dinheiro público, arrombar os cofres da Petrobras, enriquecer a si e a toda família com propinas, comandar a maior roubalheira da história... SÃO CRIMES???
Robes,
para os psicopatas a lista enorme que descreveu não são crimes por terem uma forma 'própria' de interação social.
Motivo: 'Tendo em conta algumas das características de psicopatas, como a capacidade de manipulação e de conquistarem facilmente a simpatia das pessoas, muitas vezes ocupam cargos relevantes onde exercem poder. Um psicopata é caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, narcisismo, egocentrismo, falta de remorso e de culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições.'
E essas características nos lembram do......????
O 'pastor' Sergio Von Helder(da universal na época) chutou a imagem em 12 de outubro de 1995 e a comprou por R$500,00.
Ele 'instava' os telespectadores a não crerem em imagem e santos!
O programa passou de madrugada e só assistiu quem quis e o grupo 'folha' teve muita dificuldade de conseguir a cópia da gravação(fita VHS) pois quase ninguém assistiu ou gravou, e o 'pastor' foi ameaçado de morte e saiu do Brasil, ficou escondido nos US, México e Colômbia!!!!!
O resultado foi uma REVOLTA no país e até a 'universal' se desculpou, então é cabível que os cristãos fiquem revoltados com o desfile apresentado na escola de samba.
ps : o 'pastor'.....'virou'...católico MAS não posso garantir, são informações e não 'notícias'!
Só destaco que os cristãos TEM o DIREITO de se REVOLTAREM SIM!
JLT,
Concordo com você, além do mais, o fato de um ato criminoso não ser punido, seja la o motivo, não é um salvo conduto para que todos pratiquem crimes.
Peter........
Que comentário inteligente (kk)
Como transformar cidades dormitórios em país dormitório, uma lição exemplar para o otariado nacional .
Os integrantes top do quadrilhão diziam fazer o diabo para ficarem no poder e o resultado está aí.
Primeiro, com as greves iniciadas em 1979 comandadas pelo Lula e seus capangas, que pareciam pipocas estourando em panela aquecida no fogão pelo país afora, obrigando os investidores a fugirem do ABC.
Em seguida, elas se concentraram nos governos da oposição até conseguirem o máximo das vagas nos Estados e Municípios combinadas com a insegurança jurídica por "excesso de corrupção democratizada, que forçaram os investidores a fugirem do país.
Agora, o mais uma leva do distinto público se Fordeu e sente na pele e passarela do samba, como é difícil acordar com o diabo de posse da sua carteira de trabalho.
A bancada evangélica, um monte de puritanos hipócritas, sempre se sente ofendida quando mexem com a "fé" deles. Mas quando o contrario, estão pouco se lixando e até dão risadas.
O Dr. disse que as pessoas estavam ali para ver um desfile de carnaval e não um ato contra sua fé. Mas pergunto: Por que quando colocam jesus desfilando normalmente, como um salvador do mundo, ninguém questiona? E aqueles que não creem em jesus e sim em uma outra divindade? Ou aqueles que não creem em nada?
A hipocrisia é muito grande. "Não mexa com as minhas ideologias, pois é crime, mas eu posso mexer com as suas ou esfregar as minhas na sua cara"
Pensamento típico de esquerdista, fútil e vazio, não acrescenta nada de valor. Comenta por comentar e pra tentar irritar. Vai passar a vida toda assim? Seus descendentes serão assim também? Que vida triste, heim!
Resposta tipica de um alienado conservador. Nunca fui esquerda e nem pretendo ser. Simplesmente não sou religioso, mas respeito a religião alheia, diferente de você pelo visto
Marcelo, uma coisa é desfilar expondo a religião escolhida pelo carnavalesco. Outra coisa é atacar a religião em questão. Várias outras religiões já foram abordadas nas escolas de samba. A ofensa seria , na minha opinião, se Jesus estivesse dando uma surra no Preto Véio ou num pai de Santo, etc.
O tema do desfile é conhecido de todos antes do desfile, compra e vai assistir quem quer. Não é uma afronta a religião de ninguém. Toda religião é bonita, prega o bem. Imbecis os que fazem questão de deturpar isso.
abs
Marcelo,
gostaria que soubesse e pesquisasse para entender que mundo e terra são coisas completamente diferentes. Você certamente vai gostar.
No caso de '(Jesus) como um salvador do mundo' não é cabível, ele não veio salvar o 'mundo' e muito menos não é 'um(salvador)' que veio salvar. Não quero dizer que tem 'outros'(mais um ou vários salvadores)...vale uma boa pesquisa também!
Pesquise pra não dizer que estou 'defendendo' minha crença(e de muitos cristãos evangélicos, católicos, etc).
A crença vem pelo ouvir e nunca vi um 'ateu' dizer 'Até que enfim vou morrer' pois na hora da morte qualquer ateu SEMPRE se lembra de Deus.
Penso que um ateu tem muita fé pra acreditar que a existência de tudo veio 'do nada', do acaso, que tudo se criou aleatoriamente sem uma origem e o resultado da existência foi por pura sorte resultante por exemplo de uma explosão(big bang) onde ninguém explica as origens e causas que expandem no universo e de onde veio a matéria pra 'explodir' mas cada um crê ou não crê no que quer.
Só de pensar na complexidade de uma simples célula fico abismado e perplexo de que a célula é resultado do 'acaso'. Na verdade fico maravilhado com a perfeição da criação!
Marcelo, eu gostaria(muito) de saber quem e o que significa o 'contrário'(Mas quando o contrario) conforme descreveu em seu comentário. Pode explicar?
Abrs.
Uma outra divindade apanhando e "perdendo".
Colocar "jesus (sic) desfilando normalmente" ofende a quem? O fato de apresentar jesus (sic) ofende quem acredita em outra(s) divindade(s)? O simples ato de apresentar essa ou aquela religião, esse ou aquele deus, não parece, a meu ver, ofensa a quem quer que seja.
Apesar de minhas inúmeras discordâncias com aqueles que assinam o blog, não posso deixar de concordar com o ponto de vista expresso pelo Sr. Bady Curi Neto. E penso que basta uma leitura atenta do que ele escreve para entender que a questão não é sobre os ataques à fé cristã, mas sobre a extensão do direito à liberdade de expressão que, segundo ele, não é ilimitado.
Ademais, faça um favor à lógica e aprenda a se expressar melhor; afinal, não crer em nada significa crer em alguma coisa!
Marcelo,
Sua fala parece sinônimo de "vamos liberar geral". Não se trata de minhas ideologias ou suas, trata-se de respeito ao próximo, as convicções religiosas, credos, raças e etc...
Você pode achar por exemplo que todo tipo de droga deve ser liberada, mas não pode fazer apologia. Ha outros exemplos no artigo.
Quase...quase off topic:
Já que não se pode fazer apologia, LGBTs+ ou- (sei lá como se escreve) não devem nem podem criminalizar quem não os aceita e imporem que os 'respeitem e venerem'.
'Falei' demais?
Mas é fato, pura verdade!
ps: Sou homofóbico por ser realista? Então 'lá vai'...
Já que alguns pensam que podem desrespeitar religiões e crenças, não exijam meu respeito e nem me criminalizem pois a frase abaixo descreve o que é liberdade de expressão:
'gay' é o apelido bicha pra viado!
Não posso criminalizar quem não concorda com minha 'liberdade de expressão' mas os que não concordam querem me criminalizar!
ps2: DETESTO viado, só sabem se auto promover e se acham 'culturais' e dignos de respeito, só falam 'disso'....e sempre falam alto.
Quero que vivam bastante, viado velho deve sofrer muito!
Não meu nobre. O que disse é que se fosse um Jesus desfilando normalmente não haveria tanta gritaria. Mas se fosse Oxu tomando uma surra o Sr teria escrito este texto?
Olá Neto, o que seriam, como identificar, onde estariam "os cristãos mais fervorosos" mencionados em seu texto? Haveria critério interno ou externo de aferição de fervor? Porque alguma coisa neste país teria de submeter-se ao crivo de tal seguimento da sociedade? E que fervor seria esse que não suporta alguns minutos de exibição de escola de samba num dia de carnaval? Me vem a mente aquelas famílias "harmoniosas", "tradicionais", "religiosas" que no período de natal, vê todos esses dotes evaporarem logo em seguida a abertura da primeira garrafa de vinho.
Não bastasse o Bolso Nabo e seus filhos que se fossem cercados seria hospício e se fossem cobertos seria circo, vem, o bacharel, tratar de assunto tão sem importância enquanto o pais de esvai e a barbárie nos ronda.
E no mais não é muito lembrar: a necessidade e arte não conhecem lei.
Dr. Bady,
Sou satanista. Adoro o chifrudo vermelho. Tenho esse direito?
Se tenho, tenho direito de expressar meu gosto?
Se tenho, tenho direito de assistir a uma apresentação satanica?
Se tenho, só tenho direito se for em local fechado?
Para um juiz eleitoral o senhor está muito autoritário.
Era assim que o senhor julgava?
Coitado dos seus réus!
Verdade que aquele que pratica o satanismo, será estuprado pelo próprio CAPETA ao chegar no inferno? é por isso que nos cultos satânicos, uns defloram aos outros assim como os católicos comungam? Cedem o ânus em memória ao Chifrudo? Vc faz isso por prazer ou pela religião?
Bernado Campolina,
Voce pode ser o que quiser, somente não pode ofender, descriminar por determinação legal.
Outra dúvida que tenho para esse "satanista" aí responder...
- Se Satanás é o mal encarnado, e se também ele quer tudo de ruim, significa dizer então, que quem é adepto e admira essa doutrina, é alguém que quer o mal das pessoas, do país, das crianças, das mulheres. É isso mesmo? Tu és alguém que quer o pior de todo mundo? Então realmente você é uma pessoa de esquerda, a única opção pra você é ser alguém que idolatra o Ladrão Presidiário Vagabundo. Vai ver que é por isso que nos anos 50 e 60, as pessoas falavam que comunista comia criancinhas vivas. Será que todo comunista é satanista? Fica a dúvida.
E isso tem um fundo de verdade, pois a esquerda ama essas coisas, tipo criança tocar em homem nu em museu, homem tomar banho de mijo de outro homem... a esquerda vai ao delírio com essas merdas. É uma simbiose bem provável, satanistas e esquerdistas.
Rogério,
quando o Bernardo Campolina comentou, se esqueceu da mãe, filha, irmã ...avó...ou será que as leva em locais satanistas?
Bernardo, coitados dos seus parentes mesmo que não os levem a adorar o chifrudo vermelho.
ps: Nunca vi ou ouvi falar de famílias inteiras satanistas...coitada da sua família, enquanto eles oram ou rezam, vc usufrui do 'direito' de ser satanista e ser totalmente contrario ao que eles creem !
Não sei porque ainda perco meu tempo lendo essa bosta de blogue lixo, quando não é o imbecil titular é o imbecil reserva falando besteira.
Porque o cara que se intitula ROBO não tem inteligencia própria, foi programado para ler este Blog e não consegue ficar livre da leitura.
Opinião de advogados é que nem cu. Cada um tem o seu. Duvido que seja processada a escola.
"uma reflexão entre o bem e o mau"?
Não se deve teatralizar e brincar com assuntos tão sérios, como temas religiosos.
Basta dizer que um certo cartunista "brincalhão", ou bobão mesmo, na França, foi brincar, satirizar com a figura de Maomé. Esse cartunista foi avisado por diversas vezes que a sua brincadeira estava ofendendo milhões de pessoas e que ele estava sendo muito desrespeitoso com a crença e a religião de pessoas.
O cartunista prosseguiu em suas "brincadeiras" com Maomé.
Resultado: ataque a bomba no jornal em que ele trabalhava, o Cartunista morreu e levou junto com ele outras dezenas de pessoas que nada tinham com suas "brincadeiras" e sátiras.
Na Bíblia Jesus é torturado e assassinado pela direita fascista da época ou não? Retrataram o que fascistas, como o autor do artigo, fizeram com Jesus Cristo e que é notório! Talvez não seja para o articulista fascista e hipócrita! Perdoem-me o pleonasmo.
Você está enganado, veja bem:
- Quem defende bandido neste país é a esquerda, com políticas de desencarceramento, entre outras.
Portanto, quando a pergunta foi feita: "querem que soltem Jesus ou devemos soltar um ladrão?"
- Advinha quem quiseram soltar. Resposta: soltaram o ladrão. A esquerda da época, com a política de adorar ladrão, matou Jesus.
É a mesma coisa de se fazer a pergunta hoje em dia, caso Jesus estivesse vivo entre nós.
- Querem que SOLTEM JESUS OU O VAGABUNDO PRESIDIÁRIO????
Resposta dos jumentos encantados: "lula livreeeeeee"...
Desta forma, a esquerda mataria Jesus outra vez.
Nicolson,
Roma não era de 'direita', era o império romano (um império ditatorial)!