Publicidade

Categories: blogueiros

O meu mais sincero desabafo público

Desde que comecei o blog e a página do Facebook, não me lembro de me sentir assim. E sei que não estou sozinho, ainda que pareça

Imagem: Google

Escrevo e lágrimas me enchem os olhos. E não é força de expressão. Quem me conhece sabe que sou chorão mesmo.

E não choro por mim, não, meus caros. Minha vida não mudou em nada. Não fiquei sem gasolina nem perdi qualquer compromisso. Provavelmente, meu negócio irá faturar menos: 30%, 40%, 50%, não sei. Mas é sólido, é líquido, é enxuto. O que não vender essa semana, ou melhor, embarcar para entrega, seguirá na próxima.

Tenho 51 anos, uma vida estável e absurdamente abençoada em todos os aspectos. Não me falta absolutamente nada, de amigos a familiares, de conforto à saúde, de bem-estar à alegrias (ainda que o Atlético me avacalhe de vez em quando).

Ocorre, queridos e queridas, que diante do que estamos passando estes dias, diante dos comentários que tenho lido e recebido, diante da reação dos principais líderes políticos, diante da postura do “Presidente” da República, diante do gigantesco vácuo de liderança que padece o País, não consigo impedir a emoção advinda da angústia e da tristeza típicas de quem sabe somar dois com dois e possui um mínimo de sensibilidade, solidariedade e fraternidade.

Repito: a minha vida é muito boa! Melhor que a de provavelmente 95% dos demais habitantes deste pedaço de chão. Mas eu viajo muito, amigos. Conheço o Brasil de norte a sul, leste a oeste, capitais e interior, e não vejo apenas pela televisão, não, aquelas criancinhas peladas, barrigudas de tanto verme, vendendo bala, artesanato ou caju nas estradas dos estados mais pobres do Brasil. Vejo in loco, com meus próprios olhos, e nunca deixo de me lembrar da minha filha, em casa, em seu próprio quarto, cercada de conforto e proteção.

É por isso que odeio tanto a classe política corrupta do país. É por isso que odeio tanto estes populistas embusteiros, porcos, safados que usam e abusam do desespero e ignorância da população mais pobre e frágil. É por isso que detesto, com todas as minhas forças, o maior de todos os mentirosos e picaretas que já emporcalharam este pobre país, o criminoso e presidiário Lula. Porque são vagabundos! São covardes! São urubus carniceiros, assassinos — de gente de hoje e das futuras gerações.

É por isso que critico tanto o gigantismo do Estado, os privilégios imorais dos funcionários públicos, o corporativismo de TODAS as categorias profissionais do Brasil, que só pensam em si próprias. E é por isso que escrevo tanto, amigos, pois do contrário explodiria. É difícil demais suportar a realidade de 200 milhões de pessoas provendo conforto e bem-estar à meia-dúzia de aproveitadores do Estado.

É desesperador ver Outubro se aproximar e constatar que seremos governados por extremistas selvagens, bocós, brutos, burros, sem qualquer plano de governo ou de metas para o país. Apoiados por gente do mesmo quilate moral, apenas mais burros e desinformados. Gente que, por um lado, quer ver um criminoso condenado ser presidente, ou por outro, pensa que “tem de parar o Brasil mesmo; foda-se”.

É a isto que estaremos entregues em mais alguns meses. Se é que chegaremos lá. A isto e aos imortais Renan Calheiros, José Sarney e companhia, petrificados no poder justamente por aqueles a quem mais prejudicam com suas falcatruas e falsas promessas.

A gravidade do momento é gigantesca. As pessoas falam em guerra civil ou golpe militar como se fossem capítulos de novela passageiros. Falam em “venezualização” sem de fato entenderem o que ocorreu por lá e o que está ocorrendo por aqui. Imaginam que o Brasil é uma ilha, que pode romper com a democracia e retornar algum tempo após sem qualquer consequência institucional no âmbito internacional.

A tão sonhada luta de classes, propagandeada e incentivada pelo criminosos petistas e afins, é o combustível para a sanha violenta das manifestações virtuais. Basta que leiam os comentários dos blogues e sites Brasil afora para, tendo capacidade de interpretação, raciocínio lógico e honestidade intelectual, imediatamente começarem a se sentir como eu me sinto agora.

Não temos Presidente, não temos Congresso, não temos lideranças políticas soltas ou isentas de sérios problemas com a justiça criminal, não temos líderes religiosos, não temos absolutamente ninguém capaz de assumir o comando da crise sem que seja através da ruptura da ordem democrática. 

Bocós dizem: “tem de fechar o Congresso e prender todos os corruptos dos Três Poderes”. Ótimo! Quem? O Exército? Como? Prenderiam todos em um primeiro instante e julgariam depois quem é ou não corrupto? Se Lula estivesse solto e fosse preso, sem todo o devido processo legal, como ocorreu, os 30% de eleitores iriam aceitar? Teriam direito de reclamar? E se o mesmo acontecesse com Jair Bolsonaro? Se um General cismasse que os 15 ou 20 milhões de reais acumulados por ele e seus filhos fora fruto de corrupção e o enjaulasse? Como ficaria sua turba raivosa? Calada ou sob cassetete?

Percebem, meus caros, como as besteiras ditas, ou melhor, escritas nas redes sociais são toscas e sem o menor cabimento no mundo real? Se Temer cair e o Exército assumir, haverá eleições em outubro? E se o presidente eleito não for do gosto dos caminhoneiros ou aeroviários ou outra categoria essencial para o andamento normal do país? Greve novamente? Será mesmo que não conseguem perceber o que está se desenrolando no país?

Quem hoje diz apoiar os caminhoneiros, sem se preocupar com o resto da sociedade que está pagando o pato, vai manter o apoio quando a comida faltar à mesa? Ou o remédio do filho? Quem está escrevendo estas barbaridades na internet e no WhatsApp sofreu algo assim estes dias? Entendem por que quem se manifesta desta forma ou é um maluco ou um covarde escondido em casa? Dá uma de valente no teclado, mas não porá o pé na rua para enfrentar os militares, né?

Perdão pela extensão do texto e pelo desabafo. Perdão por deixá-los ainda mais tristes e preocupados (obviamente que me refiro a quem possui capacidade mental para entender o que vai acima). É apenas a vontade de não passar por tudo isso sozinho. Afinal, querendo ou não, estamos todos neste mesmo barco furado, rumo ao fundo do mar. Sejam os selvagens vermelhos, os selvagens verde-amarelo, ou aqueles que, como eu, assistem impotentes ao que todos se cansaram de avisar que um dia iria acontecer.

(Texto originalmente escrito neste domingo, 27 de maio)

Leia também.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Olá Inundado, neste momento o melhor a fazer é não entrar na histeria, principalmente na histeria típica de certas pessoas da classe média que estão alarmadas ou abismada porque não encontraram certas frutas para comprar e já se assustam como se fosse o fim do mundo. (Não se pode esquecer, também, de outra histeria reinante que se resume em gritar ladrão, ladrão e prenda, prenda. Isso em nada ajuda na reflexão, na meditação e na compreensão do que se passa e na busca de possíveis soluções). Nada disso. É necessário ter presente que Pindorama é governada para uma minoria e o grosso da população vive ao Deus dará. Pessoas que se proclamam esclarecidas não deveriam jamais se afastar dessa baliza. Por ai se vê mais empenho em mistificar do que aclarar e acalmar!
    Não ha negar que em certos momentos as mazelas do país se mostram de corpo inteiro, também pudera. Uma nação que em duzentos anos de existência não formou instituição e nem a pedra de toque do voto é respeitada tem mesmo é de viver sob os caprichos e desmandos de burocratas incrustados no Estado e oportunistas que atuam na iniciativa privada, porquanto falta autoridade para impor as normas e para persuadir orientando no rumo da superação e da conciliação.
    É necessário sobretudo manter a sobriedade e buscar o entendimento e nada de agir como fera que uiva e devora. Desafortunadamente não ha nada de novo nessa balburdia que vivemos nesta quinzena de maio.
    Temos de olhar para frente, perceber que se houver eleições não haverá renovação no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas e na Câmara Legislativa, isso sim é por demais relevante, entretanto pouco se fala sobre isso, pouco se atua para alterar isso. A moda agora é gritar ladrão, ladrão; prenda, prenda meras insanidades generalizantes que não faz melhorar um centímetro sequer a posição do ganho civilizatório.
    Sorte, Saúde e Sabedoria.

  • Parece que você continua sozinho mesmo em seus pensamentos. O governo continua maquinando pra manter suas regalias e o povo escravizado.
    Até onde sei não está faltando comida nem insumos nos hospitais. O que falta é combustível porque o povinho burro que não sabe como agir em estado de guerra, correu pros postos e desabasteceu o país. E remédios que sempre faltaram. Todos os dias os noticiários falam da falta de remédios, logo não é este evento que está provocando isso. Falta sangue? Algum prefeito colocou um ônibus a disposição pra arrebanhar grevistas que quisessem doar aos hospitais?
    Durante a "DITADURA" militar não faltava nada ao povo que quisesse fazer algo nesse país e os únicos que passaram por problemas foram os malandros e aproveitadores que não entendem o que é um país.
    Mas continue chorando Ricardo que depois passa. Estamos num mundo de expiação e temos que entender que só evoluímos se fizermos que a coisa aconteça. Os homens de hoje continuam agindo como homens das cavernas e a única coisa que os inibe são as leis. Leis que atualmente não são respeitadas, é cada um por si e na verdade temos que passar por isso, para que o Brasil seja resolvido.

    • Fiz um 1º comentário em resposta ao Mardição e não sei se foi. Enviando novamente.

      Mardição, seus comentários tem o meu respeito. Você citou o estado de guerra. Brasileirada não sabe o que é isso. Sacrifício por algo maior e melhor. Basta anunciar que tem gasolina no posto que as antas vão correndo abastecer e só. Só isso!! Mas não basta apenas pensar né. Agir é tudo. É o principal. É o que nos falta. Povo vagabundo!!! Estava pensando nessa "coisa toda" e cheguei a uma conclusão. Gasolina tá barata. Tem que aumentar mesmo. Carro tá barato pra brasileiro. Tem que aumentar mais ainda. Não tem jeito. Povo egoísta e burro!
      Não acredito que o exército tenha, mesmo no pensamento coletivo de tropa, a intenção de fazer ou melhorar algo. Será que poderiam também?

      Segue abaixo texto para reflexão:

      "Os homens temem o pensamento mais do que qualquer outra coisa sobre a Terra – mais do que a ruína, mais do que a própria morte. O pensamento é subversivo, revolucionário, destrutivo e terrível; o pensamento é impiedoso com os privilégios, com as instituições estabelecidas e os hábitos cômodos; (...) O pensamento é grandioso, ágil e livre, a luz do mundo e a principal glória do homem.
      É preciso que o pensamento se torne propriedade de muitos, e não privilégio de poucos. Porém, o medo detém os homens – medo de que suas crenças acalentadas se revelem desilusões, medo de que as instituições por que pautam suas vidas se revelem danosas, medo de que eles próprios se revelem menos dignos de respeito do que supunham ser. Deve o trabalhador pensar livremente sobre a propriedade? Então, o que acontecerá a nós, os ricos? (...)
      Fora com os pensamentos! Voltemos à obscuridade do preconceito, para que a propriedade moral e a guerra não fiquem em perigo! É melhor que os homens sejam parvos, preguiçosos e oprimidos, do que sejam livres seus pensamentos. Pois, se seus pensamentos fossem livres, eles poderiam não pensar como nós. E essa desgraça deve ser evitada a qualquer preço. Assim argumentam os opositores do pensamento nas profundezas de suas almas. E assim agem em suas igrejas, suas escolas e suas universidades".

    • Se era tão bom o regime militar por que ainda nos anos de 1985, 1986, minha família vendia o almoço para comprar a janta? Meus pais não eram "malandros e aproveitadores". Por que a inflação galopava? Por que eu mal tinha o que vestir? Por que saímos de 21 anos de regime sendo um país de miseráveis? Não deveríamos ser a Noruega? Por favor responda, e sem fazer menção a expressões religiosas tais como "mundo de expiação".

    • nao concordo com vc em tudo, inclusive meu laboratorio ja esta faltando materiais e combustivel para transportar amostras.

  • A sua indignação é a de todos os brasileiros que são capazes de sofrer com o sofrimento dos desvalidos, dos mais pobres, dos mais necessitados!
    E não é preciso sair de BH para se dar conta da realidade sofrida de grande parte da população, nas ruas catando lixo, nos semáforos, na periferia, nas favelas, nas ruas com esgoto a céu aberto em que crianças descalças brincam sob a nossa podridão de cada dia, em que a miséria é exposta nua e crua.
    E o que se vê é um povo trabalhador, um povo que, debaixo de sol e de chuva, rala para ganhar uma miséria e ainda além de arcar com o enorme peso de um Estado ique serve aos mamadores das tetas públicas : o vendedor de coisas no sinal, o motoqueiro de delivery, o camelô de rua, os garis etc.
    Esse povo sofrido sempre esteve aí, em carne e osso, mesmo quando a ilusão criada pela propaganda do governo mais corrupto e incompetente de nossa história, o crédito fácil e a falsificação de indicadores criavam um povo que só existia no papel.
    Perdendo o pai aos 7 anos, e eu meu irmão tínhamos que ajudar em casa desde então. Depois da escola, íamos p/ rua lavar carros, e nos fins de semana, vender pimenta do reino na feira. Ralei nos estudos e no trabalho, e atingi um patamar de padrão de vida que me satisfaz muito bem. Sei do que falo, sei um pouco do sofrimento de um povo sempre enganado e iludido, e mas que agora está sofrendo ainda mais em razão dessa que é a mais maldita de todas heranças que nos deixam o populismo, a incompetência e a desonestidade de Lula e Dilma.

  • ALGUÉM SABERIA COMO DESCASCAR ESSE PEPINO?
    De 2016 até hoje, o preço do barril de petróleo subiu, em dólares, mais de 100%. E, para piorar ainda mais, a lata do dólar dos últimos meses elevou ainda mais, em reais, o preço dos combustíveis.
    Quem poderia arcar com essa conta? O consumidor? A Petrobras, o governo (isso é, nós que pagamos imposto), ou ambos.
    O País está mergulhado na maior recessão de sua história, as empresas sem mercado e as famílias endividadas até o pescoço.
    A Petrobras que o desgoverno lulopetista nos deixou estava em estado pre-falimentar (só não faliu porque como estatal o gov banca), com uma dívida de mais de 500 bilhões, em razão do populismo eleitoreiro, da roubalheira e da desastrada administração).
    E o gov? Bem este foi deixado com uma dívida pública de mais de 4 trilhões e um déficit de quase 160 bilhões/ano.
    (Não vale a “contabilidade criativa” das dilmas, mantegas e arnos agustim da vida, em que débito vira crédito com uma mágica fajuta)

    • Excelente comentário! Não tiro uma letra sequer. Há de se lembrar que o Sr. Emílio Dalçoquio é um dos responsáveis pelo locaute neste momento.

  • Quando assistimos na mídia as guerras no oriente médio e outros lugares do mundo, quando sabemos dos refugiados que atravessam o mar Mediterrâneo em frágeis barcos e são acolhidos pelos europeus, quando vemos as crianças da África morrendo nas mãos dos voluntários que muitas vezes não tem como socorrê-las, a greve que estamos enfrentando é refresco.
    O brasileiro não está preparado pra situação de guerra. Sai correndo a ajudar outro brasileiro quando acontece uma catástrofe e doa o que tem e o que não tem e com sete dias de greve assalta o próximo cobrando preços abusivos no combustível, batata, frutas e verduras e demais produtos.
    É ou não é canalha e depois diz que luta pelo país. Mas continue chorando Ricardo que depois passa.

  • Os postos estão começando a ser reabastecidos. Agora os fracos de ideia vão sair correndo e desabastecer de novo? Provavelmente o povo de PINDORAMA.

  • Enquanto estamos distraídos com a 'greve':
    (25-05) Moro adia depoimento de lula sobre sítio de atibai (marcado para dia 28 de maio)

  • Vi na Internet e repasso:
    "Para você que não tá entendendo nada do que está acontecendo:
    ( e eu te compreendo,pois é complicado mesmo ).
    Vou tentar resumir :
    O Brasil estava indo muito bem,com crescimento sustentável,boa distribuição agrária,agricultura forte,qualidade de vida e dignidade para seu povo.
    Então,uma Caravela atracou no litoral da Bahia e aí deu essa merda danada ".

    • Olá Zé do Mato, peço permissão para lhe sugerir a leitura da Carta de Pero Vaz de Caminha. É um primor, um documento que relata algumas belezas entre as quais eu destacaria duas. A cena da música e de quando o índio dorme no convés aos pés do Capitão Pedro Álvares Cabral. Se animares leia, também, a carta que Darcy Ribeiro escreveu ao fictício Rei de Portugal quando da inauguração de Brasília. Tomo a liberdade de fazer essa sugestão porque sei que neste país muita gente, tal e qual o escaravelho, prefere obstinadamente os excrementos.
      Digo-lhe que apesar de tudo ha muita coisa boa entre nós e olha que o Galo, também conhecido como LINDÃO, já me fez o favor de perder logo para o vasquinho e o menguinho.
      Grato.

        • Mardição,
          Estava distraído e coloquei uma nota de 10 com retrato do lula na carteira e sumiram 2 de 50.
          O procon aceita reclamação ou o melhor mesmo é ir na polícia e fazer BO?

          • Não tem como recuperar JLT. BO contra preso não procede.
            A Gleisi quer que a justiça autorize Lula a fazer vídeo na cadeia. Penso que, se é pra ver ele fazendo coco, basta filmar as obras Brasil afora.

    • Essa pode ter sido a primeira vez. A última ocorreu quando um bando de manés, mais conhecidos por “paneleiros”, liderados por um pato amarelo fizeram uma merda danada. Saúde.

      Blogueiro, se eu tivesse as suas ideologias também choraria de pena de mim!

      • QUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁ

        AGORA AGUENTA CORAÇÃO... MAS ESQUECEM O LULA, ELE ESTÁ PRESO. ESQUECE O PT. ELE JA ESTA FORA DO PODER HA MAIS DE DOIS ANOS.. ASSUMA A BURRICE SUAS DE BATER PANELA E ACABAR COM A DEMOCRACIA DO PAÍS. O REMÉDIO AGORA É VOLTAR A BATER PANELAS. AFINAL CADÊ O MDL, O KIM BORRADIAN? CADÊ OS PATOS AMARELOS?? AGORA NAO ADIANTA CHORAR..

  • Também penso como vc em seu artigo, como está triste está situação, não temos nada, nada mesmo, QUANDO TEREMOS UM LIDER IGUAL a MARGARETH THATCHER, quando, nunca.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!