Publicidade

Categories: blogueiros

Quando a melhor defesa não é o ataque

Lula imagina poder se defender das acusações apenas atacando a Justiça. Perde tempo e o que lhe restou de credibilidade

Sem argumentos, Lula parte para o ataque

O ditado popular tem sido incorporado pelos envolvidos na Operação Lava Jato que tentam, a todo custo, não se defender, mas colocar em descrédito aqueles que o acusam, no caso o Ministério Público Federal ou mesmo o Poder Judiciário, quando as decisões são contrárias aos acusados.

A campanha de difamação pelas redes sociais, discursos inflamados, sem nenhum cunho jurídico, tornou-se uma prática corriqueira entre os acusados de cometerem ilícitos em desfavor daqueles que possuem a árdua missão de Julgar. O Poder Judiciário, personificado na pessoa do Juiz Sergio Moro, por ter condenado vários empresários, políticos, e o ex-presidente Lula, expoente maior do Partido dos Trabalhadores, tem sofrido os maiores ataques.

É sabido que não há democracia sem um judiciário forte e independente, assim como não há sem o respeito às prerrogativas da nobre classe dos advogados, que com a beca sobre os ombros, tem a árdua missão de defender seus constituintes, independentemente da gravidade dos atos praticados. O ex-presidente Lula, condenado em primeira instância e réu em vários outros processos, tem, sistematicamente, utilizado do ataque ao julgador como forma de se defender perante a opinião pública.

O último ataque ocorreu na caravana que faz pelo Nordeste, em João Pessoa, onde em seu discurso, com as costumeiras bravatas, afirmou que nenhum “canalha” conseguiu apontar nada de errado que fez em sua vida. A inapropriada adjetivação utilizada pelo ex-presidente tem o endereço certo, eis que, como dito, por diversas vezes tentou desacreditar os membros do Ministério Público e o Juiz Sergio Moro, agora passando à agressão pessoal.

O destempero de Lula é acompanhado por seus asseclas — vários deles envolvidos em denúncias da Lava Jato — seja em Curitiba ou no STF, por questão do foro privilegiado.  A Presidente do Partido dos Trabalhadores, Senadora Gleisi Hoffmann, chegou a chamar Moro de “covarde” por ter condenado o presidente Lula, e que sua decisão ataca a democracia; já o Senador Lindbergh o chamou de “covarde e fantoche da Rede Globo”.

A tentativa vã de desmoralizar o Poder Judiciário parece ser orquestrada por aqueles que se sentiam inatingíveis pela lei e agora ostenta a condição de réus ou condenados. Não estou aqui a fazer a defesa de Sergio Moro, tenho críticas pessoais pela quantidade de prisões preventivas deferidas, que poderiam ser substituídas por medidas acautelatórias, mas há de reconhecer o trabalho hercúleo que vem desenvolvendo na condução dos processos da Lava Jato, além de seu reconhecido saber jurídico.

Decisões judiciais se combatem com recursos e não com blasfêmias nas redes sociais e do alto de palanque. Por evidente, que elas não estão imunes às críticas, sejam da sociedade, da imprensa, de advogados e dos próprios condenados, mas de forma respeitosa e no campo das ideias e não com insultos pessoais.

Apesar de toda tentativa de difamação, importante ressaltar que a maioria das decisões proferidas pelo Juiz Sérgio Moro tem sido confirmada em instância superior, valendo outro ditado popular: “os cães ladram e a caravana passa”.

 

Por:

Bady Curi Neto, sócio fundador do escritório de advocacia empresarial que leva o seu nome e ex-juiz eleitoral TRE-MG

 

 

Leia também.

 

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Olá Distinto, até então muitas das decisões contra a lei tem sido mantidas pela instância imediatamente superior. As aberrações, que em muito contrariam os postulados mais elementares do direito e da democracia, vêm sendo mantidas a partir de juízes e procuradores que atuam em prol de agradar o clamor da grande mídia. Um servilhismo rasteiro, pedestre e danoso ao povo brasileiro, que, contudo franquia holofotes, afagos e elogios passageiros. Vide que até a presidente do STF (também conhecido como supremo tapetão federal), se presta a vir a público para dar satisfação ao juiz porta de cadeia das Araucárias. Inegável que isso tem apelo e eco em grandes setores sequiosos de justiçamento, note bem, justiçamento, porquanto de justiça o que vemos é apenas o nome vazio de conteúdo.
    De toda sorte o STF já sinaliza o retorno à antiga e duradoura jurisprudência do esgotamento das instâncias para, então, levar o condenado definitivo ao cumprimento de pensa. Perceba que a guinada malévola foi dada com vistas a incriminar Lulinha Paz e Amor, mas enquanto isso não acontece muitos e muitos Zezinhos Coisa Nenhuma estão sofrendo a perversidade da medida e, poucos se dignam a levantar a voz contra tais equívocos.
    Tudo o que temos vivido simplesmente atesta que o Brasil não tem instituições - elemento fundamental de uma nação civilizada - e, a cada três décadas passa por momentos tormentosos de retrocesso e exclusão do povo.
    Meu apelo é: deixai os sarcófagos da ignorância, do ódio, do obscurantismo, da intolerância e busquemos a superação pelo diálogo, pela racionalidade e pelo entendimento. Sorte, Saúde e Sabedoria.

    • Prezado Cidrac,
      Qual a sua sugestão acabar com o poder judiciário, a última trincheira da cidadania? Quanto a mudança do rumo da jurisprudência da prisão em segundo grau já manifestei publicamente que sou absolutamente contra, certo que a norma constitucional é clara, não cabendo interpretações. Escrevi artigos, participei de debate na TV, etc, defendendo a aplicação da prisão somente com o transito em julgado. Em referencia a seu apelo, tenho a dizer que sempre respeitei e respeito a opinião alheia, isto é democracia, não denominado aqueles que possuem entendimento contrário como ignorante, odiosos entre outros adjetivos. Sorte, saúde, sabedoria e cidadania.

      • Bady, querer qualquer contato inteligente com este tal de Cidrac, é perda de tempo. É como se estivesse tentando dialogar com uma máquina programada, aliás uma caracteristica de todo petista. Eles foram programados para não pensar e sim repetir fielmente os mandamento da cúpula. A maioria não sabe escrever direito, usam palavras de ódio e sem qualquer inteligencia. Alguns e pouquíssimos, que nem este daí, sabem escrever bem mas o conteúdo é sempre aquele, incrível, mas não muda. Parecem engessados mentalmente. Lembra muito aqueles coitados da Coreia do Norte.

  • Jurisprudência é uma palavra que o pessoal parece ignorar, o que é assustador.

    Cidrac, você certamente conhece, mas vou deixar aqui para outros leitores.

    “Primeiro levaram os negros
    Mas não me importei com isso
    Eu não era negro

    Em seguida levaram alguns operários
    Mas não me importei com isso
    Eu também não era operário

    Depois prenderam os miseráveis
    Mas não me importei com isso
    Porque eu não sou miserável

    Depois agarraram uns desempregados
    Mas como tenho meu emprego
    Também não me importei

    Agora estão me levando
    Mas já é tarde.
    Como eu não me importei com ninguém
    Ninguém se importa comigo.” (Intertexto, Bertolt Brecht)

    • Olá Diego, como não tremer e temer ante um alerta desses? Mas, a maioria, entorpecida, tal e qual durante o período de Hitler ou como os moradores de Orem, no Estrangeiro de Albert Camus, atira pedras, recolhe pedras para os atiradores ou permanece amorfa, apática enquanto os governantes ilegítimos e os membros abusivos do judiciário pisam os direito, desobedecem aos princípios democráticos e humanistas e avilta a nós, o povo. Não ha negar, o tempo é sombrio. Grato.

      • Interessante é observar que o termo nazismo, vem de NAZIS, sigla em alemão de PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DOS TRABALHADORES DA ALEMANHA, denominação assumida depois que Hitler e seus comparsas se apropriaram da sigla. Mais interessante ainda é observar que Lula e seus cúmplices sempre se utilizaram dos mesmos métodos daqueles, para chegarem e permanecerem no poder, agora como muito bem denomina o articulista "jus sperniandi" quando são atingidos!!!!!!

    • Diogo,
      O Bertolt Brecht deveria ter escrito:
      'Levarão os petistas
      Mas não me importarei com isso
      eu não sou petista
      mas aprovarei o sumiço.'

      'Vão prender o lula
      mas não espantarei por esse jegue
      eu não sou lulista
      e que o diabo o carregue '

      by 'Berro e tô na Brecha'

  • O moro e o senhor sao farinhas do mesmo saco, privilegiados aproveitsdores das mamatas do judicario e ainda tentam dar licao de moral...afora as inumeras ilegaludades que o pupulista penal de curitiba comete, ele e a mulher dele sao acusados de cometerem picaretagns nas delacoes premiadas com amigo advogado zucolotto...

    • Prezado Eduarso,
      Não faço parte do poder judiciário, sou advogado militante há quase 25 anos, sempre vivi e vivo do fruto do meu trabalho. Entendo o seu destempero em tentar dar crédito a uma fala de uma pessoa que esta foragida do Brasil, levantando acusações contra o Moro, talvez seja fruto de seu desconhecimento, apenas para elucidar, o acordo de delação premiada é realizado com MP e não com o juiz, a este cabe apenas homologar, caso tenha sido preenchido os requisitos formais.

      • O mesmo papinho escroto de que não se deve dar crédito a uma fala de uma pessoa que esta foragida. TODOS os outros que delataram na vazajato não o fizeram como forma de sair das masmorras de Curitiba?

        • O ademir: esses dois coxinhas midiotizados q escrevem aq acrediram piamente q a lava jato e pra combater a corrupcao e q moro e um heroi....e de dar do....

      • Ah dr antes q me esqueca vc desqualifica o advogado por ser foragido, mas vc se esquece q a sentenca do caso triplex se baseia somente em uma delacao premiada do leo pinheiro, q mudou a versao varias vezes para o mpf aceitar e ele usufruir das benesses da delacao, um verdadeiro escandalo! Fora o moro q nem e o juiz natural do caso...o triplex e em guaruja , porque cargas dagua esse processo ta em curitiba? Nao me venha com lenga lenga q e contrapartida d corrupcao na peyrobras, ate pq nem moro provou isso...

  • Esquece o Presidente Lula, vai falar do Aécio seu Ricardo kertzman, mas toma cuidado se você for falar do Aécio só fala bem, porque se não você perde seu emprego, sou leitor do uai há anos mas vou deixar de ser, por causa da imparcialidade deste jornal.

    • O UAI não é jornal, não. É um portal de internet do grupo Diários Associados. E também não trabalho no grupo, Raul, não se preocupe comigo. Só mais uma coisa: imagino que você esteja insatisfeito com a suposta "parcialidade" do portal, do jornal, do meu blog ou de sei lá quem, porque "imparcialidade", presumo, é o que você gostaria de ver. De qualquer forma, siga em paz!

      Ah, e o artigo não é meu. Quem me dera ter o equilíbrio e educação do caríssimo Dr. Bady

      • O importante é que você entendeu o que eu quis dizer,para que tanto ódio de um homem que tirou milhões de brasileiros da pobreza extrema e o portal uai como diz você, é do mesmo grupo do jornal Estado de Minas.

        • Caro Raul, como tirou milhões da pobreza? Por acaso distribuir bolsa família tira alguém da pobreza? Para mim sair da pobreza é ter uma vida digna, com saúde, educação,segurança, poder de compra e qualidade de vida e não viver de migalhas! O que cachaceiro mandrião está fazendo é comprar o povo humilde com esmolas e os deixando alienados politicamente em troca de votos! Só não vê quem não quer!

          • Ô animal.
            Bolsa família diminui drasticamente o número de crianças fora da escola.
            Antes, os pais tinham que deixar as crianças trabalharem para complementar a renda, ai eles recebem R$90 (vive-se muito bem com essa valor um mês inteiro né? absurdo) para deixar as crianças irem para a escola, poderem estudar para tentar ter uma vida digna.
            Ai idiotas como você metem o pau no Bolsa Família, mas mandam o filho pro exterior pelo Ciência sem Fronteiras (que custava 1.200 Euros por mês).
            Mas o problema são os R$90 que um pobre coitado miserável recebe para não deixar o trabalho infantil de proliferar.

          • Animal é a sua progenitora que te pariu! Ameba! Você acredita nisso que você escreveu mesmo? Vá para as ruas e verifique!

    • Prezado Raul,
      Parafraseando uma fala repetida nas mídias sociais, não tenho bandido de estimação. Acaso o Senador Aécio seja condenado verá artigos meus.

      • opaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!! bem-vindo ao time do "bateu, levou". Com comedor de capim só funciona assim.

    • Pior do que ter opinião errada, é não ter opinião nenhuma. È cérebro vazio. Aí só sai besteira. É o tipo de ser humano que não vale a pena perder tempo.

  • hahaha, os doutores se protegendo, né! Quanto mais aparecem os escândalos dos super salários dos juízes, ministros, procuradores, etc, etc, etc, os advogados que vivem comprando eles ficam puxando o saco. lixo!!!!!!!!!!!

  • Quer dizer então nobre advogado, que o presidente Lula tem de ser caluniado e perseguido calado? Até seu direito de defesa o senhor também quer caçar?

  • Prezada C. Maria L.,
    Não quero calar ninguém, apenas entendo que ataque pessoais não se prestam para a defesa. Imagine uma sentença chamando o réu de canalha. Acrescente-se que disse no artigo que decisões judiciais não estão imunes a criticas e fiz algumas, inclusive, sobre o excesso de prisões preventivas.
    O simples ataque a meu ver é inútil para defesa, mesmo que seja perante a população, haja visto o insucesso da caravana do nordeste.

    • Insucesso, o senhor está de brincadeira não? Sucesso total, e além do mais o nosso ex presidente LULA está liderando disparado todas as pesquisas de intenção de voto

      • Sucesso total? Onde você está vendo isso Raul? Comício em Campina Grande/PB, em frente ao palanque parecem ser milhares, apoiadores do MST e PT, a 300 mts. 150/200. Descida do ônibus em Recife, tinha mais gente dentro do que do lado de fora. Carreata com 3 pick-ups, 2 charretes puxados a jegue, e 5 motos. Vaias e gritos de "LADRÃO", em comício, o coitado até engasgou! Isso tudo está registrado no You Tube, não é montagem não! É só conferir! Até o título que recebeu foi feito com erros de português(feito em mimiógrafo?). Acorda para a vida!

  • DEUS ME LIVRE DESSES CAUSÍDICOS PTRALHAS DOENTES.
    INFELIZMENTE CURSO SUPERIOR NÃO É SINÔNIMO DE SABEDORIA E HONESTIDADE.
    DEFENDER UMA LADRÃO CONDENADO COM UM ELEVADO NÚMERO DE PROVAS INCONTESTÁVEIS, É A PROVA DE QUE ADVOGADOS TAMBÉM SÃO TÃO VAGABUNDOS QUANTO O LADRÃO 9 DEDOS, OU IDIOTAS ÚTEIS COMO DIZIA LENIN.

  • Parabéns ao nobre causídico! Deu uma lição ao titular do blog, ao escrever de forma equilibrada e sem ofensas de linguajar tosco, sem usar palavras de baixo calão e de ódio, como costumeiramente o ser. Kertzmann faz.
    Eu gostaria que o Uai/Estado de Minas abrisse mais espaço para o debate civilizado de ideias, ouvindo sempre os dois lados, e não sempre um deles, pois isso não colabora para o desenvolvimento da nossa democracia já tão golpeada pelos poderosos de plantão.
    Obrigado.

    • já eu prefiro mesmo os coices do ricardo, já que o blog é uma merda e só sai besteira, me divirto é com a pancadaria de vcs kkkkkkkkkkk esse badi tá por fora, é muito coxinha!!!!!!!!!

      • Apoiado! Não que o Dr. Bady esteja "por fora", mas eu também prefiro os coices. Imbecis como você só entendem este tipo de linguagem, sacou?

    • Prezado Arnaldo Queiroz
      Obrigado pelas referencias elogiosas ao artigo, mas devo acrescentar que o Ricardo Ketzamnn, apesar de termos formas de linguagem distintas para se expressar, é um homem da maior seriedade e democrático. Já tive oportunidade de publicar no seu blog opiniões contrarias a seu pensamento e mesmo assim, gentilmente, cedeu o espaço. Nao tenho procuração para defende-lo (rsrs) mas por uma questão de justiça faço esta ressalva, certo que uma das maiores qualidades de um homem é o respeito a livre manifestação de ideias. abraços.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!