Categories: blogueiros

Valeu a pena, Galo

Foto: Pedro Souza/ Atlético

Por Roberto Caldeira

O que falar dessa lastimável temporada de 2018 de tantos vexames e desilusões?

Não bastassem os fracassos dentro de campo, fora dele foi um ano de mandos e desmandos, de um planejamento inexistente, da falta de comunicação, das ameaças e bloqueios nas redes sociais, da austeridade de araque, onde reinou a irresponsabilidade e incompetência no Galo!

Motivos não faltaram pra corneta tocar alto neste ano! Também não poderia ser diferente! Depois de encantar toda a América de 2012 a 2014, nem o mais pessimista dos Atleticanos imaginava que a boa fase do Galo durasse tão pouco. Desde 2015, o time vem caindo em desempenho e resultados a cada temporada, até chegarmos ao momento atual.

Há bastante tempo, aqui em nosso Canto do Galo, inúmeros alertas sobre as escolhas e decisões equivocadas foram feitos. Nos restou apenas a crítica, na maioria construtiva, frente aos fracassos acumulados.

Seja por meio do blogueiro, dos seus colaboradores (onde me incluo) e dos seus assíduos leitores, o desalento é uníssono. Mesmo nas opiniões divergentes e antagônicas, nas discussões e de vez em quando um desrespeito entre Atleticanos, de maneira geral, é notório ver que a Massa não está nada satisfeita e de certa forma anda meio desanimada com os rumos do Galo.

Globo Esportei

Apesar disso tudo, por outro lado, o que vimos foi uma torcida fiel, que esteve sempre presente junto ao time. Alguns ousarão dizer que o ingresso era barato, que jogamos em estádio pequeno, e coisas do tipo.

Mas que time que, em má fase e acumulando decepções, consegue ter uma ocupação média acima de 80% no estádio? Do lado fresco da lagoa, mesmo vencendo uma Copa do Brasil e jogando num estádio de capacidade quase três vezes do Independência, ainda teve uma média de público no Brasileiro menor que da Massa.

A Massa não é a mesma né? Como dizem eles…

A Massa continue firme e forte! O que já não é mais o mesmo é o Galo! Um time que de dois anos pra cá parece que se acostumou com a mediocridade! Um time conformado em entrar num Brasileiro pra brigar pela sexta posição e no final comemorar o resultado!

Podemos e devemos até comemorar o fato de conseguir ir à Pré-Libertadores, claro! Afinal seria muito pior ficar de fora! Porém da forma como foi, na minha opinião, foi brochante!

Apesar dos poucos títulos nacionais em nossa história, por ter sido roubado a vida toda aliado a incompetência de gerações a gerações, o Galo sempre entrou nas competições pra brigar pela taça. Sempre entramos em campo pra lutar e lutar com muita raça e orgulho pra vencer. Esse Galo que disputa sexta posição não nos representa!

Porém, agora não adianta mais chorar o leite derramado, mesmo não tendo derramado por falta de aviso! Bola pra frente, vida que segue, Galo que segue! Incompetentes passam, enquanto o Galo e a Massa Atleticana permanecem pra eternidade!

Como Atleticano de fé, a esperança é sempre a última que morre e mesmo lutando contra a razão, os fatos e argumentos, espero que tenham aprendido com os erros e façam um Galo 2.019 que possa voltar a orgulhar o Atleticano. Mas tá difícil viu…

Que Deus abençoe e enfim tragam os zagueiros que precisamos. Não que seja o único fator do começo de nossa derrocada, mas desde 2015, com a saída de Rever, nunca mais contrataram um zagueiro que prestasse. Agora, o Capitão América voltou e, se tudo der certo, chega também o jovem e talentoso Xerife Igor Rabelo. Ataques vencem jogos, defesas vencem campeonatos! Seria um recomeço? Espero que sim…

E por isso digo, apesar dos pesares, valeu a pena, Galo! Valeu a pena, Canto do Galo! No meio de tantas notícias tendenciosas e de passadores de pano na mídia e nas redes sociais, aqui no Canto do Galo tivemos um local democrático e aberto para a crítica construtiva em prol do Galo. Um local em que pudemos exercer nosso direito à Atleticanidade. De elogiar, de se emocionar, de torcer, mas também de criticar e fazer alertas quando preciso.

Valeu a pena contribuir para o fortalecimento da consciência do Atleticano do que representa a grandeza do Clube Atlético Mineiro e como o Galo deveria ser tratada. Uma pena essa consciência ainda não ter sido despertada em todos, principalmente naqueles que se dizem mais Atleticanos do que outros e preferem reprimir os que protestam pacificamente por mudanças verdadeiras no Galo.

Mas acredito que a semente foi plantada. Quem sabe um dia, sabe-se lá quando, teremos um Clube verdadeiramente profissional, transparente e que represente a Massa.

Valeu a pena, Canto do Galo!

Feliz 2019 a todos! Feliz Galo Novo!

Roberto Caldeira

View Comments

  • Não podemos esquecer de que o Galo tem a maior divida entre tos times do Brasil; a atual diretoria não pode partir para contratações mirabolante,s que não dão certo, como as do Fred e Robinho.Seria oportuno que divulgasse o quanto devemos e a quem e o que está sendo pago. Devemos até ao Emerson conceição!

  • Caros,
    Quem chega que tenha o JUÍZO alvinegro...
    Isso de "atleticanidade", de "verdadeiro bipolar", de "regras do mais atleticano" e parlapatisse mil, isso é coisa de BOIOLA, de vaidoso (só sendo um prá saber). Engana ninguém essas falcatruas, JABAZEIROS!
    O que queremos? Nós, a torcida alvinegra, queremos é time forte dentro de campo, FORTE E VINGADOR.
    VALEU A PENA, GALO! 28 de dezembro de 2018 Roberto Caldeira, NA MOSCA (ou nos Moscas):
    "Esse negócio de pensar pequeno me dá nos nervos." 'YURI FUJIOCA, 28 de dezembro de 2018 às 18:23.' Parabéns!
    'PAULO RANGEL, 28 de dezembro de 2018 às 20:59.' Onde assino? Parabéns!
    'MARINA MACHADO, 28 de dezembro de 2018 às 18:11.' Onde assino? Parabéns!
    'ANDRADE 28 de dezembro de 2018 às 13:42' (7) – QUEREMOS O BR19! Sim, queremos! Mas tinha q ser uma ideia item SETE?
    QUEREMOS O BR19!
    GALO SEMPRE!
    Tenham todos, indistintamente, um excelente Ano Novo e larguem de acreditar em Papai Noel!

  • Minha bipolatleticanidade me deixa bem esperançoso com a volta de Réver, a quase chegada de Rabello, a chegada de Guga, Jair...aguardo ainda a chegada de Jorge pra LE (quem sabe!?), um meia pra disputar com Cazares e logicamente um centroavante.
    Ficarei mais esperançoso ainda se algum time levar Elias.
    Fora Elias!!

  • Boa tarde Eduardo e massa. Grande texto Roberto Caldeira. Já temos rever e Guga. Mas é muito pouco para nós que sonhamos com um grande título em 2019.O rural não conta. Rsrs.o Júlio César da flor dando sopa ea diretoria não enxerga seria um goleiro que ia por o Victor no banco de reservas. Ou ze Ricardo do mequinha. Precisamos urgente de um lateral esquerdo é um camisa 9.Se não vier estamos lixados. Porque depender do cone 2 e Fábio cerca Lourenço estamos ferrados. Aliás o Elias também já passou a hora de vazar do galo.obs.para você e família Roberto Caldeira um feliz ano novo com saúde e paz. Vai galooooooooooo.

  • Quero desejar feliz natal atrasado e próspero 2019.
    Aos infiltrados, que continuem vindo aqui com a mesma regularidade que sempre fizeram. Não falham um dia sequer. A presença e o ibope de vocês torna o C.A.M cada dia mais forte.
    Saudações pra Massa Atleticana e pra todas as mariposas enrustidas que não conseguem tirar o Galo da cabeça.

  • Mais um excelente texto, Roberto Caldeira. O senhor sabe muito bem praticar o criticismo construtivo, diferente daqueles que usam o anonimato da internet para – mais que apontar erros – depreciar o nosso Clube amado e julgar usando ironias e termos jocosos quem o defende.
    “Criticar sem ofender e elogiar sem bajular” (Armando Nogueira) essa é tônica que reverbera na mente de quem sabe e/ou quer apontar uma alternativa em vez de apenas enfatizar erros. Evidente que há MUITAS coisas erradas no Galo e precisamos falar sobre e cobrar as mudanças necessárias; mas há também questões no presente e passado da nossa história, na nossa Torcida que merecem ser lembradas e exaltadas.
    Que o 2019 Atleticano seja repleto de alegrias. Que Kalil vá cuidar da prefeitura e pare de usar o Galo para interesses próprios! Que 7 limite-se a arrumar o dinheiro necessário para as contratações e fique de boca fechada. Que Marques queime minha língua e faça um bom trabalho montando um time competitivo, que venha o Rabello, o 10 que estão ventilando, um LE e um centroavante. Que o Burro coloque a competência em prática e também volte a ter sorte. Que nosso elenco respeite e honre nosso manto. Que o CAM volte a mandar seus jogos no Mineirão. Que a Massa volte a ser aquela que encantava a todos.
    Desconfio que quem é contra a subjetividade no futebol (não gosta que falem de Fé, Torcida sensações e emoções) na verdade está em busca de compensações para as frustrações pessoais. Torcer para o Atlético nunca foi apenas futebol, é estilo de vida. Além do lazer, ajuda a formar cidadãos mais críticos, solidários, resilientes, mais atentos a importância da inclusão social e do respeito ao próximo. Somos o Time do preto, do pobre, da mulher, da MASSA. O sentimento coletivo do Povo Preto e Branco não é sociologia. Isso Aqui é Galo! Só sendo um pra saber.

    • Boa noite, doutora Lucy!
      Venho respeitosamente para dizer que além dos escritos do barbudo e do escrete de comentaristas que ele selecionou, meu prazer é entrar aqui nesse espaço virtual e me deparar com suas letras, cara atleticana!
      2019 abençoado e cheio de alegrias pra você, sua famílias e pra toda a Massa atleticana!!

    • Muito bonitinhas e inflamadas as palavras da senhorita ou senhora Lucy. Mas a mesma deveria guardar tais certezas para a si. Ninguém aqui é obrigado a seguir prescrição do que deve falar, sentir ou reclamar, ou do que é ser atleticano. Cada um torce à sua maneira, critica e aplaude da maneira que quiser. Gente crítica ou não, solidária ou não, resiliente não, preta ou não, branca ou não, má ou boa, está em todo o lugar no Brasil.
      O galo não é o time do pobre, da mulher do excluído. Você é quem está dizendo isto. Os pobres, as mulheres, os gays, os negros estão em todas as torcidas de todos os times. Hora de parar com este discurso babaca.
      Não me enquadro neste seu pequeno círculo e de outros que abertamente ou não dizem: "Somos 'atleticanos de verdade'; você não!" Vou repetir: pare de 'cagar regras' senhora e abra os olhos.
      É este jeito de pensar que faz Belo Horizonte ser esta eterna província.

      • “Marina”, vamos por partes:
        Não tenho a intenção de dizer palavras “bonitinhas”, sim coerentes, sensatas e principalmente respeitosas. Mas elegância é para quem tem.
        Externarei minha opinião sempre que considerar pertinente, o espaço é democrático e aberto a debates. Talvez a senhora/senhorita não acompanha o Blog e por isso não entendeu que é exatamente pelo direito meu e de todos torcerem como bem entenderem a que me refiro. Não me interessa o quê existe em outras torcidas, falo da minha, Canto do Galo, está escrito: AQUI É SÓ GALO! Leu?!
        Desafio a me mostrar onde e quando foi dito por mim a expressão “Atleticano de verdade” ou algo similar. Se lesse - e compreendesse - meus comentários saberia que sempre digo que TODOS somos simplesmente ATLETICANOS sem adjetivações. Aliás, coincidência que uma mulher (?) que nunca (pelo menos que eu tenha lido) participou do debate, apareça para refutar a minha opinião/pessoa.
        Não, certamente não faz parte do meu “círculo”, evito conviver presencialmente com pessoas raivosas e amarguradas. E se convivesse saberia que estou longe de ser provinciana, sou cosmopolita.
        A parte do “vou repetir”, levando em conta que nunca se dirigiu a mim, não com esse nick, mostra bem que se trata de alguém predisposto(a) a atacar a minha pessoa, não o meu comentário. O artifício da dialética erística é para os medíocres. Diferente de sua pessoa, Eu posso e sou mais que isso.
        Um abraço.

      • Querida Marina, não vi no texto da Lucy motivo para tal reação. Desculpe, somos o time de todas as cores, raças, credos, enfim de todas as classes sociais. Assim foi minha interpretação. Somos todos Galo!

        • Quem acompanha este blog de certo modo entende a 'indignação' da Marina com este textinho. Bobeirinha. O escrito por si só, não diz nada, mas a postura desta Lucy e do tal do Lugalo com o 'atleticanos de verdade' parece que, gota a gota, já encheram a paciiência de muitos.
          Então, as vezes o mínimo é o máximo e a água entorna (rs).

          • Paulo Rangel (?) *gargalhadas*
            Bingo! Não bastasse criar um nick feminino (não foi homem o suficiente para debater comigo usando o seu de todo dia) criou um de homem para dialogar consigo mesmo. Que piada. TODOS nesse Blog conhecem os seus argumentos pequenos e vazios e sabem quem é o único cidadão que me associa ao LuGalo e é caroneiro de comentário.
            Às vezes precisamos nos rebaixar ao nível do interlocutor para fazer-nos entender: os incomodados que se retirem.
            Encerro aqui o diálogo com o senhor - e não adianta mudar o nick - pois minha formação é jurídica, e o seu caso parece ser psiquiátrico ou espiritual.
            Procure ajuda, cuide-se!

    • Tanto o texto quanto o comentário foram muito bons, sou cruzeirense e acompanho o blog frequentemente, e o seu questionamento quanto ao galo jogar no mineirão me fez refletir, não seria o caso de Cruzeiro/Atlético administrares o estádio ? Seria viável ? ou vamos nos contentar em ver o Minas Arena ganhar milhões em cima dos torcedores mineiros ?
      Saudações Celestes

      • Prezado Felipe,
        A meu ver a parceria entre os Clubes seria o ideal, pois nós Clubes/Torcidas é que somos os donos do espetáculo. Desconheço os termos do contrato que a Minas Arena fez, penso que deve ter sido muito bem “amarrado” através de propinas. O do CAM com a BWA também deve ter beneficiado nossos dirigentes. Infelizmente, só nos resta esperar que um dia o MP investigue e anule essa parceria vergonhosa que o Governo de MG fez e devolva o Mineirão aos verdadeiros donos, que somos nós o povo mineiro.
        Saudações Alvinegras.

  • 1 - Fala nobre guru, quando será a última postagem? Espero que repense, medite e após uma breve pausa, volte a ocupar o seu posto. O sucesso deste blog tem a sua assinatura. Talvez escrevendo semanalmente, quem sabe...
    2 - Mais agilidade Diretoria. Dia 3 é dia de reapresentação. Dia 05.02 já tem Libertadores. Haverá pouco tempo para preparação do time... Uma eliminação precoce, além de vexame, influencia diretamente no planejamento do ano.
    3 - Por que o Galo ainda não negociou Elias com o Inter? Deixarão esta oportunidade passar?
    4 - Repito, Fábio Santos e Ricardo Oliveira não podem ser titulares. ESPERO que o Levir tenha pulso forte para tais decisões.
    5 - Guerra seria uma ótima contratação na troca pelo Rocha. Este centroavante do Palmeiras (papagaio) não tem condições de jogar no Galo.
    6 - Precisamos de um centroavante URGENTE.
    7 - QUEREMOS O BR19!

  • Boa tarde Roberto Caldeira e amigos do Galo.Parabéns, muito bom ler seus textos, eles expressam em sua maioria o que o torcedor pensa e quer para o NOSSO GALO. Acredito que o blog no geral contribuiu para a saída do Tadeu e evitou que este cara fizesse mais merda por aqui.
    Sobre o time para 2019, acredito que se efetivada a contratação do Ygor Rabello, passaremos a contar com uma boa zaga Rever/Ygor, fica faltando apenas um lateral esquerdo para ser titular, o Fabio Santos é reserva. Acho que a saída do Luan por empréstimo é brincadeira de mal gosto, o Corinthians não tem dinheiro e o tal de Clayson é um foguete molhado. Lembro ao Marques que o Luan é ídolo da torcida, e que o NOSSO GALO precisa dele para a Libertadores.
    Marques, vê se fecha com o Inter ou com o Flamengo a venda do Elias.

  • Caldeira, bom dia. Realmente muito bom o seu texto. Dicordo porém quando voc}e cria esperança da atual diretoria ter aprendido com os erros. O Sr. Sete Camara, é do tipo de pessoa que se julga sempre certo. Arrogante, prepotente, se julga o dono da verdade e o que é pior, vingativo. (o vingativo é pelo episódio de processar torcedores que podem ter ser se excedidos, mas um deles, pai de família, pediu a ele que encerrasse o processo e "não encerro, eu o processo como cidadão e não como presidente do atlético". Uma pena pois, ao que parece teremos que suportar os erros e desmandos deste senhor até o fim do mandato dele. Muito bem ele faria nosso Galo, se renunciasse, pois apesar de já ter tentado justifica as suas atitudes demonstran que "não gosta de falar de futebol, não é administrator de time de futebol, e ainda menospreza titulos conquistados pela instituiução (justificativa pífia também). Então Caldeira, torçamos sempre pelo Galo, eles passarão.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

6 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!