Por Paulo Silva
Essa foi uma semana cheia de fatos que mexeram com a massa atleticana e trouxeram ao Canto do Galo muitos temas interessantes, que foram bem analisados pelos amiblogs e amiGalos.
Começamos falando da divisão de base do Atlético ainda motivados pelo balanço apresentado pelo atual coordenador dessa: o próprio Marques Batista de Abreu, ídolo da maioria dos torcedores atleticanos.
Foi um balanço bastante positivo e que renovou as esperanças atleticanas de que, num futuro não muito distante, teremos bons jogadores formados em nossa própria casa. Talvez, a parte mais marcante da entrevista/balanço foi a demonstração de que a nova filosofia de trabalho incorpora ex-jogadores do Galo e promove o convívio dos jovens atletas com a história do clube.
Bom também foi saber que a nova direção do setor pretende diminuir – se não afastar – a influência de terceiros interessados na formação dos jogadores. Para isso, a direção conta com o envolvimento direto dos familiares dos jovens atletas nos trabalhos de formação moral e técnica dos garotos.
Outra notícia importante e que agradou em cheio a torcida atleticana foi a efetivação do treinador Tiago Larghi. A verdade é que até aqueles que queriam a contratação de algum dos figurões – cá entre nós, ultrapassados – não se queixaram da efetivação de Larghi, tendo em vista o excelente trabalho desenvolvido por ele até aqui.
Com este assunto resolvido, a temporada de treinos começou com força total, visando a volta dos jogos após a Copa do Mundo FIFA. Com novos jogadores contratados e considerados reforços, o treinador terá cerca de vinte dias para preparar e treinar uma equipe que possa fazer boa campanha no Campeonato Brasileiro.
O próprio Tiago Larghi já deixou claro que o objetivo do grupo é alcançar a vaga para a Libertadores 2019, mas, o sonho do título continua a envolver o trabalho. Ficou, no entanto, entalada na garganta do torcedor a preocupação com o sistema defensivo do Galo. Alguns, inclusive, acham que dificilmente o time chegará a um bom lugar na tabela se não reforçar o setor.
Time grande tem que pensar grande, disse o nosso amiblog José Roberto Rodrigues, o GaloDaMata. Foi por meio dessa declaração que ele falou do início equivocado da nova diretoria do Atlético, principalmente naquilo que mais nos interessa que é o time de futebol. Ressaltou a mudança de foco dessa diretoria no que concerne à política do “bom e barato” e com uma espécie de guinada para a direita com a efetivação do treinador e as novas contratações para o elenco. Com a mudança de rumo, o Atlético voltou a pensar grande.
Os amiblogs debateram também a questão do local para os jogos do Galo. Independência ou Minerão? As dimensões reduzidas do Independência, que restringe a participação da massa em grande número para incentivar o time durante seus jogos, têm incomodado bastante a massa atleticana. Além das instalações acanhadas daquele estádio, a falta de conforto e até a mobilidade do trânsito na área foram questionadas. Ficou claro que a maioria, se não a totalidade dos torcedores, preferem as partidas sendo jogadas no Mineirão até a construção do estádio do Atlético.
Na sexta-feira, o Roberto Caldeira indagou: “Para que passar o pano?”, fazendo clara referência a alguns torcedores que leem esse blog e que de forma insistente e até incoerente só pensam em aplaudir os atos da diretoria, sem levar em conta seus erros e prejuízos causados ao clube. Passar o pano sistematicamente não acrescenta nada e não permite que se esclareçam e reparem os equívocos cometidos. Entre outras broncas aos “passadores de pano”, Caldeira afirmou: “Quem ama, cuida! Mas quem ama, também corrige, me ensinou minha mãe”.
Algumas críticas também foram feitas à adjetivação da torcida atleticana. Alguns verdadeiros e outros de verdade só mostra que alguns torcedores atleticanos são sintéticos e outros são analíticos no seu modo de exercer a atleticanidade. Tirando os adjetivos são todos atleticanos como os outros.
Fechamos a semana com as palavras do blogueiro Eduardo, sem unanimidade em assunto algum de interesse do Galo. “Somos plurais”, disse ele. E nessa pluralidade, expomos sem pejo os nossos sentimentos e buscamos de forma incontestável o mesmo fim: a grandeza do nosso Clube Atlético Mineiro. Mas, sem contrariar o blogueiro, ele deixou claro que há unanimidade sim: todos nós queremos o bem do Galo.
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Aguentar o péssimo Elias agora vai ser duro. Não está jogando nada e nem está querendo jogar. Que azar o blanco machucar
Essa contusão do Blanco foi péssima ainda mais com a saída cada vez mais perto do Roger Guedes, a esperança é o Elias suprir bem a ausência do Blanco e as contratações suprirem a saída do Roger Guedes.
Tomara que as contratações se tornem reforços aí sim temos chance, eu acredito que o Thiago Larghi vai armar um bom time, e vai fazer nosso Galo Forte e Vingador em busca do título.
Victor
Emerson
Bremer
Juninho ou Maidana
Fábio Santos
Adilson
Elias
Chará, Edinho
Luan, Cazares
Terans, Tomas Andrade, Leandrinho
Ricardo Oliveira, Denilson, Alerrandro
Obs: Erik e Clayton não contam são as últimas opções.
Vamos Galão!!
Boa tarde, Paulo Silva.
Excelente texto, resumindo muito bem essa longa semana que sem jogo do Galo parece que durou um mês.
Mas foi uma boa semana. Falar e refletir sobre o Galo sempre faz bem a todos!
Galo acima de tudo!
O pior foi a contusão do Blanco, vai fazer muita falta.
Me faz lembrar o Serginho. Começou muito bem má depois da cirurgia caiu demais. Que o Blanco consiga se recuperar
Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
Valeu, Paulo Silva.
Alegria de Atleticano dura pouco, é impressionante.
Depois de anunciarem a saída do Yago, agora vem a notícia da contusão do Blanco. Pelo jeito, não joga mais este ano.
Sem Blanco e Roger Guedes, o bicho vai pegar.
Eh Galo, mas com certeza vamos superar mais essa.
Saudações Atleticanas,
Boa Tarde Atleticanos,
Vida de Atléticano não é fácil, quando as coisas parecem se encaixar, ficamos sabendo que estamos sem o Blanco para o resto da temporada e o Roger Guedes está saindo para o Porto.
É nós temos que torcer novamente para o sucesso do Elias. O Adilson também que não acaba com este reforço muscular, pelo jeito vamos conhecer rapidamente nossos reforços, espero que se encaixem bem. E vamos que vamos porque no galo nada é fácil.
Que notícia horrível tivemos agora com a Lesão que o Gustavo Blanco teve, ropimento do ligamento cruzado, com isso ele so volta a jogar no ano quem, que infelicidade desse jogador.
Não é possível que começou a inhaca. Blanco rompeu o ligamento do joelho.
Gustavo Blanco rompeu o ligamento cruzado do joelho direito!
PQP, como somos azarados (nós e, principalmente, ele)!
Abraços!
Acho um tanto estranho amigalos comentarem a falta de espaço para a base, não é verdade.
carlos tem um milhão de oportunidade e não foi somente aqui não, no paraná, inter etc .. é um zero a esquerda, nada joga, yago outro que teve muitas oportunidades, enfim...
A grande verdade é que nossa base é muito fraca, o que lá comandavam só queriam (ou querem) se dar bem... prova disso e que permitiu que algumas revelações fossem perdidas... fred e quase bernard.
zagueiros é posição que deveriamos revelar de baciada... no entanto.. revelamos muito pouco .. jesiel.. rodrigão, Gabriel... "JESUS toma conta"....só "craque".
Na minha cidade aqui do interior...santos tem escolinha de futebol, cruzeiro idem.. e o atlético ... nada. se ao menos fosse eficiente para contratar os taletos do interior que aparecem nos times daqui.. mais nem isso. times do interior "passam jogadores a são paulo (petros) , santos (danilo) , etc a preso de banana.. mais pro galo eles não servem (ou não servem porque não dão lucro a presidentes e empresários...), triste demais.
Outra coisa que não da pra entender. e o caso roger guedes.. se teve dinheiro para o chará.. porque não tem o 6M de euros pra o roger guedes... burrice pura.
Infelizmente, a nós só nos resta torcer para que venham pessoas realmente interessada no galo,