Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Uma semana interessante

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Por Paulo Silva

Essa foi uma semana cheia de fatos que mexeram com a massa atleticana e trouxeram ao Canto do Galo muitos temas interessantes, que foram bem analisados pelos amiblogs e amiGalos.

Começamos falando da divisão de base do Atlético ainda motivados pelo balanço apresentado pelo atual coordenador dessa: o próprio Marques Batista de Abreu, ídolo da maioria dos torcedores atleticanos.

Foi um balanço bastante positivo e que renovou as esperanças atleticanas de que, num futuro não muito distante, teremos bons jogadores formados em nossa própria casa. Talvez, a parte mais marcante da entrevista/balanço foi a demonstração de que a nova filosofia de trabalho incorpora ex-jogadores do Galo e promove o convívio dos jovens atletas com a história do clube.

Bom também foi saber que a nova direção do setor pretende diminuir – se não afastar – a influência de terceiros interessados na formação dos jogadores. Para isso, a direção conta com o envolvimento direto dos familiares dos jovens atletas nos trabalhos de formação moral e técnica dos garotos.

Outra notícia importante e que agradou em cheio a torcida atleticana foi a efetivação do treinador Tiago Larghi. A verdade é que até aqueles que queriam a contratação de algum dos figurões – cá entre nós, ultrapassados – não se queixaram da efetivação de Larghi, tendo em vista o excelente trabalho desenvolvido por ele até aqui.

Com este assunto resolvido, a temporada de treinos começou com força total, visando a volta dos jogos após a Copa do Mundo FIFA. Com novos jogadores contratados e considerados reforços, o treinador terá cerca de vinte dias para preparar e treinar uma equipe que possa fazer boa campanha no Campeonato Brasileiro.

O próprio Tiago Larghi já deixou claro que o objetivo do grupo é alcançar a vaga para a Libertadores 2019, mas, o sonho do título continua a envolver o trabalho. Ficou, no entanto, entalada na garganta do torcedor a preocupação com o sistema defensivo do Galo. Alguns, inclusive, acham que dificilmente o time chegará a um bom lugar na tabela se não reforçar o setor.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Time grande tem que pensar grande, disse o nosso amiblog José Roberto Rodrigues, o GaloDaMata. Foi por meio dessa declaração que ele falou do início equivocado da nova diretoria do Atlético, principalmente naquilo que mais nos interessa que é o time de futebol. Ressaltou a mudança de foco dessa diretoria no que concerne à política do “bom e barato” e com uma espécie de guinada para a direita com a efetivação do treinador e as novas contratações para o elenco. Com a mudança de rumo, o Atlético voltou a pensar grande.

Os amiblogs debateram também a questão do local para os jogos do Galo. Independência ou Minerão? As dimensões reduzidas do Independência, que restringe a participação da massa em grande número para incentivar o time  durante seus jogos, têm incomodado bastante a massa atleticana. Além das instalações acanhadas daquele estádio, a falta de conforto e até a mobilidade do trânsito na área foram questionadas. Ficou claro que a maioria, se não a totalidade dos torcedores, preferem as partidas sendo jogadas no Mineirão até a construção do estádio do Atlético.

Na sexta-feira, o Roberto Caldeira indagou: “Para que passar o pano?”, fazendo clara referência a alguns torcedores que leem esse blog e que de forma insistente e até incoerente só pensam em aplaudir os atos da diretoria, sem levar em conta seus erros e prejuízos causados ao clube. Passar o pano sistematicamente não acrescenta nada e não permite que se esclareçam e reparem os equívocos cometidos. Entre outras broncas aos “passadores de pano”, Caldeira afirmou: “Quem ama, cuida! Mas quem ama, também corrige, me ensinou minha mãe”.

Algumas críticas também foram feitas à adjetivação da torcida atleticana. Alguns verdadeiros e outros de verdade só mostra que alguns torcedores atleticanos são sintéticos e outros são analíticos no seu modo de exercer a atleticanidade. Tirando os adjetivos são todos atleticanos como os outros.

Fechamos a semana com as palavras do blogueiro Eduardo, sem unanimidade em assunto algum de interesse do Galo. “Somos plurais”, disse ele. E nessa pluralidade, expomos sem pejo os nossos sentimentos e buscamos de forma incontestável o mesmo fim: a grandeza do nosso Clube Atlético Mineiro. Mas, sem contrariar o blogueiro, ele deixou claro que há unanimidade sim: todos nós queremos o bem do Galo.

35 thoughts to “Uma semana interessante”

  1. Essa contusão do Blanco foi péssima ainda mais com a saída cada vez mais perto do Roger Guedes, a esperança é o Elias suprir bem a ausência do Blanco e as contratações suprirem a saída do Roger Guedes.
    Tomara que as contratações se tornem reforços aí sim temos chance, eu acredito que o Thiago Larghi vai armar um bom time, e vai fazer nosso Galo Forte e Vingador em busca do título.
    Victor
    Emerson
    Bremer
    Juninho ou Maidana
    Fábio Santos
    Adilson
    Elias
    Chará, Edinho
    Luan, Cazares
    Terans, Tomas Andrade, Leandrinho
    Ricardo Oliveira, Denilson, Alerrandro
    Obs: Erik e Clayton não contam são as últimas opções.
    Vamos Galão!!

  2. Boa tarde, Paulo Silva.
    Excelente texto, resumindo muito bem essa longa semana que sem jogo do Galo parece que durou um mês.
    Mas foi uma boa semana. Falar e refletir sobre o Galo sempre faz bem a todos!
    Galo acima de tudo!

  3. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Valeu, Paulo Silva.
    Alegria de Atleticano dura pouco, é impressionante.
    Depois de anunciarem a saída do Yago, agora vem a notícia da contusão do Blanco. Pelo jeito, não joga mais este ano.
    Sem Blanco e Roger Guedes, o bicho vai pegar.
    Eh Galo, mas com certeza vamos superar mais essa.
    Saudações Atleticanas,

  4. Boa Tarde Atleticanos,
    Vida de Atléticano não é fácil, quando as coisas parecem se encaixar, ficamos sabendo que estamos sem o Blanco para o resto da temporada e o Roger Guedes está saindo para o Porto.
    É nós temos que torcer novamente para o sucesso do Elias. O Adilson também que não acaba com este reforço muscular, pelo jeito vamos conhecer rapidamente nossos reforços, espero que se encaixem bem. E vamos que vamos porque no galo nada é fácil.

  5. Que notícia horrível tivemos agora com a Lesão que o Gustavo Blanco teve, ropimento do ligamento cruzado, com isso ele so volta a jogar no ano quem, que infelicidade desse jogador.

  6. Acho um tanto estranho amigalos comentarem a falta de espaço para a base, não é verdade.
    carlos tem um milhão de oportunidade e não foi somente aqui não, no paraná, inter etc .. é um zero a esquerda, nada joga, yago outro que teve muitas oportunidades, enfim…
    A grande verdade é que nossa base é muito fraca, o que lá comandavam só queriam (ou querem) se dar bem… prova disso e que permitiu que algumas revelações fossem perdidas… fred e quase bernard.
    zagueiros é posição que deveriamos revelar de baciada… no entanto.. revelamos muito pouco .. jesiel.. rodrigão, Gabriel… “JESUS toma conta”….só “craque”.
    Na minha cidade aqui do interior…santos tem escolinha de futebol, cruzeiro idem.. e o atlético … nada. se ao menos fosse eficiente para contratar os taletos do interior que aparecem nos times daqui.. mais nem isso. times do interior “passam jogadores a são paulo (petros) , santos (danilo) , etc a preso de banana.. mais pro galo eles não servem (ou não servem porque não dão lucro a presidentes e empresários…), triste demais.

    Outra coisa que não da pra entender. e o caso roger guedes.. se teve dinheiro para o chará.. porque não tem o 6M de euros pra o roger guedes… burrice pura.

    Infelizmente, a nós só nos resta torcer para que venham pessoas realmente interessada no galo,

  7. Caros colegas,
    Graças a Deus estamos nos livrando de jogadores que não mostraram nada no time. Mais um estar indo embora. Que Deus abençoe o Yago . Que Deus ilumine a cabeça da diretoria que mais gente possa ir. Como: Patrick, Fábio Santos e Cleyton, e que oportunidades sejam dados aos garotos Marquinhos, Bruno Roberto e alerrandro,. Titularidade na Lateral direita para o garoto Ermerson e chega de Fabio santos no time titular.

    Abraços!!!

  8. O Alerrandroé uma cria do galo,estava tendo oportunidades,mais no galo categoria de base não tem vez,ja contrataram um jogador do Vitoria que tem 23 anos e já é problemático,fez confusão num BAVI,o Yago ta sendo emprestado pra Arabia porque contrataram jogador de fora,o Patrick foi contratado em 2011 e ja teve varias chances e nunca vingou mais é de fora e tem moral,o Marcos Rocha só foi titular depois que voltou do America,então que incentivo um jogador da base do galo tem pra continuar no galo??Contrataram o Clayton a peso de ouro,trás vários jogadores fracos e os da base so tem uma chance de mostrar senão é tchau,olha o caso do Carlos quando o Aguirre tava dando chance pra ele tava indo bem mais como veio da base nunca tem paciência…

    1. Boa tarde Walisson. Saudações. Disse bem, jogador da base para dar certo no Galo tem que ser do tipo Reinaldo, Cerezo e aqueles outros que conhecemos bem. Como a base não produz como antigamente os que sobem ficam sem chances. Isso vai mudar a partir do trabalho dos novos dirigentes da base.

  9. Bom dia Atleticanos e Atleticanas. Seria a tal pluralidade que de repente mudou o torneio de verão europeu em Copa do Mundo FIFA? Brincadeiras a parte, lá vai a desculpa por ela, mas um assunto me preocupa e até perturba. A zaga do Galo, pois eu entendo que os jogadores estão entendendo, assimilando e principalmente aceitando o sistema proposto (fora a birra do Luan). Vejo os volantes bem, Luan e até o Cazares marcando, voltando pra distribuir o jogo e tudo mais. Mas a zaga…

    1. Boa tarde Rogério Pacelli. Saudações. Não foi a pluralidade que mudou o nome do torneio de verão russo. Ocorre que quando escrevo o tema de debate eu falo em nome do blog e tenho que ser mais sério. Nos comentários falo por mim e qualquer coisa que eu disser fica por minha conta. Brincadeiras à parte eu não concordo com nada que tenha participação da cbf e seus canalhas. Sou obrigado a aceitar os torneios que ela promove só por causa do Galo. Se não…
      Um abraço.

  10. Bom dia!!
    Cada dia que passa eu conto menos com o Roger Guedes, com a chegada do Leandrinho é mais um sinal da saída do Roger Guedes.
    Com a saída do Roger Guedes muda tudo, o melhor ataque do Brasil vai perder seu artilheiro e o Thiago Larghi vai buscar opções nos novos contratados, as opções ofensivas são:
    Luan
    Cazares
    Chará
    Terans
    Ricardo Oliveira
    Edinho
    Leandrinho
    Alerrandro
    Denilson
    Clayton
    São 10 opções para 4 vagas, tomara que o Thiago Larghi encontre a solução e o ataque continue forte em busca do título.
    Vai pra cima deles Galo ôôô!!!

    1. É tanta gente que me esqueci do Tomas Andrade e do Erik por tanto são 12 opções de ataque a disposição do Thiago Larghi.
      Tomara que dê liga pois são boas apostas e não sabemos se vai da certo…
      1-Luan
      2-Cazares
      3-Chará
      4-Terans
      5-Ricardo Oliveira
      6-Edinho
      7-Leandrinho
      8-Alerrandro
      9-Denilson
      10-Clayton
      11-Erik
      12-Tomas Andrade
      Saudações!!!

      1. Pablo, boa tarde!
        Agora sem o Blanco e Roger Guedes, meu time predileto seria:
        Victor
        Emerson, Bremer, Juninho e Fábio Santos (já que não temos outro)
        Adilson e Elias (já que não temos outro)
        Luan, Terans e Chara
        Ricardo Oliveira
        Vamos Galo, buscar este título.

        1. No papel é um bom time Jandir, mas a posição original do Chará é pela direita, ele jogando na esquerda será que dá certo???
          A posição original do Terans é pela esquerda será que ele da certo pelo meio como camisa 10???
          São situações que o Thiago Larghi tem que treinar e nos treinamentos escolher os 4 melhores.
          Na minha opinião pode ser qualquer um menos o CAZARES pois eu já DESISTIR DESSE PIPOQUEIRO e estou torcendo para ele ser vendido.
          Saudações!!!

  11. Bom dia aos Atleticanos de Verdade, taí a Diretoria que não valia nada e está no comando agora ha 7 meses trabalhando e mostrando valor. Yago emprestado ótima noticia, aí veremos se tem potencial pra ser jogador no GALO ou se é mais um foguete molhado. Sempre fui a favor de emprestar esses que sobem para serem melhor avaliados a não ser que surja um craque. Parabéns a Diretoria, apenas um senão, e quanto ao Estádio era pra começar fim de junho, poderiam explicar o que esta acontecendo e como esta o planejamento para iniciar as obras. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

  12. Bem ou mal, as coisas se definem. Apareceram reforços, embora só do meio para frente. A diretoria está colaborando para as melhorias. Por outro lado, a torcida deveria apoiar mais o time. Nessa copa, equipes que não tem condições para bom desempenho esportivo ainda assim foram apoiadas pela torcida presente. Gritaram até o fim! Que a nossa torcida também volte a ser raiz, e apóie nosso time no reinício. O Galo vai precisar!

  13. Bom dia, Paulo Silva!
    Bom dia aos “atleticanos de verdade” e aos que gostariam de ser e por isso vêm aqui todos os dias, como as marias, os mulambentos e “o” americano! kkk

    Mais uma boa jogada da atual diretoria: Yago não nos aterrorizará mais. Aguardamos ansiosos pela saída de Patric (e que nunca mais volte), Gabriel (revelação da globo e dos seus péssimos comentaristas) e do “finge que marca”, que atende por Fábio Santos. Acontecendo isso, ficarei mais confiante pelo título do brasileirão esse ano ainda.

    Ainda faltam duas semanas pra o fim desse tormento, esse lixo de copa e eu sem ver meu Galo…e o goleiro da Croácia ainda nos fez lembrar são Victor…Volta meu Galo!!!!

  14. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Paulo Silva. A melhor notícia da semana até agora, yago vai para Arábia Saudita,E aproveita e leva Gabriel,patrick,fabio Santos de carona.rs. sobre o galo já estou com saudades dos jogos.ja estou farto deste torneio da Rússia. Chega 2019 mas não chega jogos do galo,Vai galoooooooooooooo.

  15. Caros Amigos
    Fui um contra a interinidade doTiago queria um tecnico de nome capaz de por moral no elenco formado por figuroes mas o Tiago fluiu bem colocou cadencia no time conjunto e vontade de vencer.Agora nossa defeza tem que tomar jeito estamos igual a uma peneira.Eu não penso grande “O Galo é Grande”.A diretoria resolveu investir alguns bons nomes.Vamos ver tô confiante.
    PS será que veio uma sombra pro Ricardo Oliveira?

  16. Bom dia Eduardo, Atleticanas e Atleticanos.
    Quero me desculpar com a galera do nosso Canto do Galo pelo equívoco que cometi ontem em relação ao Alerrandro e a defesa do Galo. Não li a notícia direito e fiz confusão. A pressa é inimiga da perfeição. Me desculpo também com o Alerrandro e a defesa do Galo.

    1. Allerandro ainda vai brilhar com muitos gols. Sou fã dele.
      Esta semana realmente foi pródiga nos diversos assuntos do Galo.
      E o balanço geral é muito otimista.
      Vou torcer pelo Brasil hoje, apesar do Tite, um dos responsáveis pela queda do Galo para a segunda divisão en 2015.
      Vai Galo, treina bastante porque o título do brasileiro 2018 nos espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *