Categories: blogueiros

Uma liderança que durou dois minutos

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Por Paulo Silva

Assunto não falta, mas não dá para deixar de tecer alguns comentários sobre o jogo de sábado. No geral, está tudo bem e o jogo e o resultado não foram de todo ruins. Mas, time que tem Fábio Santos e Patric em suas laterais, não pode almejar grandes coisas. Aliado a isso, temos também um técnico que insiste contra todas as correntes da sensatez em escalar Elias. Inteligência o treinador já demonstrou ter mais que suficiente para perceber que esse jogador não só atua mal, mas faz mal ao time do Galo. Então, por que essa insistência? Elias em campo não tem finalidade alguma, a não ser atender a uma suposta trama obscura. Como disse Salomão, o rei e sábio judeu: “Nada fica oculto debaixo do sol”. Um dia ainda saberemos o motivo disso estar acontecendo com o nosso Galo.

Quanto ao jogo, para mim, foi uma decepção. O fraco time do São Paulo, apesar de ter bons jogadores, tem um treinador que conhecemos bem e que pode saber de tudo na vida, menos armar um time. E o Galo não soube aproveitar isso e jogar com a determinação de quem busca a vitória. O time mais uma vez jogava para não perder. Eu pensei durante todo o primeiro tempo na frase do Vanderley Luxemburgo: “Jogar com medo de perder tira a vontade de ganhar”. O Galo foi assim na primeira etapa e, mesmo com esse freio, foi melhor que o adversário.

Na segunda etapa, voltou um pouco mais ativo. Também, pudera, perdia o jogo e não tinha alternativa. Porém, voltou só com dez jogadores. Aliás, nove e meio, porque Cazares está se tornando outra inutilidade no time. Bastou essa vontade de ganhar para virarmos o jogo contra, repito, o fraco time do São Paulo. Mas, aí, veio o dissabor. Patric mais uma vez resolveu fazer o que não sabe e saiu jogando para o meio, junto da área, e entregou a bola para o Cueva, enquanto Adilson, Léo Silva, Gabriel e Fábio Santos ficam assistindo ao Cueva lançar para Diego Souza.

Detalhe desse lance: Diego Souza estava voltando de impedimento quando recebeu a bola. Não dá para questionar o bandeira, pois Fábio Santos – em vez de se adiantar e manter a situação de impedimento – ficou parado e cobriu o atacante. Mesmo assim era volta de impedimento. A defesa do Galo, além de fraca, é ingênua também.

Detalhe do jogo: mais uma vez falhas individuais deixaram dois pontos e a liderança em SP.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Há mais assuntos interessantes e quero falar deles também. Terça-feira o Galo enfrenta a retranca do time do Papa no Independência. E aí vem outra incógnita. A diretoria reclama que o caixa está vazio e publica balanço contendo um déficit de vinte e cinco milhões no ano passado. Mas insiste em jogar no Independência, estádio que não comporta, não oferece conforto e apequena a torcida e o clube, apurando rendas que raramente ultrapassam duzentos mil reais.

Recusam, sob alegações que não podem ser verdadeiras (e a mais mediana inteligência percebe isso), e falam que não jogam no Mineirão porque dá prejuízo. Mentem e presumem a falta de inteligência da torcida atleticana e de quem mais ouve tais lorotas. Mesmo que tenham de pagar uma taxa à administradora do Independência, um jogo no Mineirão, com um mínimo de quarenta mil pagantes – a preços populares – daria um retorno muito maior e reforçaria, com certeza, o caixa. A proposital falta de informações sobre arrecadações e despesas do clube impede que tenhamos mais precisão nessas análises, ficando tudo no terreno das presunções.

Dizem, também, que não há caixa para fazer contratações, mas já contrataram um time inteiro, do qual apenas dois jogadores atuam regularmente. Os outros comem, bebem, dormem e fazem todas as outras despesas inerentes ao contrato sem nenhuma contrapartida ao clube. No terreno das presunções, ficamos sabendo que Galdezani, por exemplo, terá um salário próximo de cento e quarenta mil reais. Partindo daí, presumimos que jogadores como Arouca, Samuel Xavier, Erick, Tomás Andrade e outros bancários recebem salários superiores a esse. Portanto, perto de dois milhões de reais mensais estão sendo consumidos dessa forma, sem inclusão das obrigações sociais que geram valor equivalente. E sem contar também o feijão que eles consomem no CT e nas concentrações. Ou seja, a economia feita com a dispensa do cone e do triatleta que pedala, corre e nada, já está sendo inutilmente consumida.

Resta a pergunta que é feita diariamente pelos amiblogs aqui no nosso Canto. Não seria melhor contratar dois ou três bons jogadores que sejam capazes de suprir as deficiências do time e com certeza gastar menos do que está sendo gasto com esses bancários que pelo menos para o Atlético são completamente inúteis?

Com a palavra, quem tem competência para responder.

Paulo Silva

View Comments

  • Boa noite. Acabei de saber que os irresponsáveis que comandam o futebol do GALO vão mandar um time reserva para a DECISÃO contra o San Lorenzo amanhã. Um total ABSURDO! O que querem esses irresponsáveis???????? Colocar a imagem do time como CHACOTA NACIONAL na quarta-feira??????? Thiago Larghi, Alexandre Gallo, Sr. Sette e Cia estão de passagem, mas o GALO não!! Isto é um desrespeito com a torcida, com quem paga ingresso! Um torneio internacional que vale vaga para a Libertadores 2019 está sendo jogado no lixo! Deus ajude nosso GALO! Se acontecer o provável que é eliminação com goleada quero ver a cara de todos eles assumindo a culpa!

  • Minha Nossa Senhora da Penha, eu prometo nunca mais me entusiasmar com ninguém no Atlético! Aqui não! Jogam contra, não é possível... O Thiago Larghi anunciando que vai escalar o time B do Galo para decidir uma vaga na Sul Americana contra um argentino? Se isto não é um pesadelo ou eu fiquei louco, estou lendo às avessas, não sei o que pensar... Acho que melhor assim, eu não pensando. Sim, porque elegi este moço meu ídolo, a meus olhos o Time jogando um futebol bastante interessante, não obstante a perda do Estadual, torneio que eu entendo como o mais importante da temporada... Agora, depois desta traulitada, eu preciso de tempo para engolir esta última vinda lá de dentro do Atlético. E tempo para mim não é coisa que tem de sobra... Não. Prometo não me render se o time b enfiar goleada ou mesmo se classificar a duras penas. Não. Isto simplesmente não se faz. Eu não vejo gente dos adversário trabalhando sistematicamente contra eles. Tenho visto isto ao longo do tempo com uma frequência bastante desagradável. Mas o que eu posso fazer? Apenas desabafar. Desabafo com quem? Desabafo de quem? Desabafo de jabazeiro... PQP!!!
    Apenas para terminar: vamos parar de chamar o povo da máfia de maria. Efeminados somos nós. Sim. Efeminados e acéfalos. E os que acham que têm cérebro e força no braço o que estão esperando para agir? Retórica né? Só retórica. PQP. PQP. PQP.

  • Não entendo poupar time todo contra o San Lorenzo. Jogadores profissionais, não é possível que todos estejam no limite. Até o Vitor? Início de temporada. Não sou fisiologista mas assim é demais. Próximo jogo só domingo, teriam 5 dias de descanso. Entregar uma competição assim. Para que viajou com o time completo na ida então? Falta de programação. Tem que melhorar isso aí Galão.

  • Denilson Galo enfim um comentário que condiz com o que penso. Descordo em grande parte do texto e da maioria dos comentários.
    Elias falam dele como se fosse um pereba qualquer. É óbvio que não vinha bem e merecia perder a vaga pro Blanco. Agora também não é crime colocar o cara pra jogar, principalmente em situação de necessidade. Jogador consagrado, já jogou até na seleção, não desaprende a jogar. Com a confiança de volta pode ser muito útil pro galo ainda mesmo na reserva.
    Vejo o Galo em crescimento, no melhor momento da temporada, tem uma idéia de jogo definida, amassou o corinthians o tempo todo. Descordo totalmente do texto acho que fez um bom jogo contra o SP, jogou pra cima, pra ganhar, tendo mais posse de bola e o controle dela na maior parte do tempo. Só não venceu por uma infelicidade individual, que as vezes pode acontecer.
    Agora vir com esse apocalipse, esse cenário de terra arrasada, depois ter feito um bom jogo e empatado com SP fora de casa. O nível de cornetagem chegou em níveis jamais vistos. Tudo está ruim o tempo todo, só reclamação jogo após jogo, mesmo após vitórias. Já cansou isso.

  • Completando o último comentário e assim com a irresponsabilidade de um projeto de técnico, chancelado por um projeto de diretor e presidente, o Galo vai entregar de bandeja uma competição que poderia lhe dar a vaga na Libertadores 2019! É, os tempos de "Ziza" voltaram, estou começando a sentir saudades de Nélio Brant, de Kalil... hum, deixa pra lá.

  • Senhores boa noite. Patrick simplesmente fez o que ele faz. Uma jogada de Pelé, as vezes e cem de Macalé. Faz um bom jogo e a diretoria amadora se empolga. Não podemos culpar o Patrick, pois todos sabemos que ele é isso mesmo. Fraquíssimo. Agora me explique tirar Bremer que deu equilíbrio a defesa e era ate o momento o melhor zagueiro e voltar a formação que não deu liga? A Thiago pardal largui, ta de sacanagem.

  • E quando vc acha que as coisas vão engrenar após a vitória contra os gambpás, vem o empate insosso com a chape e outro amargo com os bambis, este último com uma entregada dois minutos depois do gol da virada. Pode piorar? Pode, o muso dos cegos e otimistas, Thiago Largo resolveu nos brindar com o time todo reserva contra o San Lorenzo, o mesmo time que conseguiu perder de 2 a 0 em um tempo pro poderoso e galático Ferroviário do Ceará e que só não deu vexame maior pq entraram Guedes e Blanco no segundo tempo e empataram a partida. Pode preparar o lombo pra zoeiras das smurfetes ou vcs acham que com Samuel Xavier, Lucas Cândido (inacreditável), Yago e Tomás Andrade vamos fazer dois gols e não tomar nenhum dos argentinos?!!!!!

  • Boa tarde Paulo Silva!
    Apontar deficiências não quer dizer negativismo. Muitos aqui vinham criticando o Elias e a efetivação do G. Blanco e acho que a pressão da torcida deu força para o Thiago Largui fazer a mudança. Vejo as críticas como positivas.
    A Diretoria teve acertos, mas muitos erros infantis. O mais grave continua a falta de transparência- compra do Elias, dívida do Elias , doação do Marco Tulio, insistência com o Independência, contratações questionáveis, venda do Diamond.
    Parece que o CAM virou ação entre amigos e não tem fiscalização- seria função do Conselho Deliberativo , mas virou uma extensão da Direção-, e a torcida que se dane. Acomodaram com o sócio torcedor e a grande massa não estão nem aí.

  • Concordo com vc Weslei. Nos últimos anos, o nosso Galo mandou técnicos e alguns jogadores embora e não tivemos êxito algum. Com exceção do Grêmio, que joga junto há muito tempo e ficou sem ganhar campeonato estadual um bom tempo, não vejo nenhum time excepcional. Na minha humilde opinião, nesse início de Brasileirão o time está até indo bem e espero que continue assim, Quanto a reforços, não vejo laterias de qualidade no Brasil e continuo achando Fábio Santos um bom lateral. Todos sabemos que Elias é um bom jogador, está passando por um mau momento, mas não o mandaria embora. Ou será que o pessoal prefere o Yago?

  • De acordo com o globoeseporte.com esse é o time pra amanhã:
    Victor (Cleiton); Samuel Xavier, Bremer, Maidana e Lucas Cândido; Yago e Elias; Otero, Tomás Andrade e Erik; Alerrandro.

    Se for esse o time, porque não entrar com Emerson na LD? Porque não promover a estreia do Juninho? Porque improvisar Lucas Cândido na LE se Kevin foi contratado? Porque entrar com Yago e Elias, se contrataram o Galdezani? Porque entrar com o argentino paraguaio se Cazares só jogou um tempo?
    Pq?
    Pq?
    Pq?
    Pq?

    • Fácil caro!Emerson está com o time da cbf sub-20 na fase preparatória para o torneio Sulamericano da categoria do dia 07 a 14/05. Além do mais como já atuou pela aapp na CB só poderá jogar a competição no ano q vem e pela Sulamericana não foi inscrito para a primeira fase,se o GALO passar,aí ele poderá ser inscrito e jogar_ isto se não estiver servindo ao time da cbf no torneio Sulamericano_ . Espero ter ajudado, saudações.

    • Juninho, Emerson e Galdezani não podem jogar a Sulamericana porque chegaram ao Galo após o encerramento das inscrições na competição. Agora, não deixar o Cazares nem no banco e escalar de novo o Lucas Cândido na lateral esquerda é uma sacanagem desse Larghi! Quando teremos um presidente, um técnico e um diretor de verdade?

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

16 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!