Alguém duvida que a contratação de Sampaoli tenha gerado expectativas e também iluminado o imaginário do atleticano? Mas, mais que isso, gostem ou não, independentemente dos ruídos que inviabilizaram a sua continuidade, de seu temperamento irascível e da inabilidade e falta de tato do comando atleticano para lidar com as perturbações do ambiente e com os problemas de vestiário, Sampaoli personifica sim a ideia de um planejamento para o clube mudar de patamar e não mais retroceder.
O próprio clube em sua nota onde comunica oficialmente o desligamento do treinador afirma que “Jorge Sampaoli teve papel importante para mudar o Atlético do patamar em que se encontrava nos últimos anos”. Eu diria mais: apesar dos erros e das dificuldades de relacionamento intramuros da cidade do Galo, Sampaoli deixou um legado importantíssimo: a certeza de que não é possível alcançar um nível de excelência de resultados sem elevar o nível profissional e de exigência de qualidade que perpassam também e, fundamentalmente, por romper concepções arcaicas de se fazer futebol e de se relacionar com a mídia e o mundo exterior. Nesse sentido, a grande contribuição do treinador argentino foi escancarar o total despreparo do clube e de seus dirigentes para lidar com o nível de exigência e de profissionalismo imposto por ele, ímpar na história do clube.
E, independentemente de seu comportamento e de seus erros, seja escalando, seja substituindo, seja no relacionamento interpessoal dentro da cidade do Galo, Sampaoli teria carradas de razão em mostrar-se incomodado e excessivamente tenso, seja em relação ao ambiente hostil a ele e a seu trabalho que se instalou dentro e fora da Cidade do Galo, seja também em relação aos ataques desferidos a ele próprio, a jogadores e a seus parentes, ora desfechados por fogo “amigo”, ora lançados pelos tradicionais inimigos clube e seja ainda em razão às recorrentes passividade e omissão do Atlético em relação a estas situações.
Ou seja, se faltou ao treinador habilidade para manter sadio o ambiente intramuros da Cidade do Galo e no trato com as pessoas a seu redor, conforme reza a lenda, faltou também às diretorias do Atlético, anterior e atual, tirocínio e comando para blindar os seus ativos, transparência e credibilidade para que o clube se posicionasse firme e claramente sempre que se fez necessário e trato para gerir os abalos até certo ponto naturais das relações interpessoais dentro do clube. Embora fosse nítido que vários segmentos da mídia tradicional se ressentissem da falta dos afagos e privilégios tradicionais, paradoxalmente o clube permitiu que boatos, notícias fabricadas e outras distorcidas atingissem um nível absurdo e insuportável e que isso, visivelmente, corresse ainda mais o ambiente intestino e afetasse o time dentro de campo.
Com a chegada de Sampaoli, de sua comissão técnica e de vários outros jogadores e profissionais brasileiros de origem e experiências diversas, o clube, mais do que ter-se transformado em uma legião estrangeira, teve seus paradigmas colocados em xeque e a sua cultura organizacional revirada. Daí é natural que surjam conflitos, descontentes, insatisfeitos e dificuldades significativas de adaptação tanto para quem está chegando, quanto de aceitação para quem já estava e se sente naturalmente inseguro com as mudanças que necessária e inevitavelmente vão ocorrendo.
A imagem simbólica de Sampaoli pendurado em uma grade para acompanhar os instantes finais do jogo contra o Sport após ter sido expulso e a sua intensidade à beira do campo até o último jogo em que ali esteve, ficarão registrados na memória do torcedor atleticano. Sim, foi uma reconstrução pontilhada de muitos erros, mas que levou o Galo para a fase de grupos da Copa Libertadores. Foi também um trabalho que quebrou uma passividade de anos. E foi igualmente um ato de bravura fazer o que fez, sem ser simpático e sem se preocupar em agradar a arcaica imprensa mineira, mesmo sabendo que as mudanças em geral nunca são bem aceitas e digeridas. E aqui não foi e nem podia ser diferente.
Ainda vale destacar que, dentro de campo, Sampaoli deixa ao Atlético um novo Guga, cuja evolução salta aos olhos até do mais incauto dos observadores.
Amado por uns, odiado por outros, Sampaoli sai do Atlético deixando atrás de si sentimentos controversos. Mas, certamente não é um engodo. É apenas mais um ser humano que erra e que se deixa cair nas armadilhas de seu temperamento intenso e das idiossincrasias humanas. Que seja feliz onde for e que, à luz dessa experiência, o Atlético saiba encontrar o seu substituto.
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Pelo que li, de alguns amigalos,, fica a conclusão: os passadores de panos são solidarios e corporativos , agora se desdobram em transformar em saga, epopéia, a passagem do nebuloso cometa hermano . O proximo passo será o endeusamento . Renovação de tardelli em pauta , é duro, menos uma contratação por vir. Não largam o osso no galo, nunca . vão daqui, vão dali e caem no galo com contrato vitalicio . Cornetas , soem as trombetas. Vamos nos organizar, miremos na disciplina e união dos passadores de panos. Miremos nos cornetas ilustres como a turma do amendoim do parmera , que derrubam treinador antes dele assumir. Ídolos kkk
1. Miremos no Galo!
2. Me explica como se renova um contrato vitalício! Os vitalícios agora tem prazo de validade?
3. GALO sempre em maiúsculas!
SAN
Esse provavelmente é o meu último comentário sobre o Sampaoli. Página virada. Treinador, jogador, dirigente passam e o Galo continua sempre. Vida que segue!
Mas eu fiquei aqui pensando porque todo o corneta acha que a opinião dele é 'senso comum'? Porque ele pensa que o barulho dele é a 'voz da rua'? Talvez porque façam um barulho insuportável para impor suas 'verdades' goela abaixo de todos. Na sua intolerância, não admitem quem pensa diferente e se julga o dono da razão.
O problema não é a 'liberdade de expressão' do corneta e nem o barulho que ele faz. É claro que cada um vê o mundo de um jeito e tem todo o direito de exprimir isso. O problema é que ele se julga a 'voz de Deus' e talvez por isso mesmo patrulha e desanca quem pensa o contrário deles. Quantos que aqui escreviam e desapareceram pela pressão que fazem os cornetas 'donos da razão'?
Só quero dizer uma coisa: ninguém é obrigado a gostar disso ou aquilo. Mas, cornetas, não tenham a pretensão de falar em nome da torcida. Vocês falam por vocês. E só.
A propósito, o site que abriga esse blog colocou a disposição dos torcedores uma avaliação do ex-treinador. Nos extremos tivemos 5% de péssimo e 10% de excelente. Numa avaliação mais centrada tivemos 10% de ruim e 41% de bom. Quem não viu nada de bom ou ruim e achou regular foram 34%.
Portanto, se teve gente achando o serviço do ex-treinador péssimo, o dobro desse povo achou excelente. E se alguém achou o serviço ruim, mais de quatro vezes essa turma, achou o serviço bom. Portanto, cornetas, falem por vocês mesmos, não falem em nome da torcida porque vocês não a representam.
A propósito da pesquisa, 75% acharam a saída do treinador positiva para o clube e 25% acharam negativa. Achei o resultado excelente. Uma prova que torcedor torce é para o Galo e não para algum personagem. Quer ir embora? Vai com Deus! Não vai ficar viúva aqui não. Ou pelo menos, se ficarem viúvas, serão poucas.
Quem quiser ver a enquete, está aqui:
https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2021/02/26/noticia_atletico_mg,3904499/enquete-torcedores-do-atletico-escolhem-favorito-para-o-lugar-de-sampaoli.shtml
Em 1989 não existia rede social e eu fiz pesquisa diária de onde tinha informação da preferência do eleitorado par a eleição para presidente daquele ano, os adesivos dos carros. Deu Afif Domingos com 95%. Nas urnas não teve 2%. Quem acredita em enquete de Internet tem que repensar.
Sampaoli nos salvou da série B, depois de estarmos em quinto no Mineiro e eliminados pelo Afogados e pelo Santa Fe ao mandar um monte de amebas embora, e muitos deles foram rebaixados em Botafogo, Coritiba e Goiás.
Quem não gostou está com saudades de buscar os 45 pontos ou brigar pela última vaga da Sul Americana.
Se vier um técnico que não tem culhão para continuar o trabalho dele, como por exemplo melhorar o setor defensivo, não pode ser sequer cogitado, como o Cuca, por exemplo. Além de diversos outros fatores, nos últimos anos ele sempre fala em parar para tratar da saúde. Em três meses fala isso aqui e teremos que recomeçar todo o processo a partir da escolha de outro técnico.
Prefiro outro estrangeiro, mas no Brasil o melhor é o Renato Gaúcho, apesar do passado dele com o Galo. Ele não é babaca como o Cuca, que avisou antes do Mundial que sairia. Ainda tenho esperanças que ele venha.
#CUCANÃO
Boa noite
Pouco importa o que disse o ex vice presidente. Já sabíamos da festa do COVID. Esse foi o grande erro do Sampaoli no Galo. Talvez perdeu o comando ali. É bom técnico, mas muito polêmico, Também erra muito nas contratações e substituições. Não gostei também quando tentou Thiago Neves.
Mas isso é passado, já foi. Vamos flar do futuro treinador!
Abraço
Caro Max,
o outro patamar que o Sampaoli desejou chama-se cultura! Ele tentou modificá-la, trazer a sua e suprimir a existente, desde sempre. Mas eis aí o problema: o que é a cultura de um clube senão a sua própria identidade? Para se tornar o atlético que o Sampaoli queria - e que os atleticanos sonham - seria preciso deixar de ser atlético. Suicídio! É preciso acreditar no próprio ser! Uma hora, o triunfo será seu, nem que seja daqui a 50 anos.
Sds.
Obrigado, Victor, muito obrigado! És o maior goleiro de nossa história! O mais relevante, o mais vencedor. Será lembrado eternamente. Obrigado! PS: Cuca deve ser o plano A. Passou da hora desse grande e vencedor personagem do Galo retornar ao Clube. Renato eh deboche. Seria o mesmo que aceitar Thiago Neves. Semelhante à contratação, nos anos 80, do Chicão. Considero um deboche provinciano, sequer considerar Renato. Esqueceram?? SAN
PS 2: tá na hora de parar com esse papo de mudança de patamar. Os títulos de 13/14 NÃO mudaram nosso patamar, Sampaoli (que fez bom trampo) não mudou nosso patamar. O Galo eh GIGANTE como sempre foi! O futebol só existe por causa do Galo! SEMPRE fomos os maiores! SEMPRE, desde 08. SAN
Eu leio um texto como esse e fico na dúvida. Alguns falam bem do Sampaoli, outros falam mal. Afinal quem está com a razão?
Bom, eu sei é que ele não é medíocre, pois os medíocres são esquecidos rapidamente e nunca chamam muito a atenção, ainda que recebam temporários holofotes, quando, numa desesperada necessidade de aparecer, começam a escrever cartinhas que, a acreditar no que dizem, servem apenas para assinar seu próprio atestado de omissão, vaidade e apego ao cargo, pois quem é conhecedor de 'atrocidades' não tem o direito de se calar. E menos ainda de falar extemporânea e oportunisticamente quando foi colocado para fora, denotando um rancor e uma amargura que só mostram a qualidade do seu caráter.
Mas voltando a Sampaoli, interessante ver que ele é admirado e odiado quase que com o mesmo vigor. Provavelmente as características de sua personalidade causam mais sentimentos negativos que positivos. Daí para serem extrapoladas para suas características profissionais é um pulinho. Dificilmente reconhecemos uma boa qualidade em quem não gostamos.
Mas deixando o emocional de lado, as percepções pessoais do mundo, os interesses pessoais atingidos e focando apenas numa análise fria, profissional e, porque não?, financeira, eu vejo diversos times e seleções procurando contar com o seu trabalho profissional. Eu vejo time árabe oferecer e ele recusar mais de R$ 50 milhões para prestação dos seus serviços. Eu vejo que ele tem mercado na Europa e me pergunto qual treinador brasileiro que também tem. Nenhum, eu mesmo respondo!
Definitivamente, entre avaliações emotivas, passionais e arcaicas do futebol, além de uma ou outra 'jenialidade' que sempre aparece, eu prefiro ficar com quem trabalha no futebol e reconhece um grande profissional em Sampaoli.
Mas é isso aí. Se os 4 R's do Galo frequentassem o blog iriam ficar roxos de vergonha de ver tanta gente que entende de futebol e negócios muito mais do que eles. Contratariam aqui pelo menos uns 4 B's ou uns 4 I's para aí sim o Galo ter um projeto de verdade.
Caros,
O LIXO vai para debaixo do tapete!
ENGODO do engodo é quem insistentemente durante um ano inteiro INCUTIU na cabeça do SAMPAOLI e da diretoria 2005 e dos CABEÇA VADIA, via LERO LERO sem pé nem cabeça, q CONQUISTAR a única competição q NOS disputávamos, sob 200 milhões em investimentos DIRETOS, era INVIÁVEL, pq o clube estava se preparando para o NOVO e o RENOVO q de NOVO e de RENOVO ñ tem PORRA NENHUMA!
O time EM FORMAÇÃO (falácia em luta contra o engodo) e o CLUBE mudando de PATAMAR! Só ñ tava vendo quem ñ queria!
COMÉDIAS DESPREZÍVEIS! Ocupar um espaço NOBRE na média e muitos dentro do CLUBE para jogar contra a NOSSA TRADIÇÃO de BRIGAR nas competições! Tomem VERGONHA na cara sim, Srs embusteiros CONVERSA MOLE!
SAMPAOLI mudou NOSSO PATAMAR? Q patamar? Por acaso NOSSO GALO nunca na sua história disputou prá valer, com orçamentos até MAIS medíocres do q o ATUAL, nas CABEÇAS?
Q patamar é o NOSSO afinal de contas. Quer dizer q armar um time q de FATO eNTREGOU A RAPADURA mudou NOSSO PATAMAR? (já vimos NOSSO GALO ser derrotado por muitos motivo, por ENTREGAR, nunca tive tal sensação!)...Agora, no CantodoGalo, uns CARAS legais, boa praça, familia (tanto q defendem O FRANGUEIRO por motivos de VIUVEZ ou empatia com a esposa, algo tao edificante), ñ fumam bebem nem frequentam casa de tolerância...mas, e para reconhecer o MALFEITO?...TRABALHARAM contra nos EDITORIAS, frequentemente NONSENSE, atacando os BRAVOS CORNETAS e outros nem tanto, atacaram TODA a TORCIDA, culparam a TORCIDA! Na SEMVERGONHICE pura, no mais puro MAU CARATISMO! ..
Como se ñ houvesse uma COMPETIÇÃO em curso sendo disputada contra os TRADICIONAIS adversários! Aí, na última rodada, o campeão é quem ACREDITA e faz por onde! Foi SIMPLES? NUNCA É!
Vestiu a camisa, tem q ter paciencia! Ah! mas ñ pode criticar, somente se VOZ BAIXA, FLAUTINHA, avestruz de joelhos! Uai, é Igreja? Ñ é o trabalho do SAMPAOLI o colocado em xeque, se era ISSO ou AQUILO! O q se coloca em xeque é?: de NOVO e de RENOVO: o q mudou? NOSSO GALO era um timeco e agora se transformou numa potência, só pq houve uma LIMPA nos come quietos do verão passado e conquistou um SUPREENDENTE 3º lugar?
FACÇÃO ATOA, Jabazeira, vcs ñ REPRESENTAM o CLUBE! Tenham o mínimo de JUÍZO, reparem e tomem VERGONHA NA CARA, Ô Comédias, no CLUBE pelo qual NÓS torcemos? ...vcs ñ REPRESENTAM! Jogam contra! Quem defende JOGADOR , cartola ou sei la o q por defender, pq vestiu camisa e beijou escudo! COMÉDIA é isso! ISSO, essa coisa, pode até ser atleticano!
NÃO HÁ NADA DE NOVO NO FRONT! Parece q NADA muda! NUNCA!
Q VENHA O MINEIRO! PRÁ CIMA GALO!
Abs!
O meu ultimo comentario sobre este treinador. Olhando esta foto do presidente sorrindo e desejando todo tipo de felicidades a este embusteiro e ainda acenando com a inacreditavel possibilidade de um reencontro, comecei a pensar. Porque todo presidente do Galo sente um enorme prazer em confrontar a torcida? Porque ? Porque adoram ir contra o senso comum ,desprezando sempre a vox populi, vox Dei,a voz da massa ? Porque , sempre , que a vaca se dirije ao brejo e a porca torce o rabo, pedem, clamam por nossa força, nossa união ? Porque sabem do nosso poder , fingem que não sabem. Sabem que somos mais poderosos que seus apoiadores dos grandes grupos economicos (ao qual somos gratos demais e acreditamos nas suas boas intençoes) , somos a base da piramide desta cadeia alimentar que tritura e engole tecnicos e jogadores sem compromisso com nossas cores e até presidentes. Todos efêmeros, passageiros. O clube e a torcida , não. Perenes , solidos , cujo amor devoção sempre aumentam, não importa se com titulos ou não. O vice que saiu deu uma entrevista hoje falando do treinador que saiu. A minha vontade é de vomitar. Agora , depois que entregamos , por tres miseros e miseraveis pontos o campeonato mais facil da decada pelo total das lambanças feitas debaixo de seu nariz
Não acho que o Sampaoli mudou o Galo de patamar, acho sim que ele ajudou o Galo a voltar a ter credibilidade no mercado e na mídia mas mudar de patamar não.
Acho que ele fez um.otimo trabalho no Galo, de eliminado precocemente da Copa do Brasil e sulamericana a classificado direto pra Libertadores e terminando a 3 pontos do campeão é uma campanha e um trabalho elogiavel. Mas ao mesmo tempo esses mesmo resultados são totalmente frustrantes para o torcedor. Uma Vitória, só faltou isso e sim tbm é culpa do Sampaoli mesmo com o bom trabalho apresentado.
ASSINO EMBAIXO DE TUDO QUE DISSE O AMIGO , GALO ROBERTO DE OLIVEIRA.
CARO MAX PEREIRA , NÃO VAMOS EXAGERAR , O SR. SAMPAOLI SE VENDEU COMO UMA FERRARI E ENTREGOU UM FUSCA.
MUITA ARROGÂNCIA PARA POUCO FUTEBOL.
ACREDITO QUE OS 4 R , VÃO COLOCAR ORDEM NESSA BAGUNÇA , FALTA DE AUTORIDADE E FALTA DE PROFISSIONALISMO QUE IMPERA NO GALO HÁ MUITOS ANOS.
TODOS SABEMOS QUE DESDE O TEMPO DE LUXEMBURGO , QUANDO ESTE SR. FOI CONTRATADO COMO TÉCNICO DO GALO , O MESMO , VIVIA NAS NOITADAS , NAS MESAS DE BARALHO E RODAS DE UÍSQUE , E COLOCAVA O SEU ASSESSOR PARA TREINAR O TIME.
ORA , ISSO É INADMISSÍVEL , EM UM TIME DA GRANDEZA DO GALO , ONDE JOGADORES E TÉCNICOS GANHAM FORTUNAS PARA CHEGAR AQUI E TER ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO , EM PREJUÍZO DO CLUBE.
VAMOS FALAR DO SR. RENATO GAÚCHO , O SEU COMPORTAMENTO NO PASSADO , INCLUSIVE NO GALO , O CONDENA ANTECIPADAMENTE . ESSE SR. QUANDO AQUI ESTEVE DEIXOU PÉSSIMAS IMPRESSÕES.
NÃO CONCORDO COM A CONTRATAÇÃO DE UM TÉCNICO DESSE PERFIL , MAS CASO SEJA CONTRATADO , ACHO QUE JÁ DEVERÍAMOS RECEBÊ-LO COM UM PÉ ATRÁS E AUMENTAR LOGO NO INÍCIO O TOM DAS COBRANÇAS.
ESSE RENATO GAÚCHO NÃO PODE TER VIDA FÁCIL AQUI , TEM QUE CHEGAR JÁ SENDO COBRADO E NADA DE RECEPÇÃO COM FESTAS.
O SEU PASSADO NA SELEGALO NÃO RECOMENDA.
POR ISSO PREFIRO CUCA.
PROFISSIONALISMO.
RESPONSABILIDADE.
DEDICAÇÃO , MUITO FUTEBOL E TÍTULOS É O QUE DEVEMOS EXIGIR DESSES PROFISSIONAIS QUE SÃO MUITO BEM PAGOS PARA ISSO.
BRASILEIRÃO.
LIBERTADORES.
COPA DO BRASIL.
ESSE É O NOSSO ÚNICO OBJETIVO NESSE , ANO QUE VEM QUE JÁ CHEGOU.