Perder nunca é bom, claro, mas faz parte da disputa. Afinal, entre 12, apenas um será o primeiro colocado ao final. Contudo, com todo respeito, perder porque entregamos e facilitamos para o concorrente é duro. Defendi aqui que se preservassem alguns titulares para o compromisso de quarta-feira, mas escalar um time estilo “samba do crioulo doido” é incompreensível.
O América, que não tem nada com nossos problemas, fez, com mérito, o dever de casa e conquistou seu 16º título ao longo da história. Continuamos com nossos 43 títulos, bem à frente do segundo no ranking, com 36 conquistas. Num balanço rápido, nos últimos dez anos, ganhamos cinco, contra quatro do sucessor de Yale-Ypiranga e este agora do América. Nos últimos cinco anos, são três vezes Galo e uma para cada qual menor da capital. Perdemos o campeonato, a hegemonia permanece.
Quando o treinador liberou a escalação, o espanto foi geral. Na área de imprensa, onde fico, colegas se olhavam demonstrando incredulidade. Ao olhar para a Torcida, percebiam-se nitidamente as caras, bocas e narizes contorcendo. Patric num dia é titular do time para a Copa Libertadores e fora da sua posição, já ontem (8 de maio), sequer escalado em sua posição – que jogou com o reserva do reserva – e ficou no banco.
Tiago, que aqui mesmo defendi sua entrada para dar um refresco ao Léo Silva, dividiu o papel de vilão com o treinador uruguaio. É reincidente, ou seja, não é a primeira vez que sua falta de técnica dá lugar à violência, sendo expulso e levando o time à derrota. Se, na semana anterior, muitos dos que acreditavam no título – inclusive este blogueiro – comemoraram o gol ao final com sabor de vitória, o empate de ontem penalizou a nós todos. Passando pelo São Paulo temos de inscrever zagueiro para a sequência da competição sul-americana.
Detesto perder, claro, mas não tenho tempo para a dor, afinal quarta-feira já tem o São Paulo pela Copa Libertadores. Agora, caro Aguirre, não dá mais pra brincar de rodízio. Temos de fazer um grande resultado no jogo de ida e esperar a volta, para, passando pelos paulistas, chegarmos às semifinais. E o Atleticano exige o título. Só assim, prezado treinador, você poderá quitar o débito provocado por suas mirabolantes experiências no Campeonato Mineiro.
Ao final, enquanto os jogadores americanos comemoravam – legitimamente – a conquista, o Torcedor Atleticano aplaudia a equipe do Galo. Voltando pra casa ouço, pelo rádio, que a manifestação fora em reconhecimento à luta em campo. Ora, o Atleticano não é otário como pretenderam induzir quem disse isso. Os aplausos foram de incentivo para as próximas batalhas que terão início no meio de semana. Nada, além disso.
Não é a primeira vez que, derrotado, o time sai de campo com o apoio do Torcedor. Em 1977, quando, por obra de manobras da CBF, perdemos o titulo nacional para o São Paulo, foi assim. No jogo que decretou o rebaixamento para a série “B”, em 2005, da mesma forma. Em ambas, com certeza, foi pelo brio do time. Ontem, não. Foi pra dizer “passou, acabou, vamos olhar pra frente e contem com a massa”.
Incapacidade
Um breve registro de indignação. Na sexta feira foi anunciado que todos os ingressos estariam esgotados. Tudo bem. Quem já foi ao Mineirão com 123 mil pagantes agora tem de entender que a limitação é de 56 mil. Mas, se tudo foi vendido, como explicar um público de 47 mil presentes? No mínimo estranho. Quando se olha para trás do gol, onde fica a torcida adversária, dá para deduzir onde pode estar o problema. Por segurança, onde vai abrigar 3 mil pessoas, é reservada uma área com algo em torno de 15 mil cadeiras. De quem é a incompetência? Do clube? Da Minas Arena? Da Polícia Militar?
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…
View Comments
Esse Aguirre é um fanfarrão, 4 meses de trabalho e não vi evolução alguma com esse uruguaio, achei que ele iria consertar nosso sistema defensivo que continua tomando gols bobos , perdemos o mineiro por pura loucura da cabeça dele, porque desgastou mais da metade do time atoa.... continuamos tomando gols absurdos pelo lado do Rocha que não apoia o ataque como no tempo do Levir e toma bola nas costas toda hora, fora o pé de moça nas divididas.... quero acreditar que vamos ser campeões da liberta mais os bambis no é nem o começo do que vem pela frente (boca, Rosário), mais bora torcer com toda força e incentivar o galo mesmo discordando do técnico. Vamu Galoooooo, Quando tá valendo, tá valendo....
Barros, concordo plenamente com você, não tiraria uma vírgula, pois se o América não tivesse achado aquele gol, todos estariam aqui elogiando o Aguirre.
Concordo tb!
Prezados,
O Aguirre é muito fraco, muito burro ou é maluco, pois entregou o jogo para o adversário. Apesar do América ter merecido ser campeão, o Galo tinha obrigação de vencer! Todos são unânimes que o plantel do Galo é um dos melhores do País, mas o Aguirre não consegue fazer o time jogar. Não tem padrão. Todas as pessoas com o mínimo de inteligência sabe que para somente podemos improvisar quando não temos opção. Ele deixa um armador, o Cazares no banco, e improvisa um lateral no meio de campo. Por isso, o Galo jogou só na base do chutão!!! Outra coisa, ele deve ser discípulo do DUNGA pois não coloca os jogadores para jogar onde eles rendem mais... Ele faz exatamente o inverso. Eu acho que ele deveria se internar no Galba Veloso!!!
Eduardo, desculpe mas discordo da sua análise do jogo. Aguirre nada teve com o resultado. Perdemos por erro individual do péssimo zagueiro Tiago (há tempos aviso que precisamos de outro jogador para posição, Erazo é mais ou menos, mas muito inferior ao Jemerson e Tiago é ainda pior que Edcarlos). A escalação do Aguirre teve a intenção de sanar o problema crônico em nosso lado direito e estava dando muito certo, até Tiago vacilar e nos deixar com um jogador a menos. Ainda com inferioridade numérica, Aguirre deu aula de tática e ao invés de recompor nosso esquema, tirando um atacante e colocando outro zagueiro, armou o time com imensa sabedoria, deixando apenas Erazo centralizado e Carlos César e Douglas dos lados. Foi nosso melhor momento na partida, pressionamos e fizemos o gol com mérito. Depois nos deixamos sufocar pelo América, também muito bem armado e eles fizeram o gol em falha do Carioca (melhor volante do futebol brasileiro), que deixou o jogador do coelho finalizar livre. Criticar o Aguirre nesse momento é seguir o lugar comum e brasileiro tem muita dificuldade em entender tudo que foge um pouco da caixinha. Temos que valorizar nosso excelente treinador que faz bom trabalho, não é hora de criar ruído na torcida, além disso, eu queria ganhar, mas vamos combinar que campeonato estadual não vale nada, deveriam ser extintos pois de nada servem, nem de pré temporada. Quarta é o que interessa, apoio incondicional. SAN
Boa tarde, Eduardo.
É como eu vinha dizendo nas últimas postagens, amigo: "seremos campeões APESAR do Aguirre". Mas ele se superou, conseguiu ser mais incompetente do que já vinha sendo, e entregou o título. Ele é o pior técnico que já vi no Galo. Um técnico apático que só escala o óbvio e não tem capacidade de buscar alternativas seria melhor que ele, que inventa pra pior. A única coisa boa disso tudo é que agora quase todo mundo, inclusive você, passou a enxergar como esse cara é ruim sem a lente desfocada de uma vitória jogando mal, como tem acontecido na Libertadores. Até quando teremos que contar com a sorte e com "A Garra" para vencer "AGuirre"?
Concordo Rafael!
O torcedor fica ouvindo comentarista da i.t.a.t.i.a.i.a e acha que o cara sabe tudo. Não adianta quererem colocar crise no Atlético. Se o Aguirre fosse tão péssimo igual muitos falam aqui, estaríamos na final do mineiro? Estaríamos nas quartas da Libertadores? Ah amigos pelo amor de Deus. Já tivemos técnicos horrorosos. O Tite nos levou para a segundona e hoje é idolatrado. Alguém quer ele no Atlético? Eu não quero. Luxemburgo veio e o que aconteceu? Alguém lembra? O Aguirre é trabalhador e arrumou a defesa do Atlético. Ele faz experiência? Sim. Alguém aplaudiu ele ter tirado o Lucas Pratto centralizado e ter dado liberdade para jogar como no Velez? Então menos, gente, menos. Muita gente aqui deve ter gritado, mexerica, seleção. Outros xingaram o Levir Culpi de burro. #FechadoComAguirre
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Estamos todos realmente muito chateados e com razão. Pois como todos dizem . Com esse elenco o Galo tinha obrigação. Será que temos esse bom elenco mesmo? Se pensarmos , bem nosso elenco e limitado. Temos hyuri(péssimo dos péssimos) Carlos(fraquissimo) Clayton(figueira passou a perna no galo esse cara é fraco). Ai temos Tiago e Edcarlos p zaga. Uilsom pro gol e Eduardo e lucas cãndido. Na Verdade nosso elenco está fraco. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
Vejamos: Esse tecnico horrivel nao poderia dar certo mesmo. No primeiro jogo dele no Indepa ele ja foi chamado de burro por parte da torcida. Depois disso, o Galo teve jogos sofriveis, verdadeiras peladas perdendo para timecos do interior. Nao ganhourde nenhum time da serie A do Brasil conseguindo perder para times horrorosos como famengo e cruzeiro. Ganhou do Colo Colo que eh um time mediano pra ruim e sofreu diante do Independiente del Valle que eh melhor que o time do Chile. O jogo contra o Racing (que tambem eh um time mediano) la na Argentina, tava dando calo nas vistas. Que jogo horroroso. Time do Galo sem padrao de jogo, mal treinado. Um amontoado de jogadores dentro do campo. No jogo de volta contra o Racing, fomos salvos pela raca de Lucas Pratto mas o time tambem foi muito mal. O time do Galo so joga no bumba-meu-boi como alguem disse aqui. Torco para que o Galo passe pelo Sao Paulo mas sinceramente ? Acho que infelizmente nao vai passar. Vai precisar sair da Libertadores para que esse professor pardal que acha que eh tecnico suma do Galo.
Falta treinador no Galo, foi vergonhoso o que o Aguirre fez com o time do Galo, escalação errada treinador sem sangue na veia, não tem a cara do Galo, por isso queremos a volta do Alexandre Kalil, pois com o Kalil o Galo e RAÇA e a torcida apoia muito mais, porque o Daniel Nepomuceno está omisso não cobra deixa o Aguirre fazer o que quer novo professor pardal do técnicos, estou indignado com tamanha incompetência.
Falta tudo nesse timeco, principalmente RESPEITO e dinherio. NAO PAGOU A REDE GLOBO MINAS NEM O TRIO DE ARBITRAGEM? NAO GANHA MEU FIO.
O Diego Aguirre me enganou. Confesso, achei que fosse uma boa, pois dentre os técnicos estrangeiros especulados para ocupar o cargo no início de ano, pensei que estaria na frente dos demais por ter experiência de futebol brasileiro ao comandar o Internacional. No entanto ele é incoerente, confuso, escala mal o time e faz alterações para tentar limpar as lambanças de sua escalação. Diego Aguirre não é capaz de escalar bem nem no Cartola FC, que é de brincadeira, o que dirá de um Clube da magnitude do Atlético. Esse treinador pode ser o treinador do título da Libertadores, mas o título será pela vitória técnica dos jogadores e não por suas convicções táticas Diego Aguirre (se é que elas existem). Quarta-feira deposito minha confiança em quem estiver em campo, mesmo que o técnico tente nos sabotar. Que as forças espirituais que regem o futebol do Atlético atuem para que o time possa superar as adversidades que tem o nome de Diego Aguirre, o segundo Paulo Autuori da vida do Atlético.
Ano passado o Galo tinha treinador mas não tinha elenco. Esse ano temos elenco mas falta treinador. Difícil entender...
As improvisações são inexplicáveis. O desinteresse pelo Campeonato Mineiro foi absurdo. O time sequer disputou os dois jogos da final com os titulares. Eu nunca tinha visto tamanho desprezo por um torneio assim. A torcida sempre valorizou o estadual, pois sabe que a hegemonia no nosso terreiro é muito importante. Cuspir no prato que comeu não é do feitio atleticano, mas até isso o Aguirre conseguiu fazer, desmotivando time e torcida no campeonato.
Agora, a pressão para se classificar na Libertadores será enorme, quase uma obrigação. Por culpa do próprio técnico, que criou essa responsabilidade ao abdicar das outras disputas - Primeira Liga e Mineiro. Vamos torcer muito, como sempre, mas acho que a vaca está indo pro brejo.
Obs.: Tiago não tem a mentor condição de vestir a camisa do Atlético. É um jogador lento, sem técnica, violento e não tem capacidade psicológica para jogar uma decisão. Pode passar no RH hoje mesmo e pegar a dispensa.