Por Tércio Assunção, leitor assíduo
Prezados amigos, nas últimas semanas, a nossa Atleticanidade tem sido posta à prova. Estamos vivendo um estado de ressaca pela falta de conquistas emocionantes e pelas pequenas doses de sucesso alheio. Também fui acometido por essa ressaca logo após a classificação do rival à final da Copa do Brasil e vi muito comentário que eu mesmo poderia ter feito: “nós comemoramos vitórias, os outros comemoram títulos…”.
Esse pânico de voltar à condição de mero figurante e ainda suportar o sucesso alheio, me fizeram refletir sobre essa sensação de inferioridade e sobre esse ostracismo, depois de 4 anos em que estivemos sempre na pauta do dia do futebol brasileiro. Resolvi fazer um levantamento, uma espécie de análise de “Benchmarking”, que nada mais é do que você se balizar em uma empresa que possui resultados que você almeja ou em um concorrente que você quer superar. Pode ser útil para confirmar se o sucesso alheio é tão contundente assim ou se nossa história é tão sofrível quanto querem fazer parecer.
No levantamento, foram computados os títulos Mineiros, Internacionais, Copas do Brasil e Campeonatos Brasileiros, a partir da década de 70, quando, parafraseando nosso amigo Lugalo, o “verdadeiro” Campeonato Brasileiro começou a ser disputado. Foram contabilizados também os anos em que terminaram na 3ª/4ª colocação ou como vice-campeões no Campeonato Brasileiro. O resultado do levantamento vem a seguir.
E agora, vamos à análise.
Das cinco décadas em análise, fomos superiores em duas e nosso rival nos supera em três. Mas o que chama a atenção é a nossa superioridade na década de 80. Fizemos gato e sapato do rival nessa década. Apesar da vantagem deles, analisando década a década, no cômputo geral são 22 títulos a nosso favor, contra 21 do rival. Nada de baixar a cabeça então.
Este é um levantamento que me trouxe muito conforto. Mal acostumado com a década de 80, vi os rivais ganharem duas Supercopas, de cara, na década de 90. O Galo também não fez por menos e levou a Conmebol. Duas vezes. E os rivais fecharam a década de 90 com mais uma Libertadores e uma Recopa.
O problema é que sempre desdenharam das duas Conmebol e aceitamos isso. Entretanto, o torneio era disputado pelos integrantes do G4 de seus respectivos campeonatos. Ou seja, times que haviam se qualificado bem nas suas respectivas disputas, enquanto a Supercopa era para os que já haviam ganho a Libertadores, o que não necessariamente significaria que eram qualificados à época do torneio. Ou seja, sempre muito vaidosos, soberbos e orgulhosos. E nós, humildes e com baixa autoestima. Inclusive o nosso atual Presidente que, infelizmente, não valoriza nossas conquistas. Mas, enfim, veio a nossa Libertação e, de quebra, uma Recopa, o que tornou o jogo equilibrado de novo. No geral, são 5 pra eles e 4 pra nós. Se vierem com esse papinho de “La Bestia Negra” (eu sempre rio com esse apelido besta), a coisa não é tão lá como eles desenham. Cadê essa superioridade toda?
Copa do Brasil
Sem comentários. Aliás, um comentário: a nossa foi em cima deles.
Campeonato Brasileiro
É absurda a quantidade de vezes que batemos na trave antes de chegar à final nas décadas de 80 e 90. Só nessas duas décadas, são 8 vezes, contra 3 do rival. Se considerarmos que hoje o G4 classifica para a disputa da Libertadores, teríamos participado de 19 edições do torneio, ao invés das 9 em que estivemos presentes. É uma possibilidade sobre a qual se deve realizar um grande esforço para entender e buscar formas de se evitar. Em 2013, Kalil foi um gênio e muito da estratégia para a disputa daquele torneio pode ter sido responsável para que não ficássemos pelo meio do caminho.
Estamos na frente, 5 contra 4. Mas essas são as maiores chagas atleticanas. Estão nessa lista o Esquema Globo/CBF de Televisão e Futebol, operado em 77, 80, 99, 2012 e 2015. Não posso culpar só o esquema por nossos insucessos. Mas para quem atribui tudo somente à falta de competência, fica meio desleal derrotar não só o adversário, mas também o Esquema, dentro de campo.
É Campeão!!! – Mas só essa vez?!!
Todo mundo já sabe, não é novidade. E é aí que reside outro calo, e grande. Se passamos três décadas dizendo pra nossos algozes que aquele título eles não tinham, agora o jogo se virou contra nós.
Na contabilidade geral, se consideramos apenas os títulos, temos 28 contra 34. Grande parte da diferença está em Brasileirões e Copas do Brasil. Se consideramos o desempenho, entrando aí o G4 e os vice-campeonatos, fica 45 pra nós e 44 pra eles. São, inegavelmente, mais eficientes, quando disputam o título. Mas também acho que tiveram menos má vontade contra, por parte do esquema.
Então fica o recado: Está aí o trabalho de Benchmarking. A meu ver, o quadro não é assim de desolação, mas a interpretação é de cada um. À diretoria atual e futuras do nosso Galo: Já sabem onde o calo aperta. Então tratem de repetir a estratégia de 2013 e trazer logo uns Campeonatos Brasileiros e umas Copas do Brasil, pois já estamos de saco cheio da soberba rival!
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
faltaram incluir nos títulos internacionais uma copa máster e uma copa ouro . títulos sulamericanos e citados no site da conmebol.
São 7 sulamericanos e 9 nacionais. todos oficiais e de primeira divisão.
Eu não vou elogiar esse time e nem esse técnico horroroso se ganharem do Coelho , isso é bem provável.. Afinal, o Coelho está lutando para não cair...Apesar de achar o técnico melhor do que o Larghi!!! Então, já viram!!! Tudo pode conhecer! Hoje, esse timeco que joga com a camisa do nosso Galo, mas não nos representam, é imprevisível!! Quando achamos que vai engrenar, faz jogos terriveis e perdem e quando já estamos esperando o pior, conseguem empatar ou até mesmo ganhar, coisa rara nesse ano decadente do Galo. E espero que a torcida acorde e pare de apoiar esses pernas de pau cansados e descompromissados e ponha para correr esse Larghi insuportável em todos os sentidos! Kd a Galoucura? Kd os atleticanos de verdade, que torcem por títulos e não por essa vergonha que é o atual time do Galo??? Kd a oposição do Galo??? Não existe também?? Kd os críticos de futebol? Parece que todos estão " rezando" na mesma cartilha do nosso presidente- fantasma?????
Li que o técnico de fraldas disse que seria mais durão com os jogadores. O que vale dizer: até aqui foi frouxo... O problema não é ser durão, mas sim ENTENDER de futebol mesmo, à altura de formar um time prá disputar um campeonato brasileiro. E, prá este, volto a repetir novamente, sem cansar: não temos direção, time e técnico, para formar uma equipe ganhadora de títulos. Não ser rebaixado é OBRIGAÇÃO.
Blogueiro ...
Definitivamente não era melhor hora para este tipo de tema.
Nesta questão de títulos o treco tá feio pro nosso lado.
Depois de ler os comentariso fico aqui pensando: Sera que essa empolgação de esperança vai voltar depois de ganharmos do coelho encardido? Ganhamos do sport um time horroroso e os comentarios eram...: rumo ao titulo , bla , bla bla. Mesma ladainha do mais atleticanos. Os que acreditam em R oliveira, em Elias corintiano, em Messi do paraguai etc... Na minha opinião com esse junta junta horrível, devemos é tomar cuidado pq o tecnico deles é o Adilson e o Santos esta chegando . Agora somente falta esse junta junta de refugos idolatrados por meia duzia de cegos iludidos com o nada, perderem a tao sonhada vaga do G6, G7, G321 G casa do *@** merda de G que inventaram e a diretoria procura conseguir com esse timeco sem alma.
Caros,
O q é q tem os ... com as calça?
Se for pela falta de coragem do q dizer...(esse 7Cÿ, hein? valentão ameaçador, botano todo mundo na encolha, TUDO PIANIM)
E o trapaceiro do LüLLüZëïrö, heim? SEM VERGONHA!
SOS!
Se a torcida ñ tomar frente, ficar só no ingresso fácil, CRENTELHA, nosso Galo afunda...
Tem jogador q ñ pode ficar de jeito nenhum, é atrasar nosso lado.
SOS!
GALO SEMPRE!
Cara pra que falar em títulos? Justamente quando as marias estão prestes a disputar mais uma final com possibilidade de um sexto título. Nossa torcida sempre apoiou o clube independente disso, nessa conversa sempre vamos perder, podemos falar de confronto direto mas de títulos somos inferiores sim. Desnecessário!
Eu já estou cansada da omissão e covardia dessa diretoria do Galo!!! E ainda penso se esse presidente não seria cruzeirense!! Só pode ser, faz tudo para ver as Marias felizes, afinal temos um técnico despreparado, sem graça e cara de pau, que mesmo após perder campeonatos de maneira vexatória e comandar um time medíocre, sem raça, sem graça, sem NADA, ele continua na direção do time, inexplicavelmente!!!! Nunca ouvi falar de um técnico tão incompetente como o Larghi ser mantido, apesar de tudo, em um time tão grandioso como o Galo!!! Só podem torcer para o nosso rival, não há outra explicação. Pois sendo assim, ele estariam conseguindo cumprir seus objetivos, ou seja, acabar com o time do Galo e matar a torcida de raiva, tanta raiva, que até mesmo atleticanos mais otimistas não suportariam tamanha indiferença! Infelizmente, depois que li que o Larghi e o Gallo já estão planejando 2019, NÃO DÁ MAIS para acreditar que, no próximo ano, teremos um técnico e um time melhores e sim, uma continuidade dessa mediocridade e incompetência! Essa diretoria não quer sabe de nada com relação ao time e à torcida, mas apenas de negócios!!! E a torcida??? Na minha opinião devia deixar esse timeco e esse projeto mal feito de técnico jogarem para as moscas!!! Quem sabe assim, alguma coisa mude antes de 2021, caso contrário.... Serão anos terríveis, infelizmente!!!
Gostaria de saber o que o estagiário tanto escreve naquela cadernetinha dele, com certeza deve ser uma lista de supermercado, porque se fosse erros da equipe teria de ser em um caderno de 10 matérias.... SAN
O Thiago Larghi ainda é o técnico???
Inacreditável.... só isso...
Ninguém se move! Nem a diretoria, nem as organizadas....fomos vendidos!
Absurdo esse pseudo treinador ainda não ter sido demitido!
Andrade, inacreditável e inaceitável... haja paciência!!!!!