Categories: blogueiros

A rivalidade exposta em números

Por Tércio Assunção, leitor assíduo

Foto: Pedro Souza/ Atlético

Prezados amigos, nas últimas semanas, a nossa Atleticanidade tem sido posta à prova. Estamos vivendo um estado de ressaca pela falta de conquistas emocionantes e pelas pequenas doses de sucesso alheio. Também fui acometido por essa ressaca logo após a classificação do rival à final da Copa do Brasil e vi muito comentário que eu mesmo poderia ter feito: “nós comemoramos vitórias, os outros comemoram títulos…”.

Esse pânico de voltar à condição de mero figurante e ainda suportar o sucesso alheio, me fizeram refletir sobre essa sensação de inferioridade e sobre esse ostracismo, depois de 4 anos em que estivemos sempre na pauta do dia do futebol brasileiro. Resolvi fazer um levantamento, uma espécie de análise de “Benchmarking”, que nada mais é do que você se balizar em uma empresa que possui resultados que você almeja ou em um concorrente que você quer superar. Pode ser útil para confirmar se o sucesso alheio é tão contundente assim ou se nossa história é tão sofrível quanto querem fazer parecer.

No levantamento, foram computados os títulos Mineiros, Internacionais, Copas do Brasil e Campeonatos Brasileiros, a partir da década de 70, quando, parafraseando nosso amigo Lugalo, o “verdadeiro” Campeonato Brasileiro começou a ser disputado. Foram contabilizados também os anos em que terminaram na 3ª/4ª colocação ou como vice-campeões no Campeonato Brasileiro. O resultado do levantamento vem a seguir.

E agora, vamos à análise.

Campeonato Mineiro – Roupa suja se lava em casa

Das cinco décadas em análise, fomos superiores em duas e nosso rival nos supera em três. Mas o que chama a atenção é a nossa superioridade na década de 80. Fizemos gato e sapato do rival nessa década. Apesar da vantagem deles, analisando década a década, no cômputo geral são 22 títulos a nosso favor, contra 21 do rival. Nada de baixar a cabeça então.

Títulos Internacionais

Este é um levantamento que me trouxe muito conforto. Mal acostumado com a década de 80, vi os rivais ganharem duas Supercopas, de cara, na década de 90. O Galo também não fez por menos e levou a Conmebol. Duas vezes. E os rivais fecharam a década de 90 com mais uma Libertadores e uma Recopa.

O problema é que sempre desdenharam das duas Conmebol e aceitamos isso. Entretanto, o torneio era disputado pelos integrantes do G4 de seus respectivos campeonatos.  Ou seja, times que haviam se qualificado bem nas suas respectivas disputas, enquanto a Supercopa era para os que já haviam ganho a Libertadores, o que não necessariamente significaria que eram qualificados à época do torneio. Ou seja, sempre muito vaidosos, soberbos e orgulhosos. E nós, humildes e com baixa autoestima. Inclusive o nosso atual Presidente que, infelizmente, não valoriza nossas conquistas. Mas, enfim, veio a nossa Libertação e, de quebra, uma Recopa, o que tornou o jogo equilibrado de novo. No geral, são 5 pra eles e 4 pra nós. Se vierem com esse papinho de “La Bestia Negra” (eu sempre rio com esse apelido besta), a coisa não é tão lá como eles desenham. Cadê essa superioridade toda?

Copa do Brasil

Sem comentários. Aliás, um comentário: a nossa foi em cima deles.

Campeonato Brasileiro

3º e 4º lugar – Quase lá!

É absurda a quantidade de vezes que batemos na trave antes de chegar à final nas décadas de 80 e 90. Só nessas duas décadas, são 8 vezes, contra 3 do rival. Se considerarmos que hoje o G4 classifica para a disputa da Libertadores, teríamos participado de 19 edições do torneio, ao invés das 9 em que estivemos presentes. É uma possibilidade sobre a qual se deve realizar um grande esforço para entender e buscar formas de se evitar. Em 2013, Kalil foi um gênio e muito da estratégia para a disputa daquele torneio pode ter sido responsável para que não ficássemos pelo meio do caminho.

Vice-Campeão – É, não deu!

Estamos na frente, 5 contra 4. Mas essas são as maiores chagas atleticanas. Estão nessa lista o Esquema Globo/CBF de Televisão e Futebol, operado em 77, 80, 99, 2012 e 2015. Não posso culpar só o esquema por nossos insucessos. Mas para quem atribui tudo somente à falta de competência, fica meio desleal derrotar não só o adversário, mas também o Esquema, dentro de campo.

É Campeão!!! – Mas só essa vez?!!

Todo mundo já sabe, não é novidade. E é aí que reside outro calo, e grande. Se passamos três décadas dizendo pra nossos algozes que aquele título eles não tinham, agora o jogo se virou contra nós.

Resumo da História

Na contabilidade geral, se consideramos apenas os títulos, temos 28 contra 34. Grande parte da diferença está em Brasileirões e Copas do Brasil. Se consideramos o desempenho, entrando aí o G4 e os vice-campeonatos, fica 45 pra nós e 44 pra eles. São, inegavelmente, mais eficientes, quando disputam o título. Mas também acho que tiveram menos má vontade contra, por parte do esquema.

Então fica o recado: Está aí o trabalho de Benchmarking. A meu ver, o quadro não é assim de desolação, mas a interpretação é de cada um. À diretoria atual e futuras do nosso Galo: Já sabem onde o calo aperta. Então tratem de repetir a estratégia de 2013 e trazer logo uns Campeonatos Brasileiros e umas Copas do Brasil, pois já estamos de saco cheio da soberba rival!

Blogueiro

View Comments

  • faltaram incluir nos títulos internacionais uma copa máster e uma copa ouro . títulos sulamericanos e citados no site da conmebol.
    São 7 sulamericanos e 9 nacionais. todos oficiais e de primeira divisão.

  • Eu não vou elogiar esse time e nem esse técnico horroroso se ganharem do Coelho , isso é bem provável.. Afinal, o Coelho está lutando para não cair...Apesar de achar o técnico melhor do que o Larghi!!! Então, já viram!!! Tudo pode conhecer! Hoje, esse timeco que joga com a camisa do nosso Galo, mas não nos representam, é imprevisível!! Quando achamos que vai engrenar, faz jogos terriveis e perdem e quando já estamos esperando o pior, conseguem empatar ou até mesmo ganhar, coisa rara nesse ano decadente do Galo. E espero que a torcida acorde e pare de apoiar esses pernas de pau cansados e descompromissados e ponha para correr esse Larghi insuportável em todos os sentidos! Kd a Galoucura? Kd os atleticanos de verdade, que torcem por títulos e não por essa vergonha que é o atual time do Galo??? Kd a oposição do Galo??? Não existe também?? Kd os críticos de futebol? Parece que todos estão " rezando" na mesma cartilha do nosso presidente- fantasma?????

  • Li que o técnico de fraldas disse que seria mais durão com os jogadores. O que vale dizer: até aqui foi frouxo... O problema não é ser durão, mas sim ENTENDER de futebol mesmo, à altura de formar um time prá disputar um campeonato brasileiro. E, prá este, volto a repetir novamente, sem cansar: não temos direção, time e técnico, para formar uma equipe ganhadora de títulos. Não ser rebaixado é OBRIGAÇÃO.

  • Blogueiro ...
    Definitivamente não era melhor hora para este tipo de tema.
    Nesta questão de títulos o treco tá feio pro nosso lado.

  • Depois de ler os comentariso fico aqui pensando: Sera que essa empolgação de esperança vai voltar depois de ganharmos do coelho encardido? Ganhamos do sport um time horroroso e os comentarios eram...: rumo ao titulo , bla , bla bla. Mesma ladainha do mais atleticanos. Os que acreditam em R oliveira, em Elias corintiano, em Messi do paraguai etc... Na minha opinião com esse junta junta horrível, devemos é tomar cuidado pq o tecnico deles é o Adilson e o Santos esta chegando . Agora somente falta esse junta junta de refugos idolatrados por meia duzia de cegos iludidos com o nada, perderem a tao sonhada vaga do G6, G7, G321 G casa do *@** merda de G que inventaram e a diretoria procura conseguir com esse timeco sem alma.

  • Caros,
    O q é q tem os ... com as calça?
    Se for pela falta de coragem do q dizer...(esse 7Cÿ, hein? valentão ameaçador, botano todo mundo na encolha, TUDO PIANIM)
    E o trapaceiro do LüLLüZëïrö, heim? SEM VERGONHA!
    SOS!
    Se a torcida ñ tomar frente, ficar só no ingresso fácil, CRENTELHA, nosso Galo afunda...
    Tem jogador q ñ pode ficar de jeito nenhum, é atrasar nosso lado.
    SOS!
    GALO SEMPRE!

  • Cara pra que falar em títulos? Justamente quando as marias estão prestes a disputar mais uma final com possibilidade de um sexto título. Nossa torcida sempre apoiou o clube independente disso, nessa conversa sempre vamos perder, podemos falar de confronto direto mas de títulos somos inferiores sim. Desnecessário!

  • Eu já estou cansada da omissão e covardia dessa diretoria do Galo!!! E ainda penso se esse presidente não seria cruzeirense!! Só pode ser, faz tudo para ver as Marias felizes, afinal temos um técnico despreparado, sem graça e cara de pau, que mesmo após perder campeonatos de maneira vexatória e comandar um time medíocre, sem raça, sem graça, sem NADA, ele continua na direção do time, inexplicavelmente!!!! Nunca ouvi falar de um técnico tão incompetente como o Larghi ser mantido, apesar de tudo, em um time tão grandioso como o Galo!!! Só podem torcer para o nosso rival, não há outra explicação. Pois sendo assim, ele estariam conseguindo cumprir seus objetivos, ou seja, acabar com o time do Galo e matar a torcida de raiva, tanta raiva, que até mesmo atleticanos mais otimistas não suportariam tamanha indiferença! Infelizmente, depois que li que o Larghi e o Gallo já estão planejando 2019, NÃO DÁ MAIS para acreditar que, no próximo ano, teremos um técnico e um time melhores e sim, uma continuidade dessa mediocridade e incompetência! Essa diretoria não quer sabe de nada com relação ao time e à torcida, mas apenas de negócios!!! E a torcida??? Na minha opinião devia deixar esse timeco e esse projeto mal feito de técnico jogarem para as moscas!!! Quem sabe assim, alguma coisa mude antes de 2021, caso contrário.... Serão anos terríveis, infelizmente!!!

  • Gostaria de saber o que o estagiário tanto escreve naquela cadernetinha dele, com certeza deve ser uma lista de supermercado, porque se fosse erros da equipe teria de ser em um caderno de 10 matérias.... SAN

Recent Posts

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

23 horas ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!