Hoje, qualquer notícia sobre o Atlético é colocada, ou sob suspeição, ou no ninho das coisas estranhas. E a contratação do substituto de Jorge Sampaoli está se transformando em uma novela mal roteirizada, prenhe de um dramalhão que enrubesce de vergonha os autores clássicos e recheada de um suspense mambembe que, se pouco excita o imaginário do torcedor, incomoda e muito àqueles minimamente preocupados com o futuro do clube.
A volta de Cuca ao Atlético vem alimentando um disse me disse interminável no seio da massa que se divide entre o que muitos entendem como politicamente correto e outros um linchamento cruel e injustificável. Particularmente, não me julgo capaz de condenar o treinador simplesmente porque não disponho de elementos suficientes para formular qualquer juízo de valor. O máximo que pude fazer é me servir de matérias diversas que, longe de me levarem a qualquer certeza, trouxeram mais e mais dúvidas a respeito de um caso ocorrido há mais de 30 anos. O que tenho de concreto é a vida e a carreira do treinador de lá pra cá. E, nesse sentido, nada há que o desabone.
Assim, respeitando as mulheres e bem longe de desconsiderar o crime de estupro como algo abominável e absolutamente condenável, cujo autor deve ser responsabilizado e apenado nas formas da lei, entendo que, do ponto de vista do Atlético, esta questão perpassa por outros enfoques que passarei a analisar.
É preciso entender que nem todos que apoiam a volta de Cuca o fazem seja por acreditarem na sua inocência, seja por crerem na sua competência. As razões são outras. Muitos, dentro e fora do clube, querem a volta do treinador por entender que com ele estará quebrada de vez a chamada “ditadura” imposta por Sampaoli e, assim, estarão de novo à vontade na Cidade do Galo.
Da mesma forma, outros não querem a volta de Cuca não porque acreditam em sua culpa, mas porque, como sempre, querem tumultuar o ambiente ou porque temem que ele dê certo mais uma vez. Assim como as conquistas de 2013 e 2014 ainda acariciam a memória e os corações dos atleticanos, também incomodam e muito a não atleticanos e àqueles outros que, por motivos vários, não querem ver surgir aquele Galo forte e campeão preconizado pelos investidores e tão sonhado pela massa.
Outra coisa que precisa ser entendida é que, com ou sem Cuca, as pressões, as rejeições e os ataques serão inevitáveis. Nunca existirá unanimidade e os ataques ao Atlético nunca cessarão. A pergunta é: está o Atlético preparado para enfrentar tudo isso? A diretoria e os mecenas teriam tato e comando para administrar a tempestade que pode desabar sobre o clube? Tenho minhas dúvidas. Na verdade o problema maior do Atlético não é e nunca foi Cuca ou qualquer outro treinador. O problema está no próprio clube.
Aliás, é o próprio Atlético, historicamente inapetente e inepto em relação ao trato com o futebol. O Atlético iniciou a busca por um novo treinador tateando entre profissionais de perfil tão diferenciado, i.e., com características e filosofias de jogo tão diferentes uns dos outros, que não deixa nenhuma duvida de que o clube continua padecendo de um problema grave e antigo: a inexistência nos fóruns de decisão de alguém que conheça e entenda a fundo de futebol e de seus meandros. Ou estaria apenas buscando despistar os curiosos de seus verdadeiros alvos? Essa estratégia faz parte do processo, mas permito-me ficar com os dois pés atrás.
Sem medo de ser chato e repetitivo: o desafio maior não será de Cuca, como não seria de nenhum outro treinador e, sim do comando e dos gestores. Se com Sampaoli, famoso e rodado, fracassaram, com Cuca como será? Cuca vai necessitar de uma retaguarda e de uma estrutura que o Atlético hoje certamente não conseguiria oferecer. Saibam que o sucesso do trabalho do novo treinador depende da capacidade da diretoria e dos gestores de blindarem o seu trabalho e fazerem o clube resgatar a respeitabilidade.
Enfim, “Habemus” técnico. E ele é Cuca. Ser favorável ou contrário à sua vinda é legítimo e toda opinião deve ser respeitada. Mas, terá ele paz, por parte da torcida e da mídia, para exercer seu trabalho e cumprir o projeto de 2 anos? É isso que está em jogo.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Postei no lugar errado. Inclusive com erros de digitação. Que fique aqui mesmo, assim mesmo.
Assim seja!
Bem vindo, Cuca! Na minha opinião, demorou demais para que esse grande, relevante e vencedor personagem de nossa história retornasse ao Clube. Monta elenco e arma times como poucos (ou nenhum!) no brasil. Que aproveite o que de bom ficou do trabalho do ex treinador e corrija os erros. A expectativa é a melhor possível. O elenco está mais qualificado e o trabalho não começará do zero. Acho que o “ano que vem” chegou! Galo SEMPRE! SAN
Gilberto Silva pode ser contratado como auxiliar, desde que retire a ação na justiça, contra o Galo. Bom de papo no vestiário, mas quer foder o Galo judicialmente, melhor curtir o barato dele noutro lugar. Aliás, importante lembrar, que Gilberto silva estava naquele vestiário, porque Cuca pediu. Valeu, Cuca! Em 2013, mais importante que a groselha do Giba, foi a bola q o Rafael Marques tirou de cabeça, deitado dentro do gol, em cima da linha, contra o newells old boys, la na argentina. Não acham? Quem mais estava lá? GALO SEMPRE! San
Caro Barros PRETO E BRANCO >
Certíssimo com relação ao CUCA e à GROSELHA na hora extra e a MAIOR importância do desprestigiado Rafael Marques (me lembro daquele bate rebate DECISIVO! Ufa!)
isso q O Bom da Hora Extra, CRAQUE de Vestiário, fez e tá fazendo na linguagem boleira ñ passa do q chamam na velhacaria de TRAIRAGEM! Quem quer saber o q se passa em vestiário de jg de futebol? É cada uma!: Estranha essa fixação de alguns! Se tudo o q acontece nos vestiários vier a público, ora bolas! No NOSSO GALO tb tem O Cacarejador TRANSPARENTE! (Gilbo Silva, bom jogadorl, deveria se preocupar é com o papelão de cobrar HORAS EXTRAS do NOSSO GALO: Mal Agradecido, cara Sonso!)
Tomara q o NOSSO Depto Jurídico pegue AQUI algumas lições com os ENTENDIDOS desse Nosso Cantinho (Tão entendidos de Direito e de Moral) E é grátis!
EXTRA! Vc alertou sobre o dono da Barraca do Quiabo q vem de PEIXE!: Outro dia trouxeram o próprio Mão de Quiabo (q na loja do CAM entrega PAÇOCA em hrs vagas, o q pode gerar Extras no futuro!) e colocaram a MULHER do ASSOCIADO na roda...imediatamente AS VIÚVAS se sentiram OFENDIDÍSSIMAS, de tabela, e entraram na CAMbulhada.... Turma da barraca, viu, sô! Tem q respeitar!
Abs!
Concordo, penso da mesma forma. Os meandros do futebol no Brasil , na sua essência , são totalmente diferente da gestão de uma empresa, que possue uma forma linear e que em ultima análise, visa o lucro de qualquer jeito ,no final, o lucro financeiro é o parâmetro para medir o sucesso de tal empresa , o objetivo unico e final . Já no futebol não é bem assim, a fauna que orbita no mundo da bola é diversificada, e desgraçadamente amadora, geridos, quase sempre de forma irresponsável , negligente e na maioria dos casos , lesivas aos clubes. Vide o estudo recente do endividamento dos clubes brasileiros. No nosso galo não é diferente, pelo contrario , não sei como não sucumbiu até hoje pelas desastrosas administrções passadas que duram décadas, dívidas impagáveis passadas de gestoes a gestões , processos milionarios de jogadores medianos , zero custo beneficio. Como não cruzeiramos ainda? Parece, Max, que agora, pelo menos, há uma tentativa de reorganização, um esboço de planejamento e sinto voce cético com esta nova diretoria , procede?
Caro Evandro, bom dia.
Só hoje pude ver sua segunda postagem com uma pergunta a mim. Procede em parte. Não apenas e especificamente em relação ao projeto que para muitos não existe e que para mim é um processo pelo qual o clube efetivamente está passando, cujos resultados ainda não podem ser aferidos e que, e não podia ser diferente, sofre resistências internas e externas, além de ter problemas de execução de difícil solução, evidenciados pelo conjunto de razões que levaram Sampaoli a demitir-se e, pasme, com as bençãos e alívio da diretoria dos próprios mecenas.
Quando falo de resistências internas falo de funcionários e atletas insatisfeitos com as mudanças que o processo obrigatoriamente impõe, de conselheiros, da situação e da oposição, temerosos de perder status, privilégios, influência e poder e dos próprios dirigentes habituados e confortáveis com o estilo de gestão cartorial que impera no clube desde sempre. E, por incrível que possa parecer, os próprios gestores, os maiores interessados no sucesso do “projeto”, acabam sendo dificultadores do processo, porquanto me parecem neófitos em futebol.
Quando fali em resistências externas me refiro a um conjunto de agentes que estratégica e tacitamente se une contra o projeto. E são eles segmentos da mídia convencional, local e de fora do Estado, e alternativa (redes sociais), os inimigos tradicionais do clube e aqueles atleticanos apegados ao passado, descrentes e desconfiados por natureza, que porventura tenham diferenças pessoais ou ideológicas com diretores ou com os gestores, etc..
E, vencida esta etapa e o Atlético se transformando em clube empresa que é a meta dos gestores, outros problemas poderão surgir. Mas, falo deles depois.
Saudações atleticanas.
Caro Jorge,
Quando me referi àqueles que se somaram contra a volta de Cuca jamais pontuei algum segmento como maioria entre os opositores. E concordo com vc que muitos são contrários à vitória luta do treinador por temerem um fracasso.
Nesse sentido, inclusive, destaquei a minha desconfiança no comando que, a meu ver, dificilmente terá condições e adotará atitudes necessárias a preservar o treinador e o trabalho.
Ainda sobre as acusações que pesam sobre ele a sua defesa na época estava a cargo do jurídico do Grêmio, segundo eu li em algumas matérias. Livre de qq punição aqui e do risco de extradição, não apenas Cuca, como qq outro brasileiro naquela condição, sendo limitadamente culto e mal orientado, deixaria o julgamento rolar à revelia.
Cuca falou sobre Robinho muito provavelmente sem nenhuma noção dos pormenores das acusações que pesam sobre o Pedalada, imaginando-o vítima de injustiça, o que seria bem possível. E cometeu o mesmo erro que muitos estão cometendo com ele, qual seja o de opinar, julgar e, principalmente condenar sem ter nenhum elemento concreto e confiável que possa lastrear esse veredicto.
Condenar ou inocentar com base em sentimento é ruim e destrutivo.
Saudações alvinegras.
O Cuca é manso .
Sabe indicar uns bons caras .
Manda dar chutão pra frente e pede a turma pra dividir o rebote .
Se não chorar com cara de piedade e tiver um time "arrumadinho" , já 'tá bom .
Só tem que conseguir uns 20 moleques que queiram jogar bola , e só.
Muito ajuda quem não atrapalha .
Eis o PROJETO da NOVA ORDEM !!!
p.s.
Será que ele vai trazer a medalhinha?
Ajuda bastante .
Ah , e que a diretoria não esqueça do Gilberto Silva
Telê foi e voltou .
Procópio foi e voltou .
Leão ? Igualmente .
Levir , a mesma coisa .
Agora o Cuca pra mostrar o quão inovador é o "POJETO" que nos levará a OTO PATAMAR .
Só rindo !
GALO ROBERTO ,
torcedor raiz !
"Aliás, é o próprio Atlético, historicamente inapetente e inepto em relação ao futebol "
Meudeusdoceu , crendeuspai, pelamordedeus , vem meteoro !
Nooooosa , como tem CORNETA nesse espaço !
E aí , já contataram o Gilberto Silva pra fazer da
comissão técnica ?
Vai chegar uma hora que vamos precisar dele ,
aquele momento que a depressão toma conta
do grupo .
Caros,
Ñ me interessa NADA q o CUCA aprontou na pré-história (os plantonistas da moral e da cara de pau estão eufóricos), muito menos o q ele faz ou fez no banheiro e no vestiário, o q ele come ou devora a prato pleno:
AQUI É SO GALO, MANÉ! E 'O Nosso 10 acabou de sair do flamengo!'
A frase dita, o GRANDE KALIL em ação, e a dignidade dos AGRADECIMENTOS! ( PASSAR PANO é um grande sinal revelador do caráter, assim como tb é saber AGRADECER!)!
Q a próxima pedida seja o litigioso catalão MESSI! Coragem Meninins! EU ACREDITO!
Chega de perna de pau e jogador bonzim > O OTIMISMO É UMA FALÁCIA!
Abs!