Com seis partidas simultâneas, será encerrada neste domingo (10) a primeira fase do Campeonato Mineiro. Definidos os quatro semifinalistas, e o Galo buscando pela décima vez consecutiva disputar a final, o Torcedor tem a expectativa de que nos jogos seguintes o treinador não faça mais experiências. Tampouco que escale time ou jogador alternativo. Os próximos quatro jogos, após a rodada de hoje, decidem o título e a brincadeira acabou.
O adversário de hoje luta desesperadamente para se manter na elite do futebol mineiro. O Tricordiano, da simpática Três Corações, tem o azar de pegar pela frente o time Atleticano. Um pequeno comentário: é nessa cidade do Sul de Minas que os torcedores azuis podem realizar o seu grande sonho. É comum ver no estádio local torcedor ostentando a camisa desse time de Belo Horizonte e gritando “Galo”.
No Campeonato Mineiro, o Galo já levantou a taça por 43 edições da competição. Seguem o Galo aquela gente do outro lado da lagoa, com 36 títulos, o Coelho, em 15 ocasiões, e depois, como protagonistas entre os times do interior, o Villa Nova de Nova Lima (5), Siderúrgica de Sabará (2), Caldense de Poços de Caldas e Ipatinga, com um título cada.
O primeiro título, em 1915, e o último, 2015, foram conquistados pelo Clube Atlético Mineiro. Outra curiosidade, para o atento leitor, é que a soma de conquistas chega a 102, enquanto o campeonato foi disputado em 101 temporadas. Ocorre que em 1956, depois de o Galo vencer em campo o ainda incipiente time azul, entrou na Justiça e o Tribunal proclamou ambos campeões.
Entre 1921 e 1942, nosso atual e principal concorrente (o “sparing” do Galo se altera nesse período entre Villa Nova e América) disputava com um de seus incontáveis nomes ao longo da história, Società Sportiva Palestra Itália.
Entre as maiores sequências de títulos, o América – entre seus 15 contabilizados – comemora até hoje o decacampeonato conquistado entre os anos de 1916 a 1925, restando apenas cinco de lá até os dias de hoje. Depois, o Galo com seis conquistas consecutivas, entre 1978 e 1983, é dono do único hexacampeonato mineiro. Penta aconteceu em duas oportunidades: Novamente o Galo, entre 1952 a 1956, e o extinto Palestra Itália, nessa ocasião – de 1965 até 1969 – utilizando não sei qual dos seus diversos nomes ao longo dos tempos.
Entre todos os times mineiros, incluindo os três da capital, o Galo é o único que sempre disputou e participou de todas as competições do campeonato estadual de Minas Gerais, uma vez que os outros tiveram passagem pela divisão de acesso. Punido, o ainda Palestra, depois de realizar um amistoso sem autorização com a Caçapavense – no interior de São Paulo –, disputou com clubes da segunda divisão e com uma liga pirata o campeonato de 1926.
E é com este histórico de grandes conquistas que o Galo entra na reta final da competição. É com a força inigualável da Massa, que já fez até dirigente adversário – que hoje é senador biônico – confessar sua inveja pela devoção e fé do Atleticano. A soma de tudo isso, irá levar – indubitavelmente – o Galo ao 44º título de campeão do Estado de Minas Gerais.
Sempre com o mesmo nome e as mesmas cores!
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…
View Comments
e assim nasce a tal '' massa '' do Galo.. um monte de lorotas contadas pelo Vovô para angariar alguns rabiscos de contadores de historias para a posterioridade... em 2050 Flórida Cup será mundial... e 1 Brasileiro irá valer mais do 04.. alias, isso já fazem hoje ne ?
Vovô, com muita lucidez, diga-se. Tomara que saiba envelhecer, como o vovô. Via de regra, quem agride desta e de outras maneiras, são exatamente aqueles que não sabem digerir o tempo. Mas o vovô sabe. E, reitero, sou mais jovem tem mais tempo que quem pensa me atacar pela idade. ObriGalo, volte sempre ao "Canto do Galo".
Perdeu 10 taças para o entao rival america.. um time que perde 10 taças seguidas para o América nao merece nem existir.. FIM!
Sr. Eduardo, seus comentários de torcedor fanático lunático são patéticos. Haja prepotência e arrogância. Sr . Segunda Divisão
Sim, do brasileiro. Do mineiro, nunca!
Eduardo bom dia... cara primeiro o cruzeiro nao tem 36, e sim 39, segundo o campeonato começou em 1915, o poderoso cruzeiro em 1921, quando o campeonato começou a ser chamado de campeonato mineiro foi quando unificaram os 2 torneios paralelo que existia, aí nao deu para ninguem, só deu cruzeiro, que pena que vc faltou com a verdade, vc contou só o que lhe convém...mas resumindo campeonato mineiro é o de menos, é um torneio muito fraco, então comemore mineiro, e agente comemora brasileiro.
Reitero, apenas 36. Nada mais. Comemoramos tudo mesmo. Acima de tudo, comemoramos ser Atleticanos. ObriGalo pela visita.
Volto a ler esta coluna no dia em que o 6a1inho puder se orgulhar de ter participado de todas as edições da série A do Brasileiro...
Sei que volta antes, você gosta. ObriGalo!
Hoje fiquei decepcionado com o Galo, no qual sou torcedor, porem nao posso admitir um jogo desses vindo de profissionais que dizem saber jogar,em contra partida ainda ajudando a rebeixar o Guarani. não vou torcer pelo Mineiro.
Escalara time reserva, prá que ? Acaso vamos jogar contra o Bayern na próxima semana ? O Melgar mereceia muito mais o reserva que o Tricordiano. FORA AGUIRRE
Quero uma barca com AGUIRRE no comando, e, junto, Daniel Nepomuceno, Carlos César(não é o Pinguim), Mansur, Cazares, Erazo, Lucas Candinha, que venha o Batman pro lugar do Robin, que vá junto o "disputado" Clayton, mico maior que Diego SOuza e os preparadores físicos, pois qualquer coisinha temos jogadores machucados e bota o Carlos na barca antes que ele saia do departamento Médico e o Agi Errado o escale na final da libertas. Pô, hoje no Indepa, foi a gota d´água...
Estamos precisando agora é de treinado. O time está muito mau treinado e machucando demais.
Que bom que o Atlético tenha participado de todos os campeonatos mineiros, assim com o Cruzeiro participou de todos os campeonatos brasileiros da serie A. isso mostra a grandeza de nossos clubes... A propósito, por que mesmo que o Atlético não participou de todos os brasileiros da série A ???? haaa , é porque os jogos eram na segunda né !!!