Categories: Sem categoria

Pra manter a tradição

Com seis partidas simultâneas, será encerrada neste domingo (10) a primeira fase do Campeonato Mineiro. Definidos os quatro semifinalistas, e o Galo buscando pela décima vez consecutiva disputar a final, o Torcedor tem a expectativa de que nos jogos seguintes o treinador não faça mais experiências. Tampouco que escale time ou jogador alternativo. Os próximos quatro jogos, após a rodada de hoje, decidem o título e a brincadeira acabou.

O adversário de hoje luta desesperadamente para se manter na elite do futebol mineiro. O Tricordiano, da simpática Três Corações, tem o azar de pegar pela frente o time Atleticano. Um pequeno comentário: é nessa cidade do Sul de Minas que os torcedores azuis podem realizar o seu grande sonho. É comum ver no estádio local torcedor ostentando a camisa desse time de Belo Horizonte e gritando “Galo”.

No Campeonato Mineiro, o Galo já levantou a taça por 43 edições da competição. Seguem o Galo aquela gente do outro lado da lagoa, com 36 títulos, o Coelho, em 15 ocasiões, e depois, como protagonistas entre os times do interior, o Villa Nova de Nova Lima (5), Siderúrgica de Sabará (2), Caldense de Poços de Caldas e Ipatinga, com um título cada.

O primeiro título, em 1915, e o último, 2015, foram conquistados pelo Clube Atlético Mineiro. Outra curiosidade, para o atento leitor, é que a soma de conquistas chega a 102, enquanto o campeonato foi disputado em 101 temporadas. Ocorre que em 1956, depois de o Galo vencer em campo o ainda incipiente time azul, entrou na Justiça e o Tribunal proclamou ambos campeões.

Entre 1921 e 1942, nosso atual e principal concorrente (o “sparing” do Galo se altera nesse período entre Villa Nova e América) disputava com um de seus incontáveis nomes ao longo da história, Società Sportiva Palestra Itália.

Entre as maiores sequências de títulos, o América – entre seus 15 contabilizados – comemora até hoje o decacampeonato conquistado entre os anos de 1916 a 1925, restando apenas cinco de lá até os dias de hoje. Depois, o Galo com seis conquistas consecutivas, entre 1978 e 1983, é dono do único hexacampeonato mineiro. Penta aconteceu em duas oportunidades: Novamente o Galo, entre 1952 a 1956, e o extinto Palestra Itália, nessa ocasião – de 1965 até 1969 – utilizando não sei qual dos seus diversos nomes ao longo dos tempos.

Entre todos os times mineiros, incluindo os três da capital, o Galo é o único que sempre disputou e participou de todas as competições do campeonato estadual de Minas Gerais, uma vez que os outros tiveram passagem pela divisão de acesso. Punido, o ainda Palestra, depois de realizar um amistoso sem autorização com a Caçapavense – no interior de São Paulo –, disputou com clubes da segunda divisão e com uma liga pirata o campeonato de 1926.

E é com este histórico de grandes conquistas que o Galo entra na reta final da competição. É com a força inigualável da Massa, que já fez até dirigente adversário – que hoje é senador biônico – confessar sua inveja pela devoção e fé do Atleticano. A soma de tudo isso, irá levar – indubitavelmente – o Galo ao 44º título de campeão do Estado de Minas Gerais.

Sempre com o mesmo nome e  as mesmas cores!

Blogueiro

View Comments

  • e assim nasce a tal '' massa '' do Galo.. um monte de lorotas contadas pelo Vovô para angariar alguns rabiscos de contadores de historias para a posterioridade... em 2050 Flórida Cup será mundial... e 1 Brasileiro irá valer mais do 04.. alias, isso já fazem hoje ne ?

    • Vovô, com muita lucidez, diga-se. Tomara que saiba envelhecer, como o vovô. Via de regra, quem agride desta e de outras maneiras, são exatamente aqueles que não sabem digerir o tempo. Mas o vovô sabe. E, reitero, sou mais jovem tem mais tempo que quem pensa me atacar pela idade. ObriGalo, volte sempre ao "Canto do Galo".

  • Perdeu 10 taças para o entao rival america.. um time que perde 10 taças seguidas para o América nao merece nem existir.. FIM!

  • Sr. Eduardo, seus comentários de torcedor fanático lunático são patéticos. Haja prepotência e arrogância. Sr . Segunda Divisão

  • Eduardo bom dia... cara primeiro o cruzeiro nao tem 36, e sim 39, segundo o campeonato começou em 1915, o poderoso cruzeiro em 1921, quando o campeonato começou a ser chamado de campeonato mineiro foi quando unificaram os 2 torneios paralelo que existia, aí nao deu para ninguem, só deu cruzeiro, que pena que vc faltou com a verdade, vc contou só o que lhe convém...mas resumindo campeonato mineiro é o de menos, é um torneio muito fraco, então comemore mineiro, e agente comemora brasileiro.

    • Reitero, apenas 36. Nada mais. Comemoramos tudo mesmo. Acima de tudo, comemoramos ser Atleticanos. ObriGalo pela visita.

  • Volto a ler esta coluna no dia em que o 6a1inho puder se orgulhar de ter participado de todas as edições da série A do Brasileiro...

  • Hoje fiquei decepcionado com o Galo, no qual sou torcedor, porem nao posso admitir um jogo desses vindo de profissionais que dizem saber jogar,em contra partida ainda ajudando a rebeixar o Guarani. não vou torcer pelo Mineiro.

  • Escalara time reserva, prá que ? Acaso vamos jogar contra o Bayern na próxima semana ? O Melgar mereceia muito mais o reserva que o Tricordiano. FORA AGUIRRE

  • Quero uma barca com AGUIRRE no comando, e, junto, Daniel Nepomuceno, Carlos César(não é o Pinguim), Mansur, Cazares, Erazo, Lucas Candinha, que venha o Batman pro lugar do Robin, que vá junto o "disputado" Clayton, mico maior que Diego SOuza e os preparadores físicos, pois qualquer coisinha temos jogadores machucados e bota o Carlos na barca antes que ele saia do departamento Médico e o Agi Errado o escale na final da libertas. Pô, hoje no Indepa, foi a gota d´água...

  • Que bom que o Atlético tenha participado de todos os campeonatos mineiros, assim com o Cruzeiro participou de todos os campeonatos brasileiros da serie A. isso mostra a grandeza de nossos clubes... A propósito, por que mesmo que o Atlético não participou de todos os brasileiros da série A ???? haaa , é porque os jogos eram na segunda né !!!

Recent Posts

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

14 horas ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!