Apesar de apenas quatro confirmações até o momento, todas apostas, ainda creio na possibilidade de um ou dois nomes para sacudir o time Atleticano na próxima temporada. Papai Noel, até o momento, só mesmo no alívio da pesada folha de pagamento, herança maldita que Sette Câmara e Lásaro têm de solucionar antes mesmo de serem empossados nos cargos de presidente e vice para o triênio 2018/20.
Arouca e Ricardo Oliveira, como se diz na minha Araxá onde estou passando as festas natalinas, são bananeiras que já deram cacho? Sinceramente, não saberia responder. Antigamente, nas lides políticas do interior, quando um ex-prefeito se arriscava a tentar voltar ao cargo, a oposição usava esse refrão. Aqui mesmo, ainda criança, pude presenciar uma passeata com um pé de bananeira com dois cachos, representando a vitória e a volta por cima de um saudoso tio reconduzido ao cargo. Bananeira, para quem não sabe, só dá fruto uma única vez e seca.
Pois, ambos os veteranos já tiveram momentos de glória no passado e até recentemente. Arouca, com passagem pelo Fluminense e São Paulo, teve momentos de maior brilho no Santos e até no Palmeiras, onde foi campeão brasileiro em 2016. Já Ricardo Oliveira, que passou pelos paulistas Portuguesa, São Paulo e Santos, além da Espanha, da Itália e dos Emirados Árabes, também teve seu ápice na equipe santista. Se um deles vingar, quem sabe, melhor ainda, se os dois reviverem grandes momentos, creio que o Galo irá lucrar em termos de resultados.
Os outros dois, Samuel Xavier e Erik – mais novos – podem dar a volta por cima. O primeiro, a bem da verdade, é uma incógnita. Nunca foi destaque em lugar algum, diferente do rápido atacante que nos tempos de Goiás encantou e foi objeto de grande disputa, vencida na ocasião pelo Palmeiras. No time paulista, não conseguiu repetir as atuações do time goiano. O Galo, nesta época, foi desdenhado pelo próprio jogador. Quem sabe agora pode ser o seu momento. Torçamos. Xavier, a meu juízo, nada mais será que uma boa alternativa de grupo. Tomara que me desminta, ainda mais com a iminente saída do Rocha.
Entre os nomes ventilados, dois deles me agradam bastante. Wallace, campeão Olímpico pelo Brasil, transferido pelo Grêmio ao Hamburgo, e Conti, do Cólon, da Argentina. O primeiro, de 22 e o segundo com 23 anos, se encaixam no perfil que o Atleticano tanto deseja de rejuvenescimento do elenco. Além deles, Roger Guedes e Copete, que estão vinculados ao Palmeiras e ao Santos, respectivamente. Que o Papai Noel de contratações nos contemple em tempo de comemorar nas festas desse final de ano.
Quanto aos nomes que deixaram o elenco, dois deles – apenas dois – significam oportunidade de investimento real em jogadores comprometidos. Robinho, que após uma bela temporada em 2016, deixou a desejar na atual e – ao que parece – vem sendo descartado pelo Santos, seu time de formação. E Fred, que a rescisão amigável e o desenrolar em data de ontem desnuda muita desconfiança que existia em torno de sua contratação, dívidas e desempenho.
Ao que sei, o jogador veio para o Galo – no primeiro semestre de 2016 – a custo zero. Reafirmo, ao que soube sobre sua vinda, o Galo não desembolsou nenhum valor. Assumiu, sim, dívidas do Fluminense com o atleta, que passou a fazer parte do seu contrato com o Galo. Portanto, se é verdade, mesmo sendo um alto salário, teria sido diluído ao longo dos tempos. Seu custo-benefício, especialmente em momentos decisivos, teria sido o responsável pelo desencantamento das partes. Torcida, clube e o próprio jogador.
Na verdade, Fred – enquanto profissional do Galo – sempre foi o “jogador de estimação do presidente”. Assim como Falcão, aquele do futsal foi no São Paulo e até mesmo Cairo, da virada do milênio aqui no Galo. Todos eles eram lançados pela indisfarçável admiração dos presidentes da ocasião.
No caso do ex-camisa 9 do Galo, tenho uma opinião muito pessoal. Sem a pretensão de fazê-la real, mas já fazia este blog quando se especulou sobre sua contratação. Minha primeira reação foi de aversão. Depois de contratado, num negócio nem tanto transparente, lógico que apoiei o jogador do Galo. Não gostei de se preterir Pratto a ele, mas era o que tínhamos.
Faço essas considerações para fechar afirmando que a mim, blogueiro do Galo aqui no UAI – que assina Eduardo de Ávila –, o rápido acerto para permanecer em Belo Horizonte explica muita coisa. As penalidades desperdiçadas, os gols perdidos debaixo da trave, as infantis, inconsequentes e frequentes expulsões de campo. E mais, tivesse ele respeito com a entidade Clube Atlético Mineiro, jamais se permitiria fotografar ao lado de moleque travestido de diretor de futebol fazendo sinais em provocação ao Galo. Sua liberação, a exemplo de quando saiu do Fluminense, teria sido facilitada em troca de dívidas salariais. Enfim, livramos de um desagregador contumaz.
Em tempo: Se aqui no Galo sua rejeição era comprovada, em sua antiga e “nova casa” não parece ser nada diferente.
No mais, vida que segue. Não tenho jogador de estimação, tenho, sim, um time do coração. Aqui é Galo, por #@!
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Eduardo, boa noite!
Fico muito satisfeita em saber que está bem! Vi em um post seu em que dizia que ia ali e voltava e até mandei-lhe uma mensagem. Depois disso não entrei mais por aqui. Aliás, Eduardo, pode se sentir lisonjeado, pois, quero lhe confessar que o único lugar em que posto alguma coisa sobre o NOSSO QUERIDO GALO é aqui.
Conheci este seu blog neste ano e comecei a participar ,justamente, me parece, nos momentos difíceis pelos quais passamos. A cada jogo péssimo do GALO vinha colocar a minha posição , e ,infelizmente, fui muito mal interpretada por poucos, pois, fui muito dura com as minhas críticas ao Daniel e às suas tomadas de decisões, para mim , a principal delas a de vender o LUCAS PRATTO que era a CARA do GALO e, também, o Maicossuel. Jogadores que podem não ser um primor, mas, que se entregavam em campo, diferente dos MEDALHÕES que foram contratados. Graças a DEUS , isso , já é passado, e apesar de muito sufoco conseguimos acabar o ano sem aquele terrível receio da queda e, principalmente, com a saída dos medalhões que nada fizeram, por aqui, e que sejam felizes por onde forem.
No mais quero desejar a você e a todos que por aqui passaram durante todo o ano ,e ,que apesar de muitas opiniões divergentes, mas, no fundo, TENHO CERTEZA, o que desejamos sempre é o BEM DO NOSSO QUERIDO GALO um FELIZ NATAL e um ANO NOVO de SAÚDE, PAZ e MUITAS ALEGRIAS para o GALO QUERIDO.
Abraços a todos e fiquem com DEUS!
Alegro em receber sua mensagem. Não nos abandone. Vamos reconstruir o nosso Galo.
Eu já penso diferente.
É tudo uma questão de dinheiro.
Dinheiro q o Galo queria economizar em salários e dinheiro que o Fred queria ganhar, preferencialmente se fosse em BH, cidade onde a esposa quer ficar.
Não o acho mal profissional. O acho sim um atacante antigo, imóvel, matador qd recebe a bola, mas não suficiente pra ser um jogador moderno, que se movimenta, marca, enfim. Agora, de 30 gols no ano, um terço foi no mineiro, q pra mim é irrelevante.
Se o Cruzeiro ofereceu e ele se interessou, é apenas business. Não adianta ir na onda da paixão.
No mais, esse 2018 é de vacas magras, de reestruturação de um clube, como o próprio presidente já falou, para que lá na frente, os títulos relevantes possam voltar.
Eduardo, gostaria de parabenizá-lo pelo post. Nesse fim de ano árido pelo qual o Clube passou, sua postagem bem humorada e reveladora foi, na minha opinião, a melhor do ano em vários sentidos. Os comentários dos amiGalos também estão ótimos e já ri muito com a história do Perrela deixar o helicóptero e sair de trenó para deixar presente para o Galo. É isso aí. Fred mostrou ao futebol brasileiro o que é e qual é o seu valor. Resta saber se o cruzeirense apresentador do programa desportivo de dez minutos na Band em Minas vai dizer TUDO o que sabe ou se vai continuar na mesma ladainha de sempre. A propósito, esse programa mineiro foi uma excelente aula de como desperdiçar um horário caro na TV e perder todas as fichas apostadas. Para usar sarcasmo na TV é preciso ter maestria e experiência, caso contrário, quando se fica só no improviso, a impressão que passa é de agressividade e grosseria. Sem muito a ver diretamente com o post, mas tudo a ver indiretamente. Quem queria ver o Galo rebaixado em 2017, hein? QUEM?
Natal é a festa da família...Desejo ao Canto do GALO, à todos amiGALOs e seus familiares um Feliz e abençoado Natal!!
???GALO ?
Espero que a Massa que milita em BH, preste as devidas homenagens a esse moleque velho, mais conhecido como cone, ao encontrá-lo pelas ruas da capital mineira, também conhecida como Cidade do Galo!
O Galão 2018 Começa a ganhar forma:
1-Victor
2-Patric (acho a melhor opção para o momento e gosto do Partição)
3-Conti
4-Gabriel
5-Walace
6-Fabio Santos
7-Luan
8-Elias
9-Ricardo Oliveira
10-Otero
11- Erick
Não tenho dúvidas que sem o laranja podre, vamos ter um time compromissado e raçudo.
Nosso Galão vai surpreender em 2018 EU ACREDITO!!!
Boa tarde.O ano todo eu bati na tecla da não utilização de Robinho/fred atuando juntos.Foi o que " matou "o time durante toda a temporada,sacrificando o futbol do Cazares,Otero,Valdivia,Elias,estes tiveram que correr pelos 2 e sobrecarregando a defesa.Quanto ao fred mariola,nunca gostei pelo estilo de como jogava,mas sempre o apoiei,torço pelo GALO não pra jogador,mas tava na cara que nao era jogador com a FIBRA E IDENTIFICAÇÃO com o clube.Portanto já vai tarde.Ponto pra nova diretoria,que devagar vai colocar o GALO no topo novamente.AQUÌ É GALO PORRA.
Eduardo e amiGalos de coração! Temos nossas divergências internas, pelo único e simples motivo de convergirmos em nossa paixão, única e irremediável. Esse ano não deu. Que no ano que vem sejamos mais felizes, no que diz respeito à conquistas. Ninguém aqui quer mal ao Galo ou é mais atleticano que o outro. Continuemos nos regozijar de nossa Atleticanosde! Isso é indispensável! Dias bons e dias ruins são parte da vida de todos. A diferença está na forma com que as coisas boas são alcançadas e comemoradas. Nisso, somos imbatíveis! Nenhum Brasileirão foi perdido como nós perdemos. Nenhuma série B foi conquistada como nós conquistamos. Que Libertadores foi aquela!?!!!! E que Copa do Brasil!!!!!! Nós marcamos nossas passagens!!! Inigualávelmente! Os outros, sentem inveja! Fazer o que? A gente é assim mesmo… Preparem seus corações!
Vão me desculpando mas hoje o blog tá cheio de comentários emotivos, sem fundamento nenhum! Minha preocupação agora é se essa multa do fred tem fundamento jurídico mesmo ou vamos entregar o melhor atacante do futebol brasileiro de Graça pro outro lado da lagoa! Não adianta ficar de mimimi que isso é dor de cotovelo. O cara pode torcer pro time até do Diabo, mas que ele é matador ele é! Querer jogar o ano horrível do galo nas costas dele é no mínimo irresponsável pra não dizer atitude de moleques. Tudo bem q tamo fora da liberta mas um time como o Galo anunciar de reforço Arouca e vovô Oliveira??? Tamo lascado se ficar nessa aí!
Ou vc nao sabe ler ou nao quer entender. O cone nao foi o responsavel por tudo, mas contribuiu demasiadamente com toda merda que nos aconteceu, agora se vc acha que quem quer o melhor pro time e moleque; va morder fronha do outro lado da lagoa.
Melhor atacante do futebol brasileiro? Piada né amigo?
Acho o Fred excelente atacante, mas no GALO parecia querer nada com nada, displicente ate comentei com amigos meus parecia com algum problema extra campo. Mas perala com 1 milha por mes? Depois fe ontem e vendo a repercussao cheque mate da Diretoria do GALO. 3,5 milhas perdoadas, 16 milhas economizadas, 10 milhas a receber e ainda empurrando 30 milhas pras MARIAS so de salarios, excelente pro GALO. So ver a reacao das MARIAS nas redes. Precisamos de um atacante velocista, apesar de gostar do Erick muito superior ao Clayton, camisa 10, zagueiro, e mais um 5 se sair o Adilson. Feliz Natal a todos com muita paz e saude.