Categories: Sem categoria

Objetivos e Expectativas

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Roberto Caldeira

Para muitas coisas na vida, assim como no futebol, vivemos em busca de objetivos e, na maioria das vezes, cheios de expectativas. Entretanto, além de esquecermos que estamos lidando com conceitos diferentes, dependendo da forma como conduzimos a vida e as situações, as expectativas podem ser frustradas por não estarem condizentes com os objetivos.

Numa rápida pesquisa na internet, objetivo se refere a “algo que se pretende alcançar e realizar, um propósito, meta ou alvo. O fim que se deseja atingir, a meta que se pretende alcançar. Um objetivo é o que move o indivíduo para tomar alguma decisão ou buscar suas aspirações.”

Já a expectativa se referente à “situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento. É o estado ou qualidade de esperar algo ou alguma coisa que seja viável ou provável que aconteça. Um grande desejo por uma notícia ou um acontecimento que seja benéfico ou próspero.”

Trazendo isso para a situação do Atlético, fica bem claro que o Atleticano, há muitos anos, segue sua vida criando várias expectativas, mesmo que as probabilidades de ocorrência não sejam boas, causando grande ansiedade e frustração. Menosprezamos quais seriam os objetivos e metas do Clube, e o que deve ser feito para que sejam alcançados.

Desde que acompanho futebol, poucas foram as temporadas em que o Clube parecia ter objetivos claros e trabalhou de forma planejada, para que os resultados fossem alcançadas. Quando esse trabalho foi feito, as expectativas foram satisfeitas.

Na atual temporada, que começou com objetivos mal definidos, conforme já falado aqui nesse espaço nas últimas postagens, estamos vendo um novo trabalho na Gestão do Clube, melhor embasado nos objetivos, sem criar tantas expectativas.

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)

Entretanto, o torcedor, sempre passional, que com três rodadas criava expectativas de título, bastou uma derrota para questionar todo o trabalho que vem sendo feito. Desconhecemos os objetivos e criamos faltas expectativas. Na rodada anterior não foi diferente. Da possibilidade de assumir a liderança, a dor de uma amarga derrota, que coloca o torcedor desconfiado. Será que vai? Será que vamos ficar pelo caminho de novo?

Nem 8, nem 80, pessoal. É difícil pedir serenidade e pés no chão ao Atleticano movido pela paixão. Além de apaixonados, somos bipolares.

Mas, é hora da torcida e do Clube colocarem os pés no chão. Qual o objetivo dessa temporada? E agir de forma condizente com a resposta.

Se o objetivo é ser Campeão, o Galo tem que contratar mais jogadores. Isso é fato. Oh oh oh, eu quero é jogador!

Se objetivo for G4, reforços serão bem-vindos. Talvez duas peças já tragam segurança pra conquistar esse objetivo.

Mas, se objetivo for se manter no G4-6, o elenco atual teria condições de conseguir.

O problema é que o Sampaoli não quer objetivos menores. Todo mundo já percebeu, principalmente ele, que esse time encaixou. Tá bem treinado. Pode e deve treinar mais, claro. Mas já tem uma boa base formada, uma padrão de jogo que agride os adversários e controla a maior parte do jogo. Quem se lembra do Galo no começo do ano?

Porém, para que esse time possa chegar campeão num campeonato tão longo e disputado como o Brasileirão, faltam recursos. Faltam alguns jogadores mais decisivos, que decidam as partidas, e isso a gente ainda não tem.

Ao que parece, Sampaoli não quer perder a oportunidade de brigar pelo título. A torcida também está cheia de expectativas para ver o time ser Campeão. Todos estão forçando a barra para isso acontecer. E não estamos errados, pois o cavalo arriado está passando.

Mas, quais são os objetivos e expectativas dos Gestores do Clube?

Blogueiro

View Comments

  • Fiquei de quebradinha nos últimos dois dias, assimilando a derrota pro santos. Foi froids, mas passou. Amanhã comentarei de novo. Revi alguns pensamentos (Victor), mantive outros (Everson). O concreto já rachou. Sou Galo, do rock. Reinaldo tbm. Sampaoli tbm. SAN

  • O Galo vai continuar sendo prejudicado pela arbitragem, vai continuar acontecendo falhas defensivas, entre outras...
    O que tem que ser feito é botar a bola dentro do gol, ai pode vir falha de defesa, pode vir juiz desqualificado/mal intencionado, pode vir escalação errada, etc...
    O GALO precisa de um jogador que coloque a bola na casinha, pois o time esta encaixada com uma boa proposta de jogo. Colocando a bola na casinha, e com a intensidade que vem jogando, nenhum time no Braileirão vira.

  • Caros,

    Muito bom! Maneira de ver O NEGÓCIO futebol muito acertada na conclusão. "..., Sampaoli não quer perder a oportunidade de brigar pelo título. A torcida também (...). Todos (...). E não estamos errados, pois o cavalo arriado está passando."...As premissas de excelência tavam meio copo cheio meio copo vazio no quem somos?, o q queremos?, para onde vamos? ...será?, vai parar no ANOQVEM da NOVA/Velha filosofia do Portão7: vai parar no PATOTISMO? ... (...)...

    De q se trata o PATOTISMO? Quem é patotista é patoteiro? São questões...

    O PATOTISMO é sentimento, paixão! ... (A Verdadeira FILOSOFIA de um Povo (Clube Atlético Mineiro FILOSOFIA MAXIMA DE UM POVO)!. se ñ conhece, SOBE a BANDEIRA!...É essa a Bandeira, É ELA!)... O PATOTISMO é a anti FILOSOFIA, o q tb é um filosofia (DERROTISTA/OTIMISTA/ALEGRE, um samba inglês!)

    SÃO 50 anos com a FALACIOSA CONVERSA FIADA de tem q ter paciência (!)! E bem ou mal, Nós SOMOS O Clube Atlético Mineiro! Tá na hr. SETTE!, é URGENTE trazer o caneco prá Lourdes!...É ser campeão, se ñ for a gente, vai ser outro. Pq os outros são melhores e ñ NÓS? Ñ vejo ninguém! A tabela é reflexo, tá embolada, se ñ for AQUI E AGORA, vai ser qnd?

    Pode ASTROLOGIA E FILOSOFIA só política Ñ! e AnoQVem?, pede pra pendurar a chuteira!

    Obs1.: Pq Sampaoli ñ pode ser CRITICADO? Quem ele tá querendo contratar q a NOSSA CARTOLA ñ pode lhe conceder? Se for prá pedir no nível de EVERSON, goleiro chegado mea boca!, a diretoria tá certa em REGULAR! Ñ é pq tá pedindo q tem q contratar. CONTRATAR com critérios ...PT... Senão, sobe a BASE!

    Obs2.: Pq Sampaoli ñ pode ser CRITICADO? Qnd o contratado chegar, seja quem for, tem q levar pra um vestiário no CT e jogar a camisa prá cima. Se o sujeito contratado comer mosca na hr do grito e entender PELADO, qnd deveria entender PELADA!, dispensa: ñ entendeu a FILOSOFIA dEl Loko! A Verdade, já compreendida por muitos, tem q ser dita!

    Obs3.: Pq Sampaolli ñ pode ser CRITICADO? Qnd o contratado chegar, reunir no CT O Conselho e a Alta Administração, Us XIS9, os CEOs e os Officers, Mecenato, etc. Todo mundo, representantes do PATOTISMO, etc....Chamar El Loko pra conferência! (...) Se ninguém souber distinguir BOLA QUADRADA de TIJOLO REDONDO, dispensa tudo mundo e CONVOCA reunião no Parque Municipal, para o bem do ANOQVEM!

    Obs etc blá: Se Sampaoli ñ quiser ser CRITICADO ele tem q conquistar O PortãoSETTE, q é de onde jorra a JABAZEIRA!

    REAGE, GALO! O Br tá prá nós e prá Nossa Sra de Lourdes!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  • Oi Caldeira e Amigos, boa tarde!

    Com certeza, os objetivos e as expectativas de todos nós Atleticanos são: conquistar títulos, destacar-se e se valorizar no cenário esportivo.

    A diretoria agora dá sinais que pretende fazer um trabalho bastante profissional. Tanto é verdade que os patrocinadores investiram muita grana. Caso contrário, ninguém iria querer salgar carne podre.

    Temos um treinador diferenciado que está fazendo o seu melhor. Vemos em campo um time com padrão de jogo e muita intensidade. Pecamos nas finalizações.

    Fomos infelizes com algumas contratações. Talvez se Tardelli estivesse em campo, os resultados poderiam ter sido melhores.

    Acho que se chegar mais uns dois reforços (armador e matador), podemos aspirar algo melhor lá na frente.

    Se nada acontecer de esplendoroso ainda neste ano, acredito que para a próxima temporada alcançaremos os objetivos traçados. Até porque, hoje as coisas estão sendo feitas com mais profissionalismo. Temos uma boa estrutura.

    Tenho certeza que colheremos bons frutos.

    Saudações Alvinegras,

  • O INVESTIMENTO FEITO É GRANDE , QUASE 150 MILHÕES.
    SAMPAOLI TEM O MAIOR SALÁRIO DO BRASIL ENTRE OS TÉCNICOS.
    PORTANTO , TEM OBRIGAÇÃO DE AJUSTAR E FAZER ESSE TIME JOGAR.

  • O GALO tá no caminho certo. Façamos uma rápida reflexão e lembremos o que tivemos em anos anteriores: DIRETORES, TREINADORES E JOGADORES. Hoje, temos O DIRETOR MATTOS, O COMANDANTE SAMPAOLI E SUA COMISSÃO TÉCNICA E JOGADORES JOVENS e PROMISSORES mesclado com alguns EXPERIENTES E COMPROMETIDOS COM O CLUBE. Sonhamos com o BRASILEIRO SIM. Sabemos que não é fácil, o ELENCO, praticamente foi remontado, mas, com o que já temos e, na minha opinião, mais QUATRO REFORÇOS (já que o GOLEIRO EVERSON CHEGOU), vamos DESAFIAR O FLAMENGO, o grande favorito. O ESQUEMA de SAMPAOLI, seja dentro ou fora de casa, não irá mudar, para isso, precisamos dos REFORÇOS SOLICITADOS, URGENTE, para colocar em prática a melhor estratégia e usar os jogadores de acordo com o adversário. Que venham até OUTUBRO: 1 ZAGUEIRO RÁPIDO, 1 MEIA, 1 CENTROAVANTE, 1 PONTA DIREITA. Todo jogo vale 3 pontos, não importa o adversário: humildade, foco, concentração e calma nas finalizações. Que os nossos jogadores façam seu papel, os líderes dentro de campo se imponham e a diretoria fique esperta nos bastidores.

  • Falta no Galo UM GRANDE NOME, um cara como o R10. Aquele que coloca medo no adversário. Não temos esse nome no elenco. Bons jogadores, mas só isso, não tem um craque. Disso isso algumas vezes, o Galo tá deixando passar uma chance incrível de ganhar o BR, TEM QUE CONTRATAR UM CENTROAVANTE URGENTE. Não adianta ter 30 finalizações e não fazer o gol, o outro time vai lá e guarda. Alô Mattos, está difícil, está sem dinheiro, mas tem que agir, seja criativo.
    ---------
    Por favor, VITOR NUNCA MAIS!!!!!! 3pts na conta dele. Há pelo menos 3 anos vem falhando sistematicamente. Ano passado foi algo surreal, quantos gols evitáveis. Acredito que mesmo com 10 naquele momento, tivéssemos um goleiro melhor, poderíamos ter vencido.

  • Bom dia, Eduardo, Roberto e amiGalos,

    Definitivamente o Galo está nesse Brasileirão para ser protagonista e brigar por título. Confesso que quando Sampaoli chegou não criei expectativas de título, mas de G4-G6, pois não confiava muito no elenco mas o argentino contribuiu para a chegada de peças importantes e tem tirado um desempenho sensacional de um elenco que gerava desconfiança no torcedor, fez render jogadores até então desacreditados mas, como bem disse o amiGalo Roberto, faltam peças no elenco para sermos campeões. O Brasileirão é muito duro e nesse ano atípico, os jogos são em uma sequência ainda mais absurda do que costuma ser e será campeão o time que tiver elenco não só com 11 bons titulares, mas também com um banco de reserva de peso para rotacionar e descansar o elenco e o time ter "fôlego" até o fim da competição. Acho que o Galo tem a faca e o queijo nas mãos nessa temporada para levantarmos esse título que há muito estamos na fila (eu mesmo não vi a conquista em 71, seria um sonho ver agora), falta acertar um pouco o elenco atual e trazer mais peças pois, se em algumas vitórias ganhamos por placar apertado e isso já se anunciava, nas derrotas vimos que ainda temos um elenco de certa forma limitado.

    Não podemos nos deixar abalar por essa derrota e o time precisa manter o ritmo pois o caminho é longo e creio eu que em breve chegam os reforços que tanto precisamos para levantar o caneco ao final da temporada. Acredito muito no trabalho do Sampaoli, a mudança de comportamento e entrega do time é visível e hoje afirmo com segurança que o Galo tem um dos melhores times do Brasil com capacidade de fazer ainda mais.

    Saudações alvinegras a todos!

  • Bom dia xará, Caldeira e amigalos!
    Belo texto. Atleticano é chato mesmo. Mas a chatura tem seu lugar né. Estamos na fila no quesito brasileirão há 50 anos!!!!!! Meio século sem levantar essa taça!!!! A paciência vai ficando curta. Esse negócio de ser freguês de Inter e Grêmio no Sul. Do Santos na Vila Belmiro já encheu. GALO para ser campeão novamente tem que se impor nessas situações. Pelo menos acho que quando isso acontecer seremos protagonistas. Hoje a confiança é maior. O que não devemos aceitar é jogador dormindo em campo como o Mariano no jogo passado. Mariano me lembrou o esquema de jogo do Duda Mel. Penso que para o Bragantino tem que lançar o Everson no gol e voltar o Guga. Além da volta do Nathan. Vamos esperar pra ver....

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

11 horas ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

1 dia ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

2 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

3 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

4 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!