Sei que é difícil para o atleticano aceitar uma afirmação como essa aí do título menos de 48 depois de ver o Galo, após jogar pontos preciosos no lixo, perder a chance de ser o campeão brasileiro de 2020. Mas anote aí: o título está vindo e está mais próximo do que se imagina. Se não surgir um maluco voluntarioso disposto a pôr abaixo tudo o que vem sendo construído até aqui, isso pode acontecer já na temporada de 2021.
Não se trata de construir um castelo de cartas nem de tentar sustentar o otimismo para esconder a dor de mais uma decepção. O Galo está muito perto de ser campeão brasileiro. Por que digo isso? Elementar: mesmo com todos os problemas vistos ao longo da temporada que está para terminar, o Atlético saiu do campeonato maior do que entrou. E a tendência é de alta. Um novo Atlético está em construção e só não enxerga isso quem não quer ver o óbvio.
Antes que as cornetas comecem a tocar em minha direção e venham me acusar de viver uma fantasia infantil diante de um projeto fracassado, vou logo dizendo que também não estou satisfeito com o desfecho do campeonato de 2020. O Atlético foi vítima de seus próprios erros e nada do que vier a acontecer nas duas últimas rodadas apagará o desânimo que tomou conta do atleticano nas rodadas finais de um brasileirão que tinha tudo para ser dele.
Aqui entre nós: perder ou empatar com os principais sacos de pancada do brasileirão foi a demonstração suficiente de que não era para ser agora. Quando será? Ano após ano, desde 1972, entro no brasileirão levando fé no título e, no final, me vejo na obrigação de buscar explicações para derrotas evitáveis. Algumas vezes, nesses anos todos, minha crença se baseava única e tão somente no desejo de ver o Galo no topo. Em outras, porém, cheguei a pôr fé na conquista. Quem não levaria essa hipótese em conta depois de ver seu time fazer com autoridade nove pontos nas três primeiras rodadas do campeonato?
Qualquer torcida se encheria de esperança num cenário como esse — e, por mais que os desacertos em campo fossem evidentes, sempre havia a convicção de que seriam corrigidos na partida seguinte. Não. Não estou falando deste Brasileirão — que, por culpa do próprio time, acabou ficando no caminho. Estou me referindo ao campeonato de 2019, lembra? Na primeira rodada daquele certame, o time escalado pelo técnico Rodrigo Santana deu a impressão de ser suficiente para aguentar o tranco até o final. A realidade mostrou que não era bem assim. Para resumir: com Vagner Mancini no comando, terminamos com 48 pontos na 13ª posição e apenas três times entre nós e o primeiro rebaixado: aquela equipe vaidosa que ainda amargará anos na segundona.
Qual era a expectativa para 2020? Para mim, a de sempre: o título. Quem lê os textos que publico toda semana neste espaço gentilmente cedido pelo amigo Eduardo de Ávila sabe que não abdico de minhas convicções alvinegras. Desde o início, porém, estava claro que algumas etapas teriam que ser vencidas para que isso acontecesse. Houve acertos, erros e mudanças de rota ao longo do processo.
Os corneteiros que me perdoem, mas em momento algum ouvi de qualquer dirigente a promessa de que os títulos eram para já. Uma prova disso está no orçamento do clube para 2021. Elaborado pela diretoria anterior, as receitas previstas com as premiações do campeonato brasileiro correspondem à 8ª posição do campeonato. Isso mesmo. Nos cálculos frios dos responsáveis pelo dinheiro, o time sequer passaria diretamente para a fase de grupos da Libertadores.
Como em 2019, os primeiros resultados me encheram de esperança e nem a irregularidade do time depois da quarta rodada foram suficientes para abalar meu otimismo. A impressão era a de que as declarações da diretoria e do comando técnico de que havia muito a ser feito antes de se pensar em título eram uma demonstração de falsa modéstia: eles não queriam cantar vitória antes da hora. (Isso nunca dá certo mesmo, embora algumas pessoas não aprendam. Ninguém faz isso melhor do que a diretoria e a torcida daquele clube vaidoso que, pela ruína financeira, teve que abandonar a própria sede e passar a viver no aluguel. E onde eles estão hoje? Na segundona. Que permaneçam por lá).
A chegada de Jorge Sampaoli para o lugar do mal escolhido Rafael Dudamel, ainda durante o campeonato mineiro, elevou minha esperança ao nível de convicção. Passei a acreditar piamente que ano não seria igual àquele que passou. Meu sonho durou até a 36ª rodada (a do final de semana passado). Só depois que os resultados dos outros jogos eliminaram todas as possibilidades de seguir em frente foi que me convenci de que teria que abandonar o sonho e cair na realidade.
Não vou usar este espaço para criticar as convicções de Sampaoli nem sua insistência em determinados jogadores. Não vou desviar o foco do que interessa nem culpar a escalação recorrente do goleiro Everson pelas falhas de um sistema defensivo nitidamente capenga. Durante o campeonato inteiro, o careca se referiu ao elenco do Galo como um grupo em formação, ao qual ainda faltariam jogadores mais experientes para suprir as carências em posições fundamentais. Eu não quis enxergar isso. Paciência.
Se Sampaoli permanecerá ou não no comando alvinegro são outros quinhentos. Se ele já estiver acertado com o Olympique de Marselha e quiser se mandar para a França — desde que, evidentemente, arque com a multa prevista no contrato — que vá e seja feliz. Eu ainda acho, porém, que a permanência de Sampaoli é o que de melhor poderia acontecer para o time este ano.
A esta altura, é claro, a permanência de Sampaoli no comando é a menos provável. Já preparado para as pedradas que receberei por causa dessa posição, no entanto, afirmo que nenhum dos treinadores mencionados como prováveis substitutos do careca tem condições de avançar mais rapidamente do que ele em direção a um projeto vencedor.
Na ânsia de encontrar um nome para substituí-lo, chegaram a mencionar até o nome de Lisca. Sem querer diminuir a importância nem fazer pouco do talento do treinador que levou o América à série A, acho que, além de uma maluquice parecida com a de Sampaoli e de Cuca, ele tem poucas credenciais para levar o Galo adiante. Mas de uma diretoria que me inspira menos confiança do que a anterior, é possível esperar tudo.
Cuca é outro candidato permanente à vaga de treinador. Espero que não venha: o papelão que ele aprontou em Marrocos até hoje não foi digerido. O nome de Renato Gaúcho, com um certo estardalhaço, foi dado como certo na semana passada. A pergunta é: qual Renato viria? O que ele acha que é ou o que ele é de fato? Isso mesmo: Renato se acha um Pepe Guardiola quando, na verdade, está mais para um Felipão piorado.
Diante dessa dúvida, é melhor deixar tudo como está. E esperar que Sampaoli deixe para lá a ideia de ir morar na Côte d’Azur, fique e faça as mudanças que tiver que fazer no elenco. Que dispense os jogadores que não merecem sua confiança e traga quem tiver que trazer para suprir as falhar e levar o Galo ao título. Que logo virá. Com ele ou sem ele, eu acredito nisso!
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Fazia tempos que não passava por aqui, até mesmo pq deixei de acompanhar os últimos jogos do Galo depois da derrota para o Goiás. Por isso me surpreendi com o título da coluna e principalmente por defender que não havia promessa de título para esse ano. Quem em são consciência gasta 200 milhões em contratações e não pensar em títulos. Somos apaixonados por esse time, mas insanidade tem limite.
- Me voy. No quiero pagar la multa pero quiero mis premios.
- Sim senhor.
Contratamos um personagem,não contratamos um treinador. Técnico brigado com jogadas de linha de fundo, expediente conhecido por qualquer treinador de time de várzea para se vencer uma retranca.
A permanência dele,permita -me o escriba,seria a PIOR coisa q poderia nos acontecer.
VIANA ,
quem enalteceu o GILBERTO SILVA aqui fui eu , BARATA ,
e o fiz com a convicção que qualquer boleiro tem do que
pode acontecer nos vestiários , lugar onde se perde ou se
ganha títulos , onde um COMANDO pode até mais que as
grandes jogadas em campo .
GILBERTO SILVA que fez o que o seu ídolo RÉVER JAMAIS
teve competência para fazê-lo como Capitão do time tem
a sua história firmada naquela LA , QUEIRAM OU NÃO .
Já vimos uma equipe ficar em campo durante o intervalo
de um jogo , debaixo de chuva , porque o Comandante
entendeu que pela bola jogada no primeiro tempo eles ,
os jogadores , não precisavam descansar .
E veio o segundo tempo e uma partida incrível de todo
o time .
Então , meu caro VIANA , um time não irá longe se não
tiver uma grande liderança , alguém que ponha a bola
debaixo do braço e dite o comportamento da equipe .
Pra cima de mim , não , violão .
A midia mineira, famigerada e ridicula, como sempre, estampa hoje nos tabloides, o que o verdadeiro e inconformado torcedor atleticano, desgostoso do melancolico final do brasileirao , manchetes tipo : Tardelli marca tres contra o bolivar. Que espetaculo, que grande feito, como estamos felizes com uma noticia desta . O salafrario, que esnobou o galo, que disse não quando precisamos , está aqui i de novo , é somente aqui que este traste apruma. Contra o cbflu , errou tudo , pra variar.Agora contra o bolivar, em treino, ele arrasa. Picareta , ele e cuca deveriam dar linha, sair da vida do galo
"PelamordeDeus" companheiro, Sampaoli NÃO. Desde a contratação fui contra, porque é um enganador e já mostrou isso em diversas oportunidades. Agora, você indaga qual Renato Gaúcho viria para o Galo e tece crítica injustificada, com todo respeito, ao mesmo. Ora, no meu modesto entendimento, o Sampaoli não pode lamber os tênis de um cara que já mostrou ser craque dentro e fora dos gramados. ENTENDE DE FUTEBOL E, QUANDO NECESSÁRIO, SABE GRITAR, MAS NÃO É O ENGANADOR E REVOLTADINHO QUE JOGA PRÁ PLATEIA!
Já apoiei muito o Sampaoli, acreditei muito no trabalho dele, principalmente no início do campeonato, em que até mesmo nos jogos que perdíamos o time criava muito, e transformava a posse de bola em perigo ao adversário. Nossa reclamação naquele momento era a falta de um matador, para converter as inúmeras chances que criávamos.
Aquele time morreu, não existe mais. Há muitas rodadas o time não joga nada, um futebol burocrático com um falso domínio.
Hoje eu não acredito mais nele, pelo contrário, cheguei à conclusão que o careca é um lunático, não entende absolutamente nada de futebol, e ainda se acha demais, se coloca acima do clube. É um tremendo FDP, essa é a verdade. Os motivos da minha mudança de pensamento:
1- 15 jogos com posse de bola, mas sem criação de chances efetivas de gol.
2- Rejeitar a contratação de Jemerson, que com um pé só é melhor que Rabelo, Gabriel e Bueno juntos.
3- Insistência no Guga, sendo que tem 3 bilionários que estavam dispostos a satisfazer as vontades do treinador.
4- Entrar com 3 zagueiros no jogo contra o Goiás. Essa para mim foi a gota d’água, e constatação final que ele não entende nada de futebol. Não existe nenhuma explicação para ele ter entrado com 3 zagueiros naquele jogo. Invenção da pior qualidade, que nos trouxe uma derrota contra um, até então, virtual rebaixado.
5- a declaração que ele deu dizendo que nunca pensou em título, e que o pensamento dele era jogo a jogo. Para mim essa declaração foi uma afronta a torcida, e principalmente aos investidores, que trouxeram os jogadores que foram indicados por ele.
6- sistema de jogo manjado, time inoperante. Nos últimos jogos o time se limitou a tocar a bola de pé em pé, até chegar nos laterais ou pontas, que cruzaram mais de 20 bolas na área do adversário, sendo que nosso centroavante é um anão. Isso é responsabilidade exclusiva do treinador, que recebe salário muito acima da média de mercado, portanto é inadmissível que em tantos jogos o time mantenha a forma de jogar, principalmente os cruzamentos. Convenhamos, pra tocar a bola até chegar no lateral e cruzar na área, qualquer treinador serve. Muito parecido com o time do Roger Machado, que foi demitido exatamente por esse tipo de jogo.
7- o episódio da festa de comemoração de aniversário do Andreata, outro FDP. Analisando hoje, ali toda a comissão deveria ter sido mandada embora por justa causa. Inadmissível.
Outra coisa, se eu estivesse na direção do time o savarino não continuaria no elenco em hipótese alguma, depois da última entrevista. Aquilo foi um desrespeito com a torcida e com os investidores. Ele pensa que está jogando nos EUA??
Jogador, no máximo, mediano. Atacante que não sabe finalizar, jogador de uma jogada só. Vamos falar a verdade, savarino ser destaque do time é sinal de que o time é limitado. Tira espaço de jogadores muito mais promissores: Savinho e Guilherme Santos, que jogam na mesma posição do bosta venezuelano, e têm muito mais potencial.
Aproveita que está “em alta” nesse campeonato, e vende por qualquer preço. Recuperando o investimento já está muito bom.
Jogadores que não sabem a grandeza do time que estão jogando, que não respeitam a torcida e os investidores, não podem ficar! A mudança tem que começar por aí.
O desgraçado do Guga depois do episódio da comemoração do título do Flamerda, nunca mais deveria ter vestido nem camisa de treino do Galo. Além de ser um jogador medíocre, que acha que é craque, ainda desrespeitou muito a torcida e a diretoria naquela ocasião. Além de todo o prejuízo técnico imensurável que nos deu desde aquele episódio.
Tem jogador que é melhor assumir o prejuízo financeiro, e vender por qualquer trocado. O prejuízo técnico é muito grande. Quantos pontos perdemos por falhas daquele moleque de bosta?
Última coisa, se eu fosse os investidores eu iria atrás do Gallardo. Se necessário pagaria os 1 milhão de dólares por mês.
Todos os grandes times do mundo investem pesado na comissão técnica. Vejam o caso do Liverpool e Manchester City. Vejam o salto de qualidade que os times deram, e o patamar que alcançaram após a chegada de Klopp e Guardiola. Com certeza são treinadores caríssimos, mas que trazem retorno técnico garantido. Acredito que com Gallardo seria a mesma coisa.
O que não dá é pra pagar 400 mil dólares por mês para um lunático, totalmente incoerente, e que nunca provou ser o treinador que acha que é. Teve dois bons trabalhos: La U e seleção Chilena. No Santos o trabalho foi bom, mas nada além disso. Até porque não ganhou nada, ficou em segundo no brasileiro, com diferença de uns 50 pontos do Flamerda, num campeonato que, convenhamos, só tinha o Flamerda, o restante eram times medianos ou desinteressados na competição. Lembrando que foi eliminado por um time fraquíssimo do Galo na copa do Brasil.
Que venha um treinador que resolva. Que esteja à altura dos planos dos investidores. A ideia é transformar o Galo no maior da América Latina, portanto tragam um treinador de ponta, e sumam com os medíocres do elenco.
Também acredito muito no projeto que está sendo feito, o aporte de bilionários nunca deu errado em time nenhum do mundo, vejam Man City e PSG.
Estou muito feliz que isso esteja acontecendo com o Galo, e tenho certeza que vamos ganhar muitos títulos muito em breve.
Pedro,
Meus parabens! FALOU TUDO E ALGO MAIS
Mentiram viu, mentiram!
Dureza ter que aguentar esse técnico baú da infelicidade. Sujeito destemperado, histrionico, egocêntrico, no popular um fumo, mala sem alça. Além de ter sido extremamente incompetente.
Esse papo de que no início do ano achávamos que iríamos disputar a série B é uma meia verdade, pois depois do investimento feito era para disputar o título sim. O problema foi entregar essa megasena acumulada na mão de um sujeito destemperado. O elenco do Internacional não é melhor que o nosso, o do Flamengo e Palmeiras sim. Esse título era para ter sido nosso. Querer continuar com esse mala sem alça é jogar dinheiro fora. "O futebol brasileiro não olha o trabalho, olha o resultado." Pois seu trabalho foi ruim, pelas condições que lhe foram oferecidas em relação aos outros clubes, com exceção de Flamengo e Palmeiras que já estão com trabalhos mais consolidados. Esse aí não foi flanelinha foi pano de chão dos times que lutam contra o rebaixamento.
[•••]"Um novo Atlético está em construção e só não enxerga isso quem não quer ver o óbvio".[•••]
A diretoria_ eleita q fique claro!_ enxerga e tem total convicção desta construção,Ricardo?
Faço esta ressalva pelo motivo de q a + - 15 dias no noticiário do CAM só se lê situações q põe em risco a credibilidade em seguir em frente com ela. Qq gestor q estivesse á frente de uma construção ao menor sinal de pontos fracos sendo expostos como vem sendo, deveria vir a público e regularmente reafirmar o compromisso em manter do q foi acordado e refazer de pronto os ajustes necessários. Não é o q se tem visto! O silêncio no 2º andar em Lourdes corrobora e muito com todo este disse-me-disse_a maioria sem fundamento algum_ q pode vir a abalar o pilar central da tal construção. O silêncio da diretoria eleita,se é q o CAM tem isso hj, passa uma sensação de q quererem construir, mas sem a mínima ideia de como chegar lá; o q em minha opinião perde totalmente a credibilidade de q a obra chegará ao menos no primeiro piso,qto mais na cobertura. Enquanto o CAM contar com esses "junins" q se contentam com migalha continuaremos não construindo p0##@ nenhuma e perdendo p nós mesmos!!!
Peço permissão ao Galo Roberto: " cadê o cuéi..."?
Saudações Atleticanas
Eu acho que nesse momento,em reta final de campeonato, faltando 2 jogos para o fim da temporada, não é momento de pressionar publicamente o treinador, nem o elenco. Nem por parte do presidente, muito menos por parte dos investidores.
Precisamos garantir esse lugar entre os 4.
Tenho certeza que os investidores estão tão ou mais indignados do que nós, afinal quem investiu dinheiro em atletas razoáveis foram eles. Não tenho dúvidas que, acabada a temporada, eles vão analisar e rever algumas questões, inclusive a permanência da comissão técnica. Eu acredito que a batata do sampaoli está assando.
O presidente deu uma entrevista há algumas semanas afirmando que o projeto é transformar o Galo no maior time da América Latina. E com 3 bilionários isso é bem possível, afinal o que manda no futebol hoje é dinheiro.
Para mim essa declaração basta, pelo menos nesse momento.
Acabando a temporada, sem dúvidas eles irão se pronunciar, e aí sim será o momento certo.
[•••]"Acabando a temporada, sem dúvidas eles irão se pronunciar, e aí sim será o momento certo". Respeito vosso pensamento,mas gostaria q fosse diferente, prezado! O cenário q vem se desenhando é amplamente negativo ao Clube devido a inundação por parte de certos noticiários sem nenhuma convicção, cheios de interrogações e com um conteúdo q não passa confiança nas informações_ao contrário + atrapalham do q ajudam_ q vem sendo divulgados em vários veículos, mídias sociais e canais pouco ou nada confiáveis no YouTube. Esperava-se ver habilidade nesta diretoria e um posicionamento firme dando um basta nestas barrigadas sem pé nem cabeça deixando claro q daqui p frente encontrarão um @Atletico sério, profissional e hábil em contornar problemas mesmo q eles não existam. Não aconteceu em momento algum, parece ñ estarem nem aí p as celeumas criadas pelo ambiente externo q em nada contribuem ao Clube. Sigamos!
Saudações Atleticanas
Acho que o Sampaoli vai ficar e será campeão da Libertadores pelo Galo.
Com Huck e Nacho Fernandez nosso ataque muda de patamar. É outra conversa.
Falta um lateral direito, um zagueiro e um volante.