Categories: blogueirosfutebol

O Galo dá muito mole? Ê Galo…!

Paulo Peixoto

Compreender a atuação desse time do Galo cada vez que ele entra em campo não está sendo muito fácil. O Time de Cuca passa a impressão, algumas vezes, de estar um tanto desconectado do jogo pela cadência que tenta impor na partida. Essa impressão já vem de alguns jogos, inclusive o em Buenos Aires contra o Boca Juniors.

O Galo deu mole contra o Boca? Eu acho que deu. Eu e um monte de outros atleticanos, pelo que tenho ouvido e lido. O Galo agora vai ter que rebolar para vencer amanhã em Belo Horizonte. É claro que vencer o Boca em La Bombonera nunca é fácil, então seria algo natural o empate. Mas até a imprensa portenha dessa vez dava o Mineiro como favorito. Antes do jogo eram só elogios.

O Boca vem de uma pré-temporada com parte do elenco renovado. Saíram oito e chegaram quatro novos jogadores. O time está ainda em formação, enquanto o Galo vem jogando regularmente e tem no seu elenco Nacho, Zaracho, Alonso, Savarino e Huck, todos muito elogiados nas análises portenhas.

É claro que jogo é jogado, coisa e tal. Mas essa coisa de tocar demais a bola sem ser agudo na frente acaba encorajando o rival e levando pânico à nossa torcida. Aconteceu isso contra a Chapecoense e contra o Ceará. O time de Cuca tinha o domínio, mas não se impôs. Contra o Fortaleza foi diferente. O Galo foi surpreendido e dominado.

Em Buenos Aires o Galo jogou bola nos primeiros 20 minutos, enquanto o Boca assistia. Assistiram tanto que aprenderam como anular o time de Cuca. Ao fim da partida, nosso treinador declarou em entrevista aos jornalistas argentinos que 1) O Galo está em uma maratona de jogos a cada três, quatro dias; 2) O Boca marcou muito bem o Atlético. Então, eu posso concluir que, para o Cuca, o Galo não deu mole.

A questão então seria a parte física e a parte tática. O físico influenciou a tática a ponto de ter sido anulado pelo Boca? Com relação à primeira argumentação, dizer que o time está cansado porque joga a cada três, quatro dias não pode ser usada. Mas se é sabido que o time estará em campo a cada três, quatro dias. Como resolver isso? Acredito que a turma lá sabe muito bem como conviver com essa realidade.

A toada será essa mesmo, como se deu sábado contra o Corinthians. Em relação ao time que entrou jogando contra o Boca, foram cinco alterações. Mas não vi ninguém dizendo que o Cuca poupou ou que era time alternativo. Isso é muito bom, porque mostra que o grupo vai se consolidando. E o Dylan Borrero está aí para comprovar isso.

A fisiologia opina e o jogador também é ouvido para saber quem está bem para jogar, segundo o Cuca. “Estamos há 50 anos sem ganhar esse título”, disse o nosso treinador após o jogo do Brasileirão de sábado. É isso aí, Cuca! Estamos Disputando, com “D” maiúsculo, todas as competições. Mas se segure aí no sofá atleticano porque os sobressaltos existem com o time do Cuca e eles são muitos. Haja coração!

Nem sempre o rio estará cristalino e, numa dessas, vai-se uma classificação (batam na madeira!). Em todo jogo o time estará cansado, porque joga a cada três, quatro dias, e necessita mudar para a próxima partida. E quando se muda demais, sempre pode acontecer de o substituto não dar conta. Foi assim contra o Boca na lateral-esquerda.

Isso ficou bem evidenciado na mudança de atitude do time nos minutos finais em Buenos Aires, quando Dodô foi pro jogo e Alonso voltou para sua posição de origem. Pela lateral-esquerda o time passou a avançar pra cima do Boca e, então, ficou claro para mim que o problema era o Júnior Alonso jogando naquele setor. O Galo estava manco e lento por ali. E obviamente sem ofensividade. Tudo isso permitiu ao adversário avançar e apertar o Galo lá atrás.

Uma única posição alterada é capaz de prejudicar um esquema. Mas ainda assim acho que o Galo deu mole contra o Boca, como deu mole contra o Corinthians, porque abriu mão de ser ofensivo no primeiro tempo. Cuca armou o time em São Paulo com apenas um atacante de origem. É muito pouco, Cuca.

Sempre confiei no trabalho de Cuca, mesmo discordando dele pontualmente algumas tantas vezes. Mas respeito suas decisões e escolhas, porque ele é o comandante encarregado de organizar esse trabalho que começou faz apenas cinco meses. Repito: cinco meses! É sempre bom frisar isso. Se errar, ele merece ser criticado, como todo profissional. Se acertar, ele vai merecer elogios, flores e confetes.

Então, a vida do Galo segue saltitante e também com sobressaltos. Essa é a realidade de um clube que montou um elenco com vários selecionáveis, que disputa três competições e tem que administrar ainda a pandemia da COVID. E juntando tudo isso, tem-se os desgastes físicos da montoeira de jogos.

Quanto ao futebol desenvolvido, tenho visto o time de Cuca em quase todas as partidas povoando o meio-campo para tentar ter o domínio do setor e, assim, correr menos riscos atrás, primeiramente. E procurando avançar, inclusive com os alas, sempre que houver brechas. O tal do contra-ataque rompedor…

Só que o incrível Hulk não vai conseguir romper sempre o esquema do rival. Então, acho que o Galo está abrindo mão de minutos preciosos, deixando a coisa correr frouxa e, às vezes, tendo que sair atrás do prejuízo. Sábado foi assim, mas Hulk deu jeito. Amanhã será assim, contra o Boca, que tem a vantagem em caso de empate com gols.

Essa estabilidade o Galo de Cuca ainda precisa ter. E vai ter, porque há um trabalho bom em curso. Padrão o time já mostra, mas falta equilíbrio para se proteger e atacar simultaneamente.

Com o Galo de Jorge Sampaoli éramos efusivos na exaltação ao poder ofensivo, mas pirávamos com a fragilidade defensiva do time. Com Cuca, é nítida a melhora defensiva, salvo alguns erros individuais que nos trouxeram aborrecimentos em alguns jogos.

Como falei, a passividade do time ainda me aflige, mas nem por isso deixo de ser feliz com o Galo de Cuca. Não somos excepcionais, estamos longe disso, mas estamos na trilha certa. Vai, Galo!

Blogueiro

View Comments

  • PACELLI , LEONARDO , WELLINGTON SOUZA

    que prosa boa a de vocês sobre a tal saída de
    bola .

    Pena que cheguei tarde pra participar !!!!!!!!!!!!

    • Atualizando:
      JOSÉ EDUARDO BARATA
      19/07/2021 às 16:13
      Sim José Eduardo! As redes sociais do @Atletico prestaram as devidas homenagens ao nosso Miquica apontando suas marcas_nº de gols, jogos,etc..._ assim como aconteceu nas páginas do pessoal dos Embaixadores do Galo """@EMBAIXADOR_GALO"" como acontece com todos os atletas e ex atletas q um dia honraram a Armadura Alvinegra. Forte abraço
      Saudações Atleticanas

  • Boa tarde.

    Paulo Peixoto, autor: seja mais otimista, tenha mais fé. Galo foi o líder da Libertadores, empatou com o Boca fora de casa, está em segundo no Brasileirão. Disputar campeonato é emocionante, coração acelera mesmo. Não é só com Cuca. Acontece com ele porque ele chega pra disputar. Ou vc acha que o título do brasileiro do ano passado do Flamengo não teve emoção? Com Inter tb podendo ganhar. Ou mesmo a final da Libertadores com JJ, contra River, virando o jogo em 3 mins?

    Cuca merece todo respaldo.

    Abraço

  • Boa Tarde a todos! O Atlético pode ser visto como um time enigmático e imprevisível. Nunca se sabe quem serão os titulares e muito menos o nível de concentração e envolvimento na partida. O Boca não tem grande qualidade, mas é um time aguerrido. Vamos ter que entrar focados e com uma vontade bastante acentuada para poder vence-los e seguir na libertadores. o jogo na la Argentina tinha tudo para ser um vitória ,mas o time do galo pipocou e preferiu jogar pelo empate. Pelo elenco não tenho dúvidas de que somos muito melhores, mas o problema é a apatia do time em campo. se insto sumir e o Cuca não inventar poderemos vencer com placar elástico. Saudações Atleticanas

  • Puta Merda, esse tchê tchê é horrível.
    No lance que o Jô perdeu o gol, a trapalhada foi dele.
    O Cara não sabe chutar no gol. Ora é fraco demais ou nas nuvens.
    Porra, num tem nenhum aleijado para entrar no lugar dele?
    Nem vou falar do Sacha....... haja.

  • Boa tarde!
    Treinador nós não temos.
    Goleiro, embora não me passe plena confiança, tem dado conta do recado.
    LD, Mariano evoluiu absurdamente. É o dono da posição.
    Nathan Silva chegou chegando. Que não nos decepcione e nem seja preterido por qualquer outro do plantel.
    Alonso, pra mim é o mais fraco entre os zagueiros.
    LE estamos bem servidos.
    Gostei do Allan na última partida, que continue assim.
    Gostei do Tchê Tchê na reserva. Que continue por lá.
    Jair é o cara do meio campo.
    Nacho é sem comentários.
    Zaracho deu uma caída mas acho que é por ser mal escalado. Que ele continue no meio.
    Savarino, Hulk e Calebe ou Echaporã, até o Galo contratar alguém do nível de Roger Guedes.

    Espero que o pseudo treinador nunca mais coloque Nathan, Hyoran e Vargas no time. Esses caras não resolvem nada.

  • JOSÉ ROBERTO e HERNANDO. ObriGalo pelo retorno. Elenco bom o Galo não tem, mas o Palmeiras tem. Ontem, com seis reservas venceu o goianiense fora de casa por três a zero. Se o Cuca usar seis reservas no Galo, perde de goleada. Me lembrei dessa sequência em 2016. O Galo venceu o Palmeiras quatro vezes seguidas.

  • O atleticano percebe muito bem quando o time administra a partida e percebe melhor ainda, quando, inexplicavelmente , na segunda metade do primeiro tempo , começa a ensebar , a cadenciar em excesso o jogo, abrindo mão de atacar , recuando bolas do meio campo repetidamente ,exercendo o improdutivo e nojento tiktaka , cujo unico objetivo é dar tempo pro adversário se posicionar melhor e mostrar ao adversário que está encurralado, sem jogadas ,animando o mesmo a partir pra cima de nosso time. Dois assuntos irritantes que descabelam a torcida: poupar jogadores e qual competição priorizar. RESPOSTA DA TORCIDA ; POUPEM nathan, hioran, allan, savinho, sasha. Estes , poupar em jogos , usar somente em treinos até acabar o contrato e se livrar desta barca maldita de sampaoli. Este vargas , trazido por um caminhão de dinheiro , agora com covid. Duro. Qual competição priorizar : TODAS , até a copa itatiaia se disputar.

  • Bom dia,

    Meu sentimento com relação ao futebol jogado esse ano pelo Galo é uma verdadeira encruzilhada para o torcedor escolher entre o Galo que venceu o Internacional ou o Galo que venceu o Corinthians.
    Jogando apenas um tempo ou parte dele, podemos esperar sofrimento no início como o Corinthians ou no final conforme Inter e Sport.
    Mas a tônica é esta.
    Contra o Boca espero ver outro time, aquele que jogou contra o Flamengo, menos visto este ano mais o mais aclamado pela torcida.
    Ontem tivemos dois resultados interessantes para nosso time, o primeiro o empate de um Red Bull alternativo contra o Santos e a derrota de balaiada que o Bahia levou, se aquele jogo não servir para o Cuca dar uma olhada que seja então o jogo contra o América.
    Ou apenas pode ter servido para derrubar de vez a moral do nosso futuro adversário no Brasileiro e Copa do Brasil.
    Boa semana a todos!

  • Bom dia Massa, Paulo Peixoto e Guru,

    Voltando aqui pra fazer um pedido à Sampaoli. El pelado por favor devolve o futebol de Junior Alonso, porque desde vc foi embora ele vem caindo de produção. É um baita jogador, mas tá numa fase péssima!

    • Já estava em baixa com o JS. Teve uma melhora antes da copa América, junto com Igor Rabello, Agora, com o tempo, tende a retomar a melhor forma e entrosamento. Não sei quem será o companheiro dele, mas terá que ter alguns jogos para perfeito entrosamento. E outra observação, a ausência temporária de lateral esquerdo devido a contusão do Dodô e convocação do Arana atrapalha e muito o entrosamento da defesa.

      Abraço

  • Bom dia!!!

    Caro Peixoto, você pontuou muito bem o jogo atleticano na 2' Era Cuca.

    O time tem méritos e os resultados, embora parciais, são muito bons até aqui. Amanhã já não o sei.

    Uma coisa que você deixou claro é a
    o Efeito Gangorra do time, numa espécie de 8 ou 80 no desempenho em campo: ora um primor, ora um horror!!!

    E será o porquê dessa gangorra?

    Estimo que em razão de outro efeito, o Efeito MB.

    Para uns o elenco atleticano é MB de Muito Bom.

    Para outros o elenco atleticano é MB de Meia-Boca.

    Como nenhum atleticano concorda com outro, e graças a DEUS por isso, e DEUS nos livre da unanimidade que é burra, tenho cá comigo que o elenco atleticano é MB.

    MB de Meia-Boca.

    Tem, sim, bons jogadores no elenco, como Hulk, Nacho e, e, e, e, e...e mais quem?

    Incluiria, além destes, o Savarino, o Jair, o Everson, o Rafael, o Dodô, o Arana e só.

    O restante do elenco, para mim, é formado por jogadores medianos que apresentam, cada um a seu modo, virtudes e defeitos.

    Quando os defeitos do jogador são maiores que as virtudes aí caímos naquela, de torcedor, de taxar o jogador com predicados para caracterizá-lo melhor, como:

    "Perna de Pau, Pé- Murcho, Pé-de-Rato, Tiriça, Mão-de-Alface, Chinelinho, Cintura-Dura, Brucutu e Nervosinho e Pica-Couve".

    Embora existam outros tipos, fiquemos com esses para não alongar...

    Aí uma pergunta: quem seriam esses caras no Elenco Atleticano?

    E por fim dizer que amanhã a onça bebe água e a porca torce o rabo; se passarmos pelo Boca, o time caminha para o Mundial; se perder, quem perdeu para o Boca foi o Meia-Boca e aí, dá-lhe corneta!!!

Recent Posts

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

22 horas ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!