Compreender a atuação desse time do Galo cada vez que ele entra em campo não está sendo muito fácil. O Time de Cuca passa a impressão, algumas vezes, de estar um tanto desconectado do jogo pela cadência que tenta impor na partida. Essa impressão já vem de alguns jogos, inclusive o em Buenos Aires contra o Boca Juniors.
O Galo deu mole contra o Boca? Eu acho que deu. Eu e um monte de outros atleticanos, pelo que tenho ouvido e lido. O Galo agora vai ter que rebolar para vencer amanhã em Belo Horizonte. É claro que vencer o Boca em La Bombonera nunca é fácil, então seria algo natural o empate. Mas até a imprensa portenha dessa vez dava o Mineiro como favorito. Antes do jogo eram só elogios.
O Boca vem de uma pré-temporada com parte do elenco renovado. Saíram oito e chegaram quatro novos jogadores. O time está ainda em formação, enquanto o Galo vem jogando regularmente e tem no seu elenco Nacho, Zaracho, Alonso, Savarino e Huck, todos muito elogiados nas análises portenhas.
É claro que jogo é jogado, coisa e tal. Mas essa coisa de tocar demais a bola sem ser agudo na frente acaba encorajando o rival e levando pânico à nossa torcida. Aconteceu isso contra a Chapecoense e contra o Ceará. O time de Cuca tinha o domínio, mas não se impôs. Contra o Fortaleza foi diferente. O Galo foi surpreendido e dominado.
Em Buenos Aires o Galo jogou bola nos primeiros 20 minutos, enquanto o Boca assistia. Assistiram tanto que aprenderam como anular o time de Cuca. Ao fim da partida, nosso treinador declarou em entrevista aos jornalistas argentinos que 1) O Galo está em uma maratona de jogos a cada três, quatro dias; 2) O Boca marcou muito bem o Atlético. Então, eu posso concluir que, para o Cuca, o Galo não deu mole.
A questão então seria a parte física e a parte tática. O físico influenciou a tática a ponto de ter sido anulado pelo Boca? Com relação à primeira argumentação, dizer que o time está cansado porque joga a cada três, quatro dias não pode ser usada. Mas se é sabido que o time estará em campo a cada três, quatro dias. Como resolver isso? Acredito que a turma lá sabe muito bem como conviver com essa realidade.
A toada será essa mesmo, como se deu sábado contra o Corinthians. Em relação ao time que entrou jogando contra o Boca, foram cinco alterações. Mas não vi ninguém dizendo que o Cuca poupou ou que era time alternativo. Isso é muito bom, porque mostra que o grupo vai se consolidando. E o Dylan Borrero está aí para comprovar isso.
A fisiologia opina e o jogador também é ouvido para saber quem está bem para jogar, segundo o Cuca. “Estamos há 50 anos sem ganhar esse título”, disse o nosso treinador após o jogo do Brasileirão de sábado. É isso aí, Cuca! Estamos Disputando, com “D” maiúsculo, todas as competições. Mas se segure aí no sofá atleticano porque os sobressaltos existem com o time do Cuca e eles são muitos. Haja coração!
Nem sempre o rio estará cristalino e, numa dessas, vai-se uma classificação (batam na madeira!). Em todo jogo o time estará cansado, porque joga a cada três, quatro dias, e necessita mudar para a próxima partida. E quando se muda demais, sempre pode acontecer de o substituto não dar conta. Foi assim contra o Boca na lateral-esquerda.
Isso ficou bem evidenciado na mudança de atitude do time nos minutos finais em Buenos Aires, quando Dodô foi pro jogo e Alonso voltou para sua posição de origem. Pela lateral-esquerda o time passou a avançar pra cima do Boca e, então, ficou claro para mim que o problema era o Júnior Alonso jogando naquele setor. O Galo estava manco e lento por ali. E obviamente sem ofensividade. Tudo isso permitiu ao adversário avançar e apertar o Galo lá atrás.
Uma única posição alterada é capaz de prejudicar um esquema. Mas ainda assim acho que o Galo deu mole contra o Boca, como deu mole contra o Corinthians, porque abriu mão de ser ofensivo no primeiro tempo. Cuca armou o time em São Paulo com apenas um atacante de origem. É muito pouco, Cuca.
Sempre confiei no trabalho de Cuca, mesmo discordando dele pontualmente algumas tantas vezes. Mas respeito suas decisões e escolhas, porque ele é o comandante encarregado de organizar esse trabalho que começou faz apenas cinco meses. Repito: cinco meses! É sempre bom frisar isso. Se errar, ele merece ser criticado, como todo profissional. Se acertar, ele vai merecer elogios, flores e confetes.
Então, a vida do Galo segue saltitante e também com sobressaltos. Essa é a realidade de um clube que montou um elenco com vários selecionáveis, que disputa três competições e tem que administrar ainda a pandemia da COVID. E juntando tudo isso, tem-se os desgastes físicos da montoeira de jogos.
Quanto ao futebol desenvolvido, tenho visto o time de Cuca em quase todas as partidas povoando o meio-campo para tentar ter o domínio do setor e, assim, correr menos riscos atrás, primeiramente. E procurando avançar, inclusive com os alas, sempre que houver brechas. O tal do contra-ataque rompedor…
Só que o incrível Hulk não vai conseguir romper sempre o esquema do rival. Então, acho que o Galo está abrindo mão de minutos preciosos, deixando a coisa correr frouxa e, às vezes, tendo que sair atrás do prejuízo. Sábado foi assim, mas Hulk deu jeito. Amanhã será assim, contra o Boca, que tem a vantagem em caso de empate com gols.
Essa estabilidade o Galo de Cuca ainda precisa ter. E vai ter, porque há um trabalho bom em curso. Padrão o time já mostra, mas falta equilíbrio para se proteger e atacar simultaneamente.
Com o Galo de Jorge Sampaoli éramos efusivos na exaltação ao poder ofensivo, mas pirávamos com a fragilidade defensiva do time. Com Cuca, é nítida a melhora defensiva, salvo alguns erros individuais que nos trouxeram aborrecimentos em alguns jogos.
Como falei, a passividade do time ainda me aflige, mas nem por isso deixo de ser feliz com o Galo de Cuca. Não somos excepcionais, estamos longe disso, mas estamos na trilha certa. Vai, Galo!
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…
View Comments
PACELLI , LEONARDO , WELLINGTON SOUZA
que prosa boa a de vocês sobre a tal saída de
bola .
Pena que cheguei tarde pra participar !!!!!!!!!!!!
Atualizando:
JOSÉ EDUARDO BARATA
19/07/2021 às 16:13
Sim José Eduardo! As redes sociais do @Atletico prestaram as devidas homenagens ao nosso Miquica apontando suas marcas_nº de gols, jogos,etc..._ assim como aconteceu nas páginas do pessoal dos Embaixadores do Galo """@EMBAIXADOR_GALO"" como acontece com todos os atletas e ex atletas q um dia honraram a Armadura Alvinegra. Forte abraço
Saudações Atleticanas
Boa tarde.
Paulo Peixoto, autor: seja mais otimista, tenha mais fé. Galo foi o líder da Libertadores, empatou com o Boca fora de casa, está em segundo no Brasileirão. Disputar campeonato é emocionante, coração acelera mesmo. Não é só com Cuca. Acontece com ele porque ele chega pra disputar. Ou vc acha que o título do brasileiro do ano passado do Flamengo não teve emoção? Com Inter tb podendo ganhar. Ou mesmo a final da Libertadores com JJ, contra River, virando o jogo em 3 mins?
Cuca merece todo respaldo.
Abraço
Boa Tarde a todos! O Atlético pode ser visto como um time enigmático e imprevisível. Nunca se sabe quem serão os titulares e muito menos o nível de concentração e envolvimento na partida. O Boca não tem grande qualidade, mas é um time aguerrido. Vamos ter que entrar focados e com uma vontade bastante acentuada para poder vence-los e seguir na libertadores. o jogo na la Argentina tinha tudo para ser um vitória ,mas o time do galo pipocou e preferiu jogar pelo empate. Pelo elenco não tenho dúvidas de que somos muito melhores, mas o problema é a apatia do time em campo. se insto sumir e o Cuca não inventar poderemos vencer com placar elástico. Saudações Atleticanas
Puta Merda, esse tchê tchê é horrível.
No lance que o Jô perdeu o gol, a trapalhada foi dele.
O Cara não sabe chutar no gol. Ora é fraco demais ou nas nuvens.
Porra, num tem nenhum aleijado para entrar no lugar dele?
Nem vou falar do Sacha....... haja.
Boa tarde!
Treinador nós não temos.
Goleiro, embora não me passe plena confiança, tem dado conta do recado.
LD, Mariano evoluiu absurdamente. É o dono da posição.
Nathan Silva chegou chegando. Que não nos decepcione e nem seja preterido por qualquer outro do plantel.
Alonso, pra mim é o mais fraco entre os zagueiros.
LE estamos bem servidos.
Gostei do Allan na última partida, que continue assim.
Gostei do Tchê Tchê na reserva. Que continue por lá.
Jair é o cara do meio campo.
Nacho é sem comentários.
Zaracho deu uma caída mas acho que é por ser mal escalado. Que ele continue no meio.
Savarino, Hulk e Calebe ou Echaporã, até o Galo contratar alguém do nível de Roger Guedes.
Espero que o pseudo treinador nunca mais coloque Nathan, Hyoran e Vargas no time. Esses caras não resolvem nada.
JOSÉ ROBERTO e HERNANDO. ObriGalo pelo retorno. Elenco bom o Galo não tem, mas o Palmeiras tem. Ontem, com seis reservas venceu o goianiense fora de casa por três a zero. Se o Cuca usar seis reservas no Galo, perde de goleada. Me lembrei dessa sequência em 2016. O Galo venceu o Palmeiras quatro vezes seguidas.
O atleticano percebe muito bem quando o time administra a partida e percebe melhor ainda, quando, inexplicavelmente , na segunda metade do primeiro tempo , começa a ensebar , a cadenciar em excesso o jogo, abrindo mão de atacar , recuando bolas do meio campo repetidamente ,exercendo o improdutivo e nojento tiktaka , cujo unico objetivo é dar tempo pro adversário se posicionar melhor e mostrar ao adversário que está encurralado, sem jogadas ,animando o mesmo a partir pra cima de nosso time. Dois assuntos irritantes que descabelam a torcida: poupar jogadores e qual competição priorizar. RESPOSTA DA TORCIDA ; POUPEM nathan, hioran, allan, savinho, sasha. Estes , poupar em jogos , usar somente em treinos até acabar o contrato e se livrar desta barca maldita de sampaoli. Este vargas , trazido por um caminhão de dinheiro , agora com covid. Duro. Qual competição priorizar : TODAS , até a copa itatiaia se disputar.
Bom dia,
Meu sentimento com relação ao futebol jogado esse ano pelo Galo é uma verdadeira encruzilhada para o torcedor escolher entre o Galo que venceu o Internacional ou o Galo que venceu o Corinthians.
Jogando apenas um tempo ou parte dele, podemos esperar sofrimento no início como o Corinthians ou no final conforme Inter e Sport.
Mas a tônica é esta.
Contra o Boca espero ver outro time, aquele que jogou contra o Flamengo, menos visto este ano mais o mais aclamado pela torcida.
Ontem tivemos dois resultados interessantes para nosso time, o primeiro o empate de um Red Bull alternativo contra o Santos e a derrota de balaiada que o Bahia levou, se aquele jogo não servir para o Cuca dar uma olhada que seja então o jogo contra o América.
Ou apenas pode ter servido para derrubar de vez a moral do nosso futuro adversário no Brasileiro e Copa do Brasil.
Boa semana a todos!
Bom dia Massa, Paulo Peixoto e Guru,
Voltando aqui pra fazer um pedido à Sampaoli. El pelado por favor devolve o futebol de Junior Alonso, porque desde vc foi embora ele vem caindo de produção. É um baita jogador, mas tá numa fase péssima!
Já estava em baixa com o JS. Teve uma melhora antes da copa América, junto com Igor Rabello, Agora, com o tempo, tende a retomar a melhor forma e entrosamento. Não sei quem será o companheiro dele, mas terá que ter alguns jogos para perfeito entrosamento. E outra observação, a ausência temporária de lateral esquerdo devido a contusão do Dodô e convocação do Arana atrapalha e muito o entrosamento da defesa.
Abraço
Bom dia!!!
Caro Peixoto, você pontuou muito bem o jogo atleticano na 2' Era Cuca.
O time tem méritos e os resultados, embora parciais, são muito bons até aqui. Amanhã já não o sei.
Uma coisa que você deixou claro é a
o Efeito Gangorra do time, numa espécie de 8 ou 80 no desempenho em campo: ora um primor, ora um horror!!!
E será o porquê dessa gangorra?
Estimo que em razão de outro efeito, o Efeito MB.
Para uns o elenco atleticano é MB de Muito Bom.
Para outros o elenco atleticano é MB de Meia-Boca.
Como nenhum atleticano concorda com outro, e graças a DEUS por isso, e DEUS nos livre da unanimidade que é burra, tenho cá comigo que o elenco atleticano é MB.
MB de Meia-Boca.
Tem, sim, bons jogadores no elenco, como Hulk, Nacho e, e, e, e, e...e mais quem?
Incluiria, além destes, o Savarino, o Jair, o Everson, o Rafael, o Dodô, o Arana e só.
O restante do elenco, para mim, é formado por jogadores medianos que apresentam, cada um a seu modo, virtudes e defeitos.
Quando os defeitos do jogador são maiores que as virtudes aí caímos naquela, de torcedor, de taxar o jogador com predicados para caracterizá-lo melhor, como:
"Perna de Pau, Pé- Murcho, Pé-de-Rato, Tiriça, Mão-de-Alface, Chinelinho, Cintura-Dura, Brucutu e Nervosinho e Pica-Couve".
Embora existam outros tipos, fiquemos com esses para não alongar...
Aí uma pergunta: quem seriam esses caras no Elenco Atleticano?
E por fim dizer que amanhã a onça bebe água e a porca torce o rabo; se passarmos pelo Boca, o time caminha para o Mundial; se perder, quem perdeu para o Boca foi o Meia-Boca e aí, dá-lhe corneta!!!