Basta ver um adversário do Galo numa retranca tenebrosa como a do Coritiba, no sábado passado, para eu começar temer o momento em que Guga cometerá a falha que colocará tudo a perder. Felizmente, isso não aconteceu na última partida de 2020 e a vitória por 2 a 0 manteve o time na briga por um título que, se não fossem os erros infantis e as desatenções da defesa, estaria em nossas mãos.
Muitos dos gols bobos que o time levou, e que lhe custaram pontos preciosos, nasceram de jogadas de contra ataque nas costas de Guga. Com seu ímpeto incontrolável de atacar, ele acabou deixando a Avenida Cláudio Rodrigues Gomes livre para quem quisesse circular por ela. Esse, para quem não sabe, é o nome do lateral direito, que ganhou o apelido por uma suposta semelhança com o tenista tri-campeão em Roland Garros.
Calma! Não estou entre os que consideram o carioca Guga um caso perdido, que acham que ele deveria ter sido expulso do clube a pontapés por ter publicado em algum lugar da internet uma postagem infeliz em comemoração ao título brasileiro conquistado pelo Flamengaço Classificadaço em 2019. Foi um gesto infantil cometido por alguém que, por desconhecer a história, não leva a sério a raiva que a massa sente quando pensa nos “protegidos de Wright”.
Tudo bem. Por mais raiva que ele já tenha nos feito passar, entendo que o rapaz, que despontou para o futebol no Avaí, de Florianópolis, merece todas as chances de se redimir e de mostrar à massa que valeu a pena ter gasto R$ 8 milhões para adquirir 70% dos direitos do lateral. Espero, de coração, que ele consiga e como tantos outros já fizeram no passado, cale a boca dos críticos. Embora seja capaz de erros bisonhos como o que resultou no gol de empate do Internacional de Porto Alegre, ele é bom de bola. Tem disposição de jogo e, com a cabeça focada no jogo, acabará mostrando valor numa posição que, no Galo, sempre foi complicada.
A lateral-direita atleticana sempre foi uma espécie de montanha russa. Por ali já passaram craques superlativos, que nos fizeram imaginar que o problema que sempre existiu naquele setor do campo, estava resolvido. Mas também já passaram jogadores que, por mais empenho que demonstrassem, não primavam, digamos assim, pelo talento e pela regularidade em campo. Vou mencionar dois deles logo de cara, apenas para não ser acusado de só falar dos craques e de fechar os olhos para jogadores que, mesmo tendo entrado em campo com a camisa alvinegra, sempre foram alvos de desconfiança por parte da massa.
O primeiro é Dinho, o “Dinho Seleção”! No campeonato brasileiro de 1995, ele castigou uma certa equipe, que hoje é uma espécie ameaçada de extinção no ecossistema do futebol, com um gol que merecia placa. Aos 35 minutos do segundo tempo, ele evitou que a bola saísse pela lateral, avançou, driblou o primeiro, passou pelo segundo, ignorou outros dois marcadores e mandou a bola para as redes num gol digno de ser assinado por Ronaldinho Gaúcho. Em tempo: Dinho marcou um gol como os de Ronaldinho, mas Ronaldinho nunca protagonizou lances bisonhos como Dinho cansou de cometer…
O outro, claro, é Patric, o “Patricão da Massa”. Vigoroso, raçudo, incansável, ele chegou ao clube como promessa e foi embora no início desde ano para o Sport Recife sem que ninguém o pedisse para ficar. Em sua passagem pelo Galo, foi emprestado a diversos clubes, mas sempre acabava voltando. E jogando. Em campo, encantou a torcida com a mesma intensidade com que a irritou em algumas partidas. É como aquele amigo boa praça que, por mais que nos irrite em horas inadequadas, sempre faz por merecer nossa simpatia.
A pergunta que faço a respeito de Patric é: quem mais honrou a camisa do Galo? Ele, com aquele jeitão estabanado e capaz de altos e baixos, mas que sempre demonstrou respeito pela camisa e pela torcida; ou Cicinho, outro lateral direito que andou pelo Galo e, embora tivesse mais futebol do que Patricão, agiu como um moleque e desrespeitou a instituição ao rompeu da forma que rompeu um contrato em vigor? E que, ao ser obrigado pela Justiça a pagar parte do prejuízo que causou, não teve a hombridade de admitir que pisou na bola. Pelo contrário: foi se queixar do Galo em programas esportivos de segunda linha, se dizendo injustiçado… ô dó!
Peço desculpas a você, leitor, por ter sujado este espaço destinado a falar do Galo com o nome desse tal Cicinho, que merece, pela forma rastejante com que agiu em relação ao clube e à torcida, ser atirado na lata de lixo da história. O consolo é que, para cada jogador com o caráter desse sujeito que passou por ali, há pelo menos dez que suaram com honra a camisa alvinegra e, por esse motivo, merecem lugares de destaque no ponto mais alto do pedestal atleticano. E isso vem de longe.
Meu avô, Urcisso, chegava a fechar os olhos ao me falar das vezes que viu Zezé Procópio — lateral do time Campeão dos Campeões em 1937. Para ele, foi o melhor que viu em campo. Meu pai, Serafim Mozart, tinha uma admiração confessa por Mexicano, do time que encantou a torcida na segunda metade dos anos 1940. Kafunga, Murilo e Ramos; Mexicano, Monte de Silva… Era assim que começava a escalação…
Alfredo Lúcio de Moura, o Mexicano, deixou o Atlético em 1948 e foi encerrar a carreira no Palmeiras, de São Paulo. Parou de jogar cedo, aos 28 anos, devido a uma fratura na perna e, talvez por ter sofrido um trauma que não desejava a ninguém, aprendeu a lidar com problemas do tipo e passou a ganhar a vida como massagista de atletas contundidos. Em Patrocínio, onde viveu as últimas décadas de sua vida, era considerado uma espécie de mão santa. De acordo com meu amigo Paulo Caixeta, que é da cidade do Alto do Paranaíba, ele atendia as pessoas em casa e “era excelente para curar uma contusão”.
Outro amigo, o conselheiro Cláudio Utsch Moreira, a quem sempre recorro para tirar dúvidas sobre jogadores que passaram pelo Galo, diz que Mexicano morreu em outubro de 2018, aos 92 anos. E, com ele, levou as lembranças de uma era de ouro no Atlético e a frustação por nunca ter jogado no gramado do Mineirão.
É mesmo uma pena. Zezé Procópio e Mexicano foram craques numa época em que os registros do futebol eram escassos e as jogadas de craques como eles dependiam da descrição e da lembrança de quem as via em campo. Com a inauguração do Mineirão e com a transmissão dos jogos pela TV, mais gente passou a ver as partidas e a tirar suas próprias conclusões sobre a qualidade dos atletas. E, para quem acompanhou o Atlético de perto ao longo dos 55 anos de existência do estádio sabe que, como diz o Paulo Peixoto (outro a quem sempre recorro para trocar ideias sobre o alvinegro), a lateral direita “é uma posição historicamente vulnerável”.
Por ali já passaram alguns jogadores que, sem dúvida, estão entre os melhores que o Galo já teve — e de quem falarei com mais calma na próxima terça-feira. O médico Gilmar Consenza, com a mesma precisão que o transformou no mais respeitado acupunturista da baixada Santista, no litoral de São Paulo, não tem dúvidas em cravar: o melhor foi Nelinho — opinião que coincide com a de André Canedo. Igualmente preciso em suas opiniões sobre o time e seus jogadores, André é neto de Gregoriano Canedo, um dos maiores presidentes da história do Galo.
Cláudio Utsch concorda com eles. E diz que o chute “forte, colocado e venenoso” de Nelinho o tornava “um pouco superior” a Getúlio, outro que marcou época na posição. Nelinho e Getúlio também são os nomes da preferência de Jadson Campos. A lista de Paulo Peixoto contra, além de Nelinho, com os nomes de Alves, Orlando e Marcos Rocha. E diz: “Não tem como não escolher Marcos Rocha, titularíssimo na Libertadores e na Copa do Brasil”. Da minha jamais poderia faltar o nome do grande Humberto Monteiro, do time de 1971, que Cláudio Utsch também inclui entre os melhores.
Foi para terminar o ano com o pé direito que escolhi falar dos laterais neste que é o último texto de 2020. Na semana que vem, também para inicial 2021 com o pé direito, prosseguiremos falando dos jogadores de uma posição que, embora já tenha deixado a massa apreensiva algumas vezes, sempre a encheu de esperança.
A toda família atleticana, um ótimo Ano Novo!
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Boa tarde amigos do Galo. O NOSSO GALO está jogando uma bolinha de time que fica no meio da tabela, bagunçado, camicaze, preguiçoso, falta presença dos DIRETORES para impor limites e exigir profissionalismo. Os Deuses do Futebol querem que o NOSSO GALO seja o campeão braseiro 2020, eles estão se esforçando para isto, o CAM só está onde está na tabela por interferência direta deles, mas diante do futebol medíocre que o NOSSO GALO está jogando, o título só virá por um MILAGRE.
Fico aqui a pensar caro Galuppo,o pq desses "Grandes Laterais"_ maiúsculo mesmo_ citados em vossa crônica terem levantado poucos títulos expressivos pelo CAM e só um deles,q veio da BASE p resolver a carência de uma posição q esteve em baixa por qse 26 anos. Foi perseguido_ tendo até carro vandalizado na entrada do trabalho_, chamado de avenida várias vezes, teve seu futebol sempre colocado em "xeque" por muitos e conseguiu levantar 4 títulos_ ñ levantou o Br por conta da cbflorC_ grandes em sequência. Será pq hein!?
Teve tbm o grande LD Bernard_ o alegria nas pernas_ q por pouco não foi queimado pelo Júnior "ararinha" q cismou q o veloz meia atacante era na verdade um meia boca de um lateral q teria de correr atrás do ponta adversário,bater escanteio,correr p a área e fuzilar o gol adversário com um cabezzaço a lá Dario. Será pq hein!?
Nem sempre dispender quantias vultuosas é sinal de títulos, para ganha-los é preciso uma diretoria q entenda a importância deles p o Clube. Depois de muitos verões,vamos iniciar um ano com projeto bom q ainda vai ser melhorado,time bom e carente de peças,treinador de ponta e uma diretoria com uma baita "?" sobre a cabeça. É ela q tem de ser cobrada todos os dias,o ano inteiro!
Saudações Alvinegras e um ótimo e próspero Ano de 2021 para vc,aos seus e também às todos os amigos(as) deste Boteco Alvinegro.
Vivas ao GALO!
CAROS COLEGAS.
O MAIS PREOCUPANTE PARA O MOMENTO É QUE O TIME PERDEU A INTENSIDADE , A GARRA E A VONTADE DE VENCER. É VISÍVEL NA CARA E NA MOLEZA DOS JOGADORES EM CAMPO.
O QUE NÃO PODE NEM PODERIA ESTAR ACONTECENDO , POIS SÃO MUITO BEM PAGOS PARA SERVIREM AO CLUBE COM TODA A DEDICAÇÃO E ESFORÇO.
ACHO QUE A NOSSA MAIOR ESPERANÇA RESIDE NA POSSE DA PRÓXIMA DIRETORIA , COM O PRESIDENTE SÉRGIO COELHO À FRENTE , QUE MERECE TODO O NOSSO APOIO PARA UMA VIRADA DE MESA E UMA INJEÇÃO DE ÂNIMO NO ELENCO , EXIGINDO DA COMISSÃO TÉCNICA E JOGADORES RESULTADOS IMEDIATOS POIS O ELENCO ESTÁ 95% FORMADO PARA 2021.
NÃO PODEMOS PERDER O FOCO , É GANHAR E GANHAR NESSA RETA FINAL DO BRASILEIRO , ALÉM DE TORCER PARA UMA QUEDA DOS NOSSOS CONCORRENTES.
QUANTO AO TÉCNICO SAMPAOLI É NECESSÁRIO A DIRETORIA FAZER UMA ANÁLISE DETALHADA SOBRE O SEU DESEMPENHO , MUITOS ERROS FORAM COMETIDOS PELO TÉCNICO E SE NÃO FOREM CORRIGIDOS URGENTEMENTE NÃO HAVERÁ MAIS ESPAÇO PARA SAMPAOLI NO GALO.
NUNCA GOSTEI DE FOCAR EM "ANO QUE VEM" , MAS O BRASILEIRÃO VAI TERMINAR EM FEVEREIRO 2021 PORTANTO AGORA SÓ NOS RESTA ESPERAR 2021 E PARA VALER A PENA DEVERÍAMOS NO "ANO QUE VEM" CONQUISTAR O TRI DO BRASILEIRÃO E NÃO O BI.
(É O JEITO ).
E ENTRAR PARA GANHAR TUDO , SEM ESCOLHER COMPETIÇÃO :
MINEIRO
BRASILEIRO
COPA DO BRASIL
LIBERTADORES.
POR QUE NÃO.???
A discussão Keno / Alonso , dois dos melhores joggadores do time é emblemática. E faz saltar aos olhos de todos, que existe algo de podre no reino da Dinamarca. Quando vi os dois discutindo, dedo em riste , ambos putos da vida , me vem o pensamento vulgar, clichê, mas cabe como uma luva : em casa que falta feijão , todo mundo grita e ninguem tem razão , O feijão no caso , é a omissão da diretoria, a falta de comando , a não cobrança de jogadores, treinador , todos funcionários do clube e que parecem possuir uma imperdoável carta branca , pra fazer o que querem, menos serem profissionais, empregados, funcionários do clube. Segundo colocado no brasileirão , salarios em dia , salários altíssimos destes privilegiados , que se tivessem mais empenho e dedicação estaríamos colocados na liderança, com folga. Sai uma pifia diretoria que nunca pôs o galo noi seu devido lugar , nunca cobraram nada, a não ser as mornas entrevistas do vice , falando o obvio, o que a torcida quer ouvir , sempre jogando pra torcida. Vão com Deus , as lambanças de voces serão eternamente lembradas , não adianta esta maldita mídia mineira blindar , digam a seu netos o tanto que foram pessimos e sem comando
Evandro, a diretoria que está entrando é igual a que está saindo. Fraca, muito fraca.
Vejamos:
1o) Desde eleito o presidente começou a queimar o Mattos. Ok, que ele prefira outro é de todo direito seu. Mas que aguardasse o momento oportuno para tirar os poderes de comando do Mattos. Agora já era. Desde sua fala o Mattos sumiu. Não vemos mais nada relacionado a dele. Se ele tivesse ativo será que os jogadores discutiram em campo? E o Sampaoli, não tem mais autoridade sobre seus comandados? Parece que não, me parece que está virando a casa da mãe joana.
2o) Sobre a festa. "Não vamos fazer nada com a comissão técnica em razão da festa." Palavras da nova presidência. Precisa comentar?
3o) Precisamos de 4 jogadores pontuais: lateral esquerdo, volante, armador e atacante. Para a zaga nem um comentário. Estão satisfeitíssimos com : Rabelo, Gabriel, Bueno, Réver e Alonso.
4o) O novo presidente disse que respeita os mecenas, mas que é ele que é o presidente e é quem tem a última palavra. Dois dias depois mudou o discurso e já está inclusive dizendo em alterar o estatuto. Quem vc acha que manda no 9ALO?
Não haverá mudança nenhuma pelo jeito.
Saiu um bando e está entrando outro. Tomará que eu esteja enganado, mas não creio que haverá mudança comportamental na direção do clube. Infelizmente esse povo não aprendeu nada com o Kalil. Triste sina.
Boa tarde Evandro,
Penso diferente, talvez estamos vendo o nascimento de um líder dentro de campo, aquele que tanto nos falta nos últimos anos.
PS.: Se o Rever fizesse umas dessas com o Guga, quem jogar pela direita e o Savarino, não tinhamos a direita como o ponto fraco do nosso time.
Vamos ver o que nos espera após
essa parada forçada no calendário
Vou aproveitar esse tempo a me
dedicar por inteiro a uma ótima e
salutar atividade :
CAPINAR UM LOTE !!!
Um Feliz Ano Novo a todos !
Bom dia a todos!
Hoje, com frieza perdoo o Guga pelo episódio da comemoração,jogadores de futebol vivem num mundo pararelo ( ganham muito dinheiro ,normalmente não estudam e sequer sabem a história do clube que lhes pagam o salário e talvez a comemoração foi porque o seu time ganhou dois campeonatos sem a ajuda direta da CBF/TV/ STJD . Quanto ao futebol do rapaz ,FRAQUÍSSIMO em todos os fundamentos e predicados que um lateral precisa. Sobre o passado para mim o melhor que ví foi Nelinho ,Marcos Rocha pelos títulos e Paulo Roberto ( aquele que veio a público e expôs a TREMEDEIRA alheia.
Abraços !
Obs: TEOBALDO você é atleticano mesmo .
E sofredor assumido, Reinaldo Alves... Abraços e grato pela referência!
Caros,
NOSSO GALO muito improvavelmente pode ainda ser campeão e pq? e o q fazer para provavelmente voltar a VENCER o Br...?
...time para VENCER em qq competição tem q tá formado! Nada de time para o ANOQUEVEM q nunca chega! Qnd o NOSSO GALO entre em competições tem q tá FORMADO, pronto! Chega de CONVERSA VADIA de time bom de bola de cristal!
OS CARTOLAS DA VEZ TEM Q SER COBRADOS NA MONTAGEM de um TIME BOM, posição p posiçao, consequentemente, lutador e VENCEDOR...E cartola pro NOSSO GALO tem q entender de Futebol dentro e fora de campo como ninguém! E nada de passar pano para CARTOLA, é INÚTIL: Futebol é negócio SUJO, ñ tem pano q chega!
Carta Preta e Branca para ALEXANDRE MATTOS e rédea curta para El Loko!
(...) e muito....mas muito cuidado mesmo com a PATOTA q assina na carteira RG 05! Ñ confio nOs BACANAS de 2005 ! FRACOTES! Um campeonato desmoralizado pela Máfia do Apito e os caras deixaram NOSSO GALO pro cristo da vez na época! VELHACOS inconfiáveis!
FATO dentro de campo: O ainda NOSSO GALO perdeu o Br20/21 qnd ñ se impôs frente a um time de 2ª, 3ª jgando com 1 a + o tempo todo. Ali foi a SENHA para todo mundo q o time q representava NOSSO GALO era uma FARSA! A derrota para o bahia e o para o paraguaiense tb são típicas de time q ñ vai LUTAR, e q se apertar entrega a Rapadura com a Paçoca de brinde...Coloca tb no pacote da ENTREGAÇÃO as duas derrotas VERGONHOSAS de 3 em são paulo...
Se e somente se ao invés do NORMAL (perder) tivesse tb empatado...empatar no futebol às vezes é bom, EMPATA os outros...
FATO fora de campo: NOSSO GALO ñ vai VENCER no Br de regularidade e longa duração apenas com time BOM ou com time BONZINHO! Nossa Cartolagem tem q entrar na arapuca e banquetear junto com os ratos (ofícios de reclamação feitos na imprensa, ok é parte, mas o emissário tem q habitar a Rua da Alfândega (avisa prá diretoria do NOSSO GALO q mudou o endereço e tô falando Alfândega só prá FRISAR a necessidade de jogar o jogo nos bastidores. PT)...é aonde o São Paulo tá levando mais um...e se ñ for o são paulo, dificilmente será o NOSSO GALO. FATO! Pq? Ora, por tudo q foi dito e por tudo q ñ é feito! LAMENTÁVEL como nossa CARTOLA VAIDOSA nunca aprende!
O NOSSO GALO, CLUBE DE FUTEBOL ainda TRADICIONAL E RESPEITADO ainda, e Ñ um amontoado de meia duzia de PAÇOQUEIRO entregador de rapadura e traficantes de ilusão, deve ser FIRME E PERSISTENTE: Queremos, O NOSSO CAM quer o TITULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO!
Não vamos desistir do NOSSO CAM: Forte e Vingador! O GALO É NOSSO!
Obs.: A FARSA SALTITANTE é assunto q ñ quer calar! (SAMPAOLI deve ficar, pelo menos até o Mineiro! É Obrigação VENCER O Mineiro, mas só no AnoQVem!) É covardia?
Obs q no barato.: PATRICKÃO DA MASSA, ñ passa de um dos MAIORES engodos q já vestiu a camisa alvinegra, aja ESTÔMAGO!, Esse SUJO ñ foi o q mostrou o dedo para a TORCIDA num jogo contra o mequinha, nos idos de 2010, lá em 7 lagoas?... ñ só DESRESPEITOSO mas tb PERNA DE PAU da maior qualidade!...Quem bancou esse CONTRATO INFAME por tanto tempo no CAM? GRAÇAS A DEUS A Tralha Enganadora ñ se encontrava no Clube entre 2012 - 2014: FATO! ....SINISTRA tal IDOLATRIA atrasada! Será?
AQUI É GALO?
AQUI É GALO mesmo?
Oi Eduardo, Galuppo e Amigos, bom dia!
Essa ala direita do Galo ainda fará muitos estragos nas pretensões do Clube.
Além de fraco, Guga é prejudicado pelo esquema de jogo do doidão.
Nem em clubes da Série B se vê tanta facilidade e liberdade que o Galo permite a seus adversários no setor defensivo. Isso reflete nos gols tomados e consequentemente termos umas das piores defesas do campeonato.
Não é de hoje que deixamos escapar títulos e classificações devido a erros infantis do setor defensivo como um todo.
Espero que o doidão corrija o posicionamento da defesa nesse período de ressaca.
Saudações Alvinegras,
Torcida ingrata, chata e burra , é por isso q estamos assim , vocês aplaudem 7 C como o segundo pois presidente da história e Ricardo Guimarães o pior presidente da história q jogou o Atlético numa segunda divisão e vem chamar de tralha enganadora de 2012 a 2014 , foi a única época em q fomos gigantes de verdade com vice campeonato brasileiro 2012 , Libertadores 2013 , Recopa e Copa do Brasil 2014 em cima do maior rival , realmente você não merece torcer pelo Atlético, torcedor pequeno , ingrato , acha q entende de futebol, esse tipo de torcedor é q está deixando o Atlético pequeno , parabéns, aplaudem mesmo RG , 7C , Menins , essa turma q está tomando o Atlético e enganando a torcida , a conta vai chegar ...
Caro sabichão
Pelo jeito vc é o papa do assunto, e se acha no direito de chamar os outros de burros só porque tem opiniões diferentes de vc.
Vaza...
Desculpe Guru, vc sempre pede que evitemos ataques mas, há pessoas que simplesmente não sabem participar da brincadeira.
Acabo ler mais uma preciosidade do Fred Ribeiro que é um grande Historiador da saga Atleticana:
“Em 1947, o adolescente Elias Kalil (17 anos) escreve para a revista Sport Ilustrado do Rio de Janeiro sobre o Atlético. Naquele ano, o Galo tinha um dos mais poderosos times de sua história, com Kafunga, Zé do Monte, Lucas, Carlyle e Nívio.”
Vejam as imagens:
https://mobile.twitter.com/fredfrm/status/1343683142381576195
75 anos - e muitos feitos depois - a Casa do Galo terá o seu nome, eterno Elias Kalil!
-
Ao Paulo Silva,
Grata pela saudação dia desses.
Não comento mais diariamente porque disseram que não pode falar de bastidores aqui, e para falar, e entender, de futebol é preciso antes ter “chutado uma bola”. Como nunca chutei, fiquei inibida. Quáquáquá Meeentira!
Estou por aqui, tentando capinar as ideias...existem senhores, e Senhores iguais à você.
Um abraço carinhoso.
Bom dia Massa Atleticana!
Excelente, recordar é viver...
Mas, não podemos nos esquecer, embora não seja possível mencionar todos os nomes que merecem constar nesta lista, o ilustre Getúlio (com passagens pelo São Paulo, Seleção Brasileira, etc.) e Paulo Roberto Prestes que vestiram e honram nosso manto sagrado.
Saudações Alvinegras.