Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O drama da lateral direita

Foto: Pedro Souza / Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético
Ricardo Galuppo

Basta ver um adversário do Galo numa retranca tenebrosa como a do Coritiba, no sábado passado, para eu começar temer o momento em que Guga cometerá a falha que colocará tudo a perder. Felizmente, isso não aconteceu na última partida de 2020 e a vitória por 2 a 0 manteve o time na briga por um título que, se não fossem os erros infantis e as desatenções da defesa, estaria em nossas mãos. 

Muitos dos gols bobos que o time levou, e que lhe custaram pontos preciosos, nasceram de jogadas de contra ataque nas costas de Guga. Com seu ímpeto incontrolável de atacar, ele acabou deixando a Avenida Cláudio Rodrigues Gomes livre para quem quisesse circular por ela. Esse, para quem não sabe, é o nome do lateral direito, que ganhou o apelido por uma suposta semelhança com o tenista tri-campeão em Roland Garros.

Calma! Não estou entre os que consideram o carioca Guga um caso perdido, que acham que ele deveria ter sido expulso do clube a pontapés por ter publicado em algum lugar da internet uma postagem infeliz em comemoração ao título brasileiro conquistado pelo Flamengaço Classificadaço em 2019. Foi um gesto infantil cometido por alguém que, por desconhecer a história, não leva a sério a raiva que a massa sente quando pensa nos “protegidos de Wright”.

Tudo bem. Por mais raiva que ele já tenha nos feito passar, entendo que o rapaz, que despontou para o futebol no Avaí, de Florianópolis, merece todas as chances de se redimir e de mostrar à massa que valeu a pena ter gasto R$ 8 milhões para adquirir 70% dos direitos do lateral. Espero, de coração, que ele consiga e como tantos outros já fizeram no passado, cale a boca dos críticos. Embora seja capaz de erros bisonhos como o que resultou no gol de empate do Internacional de Porto Alegre, ele é bom de bola. Tem disposição de jogo e, com a cabeça focada no jogo, acabará mostrando valor numa posição que, no Galo, sempre foi complicada. 

Patric estava no Atlético-MG de forma ininterrupta desde 2018 — Foto: Divulgação/ Mineirão
Patric estava no Atlético-MG de forma ininterrupta desde 2018 — Foto: Divulgação/ Mineirão
PATRICÃO DA MASSA

A lateral-direita atleticana sempre foi uma espécie de montanha russa. Por ali já passaram craques superlativos, que nos fizeram imaginar que o problema que sempre existiu naquele setor do campo, estava resolvido. Mas também já passaram jogadores que, por mais empenho que demonstrassem, não primavam, digamos assim, pelo talento e pela regularidade em campo. Vou mencionar dois deles logo de cara, apenas para não ser acusado de só falar dos craques e de fechar os olhos para jogadores que, mesmo tendo entrado em campo com a camisa alvinegra, sempre foram alvos de desconfiança por parte da massa.

O primeiro é Dinho, o “Dinho Seleção”! No campeonato brasileiro de 1995, ele castigou uma certa equipe, que hoje é uma espécie ameaçada de extinção no ecossistema do futebol, com um gol que merecia placa. Aos 35 minutos do segundo tempo, ele evitou que a bola saísse pela lateral, avançou, driblou o primeiro, passou pelo segundo, ignorou outros dois marcadores e mandou a bola para as redes num gol digno de ser assinado por Ronaldinho Gaúcho. Em tempo: Dinho marcou um gol como os de Ronaldinho, mas Ronaldinho nunca protagonizou lances bisonhos como Dinho cansou de cometer…

O outro, claro, é Patric, o “Patricão da Massa”. Vigoroso, raçudo, incansável, ele chegou ao clube como promessa e foi embora no início desde ano para o Sport Recife sem que ninguém o pedisse para ficar. Em sua passagem pelo Galo, foi emprestado a diversos clubes, mas sempre acabava voltando. E jogando. Em campo, encantou a torcida com a mesma intensidade com que a irritou em algumas partidas. É como aquele amigo boa praça que, por mais que nos irrite em horas inadequadas, sempre faz por merecer nossa simpatia.

ERA DE OURO

A pergunta que faço a respeito de Patric é: quem mais honrou a camisa do Galo? Ele, com aquele jeitão estabanado e capaz de altos e baixos, mas que sempre demonstrou respeito pela camisa e pela torcida; ou Cicinho, outro lateral direito que andou pelo Galo e, embora tivesse mais futebol do que Patricão, agiu como um moleque e desrespeitou a instituição ao rompeu da forma que rompeu um contrato em vigor? E que, ao ser obrigado pela Justiça a pagar parte do prejuízo que causou, não teve a hombridade de admitir que pisou na bola. Pelo contrário: foi se queixar do Galo em programas esportivos de segunda linha, se dizendo injustiçado… ô dó!

Peço desculpas a você, leitor, por ter sujado este espaço destinado a falar do Galo com o nome desse tal Cicinho, que merece, pela forma rastejante com que agiu em relação ao clube e à torcida, ser atirado na lata de lixo da história. O consolo é que, para cada jogador com o caráter desse sujeito que passou por ali, há pelo menos dez que suaram com honra a camisa alvinegra e, por esse motivo, merecem lugares de destaque no ponto mais alto do pedestal atleticano. E isso vem de longe. 

Meu avô, Urcisso, chegava a fechar os olhos ao me falar das vezes que viu Zezé Procópio — lateral do time Campeão dos Campeões em 1937. Para ele, foi o melhor que viu em campo. Meu pai, Serafim Mozart, tinha uma admiração confessa por Mexicano, do time que encantou a torcida na segunda metade dos anos 1940. Kafunga, Murilo e Ramos; Mexicano, Monte de Silva… Era assim que começava a escalação… 

Alfredo Lúcio de Moura, o Mexicano, deixou o Atlético em 1948 e foi encerrar a carreira no Palmeiras, de São Paulo. Parou de jogar cedo, aos 28 anos, devido a uma fratura na perna e, talvez por ter sofrido um trauma que não desejava a ninguém, aprendeu a lidar com problemas do tipo e passou a ganhar a vida como massagista de atletas contundidos. Em Patrocínio, onde viveu as últimas décadas de sua vida, era considerado uma espécie de mão santa. De acordo com meu amigo Paulo Caixeta, que é da cidade do Alto do Paranaíba, ele atendia as pessoas em casa e “era excelente para curar uma contusão”. 

Outro amigo, o conselheiro Cláudio Utsch Moreira, a quem sempre recorro para tirar dúvidas sobre jogadores que passaram pelo Galo, diz que Mexicano morreu em outubro de 2018, aos 92 anos. E, com ele, levou as lembranças de uma era de ouro no Atlético e a frustação por nunca ter jogado no gramado do Mineirão.

COM O PÉ DIREITO

É mesmo uma pena. Zezé Procópio e Mexicano foram craques numa época em que os registros do futebol eram escassos e as jogadas de craques como eles dependiam da descrição e da lembrança de quem as via em campo. Com a inauguração do Mineirão e com a transmissão dos jogos pela TV, mais gente passou a ver as partidas e a tirar suas próprias conclusões sobre a qualidade dos atletas. E, para quem acompanhou o Atlético de perto ao longo dos 55 anos de existência do estádio sabe que, como diz o Paulo Peixoto (outro a quem sempre recorro para trocar ideias sobre o alvinegro), a lateral direita “é uma posição historicamente vulnerável”.

Por ali já passaram alguns jogadores que, sem dúvida, estão entre os melhores que o Galo já teve — e de quem falarei com mais calma na próxima terça-feira. O médico Gilmar Consenza, com a mesma precisão que o transformou no mais respeitado acupunturista da baixada Santista, no litoral de São Paulo, não tem dúvidas em cravar: o melhor foi Nelinho — opinião que coincide com a de André Canedo. Igualmente preciso em suas opiniões sobre o time e seus jogadores, André é neto de Gregoriano Canedo, um dos maiores presidentes da história do Galo. 

Cláudio Utsch concorda com eles. E diz que o chute “forte, colocado e venenoso” de Nelinho o tornava “um pouco superior” a Getúlio, outro que marcou época na posição. Nelinho e Getúlio também são os nomes da preferência de Jadson Campos. A lista de Paulo Peixoto contra, além de Nelinho, com os nomes de Alves, Orlando e Marcos Rocha. E diz: “Não tem como não escolher Marcos Rocha, titularíssimo na Libertadores e na Copa do Brasil”. Da minha jamais poderia faltar o nome do grande Humberto Monteiro, do time de 1971, que Cláudio Utsch também inclui entre os melhores. 

Foi para terminar o ano com o pé direito que escolhi falar dos laterais neste que é o último texto de 2020. Na semana que vem, também para inicial 2021 com o pé direito, prosseguiremos falando dos jogadores de uma posição que, embora já tenha deixado a massa apreensiva algumas vezes, sempre a encheu de esperança.

A toda família atleticana, um ótimo Ano Novo!

36 thoughts to “O drama da lateral direita”

  1. Boa tarde amigos do Galo. O NOSSO GALO está jogando uma bolinha de time que fica no meio da tabela, bagunçado, camicaze, preguiçoso, falta presença dos DIRETORES para impor limites e exigir profissionalismo. Os Deuses do Futebol querem que o NOSSO GALO seja o campeão braseiro 2020, eles estão se esforçando para isto, o CAM só está onde está na tabela por interferência direta deles, mas diante do futebol medíocre que o NOSSO GALO está jogando, o título só virá por um MILAGRE.

  2. Fico aqui a pensar caro Galuppo,o pq desses “Grandes Laterais”_ maiúsculo mesmo_ citados em vossa crônica terem levantado poucos títulos expressivos pelo CAM e só um deles,q veio da BASE p resolver a carência de uma posição q esteve em baixa por qse 26 anos. Foi perseguido_ tendo até carro vandalizado na entrada do trabalho_, chamado de avenida várias vezes, teve seu futebol sempre colocado em “xeque” por muitos e conseguiu levantar 4 títulos_ ñ levantou o Br por conta da cbflorC_ grandes em sequência. Será pq hein!?
    Teve tbm o grande LD Bernard_ o alegria nas pernas_ q por pouco não foi queimado pelo Júnior “ararinha” q cismou q o veloz meia atacante era na verdade um meia boca de um lateral q teria de correr atrás do ponta adversário,bater escanteio,correr p a área e fuzilar o gol adversário com um cabezzaço a lá Dario. Será pq hein!?
    Nem sempre dispender quantias vultuosas é sinal de títulos, para ganha-los é preciso uma diretoria q entenda a importância deles p o Clube. Depois de muitos verões,vamos iniciar um ano com projeto bom q ainda vai ser melhorado,time bom e carente de peças,treinador de ponta e uma diretoria com uma baita “?” sobre a cabeça. É ela q tem de ser cobrada todos os dias,o ano inteiro!
    Saudações Alvinegras e um ótimo e próspero Ano de 2021 para vc,aos seus e também às todos os amigos(as) deste Boteco Alvinegro.
    Vivas ao GALO!

  3. CAROS COLEGAS.
    O MAIS PREOCUPANTE PARA O MOMENTO É QUE O TIME PERDEU A INTENSIDADE , A GARRA E A VONTADE DE VENCER. É VISÍVEL NA CARA E NA MOLEZA DOS JOGADORES EM CAMPO.
    O QUE NÃO PODE NEM PODERIA ESTAR ACONTECENDO , POIS SÃO MUITO BEM PAGOS PARA SERVIREM AO CLUBE COM TODA A DEDICAÇÃO E ESFORÇO.
    ACHO QUE A NOSSA MAIOR ESPERANÇA RESIDE NA POSSE DA PRÓXIMA DIRETORIA , COM O PRESIDENTE SÉRGIO COELHO À FRENTE , QUE MERECE TODO O NOSSO APOIO PARA UMA VIRADA DE MESA E UMA INJEÇÃO DE ÂNIMO NO ELENCO , EXIGINDO DA COMISSÃO TÉCNICA E JOGADORES RESULTADOS IMEDIATOS POIS O ELENCO ESTÁ 95% FORMADO PARA 2021.
    NÃO PODEMOS PERDER O FOCO , É GANHAR E GANHAR NESSA RETA FINAL DO BRASILEIRO , ALÉM DE TORCER PARA UMA QUEDA DOS NOSSOS CONCORRENTES.
    QUANTO AO TÉCNICO SAMPAOLI É NECESSÁRIO A DIRETORIA FAZER UMA ANÁLISE DETALHADA SOBRE O SEU DESEMPENHO , MUITOS ERROS FORAM COMETIDOS PELO TÉCNICO E SE NÃO FOREM CORRIGIDOS URGENTEMENTE NÃO HAVERÁ MAIS ESPAÇO PARA SAMPAOLI NO GALO.
    NUNCA GOSTEI DE FOCAR EM “ANO QUE VEM” , MAS O BRASILEIRÃO VAI TERMINAR EM FEVEREIRO 2021 PORTANTO AGORA SÓ NOS RESTA ESPERAR 2021 E PARA VALER A PENA DEVERÍAMOS NO “ANO QUE VEM” CONQUISTAR O TRI DO BRASILEIRÃO E NÃO O BI.
    (É O JEITO ).
    E ENTRAR PARA GANHAR TUDO , SEM ESCOLHER COMPETIÇÃO :
    MINEIRO
    BRASILEIRO
    COPA DO BRASIL
    LIBERTADORES.
    POR QUE NÃO.???

  4. A discussão Keno / Alonso , dois dos melhores joggadores do time é emblemática. E faz saltar aos olhos de todos, que existe algo de podre no reino da Dinamarca. Quando vi os dois discutindo, dedo em riste , ambos putos da vida , me vem o pensamento vulgar, clichê, mas cabe como uma luva : em casa que falta feijão , todo mundo grita e ninguem tem razão , O feijão no caso , é a omissão da diretoria, a falta de comando , a não cobrança de jogadores, treinador , todos funcionários do clube e que parecem possuir uma imperdoável carta branca , pra fazer o que querem, menos serem profissionais, empregados, funcionários do clube. Segundo colocado no brasileirão , salarios em dia , salários altíssimos destes privilegiados , que se tivessem mais empenho e dedicação estaríamos colocados na liderança, com folga. Sai uma pifia diretoria que nunca pôs o galo noi seu devido lugar , nunca cobraram nada, a não ser as mornas entrevistas do vice , falando o obvio, o que a torcida quer ouvir , sempre jogando pra torcida. Vão com Deus , as lambanças de voces serão eternamente lembradas , não adianta esta maldita mídia mineira blindar , digam a seu netos o tanto que foram pessimos e sem comando

    1. Boa tarde Evandro,

      Penso diferente, talvez estamos vendo o nascimento de um líder dentro de campo, aquele que tanto nos falta nos últimos anos.
      PS.: Se o Rever fizesse umas dessas com o Guga, quem jogar pela direita e o Savarino, não tinhamos a direita como o ponto fraco do nosso time.

    2. Evandro, a diretoria que está entrando é igual a que está saindo. Fraca, muito fraca.

      Vejamos:

      1o) Desde eleito o presidente começou a queimar o Mattos. Ok, que ele prefira outro é de todo direito seu. Mas que aguardasse o momento oportuno para tirar os poderes de comando do Mattos. Agora já era. Desde sua fala o Mattos sumiu. Não vemos mais nada relacionado a dele. Se ele tivesse ativo será que os jogadores discutiram em campo? E o Sampaoli, não tem mais autoridade sobre seus comandados? Parece que não, me parece que está virando a casa da mãe joana.

      2o) Sobre a festa. “Não vamos fazer nada com a comissão técnica em razão da festa.” Palavras da nova presidência. Precisa comentar?

      3o) Precisamos de 4 jogadores pontuais: lateral esquerdo, volante, armador e atacante. Para a zaga nem um comentário. Estão satisfeitíssimos com : Rabelo, Gabriel, Bueno, Réver e Alonso.

      4o) O novo presidente disse que respeita os mecenas, mas que é ele que é o presidente e é quem tem a última palavra. Dois dias depois mudou o discurso e já está inclusive dizendo em alterar o estatuto. Quem vc acha que manda no 9ALO?

      Não haverá mudança nenhuma pelo jeito.

      Saiu um bando e está entrando outro. Tomará que eu esteja enganado, mas não creio que haverá mudança comportamental na direção do clube. Infelizmente esse povo não aprendeu nada com o Kalil. Triste sina.

  5. Vamos ver o que nos espera após
    essa parada forçada no calendário

    Vou aproveitar esse tempo a me
    dedicar por inteiro a uma ótima e
    salutar atividade :
    CAPINAR UM LOTE !!!

    Um Feliz Ano Novo a todos !

  6. Bom dia a todos!
    Hoje, com frieza perdoo o Guga pelo episódio da comemoração,jogadores de futebol vivem num mundo pararelo ( ganham muito dinheiro ,normalmente não estudam e sequer sabem a história do clube que lhes pagam o salário e talvez a comemoração foi porque o seu time ganhou dois campeonatos sem a ajuda direta da CBF/TV/ STJD . Quanto ao futebol do rapaz ,FRAQUÍSSIMO em todos os fundamentos e predicados que um lateral precisa. Sobre o passado para mim o melhor que ví foi Nelinho ,Marcos Rocha pelos títulos e Paulo Roberto ( aquele que veio a público e expôs a TREMEDEIRA alheia.
    Abraços !
    Obs: TEOBALDO você é atleticano mesmo .

  7. Caros,

    NOSSO GALO muito improvavelmente pode ainda ser campeão e pq? e o q fazer para provavelmente voltar a VENCER o Br…?

    …time para VENCER em qq competição tem q tá formado! Nada de time para o ANOQUEVEM q nunca chega! Qnd o NOSSO GALO entre em competições tem q tá FORMADO, pronto! Chega de CONVERSA VADIA de time bom de bola de cristal!

    OS CARTOLAS DA VEZ TEM Q SER COBRADOS NA MONTAGEM de um TIME BOM, posição p posiçao, consequentemente, lutador e VENCEDOR…E cartola pro NOSSO GALO tem q entender de Futebol dentro e fora de campo como ninguém! E nada de passar pano para CARTOLA, é INÚTIL: Futebol é negócio SUJO, ñ tem pano q chega!

    Carta Preta e Branca para ALEXANDRE MATTOS e rédea curta para El Loko!

    (…) e muito….mas muito cuidado mesmo com a PATOTA q assina na carteira RG 05! Ñ confio nOs BACANAS de 2005 ! FRACOTES! Um campeonato desmoralizado pela Máfia do Apito e os caras deixaram NOSSO GALO pro cristo da vez na época! VELHACOS inconfiáveis!

    FATO dentro de campo: O ainda NOSSO GALO perdeu o Br20/21 qnd ñ se impôs frente a um time de 2ª, 3ª jgando com 1 a + o tempo todo. Ali foi a SENHA para todo mundo q o time q representava NOSSO GALO era uma FARSA! A derrota para o bahia e o para o paraguaiense tb são típicas de time q ñ vai LUTAR, e q se apertar entrega a Rapadura com a Paçoca de brinde…Coloca tb no pacote da ENTREGAÇÃO as duas derrotas VERGONHOSAS de 3 em são paulo…

    Se e somente se ao invés do NORMAL (perder) tivesse tb empatado…empatar no futebol às vezes é bom, EMPATA os outros…

    FATO fora de campo: NOSSO GALO ñ vai VENCER no Br de regularidade e longa duração apenas com time BOM ou com time BONZINHO! Nossa Cartolagem tem q entrar na arapuca e banquetear junto com os ratos (ofícios de reclamação feitos na imprensa, ok é parte, mas o emissário tem q habitar a Rua da Alfândega (avisa prá diretoria do NOSSO GALO q mudou o endereço e tô falando Alfândega só prá FRISAR a necessidade de jogar o jogo nos bastidores. PT)…é aonde o São Paulo tá levando mais um…e se ñ for o são paulo, dificilmente será o NOSSO GALO. FATO! Pq? Ora, por tudo q foi dito e por tudo q ñ é feito! LAMENTÁVEL como nossa CARTOLA VAIDOSA nunca aprende!

    O NOSSO GALO, CLUBE DE FUTEBOL ainda TRADICIONAL E RESPEITADO ainda, e Ñ um amontoado de meia duzia de PAÇOQUEIRO entregador de rapadura e traficantes de ilusão, deve ser FIRME E PERSISTENTE: Queremos, O NOSSO CAM quer o TITULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO!

    Não vamos desistir do NOSSO CAM: Forte e Vingador! O GALO É NOSSO!

    Obs.: A FARSA SALTITANTE é assunto q ñ quer calar! (SAMPAOLI deve ficar, pelo menos até o Mineiro! É Obrigação VENCER O Mineiro, mas só no AnoQVem!) É covardia?

    Obs q no barato.: PATRICKÃO DA MASSA, ñ passa de um dos MAIORES engodos q já vestiu a camisa alvinegra, aja ESTÔMAGO!, Esse SUJO ñ foi o q mostrou o dedo para a TORCIDA num jogo contra o mequinha, nos idos de 2010, lá em 7 lagoas?… ñ só DESRESPEITOSO mas tb PERNA DE PAU da maior qualidade!…Quem bancou esse CONTRATO INFAME por tanto tempo no CAM? GRAÇAS A DEUS A Tralha Enganadora ñ se encontrava no Clube entre 2012 – 2014: FATO! ….SINISTRA tal IDOLATRIA atrasada! Será?

    AQUI É GALO?

    AQUI É GALO mesmo?

  8. Oi Eduardo, Galuppo e Amigos, bom dia!

    Essa ala direita do Galo ainda fará muitos estragos nas pretensões do Clube.

    Além de fraco, Guga é prejudicado pelo esquema de jogo do doidão.

    Nem em clubes da Série B se vê tanta facilidade e liberdade que o Galo permite a seus adversários no setor defensivo. Isso reflete nos gols tomados e consequentemente termos umas das piores defesas do campeonato.

    Não é de hoje que deixamos escapar títulos e classificações devido a erros infantis do setor defensivo como um todo.

    Espero que o doidão corrija o posicionamento da defesa nesse período de ressaca.

    Saudações Alvinegras,

    1. Torcida ingrata, chata e burra , é por isso q estamos assim , vocês aplaudem 7 C como o segundo pois presidente da história e Ricardo Guimarães o pior presidente da história q jogou o Atlético numa segunda divisão e vem chamar de tralha enganadora de 2012 a 2014 , foi a única época em q fomos gigantes de verdade com vice campeonato brasileiro 2012 , Libertadores 2013 , Recopa e Copa do Brasil 2014 em cima do maior rival , realmente você não merece torcer pelo Atlético, torcedor pequeno , ingrato , acha q entende de futebol, esse tipo de torcedor é q está deixando o Atlético pequeno , parabéns, aplaudem mesmo RG , 7C , Menins , essa turma q está tomando o Atlético e enganando a torcida , a conta vai chegar …

      1. Caro sabichão

        Pelo jeito vc é o papa do assunto, e se acha no direito de chamar os outros de burros só porque tem opiniões diferentes de vc.
        Vaza…
        Desculpe Guru, vc sempre pede que evitemos ataques mas, há pessoas que simplesmente não sabem participar da brincadeira.

  9. Acabo ler mais uma preciosidade do Fred Ribeiro que é um grande Historiador da saga Atleticana:
    “Em 1947, o adolescente Elias Kalil (17 anos) escreve para a revista Sport Ilustrado do Rio de Janeiro sobre o Atlético. Naquele ano, o Galo tinha um dos mais poderosos times de sua história, com Kafunga, Zé do Monte, Lucas, Carlyle e Nívio.”
    Vejam as imagens:
    https://mobile.twitter.com/fredfrm/status/1343683142381576195

    75 anos – e muitos feitos depois – a Casa do Galo terá o seu nome, eterno Elias Kalil!

    Ao Paulo Silva,
    Grata pela saudação dia desses.
    Não comento mais diariamente porque disseram que não pode falar de bastidores aqui, e para falar, e entender, de futebol é preciso antes ter “chutado uma bola”. Como nunca chutei, fiquei inibida. Quáquáquá Meeentira!
    Estou por aqui, tentando capinar as ideias…existem senhores, e Senhores iguais à você.
    Um abraço carinhoso.

  10. Bom dia Massa Atleticana!

    Excelente, recordar é viver…
    Mas, não podemos nos esquecer, embora não seja possível mencionar todos os nomes que merecem constar nesta lista, o ilustre Getúlio (com passagens pelo São Paulo, Seleção Brasileira, etc.) e Paulo Roberto Prestes que vestiram e honram nosso manto sagrado.

    Saudações Alvinegras.

  11. Guga faz o simples, não é ruim, mas também não é craque. Contra o Coritiba fiquei mais incomodado foi com o Natan: Ficava na área adversária, esperando a bola na banheira, de vez enquanto ia na intermediária, dava um passe para trás e corria novamente para a área. Enquanto isto Sampaoli ficava brigando com o juiz auxiliar até tomar cartão. Se o posicionamento do Natan era estratégia do Sampaoli, paciência. Achei muito estranho armador ficar parado na área do adversário, congestionando o espaço e trombando com o Vargas, junte a isto a troca de passes sem objetivo entre os defensores no meio de campo, principalmente após a saída do Zaracho, que até tentava dar alguma velocidade no meio de campo. Fui ficando com sono ao assistir o jogo, a ponto de dar umas cochiladas durante o jogo. De vez enquanto acordava assustado como Giovanni Augusto invadindo a área do Galo. Mas valeu pelo 3 pontos, já estivemos em situação bem mais difícil.

  12. A meu ver, o jovem lateral Mailton demonstrou mais potencialidade que Guga. Não sei pq o cara foi emprestado. Cada coisa que acontece no Galo…

    1. Prezado Galo Roberto de Oliveira, agora sim, em relação ao Mailton, concordância integral…. Rsssssss!

      Ontem você postou após os 45 do segundo tempo… assim não vale. Mas vamos fazer um exercício de imaginação: você ganhou o “par ou ímpar” e vai ter de escolher, “por tudo que produziram no Atlético” (diferente de “por tudo que PODERIAM ter produzido no Atlético) entre Cazares e Lucas Pratto. Quem você escolheria?

      ps.: desculpe-me, Eduardo, por fazer o seu (nosso) blog de uma área de bate-papo!

      1. O propósito maior é esse, resenhar mesmo. Só rogo, suplico mesmo, que seja respeitando as opiniões divergentes. Sem agressão. Isso me causa muitodesconforto e arrasa com todo o estímulo que trago aqui diariamente.
        Sigamos! Em paz!

    2. Boa tarde,
      Vai lá dar uma olhada no que os torcedores do Coritiba acham do Mailton….
      Mailton é horroroso, nunca vai ter potencial pra jogar no Galo.
      Difícil é definir quem é pior, ele ou o péssimo Guga.

      1. Boa Tarde,

        Desculpe a intromissão, mas, entre Guga ou Mailton sou mais o Talison.
        Vou além, entre Guga, Mailton e Mariano sou mais o Talison.

      2. Caro Pedro Freire, confesso que não acompanho o Coxa e tinha até me esquecido de Mailton jogando lá. Mas quando me referi a ele foi pelo pouco que vi jogando com a camisa do Galo. Pareceu-me na ocasião ter mais vontade, força e objetividade que Guga.
        SAN!

  13. Bom dia MASSA!

    9ALUppo, o Patrikão da MASSA nos deu alegria e fez muita raiva, mais raiva do que alegria. Mas ele tinha a seu favor o que a MASSA mais valoriza: garra e respeito pelo CAM. Coisa que muitos que já passaram por aqui não tiveram. Não vou citar ninguém, vc já citou um deles.

    O Guga, pra mim, é um bom lateral. Não é nenhum grande lateral, mas se for mais bem preparado dará um ótimo lateral. O que vejo de deficiência nele: é lento. Veja que ele não da conta de retornar a tempo, ou até mesmo, numa disputa mano a mano, de ter uma arrancada contra o atacante. Ele simplesmente não tem pernas para isso, talvez falta preparação física. A falta de pernas impede até mesmo que ele seja produtivo no ataque. Também há uma deficiência em sua cobertura pelos volantes, isso abre a Avenida, que vai dar de cara com a BR Réver. Veja como é nosso lado direito do campo: Réver, Guga, sem volante e Savarino. Isso é uma mina de ouro, já comprovada ao longo do campeonato.

    Hoje, analisando mais friamente, na época queria a cabeça dele de bandeja, não vejo nada demais ele ter comemorado o título da mulambada. Foi um erro? Sim, mas compreensível. Afinal, quem não fica feliz com a vitória de seu time do coração! Essas últimas semanas tivemos Bernard e Av. Marcos Rocha comprando camarotes no Estádio do 9ALO. Isso quer dizer que eles devem ser massacrados, expulsos, chincalhados, de seus times? Não, né. Então, de minha parte, não culpo o Guga pela sua atitude, posso vir a culpá-lo se agir com falta de respeito com o CAM, mas não vejo que ele tenha agido assim. Mas, claro, para nós da MASSA que temos o mulambo como a pior espécie futebolística de todo sistema interplanetário, ficou um gosto amargo pela sua atitude.

    FELIZ ANO NOVO, que em 2021 vc continue nos privilegiando com sua histórias sensacionais sobre o mais amado: CAM.

    BBOOORRAAAAAA 999AAAAALLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

  14. Bom dia, Gallupo e Amigos!!!

    No passado inicial do futebol os “laterais” formavam a linha defensiva pelos lados e eram chamados de “zagueiros laterais” enquanto pelo centro tinham os “zagueiros centrais”.

    Na origem, os laterais tinham a missão defensiva, de marcação, pelos lados. Ficavam atrás e raramente subiam ao ataque.

    Na década de 40, reza a lenda, houve “inovações táticas” e o padrão “três zagueiros” apareceu com mais tendência.

    Nos três zagueiros dois deles faziam as laterais e um era centralizado.

    Só que o esquema com três zagueiros nunca foi forte em terras brasileiras.

    Por Aqui o forte sempre foi o futebol ofensivo com a linha de ataque funcionando melhor com pontas (esquerda e direita) e com um atacante pelo centro (o “centroavante”).

    E no Brasil sempre prevaleceu o esquema 4-3-3, com quatro na linha defensiva, e portanto, com dois laterais, e 3 na linha ofensiva, com pontas.

    Neste esquema ofensivo com três na frente (com dois ponteiros) os laterais podem e deveriam ser mais defensivos (“subir na boa”).

    Com o futebol de resultados implantado no Brasil no final dos anos 80, os pontas foram “exterminados” e as equipes passaram a jogar com dois ou até três volantes.

    Sem pontas foi preciso no Brasil lançar de vez os laterais ao ataque e disso surgiram grandes alas pela ausência de pontas, como Cafu, Roberto Carlos e tantos outros.

    A ida ao ataque dos laterais passou a exigir cada vez mais volantes (dois ou três) para fazer a cobertura nas subidas por parte daqueles.

    Isso acabou trazendo consequências bastante negativas ao futebol brasileiro que ficou menos ofensivo e mais brucutu (“era Dunga”).

    E na cabeça dos técnicos isso acabou se transformando numa confusão terrível porque os laterais viraram alas.

    Mas sempre há um porém: só existe o ala no sistema com três zagueiros, dos quais um deveria ficar “na sobra”.

    Mas é bom lembrar que o esquema com três zagueiros nunca teve apego no Brasil pelo DNA do nosso futebol.

    Bom enfatizar que alas e laterais são funções táticas bem diferentes.

    Os laterais têm a função principal de marcar, fazer a cobertura dos zagueiros para, só depois, avançar.

    E pela necessidade de avançar ficaram sobrecarregados os laterais e isso criou uma disfunção (laterais atacantes) e uma consequência (buracos pelos lados ou “avenidas”).

    Já o ala é mais um armador pelos lados. Não é um lateral pois sua função defensiva é marcar mais na frente.

    No Atlético, de longa data, isso acabou criando uma salada de confusões.

    Já vimos escalação de dois laterais direitos; e vimos mais, até a criação da função de secretário de lateral (meia ou ponta que recua para ajudar o lateral na marcação).

    Sobre isso é só recordar de quantas vezes o Luan, o menino maluquinho, exercia essa função de secretário de lateral para evitar o efeito avenida.

    Até Bernard fazia isso para evitar o efeito avenida no seu tempo de dupla com Marcos Rocha.

    Tudo que foi dito até aqui foi para chegar até ao nosso GUGA.

    Guga no Atlético é o quê?

    Lateral direito?

    Ala?

    Cadê seu secretário de lateral?

    Seria o Keno? O Allan? O Jair?

    Não existe secretário de lateral no Atlético atual e nem sequer cobertura dos volantes.

    Guga está sozinho e com a obrigação de subir para atacar.

    Em suma, o Guga no Atlético está perdido porque o treinador, o pardal maluco, a cada jogo, inventa uma escalação, um esquema, um sistema de jogo.

    Se Sampaoli, que já definiu que a linha ofensiva vai com três, porque temos dois bons pontas, bastaria fixar quatro atrás na linha defensiva.

    E nisso Guga seria mais “lateral” (recuado) e menos “ala”.

    Guga no Atlético está sacrificado pelo esquema do doidão.

    A culpa pela “avenida Guga” decerto é muito mais do pardal do que do tenista…

    1. Prezado AmiGalo Ernest. Excelente a sua aula de história tática e sobre a tática atual. Concordo que o Guga, mesmo sendo deficiente, seria melhor aproveitado se resguardadas as suas características de lentidão e pouca força física. Se permanecer na sua posição, sem a obrigação de atacar, o que faz muito mal, e se for instruído para marcar “em cima” não deixando o atacante dominar a bola e partir para frente, até que ele poderá ser aproveitado porque vontade e disposição ele já mostrou que tem. Jamais figurará no quadro dos melhores laterais direitos do Galo mas, é o que temos e deve ser melhor aproveitado para o nosso bem.

  15. Salve Massa, Galuppo e Guru !

    Guga (desculpem a comparação) está marcado com um “FERRETE” (marcação de ferro em animais) pela massa com a letra i de indesejável pós-episódio Flamerda. Para mim, seu erro foi uma atitude infantil de jogador cabaço, sem experiência, mas para outros foi mais grave do que as vagabundices que Casares cometeu. Esta marca ele carregará para toda sua vida enquanto estiver no clube e creio nunca será apagada, nem se ele se tornar o maior lateral do Brasil.
    Guga tem seus defeitos sim, é fraco na marcação, não tem noção de recomposição, dá passes errados demais e principalmente com 21 anos não tem recuperação e é facilmente batido na corrida por adversários. Mas o pior defeito de Guga com certeza é sua falta de humildade em reconhecer que precisa melhorar a marcação e enquanto ele tiver esta postura, será sempre um lateral contestado e até odiado por parte da torcida.
    Mas, olhando por outro ângulo, grande parte desta deficiência tem de ser creditada ao treinador. Sim, Sampaoli é talvez seja o grande culpado, pois exige que ele jogue de meio campo e não de lateral e como ele não tem cacoete de meio campo, acaba sendo deficiente nas duas posições. Com a equipe sempre tomando gols em jogadas pela direita, o filme dele fica mais queimado ainda.
    Para piorar, os zagueiros que temos que deviam cobri-lo são lentos e fracos e nossos adversários já perceberam isto e estão utilizando esta arma constantemente contra nosso time.
    É fato de que historicamente nunca tivemos laterais de encher os olhos, somente esforçados, e talvez Nelinho e Alves tenham sido o ponto fora da curva. Não esquecendo é claro de Marcos Rocha, pois afinal ele foi o lateral campeão da libertadores, nosso maior título e o protagonista da célebre foto dos 9 x 2 junto com Tardelli.
    E parece que mesmo fora do clube, o Carranca ainda continua marcando história, pois juntamente com Bernanr comprou um camarote na Arena MRV.
    Sinal de quem ele saiu do clube mas o clube não saiu dele!

  16. Não tenho dúvidas: Nelinho, Getúlio e Orlando, nessa ordem, os maiores laterais direitos que vi jogar no Atlético. Desses três lamento muito a contusão do Orlando logo na final de 1980, pois a partir dali ele nunca mais foi o mesmo. Na verdade ele machucou no primeiro jogo daquela decisão e não deveria ter sido escalado para a segunda partida, mas a mula do Procópio, mesmo sabendo do problema do “Incrível Hulk”, não escalou o Alves (Feliciano Alves Filho) e nem mesmo o levou para a finalíssima no Maracanã. Naquele fatídico jogo o Orlando saiu no intervalo e tivemos que improvisar o quarto-zagueiro Silvestre na lateral direita e, também, o meio-campista Geraldo na quarta-zaga, porque o Luisinho (Luis Carlos Ferreira) também se machucou. Desgraçadamente o final da história todos sabem…

    1. Dias melhores virão para o Galo. As finanças parece que caminham bem. E a nossa situação financeira ficará cada vez mais alta. Muito melhor que a situação do ex-rival, que está cada vez mais barata.

  17. bom dia Eduardo e massa e ricardo Galuppo. para mim o marcos rocha foi um dos melhores lateral direito que vê jogar no galo ,mas foi vaiado por mim e por milhões de torcedores do galo. Guga flamerda é simplismente fraco e peladeiro não sabe marcar e atacar. ok mais me irrita porque não dar chances ao lateral da base o pardal sampaoli é igual outros treinadores que passaram no galo não gosta da base e adora refugos e velhos exemplo ok faz mariano no SPA do galo? sobre patrick como um entregador de gols ficou 10 anos a mamar no galo isto significa que as diretorias do passado não entendia nada de futebol. digo mais este time treina mas cansados ficam agora é 15 dias no SPA do galo. acorda diretoria cobrar o pardal sampaoli e suas tropas de peladeiros já. chega.

  18. Sinceramente, o que tem prejudicado muito o futebol do Guga é o Sampaoli.

    O guga não sabe defender, mas o Sampaoli o escala como 3o zagueiro sempre. Quem mais ataca no Galo é o Arana. O Guga virou zagueiro com Sampaoli…o que é uma piada!!
    Por muito menos (escalar patric de ponta) o Aguirre foi massacrado pela torcida, em plena quartas de final de libertadores!

    Att.

  19. Bom dia!!
    Saudades de Getúlio, mas não posso me esquecer de Alves que sabia como nenhum outro lateral do futebol brasileiro, marcar Joãozinho, ponta esquerda do ex rival, o maior ponta que havia em sua época. Mas ainda assim, o maior de todos que vi em nossa LD foi Nelinho. Quanto a Guga, apesar das falhas bisonhas, vejo potencial nele. Quanto a Patric, bonachão, agregador…e só. Espero que nunca mais um jogador desse naipe vista a camisa do Galo.

  20. Bom dia Eduardo, Ricardo Galuppo, atleticanos e atleticanas que como eu se abrigam neste blog para carpir as suas decepções com mais um ano perdido pelo Galo.

    Dirão alguns: Perdido? Como assim, o time está em segundo lugar no campeonato e você acha que está perdido?

    Responderei: Sim, perdido. Para quem já esteve em primeiro estar em segundo é uma perda. Ainda mais quando o segundo é apenas uma parada transitória em direção ao terceiro, quarto, quinto, etc.

    Mas, não discutirei com ninguém. Apenas exponho com a liberdade que me é dada aquilo que eu vejo e a minha experiência acomoda. Escrevi aqui no início do campeonato e disse para todos os que comentavam comigo o início fulminante do Galo neste campeonato: ‘Eu já vi o Galo fazendo muito mais do que isso e no final, deu em nada’. E agora concluo, não vai dar em nada mais uma vez.

    Quando nós observamos a situação do CAM vemos com clareza que se não houver mudança radical do doidão, o time vai pro brejo sem dúvida alguma. O futebol do Galo está em franca decadência e isso já começa a refletir no ânimo dos jogadores. Eles não estão se sentindo seguros com a balbúrdia em que o doidão os meteu. Estão decepcionados como nós com a diferença entre o início do campeonato e a situação atual do time. E como nós, só encontram uma explicação: Os delírios do doidão.

    Vê-se facilmente no semblante dos jogadores a insatisfação com o comando. A apatia deles em campo vem da desorganização que eles percebem que existe nos métodos do doidão. Eles são profissionais e entendem do seu ofício, conhecem outros treinadores e trabalhos eficientes e sabem que não conseguirão nada com essa metodologia maluca. Já não têm incentivo nem para comemorar os gols e não vai demorar para que demonstrem e comecem a falar isso abertamente. Tudo tem limite e a empáfia, a soberba, a prepotência e a arrogância do doidão está contaminando o vestiário. Se nem o cortês Messi suportou…

    Uma agradável terça-feira final de ano para nos animar para o futuro.

    E VIVA O GALO, POIS, SEM ELE NÃO HÁ VIDA.

    1. PAULO SILVA ,

      os sintomas da desagregação já aparecem .

      A discussão Keno/Alonso passou a péssima
      impressão de que falta comando , dentro e
      fora do campo .

    2. Bom dia Paulo,

      Desculpi o contraditório, e não julgue que quero mudar sua forma de pensar, mas seu texto transmite uma melancolia que não faz bem, nem a você e nem a quem lê.
      Vamos lá, você menciona a queda de posição do primeiro para o segundo lugar como perda, isto deixa claro que seu estado de ânimo é seu principal motor para suas palavras, no segundo o seu time pode cair para o terceiro ou quarto, mas quando era primeiro, não poderia?
      Concordo que o roteiro de 2020 já está manjado, pela reincidência, mas então não era para nos iludirmos tanto assim, afinal até o Larghi conseguiu estar nas primeiras colocações e foi até “beneficiado” pela demissão, porque poderia ter seu trabalho questionado se acabasse até em rebaixamento no final, hoje pelo menos vemos alguns o louvando, apesar de desempregado.
      Quanto a satisfação de jogador, salários em dia e mordomias mantidas não cabe insatisfação. Nem 1% da população ativa do país pode escolher patrão ou chefe, muito menos supor uma insatisfação declarada, se não é rua.
      Se isto está existindo então o problema não é do “doidão” o problema é dos sem “noção”.
      Os mesmos jogadores deveriam é louvar um chefe que na sua “empáfia e arrogância ” só faz defender seus direitos exigindo do empregador o mínimo necessário.
      Por fim, nossa campanha no segundo turno é melhor do que no primeiro, supera neste momento em 2 pontos, o que fica claro que estamos em evolução, e técnicos neste momento que superam o “Doidão” é apenas um, os outros 18 não.
      Temos pela frente todas as equipes onde a nossa pisou na bola no primeiro turno, com exceção do Botafogo, o que pode nós levar a crer numa melhor campanha, o que nós impedi de ser lider neste momento é que uma entre as outras 18 equipes conseguiu melhores resultados do que a nossa.
      Espero ter dado um pouco de ânimo, longe de mim querer mudar seu modo de pensar, mas se olharmos a situação como um copo meio cheio, ao invés de meio vazio, podemos entrar num ano novo com as perspectivas renovadas.
      Boa semana a você e a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *