Categories: Sem categoria

O caminho para a Libertadores em caso de G-7

Caso não tenha acompanhado na postagem de ontem às 13h13, estarei ausente por alguns dias por conta de uma cirurgia. Mas o blog não pode parar! Por isso, convidei alguns amigos Atleticanos que comandarão esse nosso cantinho pelos próximos dias. Aproveitem para descansar das minhas teimosias e se deliciarem com textos. Até breve!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Por Luís Gustavo Fonseca e Nathalia Mazzieiro

Apesar de 2017 ter sido um ano recheado de decepções para a torcida alvinegra, seja na Libertadores, na Copa do Brasil ou no Brasileirão, o Atleticano chega à reta final do campeonato com a velha sensação de “Eu Acredito!”. A possibilidade do time se classificar, pela sexta vez consecutiva, para o torneio mais importante das Américas existe, mesmo que o caminho não seja dos mais simples. Não adianta o time cumprir a sua parte, há uma série de combinações que podem tornar esse caminho mais fácil ou mais difícil.

Como tudo é sofrido para o Galo, não trabalharemos com a ideia confortável (e, convenhamos, surreal) de que o campeonato termine com um G-9. Ao invés disso, vamos refletir o que precisa acontecer para que haja a classificação apenas com um G-7, com uma vaga a mais das seis previstas pelo regulamento. Para isso, um dos três cenários precisa acontecer: o Grêmio, vice-líder do campeonato, sagrar-se campeão da Libertadores; nosso rival, atual 5º colocado e campeão da Copa do Brasil, permanecer entre os seis primeiros; ou o Flamengo, que está em 6°, ser o campeão da Sul-Americana e permanecer entre os seis primeiros colocados.

Sendo assim, o Galo, que hoje é o oitavo na tabela com 50 pontos, tem pela frente o campeão Corinthians, em São Paulo (no jogo em que o clube receberá a taça e, portanto, deve entrar com time completo para a ocasião), e um ressaquento Grêmio, seja pela vitória, seja pela derrota na Libertadores, em Belo Horizonte.

Para deixar o cenário mais confortável, vamos considerar que nosso time conquistará duas vitórias, chegando aos 56 pontos, mas sem pensar que o saldo de gols vá melhorar muito. Assim sendo, os números finais do Galo, em relação aos principais critérios de desempate, seriam: 56 pontos, com 15 vitórias e saldo de cinco gols a favor. Pensando que o time precisa ficar, então, em sétimo ou até mesmo em sexto, é necessário analisar o caminho dos atuais sexto e sétimo colocados, no caso, o Flamengo e o Botafogo, que somam 53 e 52 pontos, respectivamente.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

O Flamengo tem, pela frente, o Santos (que briga pelo vice-campeonato e sua respectiva premiação), no Rio de Janeiro, e pega o Vitória (que briga para não cair) fora de casa na última rodada. Há a possibilidade de que os cariocas poupem o time em prol da Sul-Americana. Uma vitória nessas duas rodadas seria o suficiente para deixá-los à frente do Atlético, já que somariam os mesmos 56 pontos e 15 vitórias, mas teriam um saldo melhor. Entretanto, a ideia de que o time tenha dificuldade em somar três pontos não é nenhuma loucura.

Já o Botafogo, uma pedra no sapato do Galo, também pode dificultar o nosso caminho. O alvinegro carioca enfrenta o Palmeiras (que também briga pelo vice-campeonato) na próxima rodada, em São Paulo, e fecha o Brasileiro jogando em casa contra o Cruzeiro. É possível que o time da Estrela Solitária também chegue aos 56 pontos, com uma vitória e um empate, somando as mesmas 15 vitórias e tendo um saldo de gols de, no mínimo, seis.

Não surpreenderia se os rivais do outro lado da Lagoa fizessem um corpo mole na última rodada, facilitando o caminho do Bota. Então, trabalharemos com o pior cenário, somando três pontos para eles. Desse modo, um empate contra o Palmeiras beneficia os botafoguenses, o que obrigaria o Galo a vencer seus compromissos por uma diferença maior de gols, para passá-los no critério de desempate do saldo de gols. Uma vitória do time alviverde facilitaria o caminho atleticano, já que o Botafogo só iria até 55 pontos.

Piorando as coisas um pouco, é possível que o time se classifique com 54 pontos, já que é realista pensar em um empate contra o Corinthians ou o Grêmio. Além das equipes cariocas terem de perder ambos os jogos – o que colocaria o Galo em sexto -, existe a possibilidade dos três times empatarem com 54 pontos. Nesse caso, para que Atlético termine em 7º (o Flamengo permaneceria em sexto, devido ao seu saldo de gols), seria necessário vencer o Grêmio por três gols de diferença. Assim, o time empataria em saldo de gols (5) com o Botafogo, mas ficaria à frente por ter feito mais gols que a equipe carioca. Nesse cenário, é preciso estar atento aos jogos do Bahia, do Atlético-PR, da Chapecoense e do Vasco, nossos concorrentes na tabela.

Finalmente, até mesmo com 53 pontos é possível ficar em sétimo e ir para a Libertadores, mas isso exigiria que todos os demais outros times perdessem os dois jogos. O caminho mais seguro é, de fato, vencer os dois jogos restantes e torcer por uma combinação possível de resultados. O mais difícil talvez seja o time conseguir embalar três vitórias consecutivas, algo que não fez até agora no campeonato. Mas, como a torcida atleticana já se acostumou: “Eu Acredito!”.

Em tempo: a cirurgia foi um sucesso e o Eduardo passa bem. Agradecemos a todos pelas mensagens carinhosas e pelas energias positivas.

Blogueiro

View Comments

  • O site da globo(sempre ela, a malfadada , onipresente e manipuladora ) , em outra tentativa de elevar o blindado e incompetente nepomussono para tentar nos fazer engolir goela abaixo a catastrófica gestão deste péssimo político, despreparado e que deu um up grade inverso ao nosso CAM. Perguntas pertinentes, que não calam e reveladoras, como a cor de sua meia , o que gosta de comer no almoço, seu costureiro favorito, etc. Só faltou uma perguntinha singela e simples: como pega um time vencedor e sensação em todo o país e o transforma neste lixo, sem alma e garra com jogadores tipo fredcone, elias, sem identidade com nosso clube, com nossa torcida.
    Não adianta, mídia vagabunda, não tentem dourar a pílula, o atleticano não é bobo, o atleticano é politizado e não deixa ser enganado. Vaza , incompetente, vai pra sua repartição (nome obsoleto, como estou velho) pública.

  • Robinho vai renovar mesmo..... PQP

    mais um ano sem naaada.....em dez meu GNV ta cancelado...chega vey

    infelizmente as piadas que fazem com o galo são mereceidas: errar uma vez é humano , errar 2 vezes com robinho é atleticano

    • Caro amigalo!
      Se for renovar com a redução de salário vale a pena, pois o cara é diferenciado. Tem a diretoria a obrigação de contratar jogadores de frente, um meia camisa 10 e um atacante velocista de lado do campo para jogar com ele. Manda ele embora e vai trazer quem? Repito: com redução salarial vale a pena. Saudações atleticanas!

  • Boa tarde, Caro Eduardo.
    Que o TODO PODEROSO o assista nesse momento delicado. Auguro-lhe pronto restabelecimento e breve retorno ao nosso bate-papo cotidiano. Abraços atleticanos.

  • Caros,
    Sobre o menos importante:
    Sem jabazices, né?...Se estuprou e foi condenado na Itália, isso ñ tem nada a ver conosco. Aqui e outra lei, aqui são outras mulheres, Aqui é Braziu, irmãos. Queria ver valente e violento assim dentro de campo e, definitivamente, ñ vimos. Ñ vejo motivo para contemporizações e muito menos prá indulto: Fora ROBINHO!...Ñ é pq as coisas ñ funcionam na Itália q ñ tem q funcionar na Terra Verde Amarela...Se realmente fosse um Galo Doido estuprador contumaz inveterado viciado sem cura, papo reto maria, bambi e urubus e assemelhados, minha orações eram na Igreja Invisível. AQUI É GALO! Ñ é o caso e me parece q ñ tem mais defesa por aqui.
    Mais importante e na mesma balada: pouco me importa se o Galo vai ou ñ prá LA18, prá mim tanto faz. O q quero mesmo é ouvir alguém dizer o q acontece nesse Clube. Q vai ser do ano q vem? Até agora vejo os donos do CAM na mesma bravata de sempre, deitados numa conquista q ñ é só deles e q já ficou na História. Tem q dar satisfações sobre reforços, sobre estratégias, sobre fortalecer esse nosso empenho, essa nossa campanha pelo BR18. Queremos o BR18. Ñ queremos a continuidade desse time jogando do jeito q jogou na temporada, sem garra, sem organização, sem comando. Isso passa por REFORMULAÇÃO TOTAL DA BASE VELHACA DESSE ELENCO!. Acorda Galo.
    Obs.: E esse Elias, hein, qual é a desse vagal? Toda mão o cara vai ficar elogiando o curica na tv, ele é garotinho pago prá isso? Q porra é essa? Quem é Elias no CAM?
    Queremos o Br18!!!
    GALO SEMPRE!

  • NÃO FAÇO CONTAS PARA LIBERTADORES...PELO RETROSPECTO DO ANO,NEM ACREDITO QUE CLASSIFICAREMOS. INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA, EU VOU TORCER MUITO PARA O GRÊMIO E FLAMENGO PERDEREM(NÃO SEREM CAMPEÕES). ALIÁS ATÉ ACHO BOM O GALO NÃO IR PARA LIBERTADORES, POIS NÃO TEMOS ELENCO PARA UMA DISPUTA HONROSA. E PELO QUE VEJO, NÃO TEMOS DINHEIRO, PARA UMA GRANDE REFORMULAÇÃO.
    ASSIM, PREFIRO, QUE SE FAÇA, CONTRATAÇÕES PONTUAIS E QUE O FOCO EM 2018, SEJA O TITULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO E COPA DO BRASIL.
    ABRAÇO

  • Vale lembrar, classificando para a LA (que seja para a chamada pré-LA), o Galo entra nas oitavas da CB. São, no mínimo, 6 jogos a menos no calendário, considerando que vençamos os 2 primeiros adversários por dois gols. ISTO É PLANEJAMENTO e deveria ter sido conversado com os atletas!

    Como manifestei antes, se não classificar, também não é o fim do mundo (vez que o próprio Galo se colocou nesta situação). Ademais, há algumas rodadas a briga era outra. De tudo isso, que o Galo saiba aproveitar o que o futuro lhe reservar, jogar somente LA e BR com titulares (é notório que o elenco não aguenta jogar 2 x por semana) e reservas nas demais competições. Se não classificar para a LA, então que seja BR e Sulamericana com titulares e só.
    Já temos 44 canecos do Mineiro, é momento de fazer um planejamento para ser campeão brasileiro. Vai dar certo? Não sei, mas vale tentar, não acham?

  • Boa tarde novos blogueiros e massa atleticana!
    O assunto aqui hoje não é nada relacionado com o Robinho e não concordo com alguns amigalos de condena-lo sem estar a par da situação. Vamos falar do nosso time e que os problemas particulares de cada jogador, o seu representante o defenda, até que prove o contrário. Caro novos blogueiros sejam bem vindos! Infelizmente somos obrigados a fazer cálculos, fazer figas, torcer para times dos outros a ganhar as competições da LA e Sul Americana, para que se tenha mais vagas e o nosso Galo chegar pelo menos em nono lugar, para conseguir a tal vaga. Acredito que com 6 pontos nessas duas últimas rodadas, vamos classificar, uma vez que tanto os concorrentes de trás não nos alcançará, assim como os dois na nossa frente, flamerda e bota, um deles vai ficar atrás do Galo. Que assim seja para que possamos conseguir a sexta libertadores consecutiva. Se não vencer o Corinthians, seremos obrigados a torcer para Grêmio e Flamerda serem campeões infelizmente. Saudações atleticanas!

  • Melhoras ao blogueiro barbudo e maior rival do Flamengo. Gostei dessa resenha, foi realista e mencionou, para as pretensões do time de Lourdes ir para l Libertadores, a dependência de o Cruzeiro terminar em sexto, pelo menos.

    • Entregar ou não entregar. Deixar ou não deixar ir, eis a questão!

      Por um lado o crüzëirö treme só de pensar que o Galão malvado pode atravessar seu caminho na Libertadores do ano que vem. Por outro lado, o estado falimentar deixado pelo Gilvanzão da massa (50 milhões só na Fifa) vai fazer o time jogar desesperado para garantir uma graninha a mais no final do ano. Talvez dê até para pagar o salário de novembro.

      Difícil a decisão. Mas, (meu palpite), eu acho que a trëmëdëirä vai falar mais alto. Esperemos.

  • A primeira coisa a fazer é exigir que o Robinho seja preso na Itália, para que o Galo se livre dele. Se ele ficar, teremos um 2018 cheio de choros e ranger de dentes. O ideal seria o Robinho ir embora e levar com ele o Léo Silva, o Fred, o Elias, o Marlone, o Erazo e o Rafael Moura.

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

5 horas ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

1 dia ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

2 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

3 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

4 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!