Caso não tenha acompanhado na postagem de ontem às 13h13, estarei ausente por alguns dias por conta de uma cirurgia. Mas o blog não pode parar! Por isso, convidei alguns amigos Atleticanos que comandarão esse nosso cantinho pelos próximos dias. Aproveitem para descansar das minhas teimosias e se deliciarem com textos. Até breve!
Por Luís Gustavo Fonseca e Nathalia Mazzieiro
Apesar de 2017 ter sido um ano recheado de decepções para a torcida alvinegra, seja na Libertadores, na Copa do Brasil ou no Brasileirão, o Atleticano chega à reta final do campeonato com a velha sensação de “Eu Acredito!”. A possibilidade do time se classificar, pela sexta vez consecutiva, para o torneio mais importante das Américas existe, mesmo que o caminho não seja dos mais simples. Não adianta o time cumprir a sua parte, há uma série de combinações que podem tornar esse caminho mais fácil ou mais difícil.
Como tudo é sofrido para o Galo, não trabalharemos com a ideia confortável (e, convenhamos, surreal) de que o campeonato termine com um G-9. Ao invés disso, vamos refletir o que precisa acontecer para que haja a classificação apenas com um G-7, com uma vaga a mais das seis previstas pelo regulamento. Para isso, um dos três cenários precisa acontecer: o Grêmio, vice-líder do campeonato, sagrar-se campeão da Libertadores; nosso rival, atual 5º colocado e campeão da Copa do Brasil, permanecer entre os seis primeiros; ou o Flamengo, que está em 6°, ser o campeão da Sul-Americana e permanecer entre os seis primeiros colocados.
Sendo assim, o Galo, que hoje é o oitavo na tabela com 50 pontos, tem pela frente o campeão Corinthians, em São Paulo (no jogo em que o clube receberá a taça e, portanto, deve entrar com time completo para a ocasião), e um ressaquento Grêmio, seja pela vitória, seja pela derrota na Libertadores, em Belo Horizonte.
Para deixar o cenário mais confortável, vamos considerar que nosso time conquistará duas vitórias, chegando aos 56 pontos, mas sem pensar que o saldo de gols vá melhorar muito. Assim sendo, os números finais do Galo, em relação aos principais critérios de desempate, seriam: 56 pontos, com 15 vitórias e saldo de cinco gols a favor. Pensando que o time precisa ficar, então, em sétimo ou até mesmo em sexto, é necessário analisar o caminho dos atuais sexto e sétimo colocados, no caso, o Flamengo e o Botafogo, que somam 53 e 52 pontos, respectivamente.
O Flamengo tem, pela frente, o Santos (que briga pelo vice-campeonato e sua respectiva premiação), no Rio de Janeiro, e pega o Vitória (que briga para não cair) fora de casa na última rodada. Há a possibilidade de que os cariocas poupem o time em prol da Sul-Americana. Uma vitória nessas duas rodadas seria o suficiente para deixá-los à frente do Atlético, já que somariam os mesmos 56 pontos e 15 vitórias, mas teriam um saldo melhor. Entretanto, a ideia de que o time tenha dificuldade em somar três pontos não é nenhuma loucura.
Já o Botafogo, uma pedra no sapato do Galo, também pode dificultar o nosso caminho. O alvinegro carioca enfrenta o Palmeiras (que também briga pelo vice-campeonato) na próxima rodada, em São Paulo, e fecha o Brasileiro jogando em casa contra o Cruzeiro. É possível que o time da Estrela Solitária também chegue aos 56 pontos, com uma vitória e um empate, somando as mesmas 15 vitórias e tendo um saldo de gols de, no mínimo, seis.
Não surpreenderia se os rivais do outro lado da Lagoa fizessem um corpo mole na última rodada, facilitando o caminho do Bota. Então, trabalharemos com o pior cenário, somando três pontos para eles. Desse modo, um empate contra o Palmeiras beneficia os botafoguenses, o que obrigaria o Galo a vencer seus compromissos por uma diferença maior de gols, para passá-los no critério de desempate do saldo de gols. Uma vitória do time alviverde facilitaria o caminho atleticano, já que o Botafogo só iria até 55 pontos.
Piorando as coisas um pouco, é possível que o time se classifique com 54 pontos, já que é realista pensar em um empate contra o Corinthians ou o Grêmio. Além das equipes cariocas terem de perder ambos os jogos – o que colocaria o Galo em sexto -, existe a possibilidade dos três times empatarem com 54 pontos. Nesse caso, para que Atlético termine em 7º (o Flamengo permaneceria em sexto, devido ao seu saldo de gols), seria necessário vencer o Grêmio por três gols de diferença. Assim, o time empataria em saldo de gols (5) com o Botafogo, mas ficaria à frente por ter feito mais gols que a equipe carioca. Nesse cenário, é preciso estar atento aos jogos do Bahia, do Atlético-PR, da Chapecoense e do Vasco, nossos concorrentes na tabela.
Finalmente, até mesmo com 53 pontos é possível ficar em sétimo e ir para a Libertadores, mas isso exigiria que todos os demais outros times perdessem os dois jogos. O caminho mais seguro é, de fato, vencer os dois jogos restantes e torcer por uma combinação possível de resultados. O mais difícil talvez seja o time conseguir embalar três vitórias consecutivas, algo que não fez até agora no campeonato. Mas, como a torcida atleticana já se acostumou: “Eu Acredito!”.
Em tempo: a cirurgia foi um sucesso e o Eduardo passa bem. Agradecemos a todos pelas mensagens carinhosas e pelas energias positivas.
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
O site da globo(sempre ela, a malfadada , onipresente e manipuladora ) , em outra tentativa de elevar o blindado e incompetente nepomussono para tentar nos fazer engolir goela abaixo a catastrófica gestão deste péssimo político, despreparado e que deu um up grade inverso ao nosso CAM. Perguntas pertinentes, que não calam e reveladoras, como a cor de sua meia , o que gosta de comer no almoço, seu costureiro favorito, etc. Só faltou uma perguntinha singela e simples: como pega um time vencedor e sensação em todo o país e o transforma neste lixo, sem alma e garra com jogadores tipo fredcone, elias, sem identidade com nosso clube, com nossa torcida.
Não adianta, mídia vagabunda, não tentem dourar a pílula, o atleticano não é bobo, o atleticano é politizado e não deixa ser enganado. Vaza , incompetente, vai pra sua repartição (nome obsoleto, como estou velho) pública.
Robinho vai renovar mesmo..... PQP
mais um ano sem naaada.....em dez meu GNV ta cancelado...chega vey
infelizmente as piadas que fazem com o galo são mereceidas: errar uma vez é humano , errar 2 vezes com robinho é atleticano
Caro amigalo!
Se for renovar com a redução de salário vale a pena, pois o cara é diferenciado. Tem a diretoria a obrigação de contratar jogadores de frente, um meia camisa 10 e um atacante velocista de lado do campo para jogar com ele. Manda ele embora e vai trazer quem? Repito: com redução salarial vale a pena. Saudações atleticanas!
Boa tarde, Caro Eduardo.
Que o TODO PODEROSO o assista nesse momento delicado. Auguro-lhe pronto restabelecimento e breve retorno ao nosso bate-papo cotidiano. Abraços atleticanos.
Boa tarde! Passando aqui apenas para desejar uma rápida recuperação ao blogueiro Eduardo!
Uma correção: "apenas", não! A recuperação do Eduardo é o que mais importa!
Caros,
Sobre o menos importante:
Sem jabazices, né?...Se estuprou e foi condenado na Itália, isso ñ tem nada a ver conosco. Aqui e outra lei, aqui são outras mulheres, Aqui é Braziu, irmãos. Queria ver valente e violento assim dentro de campo e, definitivamente, ñ vimos. Ñ vejo motivo para contemporizações e muito menos prá indulto: Fora ROBINHO!...Ñ é pq as coisas ñ funcionam na Itália q ñ tem q funcionar na Terra Verde Amarela...Se realmente fosse um Galo Doido estuprador contumaz inveterado viciado sem cura, papo reto maria, bambi e urubus e assemelhados, minha orações eram na Igreja Invisível. AQUI É GALO! Ñ é o caso e me parece q ñ tem mais defesa por aqui.
Mais importante e na mesma balada: pouco me importa se o Galo vai ou ñ prá LA18, prá mim tanto faz. O q quero mesmo é ouvir alguém dizer o q acontece nesse Clube. Q vai ser do ano q vem? Até agora vejo os donos do CAM na mesma bravata de sempre, deitados numa conquista q ñ é só deles e q já ficou na História. Tem q dar satisfações sobre reforços, sobre estratégias, sobre fortalecer esse nosso empenho, essa nossa campanha pelo BR18. Queremos o BR18. Ñ queremos a continuidade desse time jogando do jeito q jogou na temporada, sem garra, sem organização, sem comando. Isso passa por REFORMULAÇÃO TOTAL DA BASE VELHACA DESSE ELENCO!. Acorda Galo.
Obs.: E esse Elias, hein, qual é a desse vagal? Toda mão o cara vai ficar elogiando o curica na tv, ele é garotinho pago prá isso? Q porra é essa? Quem é Elias no CAM?
Queremos o Br18!!!
GALO SEMPRE!
NÃO FAÇO CONTAS PARA LIBERTADORES...PELO RETROSPECTO DO ANO,NEM ACREDITO QUE CLASSIFICAREMOS. INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA, EU VOU TORCER MUITO PARA O GRÊMIO E FLAMENGO PERDEREM(NÃO SEREM CAMPEÕES). ALIÁS ATÉ ACHO BOM O GALO NÃO IR PARA LIBERTADORES, POIS NÃO TEMOS ELENCO PARA UMA DISPUTA HONROSA. E PELO QUE VEJO, NÃO TEMOS DINHEIRO, PARA UMA GRANDE REFORMULAÇÃO.
ASSIM, PREFIRO, QUE SE FAÇA, CONTRATAÇÕES PONTUAIS E QUE O FOCO EM 2018, SEJA O TITULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO E COPA DO BRASIL.
ABRAÇO
Vale lembrar, classificando para a LA (que seja para a chamada pré-LA), o Galo entra nas oitavas da CB. São, no mínimo, 6 jogos a menos no calendário, considerando que vençamos os 2 primeiros adversários por dois gols. ISTO É PLANEJAMENTO e deveria ter sido conversado com os atletas!
Como manifestei antes, se não classificar, também não é o fim do mundo (vez que o próprio Galo se colocou nesta situação). Ademais, há algumas rodadas a briga era outra. De tudo isso, que o Galo saiba aproveitar o que o futuro lhe reservar, jogar somente LA e BR com titulares (é notório que o elenco não aguenta jogar 2 x por semana) e reservas nas demais competições. Se não classificar para a LA, então que seja BR e Sulamericana com titulares e só.
Já temos 44 canecos do Mineiro, é momento de fazer um planejamento para ser campeão brasileiro. Vai dar certo? Não sei, mas vale tentar, não acham?
Boa tarde novos blogueiros e massa atleticana!
O assunto aqui hoje não é nada relacionado com o Robinho e não concordo com alguns amigalos de condena-lo sem estar a par da situação. Vamos falar do nosso time e que os problemas particulares de cada jogador, o seu representante o defenda, até que prove o contrário. Caro novos blogueiros sejam bem vindos! Infelizmente somos obrigados a fazer cálculos, fazer figas, torcer para times dos outros a ganhar as competições da LA e Sul Americana, para que se tenha mais vagas e o nosso Galo chegar pelo menos em nono lugar, para conseguir a tal vaga. Acredito que com 6 pontos nessas duas últimas rodadas, vamos classificar, uma vez que tanto os concorrentes de trás não nos alcançará, assim como os dois na nossa frente, flamerda e bota, um deles vai ficar atrás do Galo. Que assim seja para que possamos conseguir a sexta libertadores consecutiva. Se não vencer o Corinthians, seremos obrigados a torcer para Grêmio e Flamerda serem campeões infelizmente. Saudações atleticanas!
Melhoras ao blogueiro barbudo e maior rival do Flamengo. Gostei dessa resenha, foi realista e mencionou, para as pretensões do time de Lourdes ir para l Libertadores, a dependência de o Cruzeiro terminar em sexto, pelo menos.
vaza maria freguesa,alias vocês e os urubus são freguesas.
Entregar ou não entregar. Deixar ou não deixar ir, eis a questão!
Por um lado o crüzëirö treme só de pensar que o Galão malvado pode atravessar seu caminho na Libertadores do ano que vem. Por outro lado, o estado falimentar deixado pelo Gilvanzão da massa (50 milhões só na Fifa) vai fazer o time jogar desesperado para garantir uma graninha a mais no final do ano. Talvez dê até para pagar o salário de novembro.
Difícil a decisão. Mas, (meu palpite), eu acho que a trëmëdëirä vai falar mais alto. Esperemos.
A primeira coisa a fazer é exigir que o Robinho seja preso na Itália, para que o Galo se livre dele. Se ele ficar, teremos um 2018 cheio de choros e ranger de dentes. O ideal seria o Robinho ir embora e levar com ele o Léo Silva, o Fred, o Elias, o Marlone, o Erazo e o Rafael Moura.